El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por t3lmo »

Exelente relato sem dúvida ;)

Partilho igualmente todas essas experiências, mas no meu caso com um consumo um pouco mais baixo (com a box).
Ainda este fim de semana foram viagens de 160km em AE para cada lado com consumos de 4.4 e 5.9, testando ACC a 90 e 110, respetivamente.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Muito obrigado a todos... Sou capaz de levar algum treino por já ter escrito umas quantas crónicas de viagens mototurísticas ;)

t3lmo... 90 costuma ser o regime ideal para os MCI funcionarem, em AE consegue-se manter quase todo o tempo, em nacionais é mais difícil, muito devido às travessias de localidades... Não sei se o AC foi ligado nessas viagens. No meu caso foi praticamente todo o tempo, que tipicamente se deve traduzir no máximo em +0.5lts... É sempre difícil igualar as condições mas diria que talvez conseguisse ficar abaixo dos 5lts a 90 certinhos sem AC ligado.

Tenho ainda algumas dúvidas sobre a BOX, é anunciado autonomia de mais 8kms... A verdade é que no dia-a-dia consigo dosear o pedal sem que o MCI actue, por aí não vejo vantagem. Só mesmo a alteração do perfil de aceleração é que me poderia convencer a adquirir o gadget.

Sei que gostas de números, tens alguma comparação pré e pós PHEV box?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por t3lmo »

Nem me preocupo muito com os consumos pré e pós box pois isso vai sempre do uso e de como te sentes nesse dia para conduzir :)

O que realmente foi um grande alivio 'mental' foi o deixar de ouvir o ronco e estar sempre a prevenir e dosear o pedal. Agora á a fundo sem pensar sequer e lá vai ele até aos 150km/h. Isso sim é condução elétrica e deixa-me um sorriso fazer meses a seguidos com 100% EV-mode ;)

Se reduziu os consumos em elétrico? É bem capaz. Se os reduziu em gasolina? Sem dúvida!
Quando tiveres uns meses bem frios vais perceber melhor (infelizmente) :P
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

É como dizes, depende da utilização... No meu caso estou convencido que a PHEV Box mão me ia dar grande coisa.

Isto porque o trajecto diário que faço está no limiar da autonomia (95% em EV), e nunca consigo fazer um dia sem ligar o MCI

Fazer tudo em eléctrico era bom, mas não me rala mesmo nada usar um bocadinho do MCI diariamente desde que seja marginal (como é o caso), até lhe faz bem à saúde, afinal é um híbrido... Daí dizer que se a Box não traz melhorias significativas na autonomia eléctrica, para mim não vale a pena...
Sem contar com a questão de segurança dado se tratar de um hack electrónico que intercepta a linha de dados ao nível do pedal. E aqui mão estou a querer afirmar que vai correr mal, apenas que em teoria pode. Para mim isso também joga a desfavor.

Nos meses de muito frio vou quero mesmo contar com o MCI, pois o Enchufable não tem grelhador eléctrico ;)

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por zeuz »

Pois, fazes moto-turismo... está explicado o cuidado na descrição das viagens e o conhecimento sobre os locais que visitas!

Vendas Novas é a terra dos meus pais, por isso conheço bem esse percurso... acredita que na década de 1990 chegou a estar bem pior! Mas nessa altura fazíamos a viagem num Citroën GSA break...

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por Mumia »

epa... cada vez gosto mais de ler o teu DB ;) grandessssss fotos!!! e grandes relatos ;) dá gosto....

E esse castelo.... uhmmmmmmmm curiosssooooooo.... tenho de ir ver distâncias tenho ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Muito obrigado a todos pelas simpáticas palavra, e claro por seguirem aqui este meu "Diário de Bordas".

O "Enchufable" já levou uns pequenos upgrades para ficar mais agradável no dia-a-dia.

Desde que foi ao castelo que tem andado naquela vidinha de casa para o trabalho e volta, fazendo quase tudo em autonomia eléctrica.

Tenho andado a experimentar a opção SAVE, e fico com a impressão que resulta melhor que o CHARGE nestes percursos de ida e volta.

Mas já daqui umas semanas o Pata Gris vai fazer uma viagem mais longa e no regresso prometo contar aqui a história com uns bonitos bonecos (espero eu).

Bom, mas a maior novidade é a que deixo aqui abaixo:

Imagem

E promete ;)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por t3lmo »

Gosto de ver isso :D
Vai partilhando novidades!
Se for preciso beta-test e mais ideias já sabes...
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por alx99 »

Nice job :D


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Acabadinho de regressar do alto da península Ibérica com cerca de 3000kms feitos em Road Trip com o "Entchufable" em modo híbrido.

Imagem

Em breve actualização do DB com muita fotografia ;)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por jmlflorencio »

Venha esse relato!


