El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Ora então volvidos os primeiros 600kms dos quais 50% em pára/arranca e duas tiradas de 50km cada feitas sem autonomia EV ...

Imagem

Consumo médio de 15,8kWh + 2,6lts aos 100kms...
Ou seja 1,58€ + 3,95€ = 5,53€ aos 100kms e portanto 33€ gastos.

A "fumarólas" que este veio substituir fazia 8,5lts aos 100kms nas mesmas condições... Que daria para a mesma distância 66€...
No gráfico de regeneração um pormenor interessante, 3.3kWh recuperados na descida da Azoia a Colares.

Hoje foram 100kms de seguida com subida até à Serra, descida da mesma, umas via rápidas e muita nacional.

Imagem

Fiquei muito agradado com estes números, esgotada a pilha o PHEV comporta-se como um verdadeiro híbrido, o que quer dizer que continua a ser eficiente e vai gerindo autonomamente os motores como se fossem "malabares"... Uma vez um, outra vez outro e outras vezes todos juntos...

Chega a ser engraçado ver o "boneco" do fluxo de energia... Acho que já vi de tudo... Na maior parte do tempo são os dois eléctricos que andam, mas já vi só o detrás a trabalhar, bem como só o da frente... Assim como o motor térmico... Já o vi a trabalhar a solo e acompanhado com um ou dois motores... Grande orquestra esta!

Daqui a uma semana vou à terrinha da patroa à procura dos ovos dos coelhos... Sempre vamos ver como se porta o maestro e a orquestra...
Ah, e finalmente devo conseguir tirar umas fotos de jeito do Enchufable...

Ora então, venham lá mais quilómetros destes :D

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por t3lmo »

Mais uma dica:
Mas subidas mais acentuadas, por necessidade de potência, vês muitas vezes entrar o modo paralelo (com ou sem motores elétricos) o que faz disparar o consumo instantaneo de gasolina. Para minimizar este, lembra-te que tens ainda 28-30% de bateria de reserva, pelo que podes ativar o modo 4WD que força a entrada do motor elétrico no eixo traseiro ficando o térmico com o eixo da frente, mas com menor esforço e consequente menor consumo.
;)

Começa a agendar no calendário o 8-9 julho para nos encontarmos todos no Porto! :)
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 22&t=20133
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Boa dica, obrigado!... Na verdade ainda não experimentei essa "botoneta", tenho andando mais entretido com o "charge".

Entretanto mandei vir um "cabo maravilha", deve chegar para a semana... Já tenho uns cadeados e um adaptador CEE não-sei-quê (aquelas fichas azuis do camping) para schuko... Tentei pela primeira vez dar uma boa carregadela no posto mobie de Colares, mas aquilo continua como há muito está que é a com a primeira fileira do teclado nas couves... Logo, bola... Nesta situação vale a pena reportar? Ou é como pregar aos peixes?... Pelo menos actualizei o estado no electromaps.

Outra coisa... O Grande Electrodoméstico tem tendência para ficar irrequieto... Ou seja, em Drive/Rear, o Pata Gris quer começar logo a rolar sozinho.

Fico na dúvida se nos semáforos não será proveitoso aquietá-lo em Neutro, pois se tiver "engatado" e travado com o pé, parece-me que está a aplicar tensão nos motores... Capaz de ser o "hill assist" a fazer das suas, mas realmente quando não há "hill" faz pouco sentido ter "assist"...

Já ando há uns tempos para ir ao Porto, deixa lá ver se consigo desenrascar esse f-d-s, mais próximo confirmo.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por t3lmo »

Atenção ao cadeado, tem que ser no minimo 4mm de espessura ou não faz o efeito necessário e é como se lá não estivesse.
Testa na curva do cadeado para ver se: 1º não permite pressionar o botão, 2º não termina a carga.

Aconcelho ainda a teres um 2º cadeado maior para por vezes bloquear o cabo ao carro, por exemplo na jante, de forma a não dar borlas ao amigo do alheio.
(nos postos públicos a tomada desbloqueia no fim da carga)

Quase todos os elétricos usam de slow-motion-start quando em modo drive, faz parte do conceito one-pedal-driving e vais ver que é muito útil para... tudo :)
Não precisas de neutro nos semáforos, já todos passámos por esse efeito psicológico, o travão basta, não consome (podes confirmar nos kW instantaneos do EvBatMon).
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Comprei dois cadeados, um mais pequeno e outro maior...

