El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por jmlflorencio »

Mais um grande relato, cm fotos a condizer.

Venham os próximos capítulos!


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Ora já vai tarde o agradecimento do feedback a todos, não tem sido descaso, tenho andado entretido com outras coisas...

E eis que o caso do cartão classe 1 se resolveu ao fim de 3 meses e meio... Coisa pouca!

Depois de relatar por aqui a ocorrência, um colega do fórum conseguiu arranjar-me o contacto de um terceiro com acesso a informação interna da Mitsubishi. Fiquei mais sossegado poi fui logo informado por essa pessoa (obrigado Ricardo e António) que o caso estava para se deslindar rapidamente... E assim foi, no final da mesma semana o cartão tinha chegado ao stand e depois de um dia às minhas mãos..

Imagem

O cartão foi emitido e com ele uma nova via do DUC também, com a anotação:

""Suspensão rebaixada (heixo = 1086mm)"

Sim é mesmo "heixo"!!!... Dei-me ao trabalho de consultar o diccionário, e nem ver existência de tal palavra...
Era capaz de apostar a ponta do dedo mindinho que este bendito DUC foi passado numa sexta-feira à tarde antes das férias...
Irra que o raio do processo está mesmo embruxado!... 3 meses e meio para alterar um "livrete" e nem no malfadado português acertam...

Depois há outra gira, diz: "Validade 310522"

Ou seja, são 5 anos de "borlas" em classe 1 e depois?!...
Volto a pagar classe 2 mesmo com a suspensão rebaixada? Ou é para voltar a chatear o Camões e o Mundo???... :/

Logo veremos...

Bom, com o cartão na minha posse fui de imediato pedir o identificador na via verde, e eis que depois de várias tentativas informam-me que o sistema está em baixo e não conseguem dar entrada ao processo... Que enguiço!... Chiça, já ando a pensar mandar benzer este cartão...

Lá terei de fazer nova tentativa na loja, mas para já consigo passar pelas portagens e apresentar o cartão ao portageiro que o passa numa máquina (o cartão tem banda magnética) e cobra o devido valor de classe 1... Curioso é que não o vi a validar nada, foi à confiança, zás!... O que me deixou a pensar que poderia ali passar com qualquer outro classe 2, sem problemas...
Na verdade nem quero saber, vocês desculpem, mas raios os parta a todos até à quinta geração!

Um grande cartão vermelho merece a "digníssima" Mitsubishi Portugal que mal e porcamente orientou este processo.
Na próxima revisão (já não falta muito) podem contar com a minha assinatura no livro de reclamações, disso não se livram para não andarem a fazer dos clientes parvos... Algo que deveria ser célere e indolor para o cliente, revelou-se lastimosamente sofrido por culpa da inércia burocrática do importador (recordo que o DUC e termo de responsabilidade ficaram"congelados" 2 meses no importador)...

A trabalhar desta maneira, podem empenhadamente limpar as mãos à parede!

Bem... a ver se arranjo um tempinho para meter esta DB a rolar de novo, tenho aqui muita foto para publicar ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por serges »

Que aventura... Melhor uma odisseia... Menos mal com um final feliz para já...

Não vamos perder os próximos episódios...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Continuando o relato da viagem...

Bilbau é do caraças... do cacete mesmo... Adorei a cidade. Um espaço urbano que mistura o contemporâneo com o histórica de forma brilhante.

De manhã o tempo estava murchito. Deixámos o PHEV junto ao funicular de Artxanda (a 2kms do Hotel) e em 5 minutos estávamos na cidade. Daí é um pulinho até ao rio Nervion que atravessa Bilbau.

Não irei aborrecer com relatos que não interessam para o DB, basta de dizer que andámos por ali todo o dia para cima e para baixo, ficam algumas fotos.

O famoso "gugas" todo revestido a titânio.
Imagem

A incontornável arranha
Imagem

Palácio da Deputação Foral da Biscaia (sede executiva da administração da província da Biscaia)
Imagem

Edifício do Mercado.
Imagem

Imagem

Mais umas vistas sobre o rio.
Imagem

Imagem

E pronto, já chega... Próximo dia, regresso à estrada ;)
Última edição por GreyBigFoot em domingo jul 16, 2017 12:55 pm, editado 1 vez no total.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por jmlflorencio »

Wow, fiquei com vontade de visitar...

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por zeuz »

jmlflorencio Escreveu:Wow, fiquei com vontade de visitar...
x2 !

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

psi20
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 145
Registado: segunda jun 03, 2013 11:54 am

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por psi20 »

Tive a sorte de passar pouco mais de um mês em Bilbão (em trabalho) e realmente é uma cidade fantastica... pena a mobilidade electrica ainda não estar muito presente. Creio que apenas vi um Taxi Leaf.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por jmlflorencio »

Bolas, já é mais do que os que eu vi cá em Portugal :D


pedromap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda jun 19, 2017 4:50 pm

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por pedromap »

jmlflorencio Escreveu: segunda jul 17, 2017 5:03 pm Bolas, já é mais do que os que eu vi cá em Portugal :D
Em Guimarães também circula um taxi Leaf.... :)

Acho que já estamos empatados :)


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: El Enchufable de Pata Gris (Outlander PHEV)

Mensagem por GreyBigFoot »

Vale a visita, digo-vos eu... E não só Bilbau, mas também todo aquele pedaçito de terra junto ao golfo de Biscaia.

Ora então continuando... Depois de mais uma noite em Bilbau, começámos a rumar para Oeste.

Fomos tomar o pequeno almoço a Castro de Urdiales, uma cidade balnear junto à costa encantadora.

O tempo estava farrusco (como se vê no retrato abaixo), mas a aguentar-se.