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Ainda antes de iniciar o relato, e porque não é só de bons relatos que se faz a vida, eis a seguinte situação lamentável...

Faz amanhã 3 meses que trouxe o "Enchufable" para casa, com o famoso kit de molas do "raios ta parta" da classe 1.
Pois bem, parece inacreditável mas o carro continua averbado como classe 2, fruto da inércia deplorável do importador.

Todos os dias pago mais de 1€ de portagem do que deveria... A máquina na portagem bem mede como classe 1, mas os portageiros na A5 estão bem ensinados e mesmo tentando ficar baixinho dentro do carro e fazendo uma "cara" de classe 1 (se é que isso existe), eles logo corrigem para classe 2... Pelas minhas contas já devo ter desembolsado uns 80€ a MAIS em portagens...

Mas bom esta história começa primeiro com a Mitsubishi Portugal a reter-me a documentação, sobre o pretexto de ter de averbar as "prostitutas" das molas.

Ao fim de dois meses e após um encontro com a polícia fui informado que a declaração passada pelo stand não tinha qualquer valor legal, e que geralmente o que as autoridades fazem é vista grossa... Com uma viagem iminente para o exterior informaram-me que provavelmente lá fora, sem a documentação adequada o carro seria aprendido... Mau!...
Bem, depois de muito insistência do stand junto da Mitsubishi apercebeu-se que faltava enviar para o despachante o termo de responsabilidade do importador pela alteração... Os filhos de uma porca preta estiveram DOIS MESES para enviar o estupor de um papel, sendo que no mesmo dia em que o fizeram o despachante respondeu... Se isto não é uma tremenda falta de profissionalismo, não sei o que lhe chame.

Estive quase para desmarcar as férias, mas felizmente conseguiram enviar o DUA a tempo... Mas calma, ainda não ficou resolvido aqui, pois o DUA que tenho é o que ficou retido e onde ainda não constam as alterações das "benditas" molas...

De maneira que fui de férias ainda em classe 2, com a expectativa de no regresso já me ter sido remetido o "precioso" cartão classe 1...

E oh surpresa!... Nem a ponta de uma corneta murcha...

Neste momento já não há pingo de paciência, de modo que liguei directo para o importador...

Depois de três transferências chego ao diálogo com uma senhora que claramente não nasceu para atender telefones...

Exigi-lhe que me informasse em que ponto em que estava o processo, ao que ela me responde (sem querer sequer saber qual a matrícula do carro):

"Olhe... Eu não trato disso, a minha colega não está cá mas ela disse-me que os cartões devem chegar até ao fim da semana..."

Um belo chuto para canto de quem não tem um pingo de interesse...

A minhas resposta foi que dado que pouco ligam ao cliente, Segunda-feira lá estarei para lhes fazer uma visita e fazer uma rubrica no livro de reclamações, no caso de não me entregarem o "sacana" do cartão... Resposta da senhora: "OK".

Acredito que seja isso que vá acontecer, pois não me pediu identificação do carro, telefone, ou sequer o meu nome.

Assim se trabalha no importador Mitsubishi... Note-se que o meu desagrado não é de agora, já tive no passado um carro parado 1 mês (por falta de pessoal) para uma reparação de motor ao abrigo de garantia... Anda literalmente tudo à toa lá dentro.

E pronto, ficou feito o desabafo :/
Última edição por GreyBigFoot em sexta jun 30, 2017 6:36 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por serges »

Caramba eu sei que não tem piada e que revolta imenso estas situações de inercia pois e para todos verem o quanto se trabalha nestas coisas a favor do cliente pois cada vez mais é normal!!!

Este tema da Classe 1 Vs Classe 2 já irrita esta parvoice de quererem distinguir a altura é que faz a diferença ou o modelo ou mesmo, já vi acontecer tal, a altura da entrada de ar... enfim os importadores, marcas ou stands que defendam os clientes pois eles são quem lhes dá o dinheiro...

Boa sorte para a resolução e depois partilha!

Mas que tem piada algumas expressoes que já não ouvia ha muito tempo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por Mumia »

mais um caso em que infelizmente me faz lembrar o episódio dos gato fedorento "o papel... qual papel" :evil: :evil:

Enquanto Portugal for o país "do papel" dificilmente o ritmo alguma vez irá mudar... :(

Mas vá força nisso e nada de desmotivar!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Ora nem mais, há empresas que não merecem os produtos que representam... Aquilo que costumo chamar "chafaricas" e infelizmente em Portugal há muitas.

Logo darei conta de como isto se resolve, mas no entretanto vamos ao que interessa, que são as coisas boas ;)

Ora então há uns anos que queria fazer uma visita à Costa Norte de Espanha… Assim, aproveitando a tradicional semana dos “feriados” nada melhor como embarcar numa "road trip" de “enchufable” para conhecer alguns cantos e recantos da Costa Cantábrica e arredores.