O maior estava a pensar usá-lo para prender o cabo ao gancho de reboque traseiro.

O mais pequeno fiz um teste rápido na ficha do cabo que vem com o carro, pareceu-me que servia... Mas tenho de ver melhor, porque assim de memória estou quase certo que não tem 4mm de espessura.

A propósito do EVBatMon... Parece-me um bocado bazaroca aquela app e no meu Nexus corre com alguns problemas...

Para além de por vezes as opções que se seleccionam simplesmente não fazem nada (é preciso insistir várias vezes), ainda não consegui fazer o upload para o site da info do Enchufable... Já mandei mail ao fulano, o gajo recebeu, mas ainda não resolveu nada.

Já vi os códigos no fórum da especialidade, estava capaz de engendrar uma app que fizesse o mesmo (mas melhor) e com mais umas funcionalidades.

A seguir acho que vou começar a pensar trocar aquelas halogênias todas por LEDs.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por t3lmo »

Tens o meus guias nos albuns de fotos em: https://www.facebook.com/groups/outland ... ter=albums
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Obg, já espreitei... A ver se pego proximamente nessa obra de converter a "lamparia" toda de filamento para algo mais eficiente.

Entretanto já me chegou o cabo "maravilha"... Mandei fazer 8m, uma simpatia aquele Tomás checo.

De seguida faço já um update ao DB depois das "vacances" de Páscoa na santa terrinha da patroa...


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Ora bem... Foram então cerca de 2000kms sem pilha com o "Pata Gris" pelo parque do Alto Douro Internacional, região que muito prezo e recomendo a quem não conhece.

O trajecto de ida, rondou os 450kms, saindo de casa com a pilha atestada.

Em A1/Aveiras resolvi ir espreitar o PCR... E dei-lhe carga nele!

Imagem

20 minutinhos para chegar aos 80%.

Escusado será dizer que à velocidade de cruzeiro de 120 e picos, a coisa não durou muito.

Até ao destino não o liguei mais à ficha, mas estimo que que a cargazita que levou deve ter contribuído para reduzir 0,5lts/100 no total.

O percurso foi misto, 50% em AE a rondar os 120km/h com algumas ultrapassagens e 50% em nacionais entre os 80-100km/h... AC ligado em cerca de 80% do tempo.

De referi que o percurso foi na maioria ascendente (subida até à Guarda, onde abasteci de litrosas)... Os números reportados pelo CB foram estes:

Imagem

Nada mau para um rechonchudo SUV de 2T... Na verdade não fiquei espantado, o número vai de encontro ao que já tinha lido.

Os próximos 7 dias seriam de passeio sem qualquer recarga ali pela zona de Foz Côa... E o "Enchufable" fartou-se de subir e descer os montes.

Na verdade ali plano e rectas é coisa que não existem... Ou se está a subir, ou se está a descer, e sempre curvas de enfiada... Descer é bom para a "recarga", mas verdade seja dita... O PHEV gasta bem mais a subir do que recarrega a descer.

Aqui está ele no meio das vinhas...

Imagem

E uma foto da carripana que veio substituir, mais ou menos no mesmo lugar (em comum, só mesmo a marca)...

Imagem

De Almeida a Foz Côa, de Freixe de Espada à Cinta ao Folgosinho, o Pata Gris fartou-se de andar, sempre sem recarga e a gerir a bateria o melhor que podia... Que se traduz num consumo médio de 6,7lts/100 (o Mitsubicho anterior fazia-me 9lts/100 da mesma forma).

Imagem

Imagem

Imagem

Sempre que possível, ficava a repousar à sombra.

Imagem

Como o que é bom, acaba sempre... Regresso à base e mais 450kms "mistos" com uma carregadela no posto de Aveiras.

Ainda passei pelo PCR de Abrantes que continua como dantes...

Imagem

E o resumo da viagem até à capital (mesmas condições da ida).

