BMW i3 Rex - Tonecas

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

Viva pessoal,

sou um futuro possuidor de um BMW I3 Rex, é um modelo de fim de 2014.
Estou neste momento a aguardar que o mesmo seja preparado com as coisas que combinei com o vendedor e espero a sua entrega no fim da próxima semana.

Prometo que assim que o tiver e tenha parado de dar as primeiras voltas com ele, eu posto umas fotos aqui.

Entretanto e apesar de já ter lido muito em foruns e por ai, tenho algumas dúvidas no que toca aos carregamentos, cabos, wallbox's e evses.

Cabos:
O Carro vem com o cabo sabonete da BMW para ligar à tomada de casa, que segundo já li pode levar 10h a carregar a bateria desde o zero.
O vendedor ficou de comprar o cabo na BMW para os postos publicos (que deveria vir com o carro mas não vem), penso que seja com a ficha Mennekes, agora o que é o tipo 1 e o tipo 2? Qual o meu carro deve ter e devo adquirir o outro para me "safar" nos postos de carregamento publicos quando não tenho alternativa?
Devo arranjar algum adaptador que seja essencial para poder estar sempre prevenido para qualquer posto de carregamento?

Wallbox's e Evses:

O que devo adquirir? Enquadramento:
Tenho garagem privada onde posso montar o sistema eléctrico que pretender (não tenho nenhuma questão de condomínios ou espaços alugados).
Faço diáriamente 75km, ida e volta para o trabalho onde tenho garagem para parar o carro mas não tenho ponto de carregamento nem hipotese de vir a ter, apenas posso contar com os postos publicos do parque das nações (onde trabalho).

Neste momento tenho a seguinte instalação electrica para a garagem (é importante referir que electricidade não é a minha praia, mas é que nem ao longe):

Foto da peça?? do quadro principal do R\C (penso que seja o que limita a potencia do quadro todo!?!?!) , de onde sai a electricidade para a garagem.
Imagem

Foto da peça que limita a potencia enviada para o quadro da garagem?!?!?!
Imagem


Foto do quadro da Garagem à data de hoje:

Imagem

Questão: devo colocar um novo dijuntor!?!? de 16A ou 32A para uma nova fichar junto ao pilar onde paro o carro? ou o que devo fazer para ter uma boa alimentação do carro?

Devo comprar algum equipamento para ser mais rapido o carregamento do carro, e os seus custos, seriam elevados? O que eu podia ganhar em tempos de carregamento?

Para fazer qualquer destes trabalhos terei de chamar um electricista para fazer, já li que no UK ou US existem empresas certificadas para fazer estas instalações, aqui também existe? Alguma referencia?

Acho que para já é isto, depois vou vendo o que me vai ocorrendo mais.

Entretanto já configurei a aplicação do telemóvel para ver\controlar o carro, aqui fica a imagem:

Imagem

PS: se dei alguma calinada em algum nome perdoem-me, isto ainda é um mundo novo para mim!!

Obrigado pela ajuda!!
Última edição por tonecas em quinta abr 20, 2017 7:06 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns... :)

Não dá para ver as imagens..! :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

Obrigado pelo alerta!!!

Já editei para links, não percebo como se coloca isto, aguardo que seja aprovado a edição da mensagem...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por Emanuel Couto »

tonecas Escreveu: quinta abr 20, 2017 12:05 am Obrigado pelo alerta!!!

Já editei para links, não percebo como se coloca isto, aguardo que seja aprovado a edição da mensagem...
É possível não ter tornado as imagens públicas...

Tem aqui ajuda :arrow: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 24&t=19078
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

Eu já tinha lido esse tópico e fiz isso, tanto que estão públicas, que como link funcionam.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por t3lmo »

Ora viva,

Existe muito para explicar aqui...

0. UVE
Antes de mais faz-te sócio da UVE :)
Tens vários descontos em parceiros e vais entrar num mundo cheio de coisas boas com quem podes partilhar momentos e experiências elétricas ;)

1. Cabos
Precisas obrigatóriamente de andar com com cabo tipo 2 (com tomadas mennekes 7 pinos) macho-femea para postos de carga.
Se tens um Rex confirma antes qual a potêcia máxima de carga do carregador interno:
- Se for 7.4 kW (que deve ser) só precisas de um cabo monofásico de 32A
- Se for >11 kW deverás comprar um cabo trifásico
Um ou outro custam-te 220€ na BMW
mas podes encontrar em outras lojas mais em conta: R-EVC (tens desconto 15% UVE), Ev Connectors, EVBitz

Deves arranjar igualmente um adaptador de CEE para Shcuko para que possas ligar o teu atual EVSE a alguns postos e instalações com tomada CEE de 16A.