Imagem

Gostei do sítio...

No regresso ao carro um episódio curioso. Quando me aproximava do Enchufable, apanho um velhote que interrompe a sua caminhada e começa-me a espreitar para dentro do carro... Percebi que não havia ali má fé, e aproveitei para lhe pregar uma partida. À distância de 10 metros abri as portas com o comando... Quando ele viu o PHEV a piscar e a esticar as "orelhas" (vulgo espelhos) mandou-se ao ar e logo de seguida seguiu caminho...
Chamei-o no meu melhor "portunhol" e disse-lhe que podia mirar o carro à vontade... Estivemos ali um bocadinho à conversa. O homem tinha um Outlander a Diesel pré-restyling e estava curioso para apurar as diferenças... Esteve a mirar por dentro o carro e disse-me que adorava a sua carripana. O conforto, o descanso da caixa automática, a parafernália de gadgets electrónicos... Sim porque aqui têm direito ao equipamento todinho, ao contrário do PHEV que se vende em Portugal... Palminhas para o importador português... Bem merece! É que estas geringonças electrónicas nunca se sabe quando podem dar o "traque mestre" e nos deixar em trabalhos... E verdadeiramente quem precisa de um sistema de mitigação de colisão, ou um cruise controlo adaptivo (entre outros)... tudo tecnologia do Demo!... Palminhas, palminhas!

Bem, daqui seguimos para o momento do dia... A visita ao parque da natureza de Carbáceno, a 17kms de Santander... E não, não é parque natural, é mesmo da natureza... Passo a explicar...
Já há uns anos que tinha este sítio debaixo de mira, sobretudo pelo fantástico trabalho de uma fotógrafa espanhola chamada Marina Cano, sobre a qual convido-os desde já a que façam uma pesquisa.
Eu jardins zoológicos, abomino-os... Faz-me uma profunda confusão entender como se mantêm animais selvagens em jaulas e recintos diminutos... Para mim é genético, e não sendo bichos domesticados que abdicaram dos seu habitats, custa-me aceitar e ver.

O parque de Carbáceno não é um zoológico, no sentido de que, como eles próprio anunciam os animais são mantidos em regime de semi-liberdade.
O local em si é lindíssimo, uma espécie de serra rochosa com uma área enorme de 750ha.
Para além de manterem aqui mais de uma centena de espécies, parece que também fazem investigação para a conservação de espécies em perigo de extinção, bem como iniciativas de educação ambiental... Ora com estas últimas identifico-me certamente.
Por isto tudo, tivemos de passar por aqui fazer uma visita... O parque em si é enorme e visita-se de carro, numa espécie de Safari em redor dos recintos... São cerca de 20kms de estrada para poder ver tudo... Ora agora já percebem o porquê de estar a guardar uma reserva de bateria...
Visitar um parque da natureza e vida selvagem e andar aqui tranquilamente a queimar CO2 seria um sacrilégio...
A autonomia marcava um pouco abaixo dos 20kms, mas no caminho até Carbáceno dei-lhe um bocado de "Charge" para subir o nível...

Lá chegados, o dia continuava murcho... A vantagem, é que não havia filas para entrar e logo muito pouca gente no parque... O problema era que fazer isto debaixo de água não tinha piada nenhuma... Não só pelas fotos, mas sobretudo porque entrar e sair do carro à chuva é uma monumental bodega... Bem, lá fomos...

Levávamos a lição estudada (isto é o mapa) e convém que assim seja, pois não é difícil se perder lá dentro e andar aos círculos.

E não há muito mais a dizer, a não ser que o PHEV revelou-se muito prático para fazer este circuito... Nas observações mais curtas deixava-o ligado, nem me dava ao trabalho de carregar no botão...

Mas chega de conversa, vou deixar algumas fotozécas, a P&B para ser mais dramático, como recomendam as "melhores práticas" da fotografia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Desde o ano passado existe um teleférico que proporciona uma visita com vista aérea.
Imagem

Imagem

Imagem

Andámos o dia todo nisto e o Enchufable portou-se à altura... A autonomia foi bem estimada, pois no final da volta estava praticamente a "zeros" de bateria.

Relativamente ao parque... Pois bem, "mixed feelings"... Tenho de ser franco e dizer que não o posso recomendar fervorosamente.

Primeiro por uma questão prática... Não é de facto um Safari... Existe apenas uma zona de umas centenas de metros onde se circula pelo meio da "bicharada"... Tudo o resto implica fazer paragens junto aos recintos e espreitá-los do alto... Imaginem andar todo o dia nisto e rapidamente devem perceber incómodo... Depois, não é garantido que vejam alguma coisa... Alguns recintos são tão grandes que os animais podem estar recolhidos, e noutros poderão ver apenas um exemplar.

Mas o pior para mim, pelo menos o mais grave... É que apesar de não ser um zoológico e todos os animais que vimos estarem de óptima saúde (aparente pelo menos), ver um elefante numa serra nublada com uma temperatura de invernosa a mim deixa-me desconfortável... Não é possível que aqueles animais estejam em boas condições... E depois enquanto alguns recintos são enormes há outros que são manifestamente pequenos para o tipo de bichos que lá albergam... E ver um grupo grande de gorilas enclausurados numa montra (só os soltam para o recinto de noite) apáticos com um olhar que facilmente identificamos como próximo do ser humano deixou-me profundamente incomodado e abatido... Bem como as aves de rapina, que apesar do aparente bom aspecto são mantidas durante o dia presas em fileira num jardim, especadas para serem apreciadas pelos turistas... Cada um terá a sua maneira de ver estas coisas, não sendo mau eu estava à espera de algo com um pouco mais de condições.

Responder

Voltar para “Automóveis”