Imagem

O que a mim me parece muito jeitoso... Diria que para o meu perfil de condução, rolar sem bateria "nenhuma" deverá se reflectir em qualquer coisa entre os 5 e 7lts de "gasosa" aos 100kms... A mim parece-me seguramente melhor que qualquer SUV fumarólas equiparado... Sem contar com a possibilidade de lhe dar carregadelas extras e os custos de manutenção (que serão tendencialmente mais baixos).

Em termos de comportamento, o carro é um mimo de conforto... A dinâmica não sendo uma maravilha, é boa e muito adequada para um "coche" desta envergaruda (provavelmente devido ao 4WD e ao baixo centro de gravidade provocado pelo pack de "pilhas").

Desagradável mesmo só quando o Enchufable decide engatar o modo série em esforço na faixa dos 60km/h... Sente-se ali o motor a roncar bem forte à media que se doseia o acelerador... Eu acabo por espremer um pouco mais para provocar a entrada do modo paralelo, que é muito mais silencioso.

De facto tirando a situação acima, mal se nota a entrada do térmico... A maior parte do tempo dava por mim a olhar a instrumentação para perceber o que estava a tocar a "orquestra".

O funcionamento em híbrido parece-me bem gerido a maior parte do tempo, talvez por vezes lhe faltasses uns "olhos" à frente para perceber o que vem aí na estrada mais à frente, pois tipicamente vai carregando/regenerando uns 2-5kms de autonomia EV para gastá-los logo de seguida...

A conversa já vai longa, fica o update do DB...

E agora o Enchufable vai regressar ao modo citadino com cargas em dia (a média global depois desta "esfrega" está nos 4,5lts/100).

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico relato... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por jmlflorencio »

Que bom relato. Portou-se melhor do que eu esperaria (a nível de consumos), para um veículo desse tamanho e peso.

E obrigado pelo report!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por zeuz »

Certamente que não iria compensar em termos de tempo, mas ainda tinhas PCR em Santarém e no Fundão ( li relatos que estava avariado ).

Em Castelo Branco há indicação no electromaps que se pode carregar no Jumbo e é tomada trifásica ( irrelevante para o Pata Gris ).

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por alx99 »

Excelente relato e espectáculo de fotos.

Parabéns.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por serges »

Muito bem...

Adorei ver esta odisseia...

Parabens e obrigado pela partilha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Muito obrigado a todos pelas simpáticas palavras... e já de seguida segue um update ;)


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Fim-de-semana passado foi altura de PHEVassear e levar o Enchufable até ao Alentejo.

Ali por Évoramonte existe um castelejo peculiar (já vos falo dele) que há muito queria visitar. Várias vezes em viagem tenho passado ao largo sem nunca ter tido oportunidade de o lá ir ver.

Imagem

Aproveitei o regresso do Sol e enquanto as temperaturas estão ainda mais cómodas para lá dar um salto.
A ideia era fugir às vias rápidas e andar o mais possível por nacionais… E isto para avaliar duas coisas…

- Como se porta o Pata Gris em estradas secundárias a nível de consumos.
- O que vale mesmo o navegador que vem incluído no MMCS (sistema multimédia/comunicações da marca).

À data a opinião que tinha do último não era das melhores… Aliás, estive a aguardar a chegada do modelo de 2017 a ver se o rifavam pelo novo SLDA (que já integra com GoogleAuto)... mas nicles batatais.
Parece que para alguns países (entre os quais Portugal) continua a vir o velhinho MMCS, enquanto que aqui ao lado (Espanha) têm direito a todas as “modernices”, incluindo o SLDA…
Sempre gostava de perceber o raciocínio do critério… Abdicava na boa, da jante 18 da "moda", da câmara "armada aos cucos" ou dos para-choques "maquilhado" a favor do SLDA, ACC (cruise controlo adaptivo) e/ou FCM (mitigação de colisão)…

Bem, cabe referir que vim de um carro com um fabuloso sistema Android da Parrot que me permitia correr Tomtom, iGo, Google Nav, Waze, OziExplorer, Oruxmaps, Torque, Beyond Pod e Chrome entre outros.

De modo que, sim… infotainment é a minha cena, e obviamente notei uma giganteeeeesca diferença!… Claro que tudo isto se colmata com um smartphone equilibrado num suporte (a propósito tenho um a caminho)…
Ou melhor ainda, trocando o MMCS da velha guarda por uma unidade "aftermarket" do corrente milénio.