Saímos em direcção a Salamanca para a primeira pernoita… Nada de muito interessante a relatar até aqui, muita autovia e muito calor… Queria manter meia-carga de bateria, de modo que mais ou menos a meio do nível dei-lhe com o botão “Save” e a partir daí fomos todos em modo híbrido puro… No final do dia perto dos 700kms feitos, tinha cerca de 7.5lts de média… O que me pareceu justo, para uma velocidade de cruzeiro entre os 100-120km/h, com bagagens, AC ligado e percurso essencialmente em subida (Salamanca está a 800m e de caminho passámos pela serra de Béjar a quase 1000).

Em Salamanca ficámos num hotel que tinha uma garagem do ai Jesus!… O acesso era feito por um beco mal amanhado que fazia os sensores do PHEV entrar em histeria … Nem mesmo as 4 câmaras “armadas aos cucos” ajudavam, tive de mandar a Maria fora do carro para fazer de "arrumador"… O carro entrou e saiu daquela garagem do inferno sem mazelas, mas se soubesse com antecedência tinha-o deixado a dormir na rua…

A próxima noite estava reservada numa pousada junto ao canhão do Ebro, um dos maiores rios de Espanha que nasce na cordilheira cantábrica… De caminho, fez-se uma paragem no Castelo de Coca… Sim, eu sei, o nome é curioso, mas sem malícia... Deriva do nome do pueblo anexo.

Trata-se de uma fortaleza de estilo gótico-mudjédar datada do século XV muito engraçada que foi recuperada das ruínas nos anos cinquenta…

Imagem

Estávamos com tempo, e decidimos fazer a visita por fora e por dentro.

Mais um bocado de autovia e chegávamos às curvas do Ebro…

Imagem

Local encantador onde se faz sentir a ruralidade e natureza.

Imagem

Ficámos numa pousada simpática com uma cozinhas jeitosa, o que não é fácil encontrar por aqui bom repasto a bom preço.

No dia seguinte logo de manhã fomos visitar o canhão e esta preciosidade de Pueblo que há muito queria conhecer… É conhecida por ser uma das aldeias mais charmosas de Espanha, sobretudo pelas suas bonitas cascatas por onde passa água todo o ano… Falo de Orbaneja del Castillo, e mais não é preciso dizer, apenas apreciar as fotos que se seguem.

Imagem

Imagem

Imagem

O PHEV estava como peixe na água por aqui… Traçado sinuoso mas simples, levemente a descer… Deu para atravessar o canhão com os vidros abertos sem ouvir ruídos de motor, tudo parecia certo.

Imagem

Muito castiça esta zona à beira do Ebro.

Imagem

O consumo estava uma delícia, mas quando vieram as subidas o "Pata Gris" começou a ligar o motor térmico… Recorde-se que ainda estava a reservar cerca de 50% de carga.

Finalmente ao fim do dia foi altura de deixar o “Enchufable” em Bilbau a repousar uns dias enquanto explorávamos a cidade.

continua...


BMFPereira
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: domingo abr 16, 2017 10:41 pm

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por BMFPereira »

Mais um excelente diário de bordo. Venha daí o próximo episódio.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por Emanuel Couto »

Magníficas sem dúvida :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por alx99 »

Obrigado por mais um belo relato de viagem, que como já vai sendo seu apanágio, está a todos níveis espectacular. Parabéns!

Quanto ao assunto da classe 1, se me permite um conselho, todos os contactos que fizer com o stand e com o importador deverão ser efectuados por escrito, não vá o diabo tece-las e ter de vir a exercer os seus direitos numa outra sede. Bem sei que existe uma apetência natural para o contacto pessoal ou por telefone na expectativa de conseguirmos sensibilizar o interlocutor, resolvendo pacifica e celeremente a questão, mas as mais das vezes, tal pretensão, não é devidamente atendida.

Não seria igualmente despiciendo guardar todos os recibos de portagem de classe 2, de forma a poder, caso assim o pretenda, fazer prova para eventual restituição da diferença por parte da entidade vendedora.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por serges »

Optimo conselho Alx99 pois a Vida é feita disto, temos de nos precaver pois cada vez mais só assim se tem a prova de que foi assim e aconteceu assim pois o disse que disse...

Enfim!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por Mumia »

bom o que dizer... eu cada vez que venho ler este DB, fico em pulgas à espera de fotos destas e destes relatos ;) muito bom como sempre!! ;)

Quanto à opinião do Alx99, plenamente de acordo, se se está a pensar endurecer a coisa... sempre tudo escrito...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Automóveis”