Depois poderás ter mais uns apretrechos mas com o tempo vais adquirindo ou não as necessidades, como por exemplo um EVSE mais rápido (16 ou 32A), pois o de origem deve vir limitado a 10-13A dando as tais 10h de carga.

2.
Para que possas saber quanto podes puxar de corrente na garagem, é necessário saberes qual a potência que tens contratada em casa.
E se vais carregar maioritáriamente de noite, podes começar a pensar em mudar já de tarifário, que aconselharei conforme a resposta à pergunta anterior...
:)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por t3lmo »

tonecas Escreveu: quinta abr 20, 2017 1:46 am Eu já tinha lido esse tópico e fiz isso, tanto que estão públicas, que como link funcionam.
Dropbox é muito penoso para partilhar imagens em fóruns, cria uma contra grátis no postimage.io
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por Emanuel Couto »

tonecas Escreveu: quinta abr 20, 2017 1:46 am Eu já tinha lido esse tópico e fiz isso, tanto que estão públicas, que como link funcionam.
Pois... Nesse caso o problema deve ser outro :?

Siga o conselho do t3lmo.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

t3lmo, obrigado pelos inputs que me deste.

t3lmo Escreveu: quinta abr 20, 2017 1:57 am
0. UVE
Antes de mais faz-te sócio da UVE :)
Tens vários descontos em parceiros e vais entrar num mundo cheio de coisas boas com quem podes partilhar momentos e experiências elétricas ;)
Vou ver isto...

t3lmo Escreveu: quinta abr 20, 2017 1:57 am 1. Cabos
Precisas obrigatóriamente de andar com com cabo tipo 2 (com tomadas mennekes 7 pinos) macho-femea para postos de carga.
Se tens um Rex confirma antes qual a potêcia máxima de carga do carregador interno:
- Se for 7.4 kW (que deve ser) só precisas de um cabo monofásico de 32A
- Se for >11 kW deverás comprar um cabo trifásico
Um ou outro custam-te 220€ na BMW
mas podes encontrar em outras lojas mais em conta: R-EVC (tens desconto 15% UVE), Ev Connectors, EVBitz
Este é o tal cabo que estou à espera que o vendedor compre na BMW, que estava em falta no carro.
Como é qu eu consigo validar a potencia máxima de carga interna?
t3lmo Escreveu: quinta abr 20, 2017 1:57 am Deves arranjar igualmente um adaptador de CEE para Shcuko para que possas ligar o teu atual EVSE a alguns postos e instalações com tomada CEE de 16A.
OK, vou procurar qual a melhor opção e ver isto também.

t3lmo Escreveu: quinta abr 20, 2017 1:57 am 2.
Para que possas saber quanto podes puxar de corrente na garagem, é necessário saberes qual a potência que tens contratada em casa.
E se vais carregar maioritáriamente de noite, podes começar a pensar em mudar já de tarifário, que aconselharei conforme a resposta à pergunta anterior...
:)
Pelo que vejo na minha fatura é 3,45 kVA(Simples), é isto?
Sim, o carregamento será maioritáriamente de noite, para estar pronto para o dia seguinte ir para o trabalho.

Obrigado


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

t3lmo Escreveu: quinta abr 20, 2017 2:00 am
tonecas Escreveu: quinta abr 20, 2017 1:46 am Eu já tinha lido esse tópico e fiz isso, tanto que estão públicas, que como link funcionam.
Dropbox é muito penoso para partilhar imagens em fóruns, cria uma contra grátis no postimage.io

Obrigado pela dica, assim já deu...

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por t3lmo »

Ok, continuando então... tens 3,45kVA, ou seja, 15A de corrente máxima antes de disparar o quadro.
Serve para viver e carregar durante a noite? Sim, mas (de inverno principalmente) podes ter surpresas quando estives a carregar por exemplo a 10A e ligares 1 máquina e um aquecedor/AC.
Como tens os quadros (e instalação) preparada para (pelo menos) 30A, e como um aumento de potência para o escalão acima é muito simples e podes pedir a qualquer momento, vai vivendo assim até te chateares de fazer contas nas cargas noturnas.

