Made in Detroit

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

mr.b33n
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta ago 18, 2017 12:48 am

Re: Made in Detroit

Mensagem por mr.b33n »

Obrigado Paulo pela partilha!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Muito bem, obrigado pela partilha pois é importante para alguem que precise de fazer o mesmo!

Obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Ontem o Ampera foi a revisão dos 5 anos(data de matricula 30 Out 2012), a primeira desde que o comprei a 6 meses atrás.
Decidi ir para o Porto (Gamobar, Opel Centro Douro) porque apesar de neste momento estar em Leiria e ser mais perto Lisboa, como sou do Minho e lá vou muitas vezes, era a opção mais acertada.
Viagem calma com a triste visão das áreas queimadas com fuma-rolas ainda a arder e carros queimados na beira da estrada na zona de Mira =(
Fui ao Gps do Ampera e surpresa, ao colocar Opel apareceu a oficina nos pontos de interesse do GPS...Fui lá ter direitinho, com meia hora parado no transito em Gaia, mas onde o conforto do Ampera nestas situações de para-arranca e a vista, ajudaram a não stressar =):
Imagem
Cheguei por volta das 10h, fui bem atendido, entregaram-me uma ordem de trabalhos e custos da revisão dos 5 anos e lá levaram o carro para a oficina. Como vinha de longe, já tinha pedido para se possível terem atenção a esse facto na marcação e fiquei pela sala de espera do Stand a apreciar os novos Opel, enquanto eles iniciaram os trabalhos.
O Ampera aos 5 anos muda o liquido de refrigeração da bateria e também do resto dos sistemas de refrigeração. Para alem disso apagaram erros da memória, que indicavam que a bateria de 12v foi trocada, se calhar por alturas em que esteva ah venda, e pouco mais.
Limparam e lavaram o carro, que diga-se até estava a precisar, e um check-up geral, que demonstrou que o carro tinha sido bem cuidado na Holanda (eu já sabia que todas as revisões\intervenções tinham sido feitas num concessionário oficial Opel, mas é sempre bom ter mais uma confirmação).
Puseram o carro a carregar enquanto esteve na oficina =), e com a mão de obra (2,5 horas) e iva a conta ficou em 196€. Não levou óleo, pois ainda está com 71% de vida útil, fica para o próximo ano.
Gostei de tudo menos do facto de não ter podido acompanhar a intervenção e interagir com quem a fez como estou habituado com os outros carros, mas não me senti a vontade para pedir, (também sei que eles não apreciam muito estas coisas).
E pronto, foi uma viagem longa para uma simples revisão, mas que correu como previsto. 20€ de gasolina mais 8€ de portagens e 362km, se acabar por ser apenas uma vez por ano, esta-se bem =) .
Abraço.
Imagem


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Made in Detroit

Mensagem por jmlflorencio »

Bom relato. O valor também não parece nada mau, para uma revisão com essa intervenção (só muda o líquido aos 5 anos, certo?)...

Continuação de bons km! ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Muito bem...

Cá em baixo opto pela Autoindustrial devido a serem os unicos autorizados a mexerem no Sw, já a Gamobar muito fraquinha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Made in Detroit

Mensagem por zeuz »

Da Auto-Industrial do Rato, Lisboa, responderam-me o seguinte a propósito da revisão dos 5 anos:
Exmo. Sr.,

O Opel Ampera realiza a sua manutenção anualmente ou de 30.000 em 30.000 quilómetros, consoante o que ocorra primeiro.
(...)
O Valor previsto da 5ª manutenção programada do Opel Ampera é de 127,22€.

Com os melhores cumprimentos,
Depois também relato o valor que me cobrarem. ;-)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

jmlflorencio Escreveu: quinta out 19, 2017 12:36 am Bom relato. O valor também não parece nada mau, para uma revisão com essa intervenção (só muda o líquido aos 5 anos, certo?)...

Continuação de bons km! ;-)
Sim, é de 5 em 5 anos a mudança dos líquidos.
Por curiosidade, aqui o nosso vizinho youtuber em Espanha que tem um Volt teve estes dias o problema do sensor:
https://www.youtube.com/watch?v=xfw4a6DGdms&t=0s
Uma curiosidade ainda em relação a manutenção, o Volt que no outro dia atingiu as 400.000 milhas, ainda tem as pastilhas e discos originais 8-) .
Ah, e a questão do problema da tranca da direcção, informaram-me na oficina que não chega a 200€ a intervenção, e que depois dessa mesma intervenção, em principio, não volta a acontecer. Vale o que vale, mas deixou de ser uma preocupação para mim...se acontecer, paciência.
De resto, super satisfeito e com boas distancias e a bateria em bom estado, apesar de o Ampera contar com quase 157000km. Este Domingo fui até Fátima, e sem grandes cuidados, faria 90km eléctricos (sem AC, mas rádio sempre ligado), não fosse ter chegado a casa ainda com 5km de autonomia, :P
Imagem
(Um dia destes, vou dar numa de ''hypermiler'', e vou até lá tomar café à noite pela fresca, e quase de certeza que passo os 100km, lol :geek: )
Abraço e bons km's.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Pessoal, alguém me sabe dizer como funciona isto dos KWh consumidos?
Imagem
Por exemplo esta última carga fez em 2 dias 70Km, e ''consumiu'' 10kWh.
Mas outras vezes ultrapasso os 80km, e fica-se pelos 9 e poucos :roll: ...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Made in Detroit

Mensagem por jmlflorencio »

Ele consume tantos kWh quanto as condições do percurso assim o exigirem.