Embora estivesse tentado a executar a última opção resolvi primeiro dar uma oportunidade e tentar primeiro o “conbíbio"… Pelo menos durante uma temporada para poder opinar mais seguramente.
Depois o MMCS no PHEV está integrado com a gestão centralizada do carro e traz uma série de monitorizações e estatísticas de utilização que me agradam…

Estão a ver? Há aqui uma série de “mixed feelings”… Mas elaborarei mais um pouco sobre o MMCS mais adiante.

Para já vou só avançar que o meti-o a navegar para o castelo com os seguintes parâmetros de trajecto:

Modo de rota: ECO, Vias rápidas: Preferidas, Portagens: Minimizadas

Para lá, não liguei às indicações e saí de Lisboa como me apeteceu, que foi pela VDG.

Chegado ao Montjo o GPS começou a rotear pelo caminho esperado, Nacional 4… Conhecendo bem essas estrada, o troço do Montijo a Vendas Novas é de fugir de pavoroso que está... Vale bem seguir pela AE e poupar as costas e suspensão.

Mas a navegadora japonesa "enfiada" no consola (é uma voz feminina) não sabe disso obviamente... Já que estamos numa de testes, vamos lá ver como se porta o grande electrodoméstico em piso "escangalhado".

A minha ex-viatura fazia um troço destes com uma facilidade tremenda, valendo-se da altura, do curso vantajoso das suspensões e da quantidade de goma nos pneus... Estou a falar de uma Strakar CD 4x4.
Perguntavam-me muita vez se a L200 era desconfortável e eu sempre respondia da mesma forma… Népia!... Foi dos carros mais confortáveis que tive. Em termos de suspensão, claro… Já que guiar aquilo era como manobrar um camião.
Muitas vezes levei os pais da Maria no banco de trás e por duas ou três vezes lhes perguntei: "então que tal, vai-se bem aí?"...
Adoravam… Confortável e a posição sentada no primeiro andar era um gosto.


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Voltando ao Enchufable… Assim que o piso começou a ondular, começaram as pancadas no posterior… Percebi logo que não foi feito para “estas águas”… Provavelmente o kit “xiripititi” de molas classe 1 à frente não ajudará à festa (nem a jante 18), mas globalmente pareceu-me que o conforto fica sacrificado ao nível de qualquer outro carro "normal", o que na verdade não me espanta… Há quem diga que os SUV não são mais que monovolumes com ares de "aventura".

Ainda não meti o Pata Gris no mato (mas há-de ir um dia), mas até ver confirmo… Conhecendo eu bem o que é um todo-o-terreno, o PHEV não chega nem lá perto… Pode até ser um 4X4 mas na verdade, desde que não estejamos a falar de trialeiras e lamaçais, a tracção total não é o que mais faz falta em todo-o-terreno. Muito mais importante é a altura ao solo e os ângulos de entrada, saida e ventral… E aí o PHEV não me parece famoso… Sem falar no posicionamento das baterias que é periclitante quando se vai para terreno acidentado… Ou seja, não estou a ver “El Enchufable” a fazer muito mais que um estradão em relativas boas condições… Mas também nada que um Polo não faça sem dificuldades.

Em suma, não fiquei particularmente maravilhado com a suspensão do PHEV… Pareceu-me bastante neutra, próxima do standard francês… Nem muito mole, nem muito rijo, antes pelo contrário... Um bom compromisso para estradas em medias/boas condições, mas um martírio para troços escavacados como este…

E lá fomos nós literalmente de “cu tremido” até Vendas Novas a fintar os buracos que conseguia… Daí para a frente finalmente sossego.
A N4 não é das estradas mais interessantes, mas verdade seja dita também não é das mais feias e para vistas, e claramente melhor que andar pela AE…

Já próximo do destino, o Sra. do GPS desviou-nos na N4… E ainda bem que o fez.

Imagem

Seguimos por uma estrada municipal muito agradável com alguns túneis formados por ramagens de faias à beira da estrada. Vêem-se por aqui alguns montados também e atravessa-se a pequena e pacata aldeia da Igreijinha. Um povoado típico de casinhas brancas arrumadas em ruelas. Aqui o tempo passa devagar… Paragem rápida para umas chapas no apeadeiro desactivado da Azaruja que servia a antiga linha férrea de Évora.