Entretanto deixo o conselho para mudares de tarifário para EDP energy2move, que te trará descontos úteis e ainda 400€ de desconto na fatura durante 1 ano (10x-40€).
Mais detalhes em https://energia.edp.pt/particulares/ser ... ucoes-edp/
Para avançar com a adesão serão necessários os seguintes documentos:
- comprovativo da compra da viatura/documento com matrícula incluída;
- fatura de eletricidade;
- comprovativo de Iban.
Condições obrigatórias para adesão à campanha:
- Débito direto;
- Fatura eletrónica;
- Tarifa Bi-Horária (deverá optar pelo ciclo semanal ou diário) pode consultar a opção horária em http://energia.edp.pt/particulares/apoi ... ao-horaria;
- Fatura (deverá optar por fatura mensal ou bimestral).
Descontos:
- Com potência contratada de 3.45 Kva a 20.7 Kva tem 10% de desconto em horário económico (vazio), 1% de desconto em horário normal (fora do vazio) e 1% de desconto na potência contratada.
A campanha energy2move destina-se exclusivamente a clientes particulares/residenciais.
Para a tua garagem aconselho vivamente a compra de uma wallbox de carga, ou um EVSE que fique sempre lá, de preferência regulável. Podes ver no meu DB a minha MagnumCap (500€), mas já existem muitas no mercado. Sei que as da BMW vão de 700€ a 1200€.
Vê no manual qual a potência do carregador interno do i3, não sei se tens o novo modelo (90Ah) ou o antigo (60Ah).
Em função desta o carregador da garagem poderá ser regulável de 10A (10h de carga noturna) a 30A (3h de carga com pressa).
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por serges »

Muito bem vindo

Venha mais novidades desse pequeno grande Veiculo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

t3lmo Escreveu: quinta abr 20, 2017 9:32 pm Ok, continuando então... tens 3,45kVA, ou seja, 15A de corrente máxima antes de disparar o quadro.
Serve para viver e carregar durante a noite? Sim, mas (de inverno principalmente) podes ter surpresas quando estives a carregar por exemplo a 10A e ligares 1 máquina e um aquecedor/AC.

Como tens os quadros (e instalação) preparada para (pelo menos) 30A, e como um aumento de potência para o escalão acima é muito simples e podes pedir a qualquer momento, vai vivendo assim até te chateares de fazer contas nas cargas noturnas.
estive a ver e a diferença é de 1,5€, acho que vou já pedir...
t3lmo Escreveu: quinta abr 20, 2017 9:32 pm Entretanto deixo o conselho para mudares de tarifário para EDP energy2move, que te trará descontos úteis e ainda 400€ de desconto na fatura durante 1 ano (10x-40€).
Mais detalhes em https://energia.edp.pt/particulares/ser ... ucoes-edp/
Para avançar com a adesão serão necessários os seguintes documentos:
- comprovativo da compra da viatura/documento com matrícula incluída;
- fatura de eletricidade;
- comprovativo de Iban.
Condições obrigatórias para adesão à campanha:
- Débito direto;
- Fatura eletrónica;
- Tarifa Bi-Horária (deverá optar pelo ciclo semanal ou diário) pode consultar a opção horária em http://energia.edp.pt/particulares/apoi ... ao-horaria;
- Fatura (deverá optar por fatura mensal ou bimestral).
Descontos:
- Com potência contratada de 3.45 Kva a 20.7 Kva tem 10% de desconto em horário económico (vazio), 1% de desconto em horário normal (fora do vazio) e 1% de desconto na potência contratada.
A campanha energy2move destina-se exclusivamente a clientes particulares/residenciais.
Algo a pensar depois de ter o carro :)
t3lmo Escreveu: quinta abr 20, 2017 9:32 pm Para a tua garagem aconselho vivamente a compra de uma wallbox de carga, ou um EVSE que fique sempre lá, de preferência regulável. Podes ver no meu DB a minha MagnumCap (500€), mas já existem muitas no mercado. Sei que as da BMW vão de 700€ a 1200€.
Vê no manual qual a potência do carregador interno do i3, não sei se tens o novo modelo (90Ah) ou o antigo (60Ah).
Em função desta o carregador da garagem poderá ser regulável de 10A (10h de carga noturna) a 30A (3h de carga com pressa).
Então assumindo que eu comprava um WallBox ou EVSE de 32A, o que eu tinha de colocar no quadro ? Um dijuntor de 32A e daí ligar a WallBox?

Pergunta bem mais importante, qual a diferença entre WallBox e a EVSE? Uma é portátil e a outra fixa?


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

Ontem fui fazer um TestDrive ao carro, ainda não tinha feito fora do parque de estacionamento, porque o vendedor ainda não tinha seguro no carro.
Gostei muito do comportamento, aquela forma de conduzir somente com 1 pedal é fantástica. Fiquei maravilhado com o carro.

Depois apareceram duas coisas negativas:

1 - OS travões parecia que estavam empenados ou cheios de terra, qd travava parecia um comboio a travar, com aquele barulho metálico de já estar ferro com ferro. Algo muito estranho pois as pastilhas parecem novas, bem como os discos, não percebi bem.
2 - Tentei testar o motor a gasolina, para isso activei a função para manter a percentagem da bateria, mas estranhamente, não consegui ouvir o barulho do motor a trabalhar, nem a andar nem parado, o que é certo é que só gastei 2% para fazer os 15 km do teste com a função activa. Por isso diria que o motor deve ter estado a trabalhar, mas não consegui mesmo ouvir....