Tudo depende do percurso a efectuar, peso carregado no veículo e, talvez tão importante como os anteriores, o 'pé direito' do condutor... Quanto mais rápido se fizer uma viagem num determinado percurso, mais energia o carro vai gastar.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Correcto...

Depende da temperatura e de muitas coisas mais pois podes ir até aos 10.5kwh ou ficar se pelos 9.5kwh...

Ele decide tudo isso por ti... Esta é a minha experiência.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Eu tinha ideia que era a ''quantidade'' de energia que o pack de baterias fornece durante uma carga completa. Essa seria sempre mais ou menos a mesma, dependendo apenas de factores como gastos com arrefecimento, sistemas de arrefecimento e aquecimento, carregamento da bateria de 12v, etc...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Boas pessoal, =(
Hoje a Maria chegou a casa com o espelho do Ampera pendurado. Bateu noutro carro, espelho com espelho.
Desmontou-se todo, partiu o vidro e o plástico transparente do LED de mudança de direcção...
Alguém tem ideia do custo destas duas peças?
Parece que se vendem em separado:
https://opel.7zap.com/pt/car/r12/b/7/1-0/#6

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

paulo f silva Escreveu:Boas pessoal, =(
Hoje a Maria chegou a casa com o espelho do Ampera pendurado. Bateu noutro carro, espelho com espelho.
Desmontou-se todo, partiu o vidro e o plástico transparente do LED de mudança de direcção...
Alguém tem ideia do custo destas duas peças?
Parece que se vendem em separado:
https://opel.7zap.com/pt/car/r12/b/7/1-0/#6
Ui...

Espero que esteja tudo bem antes de mais...

Quanto ao espelho por não ter motor é mais em conta que muitos... Acerca do valor não tenho mesmo ideia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Sim está tudo bem fisicamente, psicologicamente foi mais o susto.
Nem trocaram seguros, pois o outro aparentemente não tinha nada. De qualquer modo penso que a culpa foi das duas ''meninas'', e seria 50\50, por isso nem vale a pena o trabalho de accionar o seguro.
Já estive a ver melhor, e talvez consiga restaurar no imediato a parte transparente do led para não entrar água, e depois troco por um novo. De resto a carcaça parece estar OK mas só amanha terei a certeza quando o desmontar.
Mas o espelho (vidro) nem por isso, alguém sabe se posso encomendar o mesmo numa concessão Opel qualquer?


hugofpaiva
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 16, 2017 7:34 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por hugofpaiva »

Boas.
Vi neste tópico a possibilidade de mudança das lâmpadas de médios/máximos para led.
De facto a luz é fraquinha, mas alguém sabe se é legal mudar para lâmpadas led? Uma vez comprei uma viatura usada que trazia e depois tive problemas na inspeção, tive mesmo de as mudar.
E se for legal essa mudança "mexe" com eventuais consumos de forma negativa? Ou com eventuais mensagens do veículo?
Obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Eu ainda não me decidi.
Pelo que sei, os Led também ñ são legais. Eu se calhar vou começar por colocar umas daquelas normais ''Super White''
Quanto aos consumos e mensagens, acho que não tem problemas.
Cump.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Sim os farois é algo podiam estar melhor acho os muito "baixos" ou pouco intensos, tenho de analisar a coisa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Made in Detroit

Mensagem por Erbium »

A legalidade não se coloca no tipo de lâmpada mas sim na cor e lumens. Pelo código da estrada a cor é amarela ou branca e a nível de inspeção se tiver mais de (salvo erro) 2000 lumens o carro tem de ter nivelador automático e lava faróis.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Made in Detroit

Mensagem por serges »

Erbium Escreveu: terça nov 28, 2017 10:08 am A legalidade não se coloca no tipo de lâmpada mas sim na cor e lumens. Pelo código da estrada a cor é amarela ou branca e a nível de inspeção se tiver mais de (salvo erro) 2000 lumens o carro tem de ter nivelador automático e lava faróis.
Correctissimo, além que os LED's nem todos são compativeis com o veiculo pois se falhar no que deveria colocar o carro vai parecer uma arvore de natal no dashboard!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Made in Detroit

Mensagem por paulo f silva »

Alguém viu ou sabe de algum Ampera\Volt para peças em alguma sucata ou assim?
Nem lhes digo o orçamento que tenho em mãos para já... :evil:

Responder

Voltar para “Automóveis”