Imagem

E finalmente chegada a Évoramonte já a horas de almoço.

Apontamento curioso que já tinha verificado aquando a volta da Páscoa… O MMCS tem uma função engraçada (que activei por acaso)… Em troços de curvas perigosas avisa antecipadamente o condutor fazendo ecoar na cabine um sonante bong!
Não sei se os troços estão georreferenciados ou se são avaliados por consulta do mapa, mas até ver pareceu-me que 99% do bongs que ouvi estavam correctos.

Aproveitei também para fazer uma experiência… Saindo de Lisboa fui gerindo a carga da bateria “manualmente” isto é, não deixando chegar ao limite e aplicando o “charge” em troços mais exigentes (subidas e velocidades mais altas) salvaguardando a bateria… Basicamente é o que tenho visto o próprio PHEV faz quando o SOC chega ao limiar dos 25%, mas em ciclos de 2-5kms de autonomia EV (carrega, gasta, carrega, gasta, etc). Digamos que estava a tentar fazer ciclos maiores e mais oportunos, utilizando o “charge”. Desta forma e com cerca de ?kms de caminho a velocidades entre os (80 a 100km/h) alcancei os de 5.4lts/100… Outra nota, o AC foi ligado em 70% do percurso com temperaturas à chegada na ordem dos 29ºC.

Em Évoramonte tratámos de almoçar antes da visita ao castelo.

Subimos até ao castelo que está a 1 ou 2kms da vila e deixei o Enchufable à sombra, sem antes tirar uma boa chapa aproveitando que não estava lá ninguém.

Imagem

O castelo data do século XII tendo evoluído para a construção Manuelina que tem hoje em dia 4 séculos depois. Digno de nota o facto da Convenção de Évoramonte ter sido aqui assinada. Acordo que estipulou a resignação de D. Miguel, submetendo os tradiocionalistas aos liberais.

Está agora sob gestão da câmara de Estremoz e do que vimos estão de parabéns, pois apesar de se encontrar praticamente sem recheio todo o aspecto interior e exterior da estrutura está preservado e cuidado. A visita ao primeiro Domingo de cada mês é gratuita (foi o caso) ou 2€ nos outros dias que não me custavam nada a dar.

Depois da visita voltámos à estrada. Facto curioso, o PHEV começou a apitar para abastecer… Caramba ia jurar que o estacionei ainda com qualquer coisita no nível… Provavelmente foi de ter ficado inclinado pois passado um bocado começou a “nascer” combustível.
Mesmo assim não arrisquei e abasteci na estação de serviço à saída… Já o não fazia desde que vim lá de cima na Páscoa, cerca de 1100kms com um depósito (sem contar electrões, claro).

Imagem

O regresso foi feito já em puro híbrido, sem barras na bateria, e deixei-o estar assim sozinho a “orquestrar” a coisa.

Fizemos os mesmo caminho inverso até Vendas Novas, com um pequeno desvio até à barragem dos minutos no concelho de Montemor. Trata-se de uma albufeira relativamente recente sobre o rio Almansor destinada ao suporte de rega.

Imagem

Voltando ao sistema de navegação, os mapas são da HERE (ex-Nokia) que segundo me parece agora serve um consórcio de construtores alemães (BMW, MB, VW). Não sei se o resto do software também será deles mas bom, todo o conjunto de menus e ecrãs é um bocado bazaroco com revivalismos do século passado… Também me parece que esse é o problema da maioria dos sistemas fornecidos pelas marcas… Dá-me ideia que só agora estão a despertar seriamente para o infotainment.