Vantagem disto tudo é que o carro vai à BMW fazer a primeira revisão e ai vão ver estas coisas todas e corrigir, se tiver alguma coisa para corrigir.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por t3lmo »

Já tens um disjuntor geral de 40A, para um wallbox ou até para ligares o EVSE numa tomada da garagem convém aumentares o disjuntor dessa tomada para 32A (vejo que tens um de 25A para secção da garagem). Isto para carga mais rápidas.
Para cargas lentas durante a noite a 10 ou 16A só precisas de um novo disjuntor de 16 para a tomada do EVSE/wallbox.

Um EVSE é o carregador portátil que vem o carro, uma wallbox ficará fixa na parede da garagem (lá dentro tem um EVSE também).
Com o tempo vais ter outras necessidades de carga e adaptas-te depois com outros equipamentos.

O botão Save, não provoca o ligar imediato do motor, só o Charge faz isso. Em modo Save a bateria só vai ser carregada depois de alguma utilização e o processo vai sendo esse: uso, carga, uso, etc.
Acredita que quando ligar vais ouvir e bem :P
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


staticx
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda jul 13, 2015 12:18 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por staticx »

Boas tonecas,

O REX que vais adquirir é novo ou em Segunda mão ?
Importado ?

cumprimentos,


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

staticx Escreveu: sexta mai 05, 2017 11:11 am Boas tonecas,

O REX que vais adquirir é novo ou em Segunda mão ?
Importado ?

cumprimentos,
Boas,

só agora as mensagens, tenho de ativar os alertas....

É importado de França, pelo que é em segunda mão, é de fim de 2014.

Cumprimentos


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

t3lmo Escreveu: sábado abr 22, 2017 5:09 pm Já tens um disjuntor geral de 40A, para um wallbox ou até para ligares o EVSE numa tomada da garagem convém aumentares o disjuntor dessa tomada para 32A (vejo que tens um de 25A para secção da garagem). Isto para carga mais rápidas.
Para cargas lentas durante a noite a 10 ou 16A só precisas de um novo disjuntor de 16 para a tomada do EVSE/wallbox.

Um EVSE é o carregador portátil que vem o carro, uma wallbox ficará fixa na parede da garagem (lá dentro tem um EVSE também).
Com o tempo vais ter outras necessidades de carga e adaptas-te depois com outros equipamentos.
Pelo que dizes, o melhor mesmo é aumentar para um de 32A na secção da Garagem e colocar um disjuntor de 32A para a tomada do EVSE/Wallbox.
Assim tenho potencia para o carregador que o carro trás e fica já preparado para uma WallBox.
(Pelo que estive a ver este disjuntores até são bastante baratos)
Certo?

t3lmo Escreveu: sábado abr 22, 2017 5:09 pm O botão Save, não provoca o ligar imediato do motor, só o Charge faz isso. Em modo Save a bateria só vai ser carregada depois de alguma utilização e o processo vai sendo esse: uso, carga, uso, etc.
Acredita que quando ligar vais ouvir e bem :P
Agora é que tu me baralhas-te, tu falas-me num botão Save e eu só conheço um Hold no IDrive :D
Não cheguei a ouvir, mas peloq eu tenho controlado, o carro tem andado a gasolina e alguma bateria, pouca, nos trajetos que tem estado a fazer para ficar pronto para me ser entregue...


Já está quase, já tem as peliculas, pneus novos e já foi à pintura. Está na BMW neste momento, já tem a revisão feita e a maioria dos recall's aplicados.
Falta somente uma correia da bomba de pressão, que aparentemente vai ter de ser trocado ao abrigo de um recall... Mas essa correia só chega dia 9, por isso só na terça à noite é que o vou buscar...

Como ando com o bichinho para o ter, hoje de manha aproveitei uma saída de casa para passar na BMW, para o ver no parque de estacionamento, lá estava ele à espera da correia, ainda com a matricula francesa, só vai levar as chapas na terça-feira....
Enfim, já não falta tudo....

Entretanto já ando a estudar uns addons para liberar a leitura de filmes (vários formatos) em andamento...
De todas as modds que vi na internet, pareceu-me ser a única que me pode interessar...
Já alguém fez isto?

Cumprimentos
Última edição por tonecas em domingo mai 07, 2017 5:22 pm, editado 1 vez no total.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por mafgod »

Podes dar uma indicação do valor que pagaste pelo i3?


Autor do tópico
tonecas
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 19, 2017 10:49 pm

Re: BMW i3 Rex - Tonecas

Mensagem por tonecas »

mafgod Escreveu: domingo mai 07, 2017 5:21 pm Podes dar uma indicação do valor que pagaste pelo i3?
Vou-te responder por pm...

Responder

Voltar para “Automóveis”