O ecrã é táctil é resistivo (daqueles que opera com a pressão dos dedos e não com o toque)… Uau, acho que já não via um desses há 10 anos! O sistema é feita pela japonesa Denso cujo na sua página corporativa se anunciam como "produtores de equipamentos avançados para a indústria automóvel"… Avançados? Assim de repente não me parece. Verdade seja dita, o interface parece-me "user-friendly" QB... Apesar de exibir alguns edifícios em 3D, o desenho dos mapas não é do melhor que já vi e a perspectiva do horizonte na vista 3D é por vezes duvidosa. Mas vá, globalmente digamos que satisfaz. A navegação é bastante boa com as indicações a surgirem em paralelo no "display" da instrumentação sendo também faladas clara e atempadamente. Activando-se as opções certas é possível obter detalhe no MMCS durante as mudanças de direcções como por exemplo um zoom de meio ecrã da rotunda que se aproxima, com a distância a que estamos da mesma e as indicações por onde vamos entrar e por onde temos de sair… A assertividade e cobertura dos mapas pareceu-me bastante boa. Durante este tempo de utilização não falhou nenhuma morada nem nenhum trajecto ou traçado.

De Vendas Novas a Lisboa a sugestão foi atravessar o rio por Vila Franca… Pode parecer um disparate, mas julgo que está conforme os parâmetros que lhe passei (recordo, Modo de rota: ECO, Vias rápidas: Preferidas, Portagens: Minimizadas). Depois N1 até Alverca e daí o troço de A1 até Lisboa (onde já não se paga)… Como estava em modo de passeio decidi aceitar a sugestão, acabando mesmo por dispensar a autoestrada seguindo pela nacional.

O consumo final destes quase 400ksm cifrou-se nos 5.7lts/100… 0.3 litros de diferença face ao percurso só de ida, que me permite apenas concluir que a minha estratégia de gestão de carga não deve ter servido para grande coisa… Isto porque é preciso não esquecer que os 5.4lts/100 beneficiaram de uma carga completa de bateria. De notar que no regresso o AC esteve sempre ligado e o modo ECO sempre que me lembrava (inexplicavelmente, desliga-se sempre que se desliga o carro). O modo ECO restringe o acelerador e consumo do AC... Não houve pára/arranca nem grandes declives, de modo que a regeneração em todo o percurso também foi bola.

Imagem

Relativo ao áudio do MMCS, e atenção que o Enchufable monta a versão normal (sem o sistema XPTO 7.1 e trocó-o-passo) acho-a melhor que o sistema professional que tive num BMW (que montava pequenos subwoofers debaixo dos bancos)… Dá para perceber que os japoneses se esforçaram na insonorização, aliás como era de esperar num carro destes… Não sou um tipo exigente no que toca a quantidade de decibéis, mas bastante crítico quanto a clareza de agudos e graves… E devo dizer que este áudio satisfaz-me plenamente. Deve ser o primeiro carro dos que tive em que não vejo necessidade de upgrade do som.

O interface de gestão das bibliotecas não é o mais simples, sendo que as "playlists" também têm de obedecer a um formato rigoroso e específico… O Bluetooth esse funciona de forma simples e maravilhosa, logo à primeira. O emparelhamento é rapidíssimo e o streaming é limpinho sem soluços… Algo que uso praticamente diariamente.

Depois disto tudo, conclusões?

Mesmo sem carga, o PHEV não faz ma figura quanto a consumos...
Cortando o AC estou convencido que teria poupado ali qualquer coisa entre 0.3 a meio litro, o que alinha com os consumos que já vi por aí outros fazerem em cenários semelhantes... O que corrobora a opinião de polivalência que tinha sobre esta máquina... Está certo que anda bem na cidade sem gastar pinga, mas isso não o incompatibiliza como carro de viagem... E essa parece-me ser a característica distinta deste carro.

Quanto ao MMCS... Continuo sem certezas... Se não integrasse com o sistema híbrido do carro, já tinha levado um chuto de certeza..
Mas ao fim deste tempo devo admitir que na verdade não é tão mau quanto pensava...
Para já mandei vir um suporte para espetar o telemóvel, vamos ver como será o convívio com os dois.

E pronto, fecho este já longo episódio do Enchufable de Pata Gris.


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por alx99 »

Uau. Relato fantástico!


sebastian_lx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 31, 2016 2:20 pm

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por sebastian_lx »

Fantástico DB, dos melhores que já vi até hoje. Parabéns!

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por serges »

Muito bem estas aventuras é que se querem...

há pessoas que tem jeito para esta descrição das suas odisseias e quando acontece... fantástico!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por cuttysark76 »

Grande relato ! Parabéns


Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Automóveis”