Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por paulo f silva »

Muitos Parabéns e bem-vindo.
Também eu me lembro bem de quando surgiu o Ampera\Volt, de o mostrar a esposa todo excitado com a maravilha tecnológica que se apresentava ao mundo, e do sonho que seria um dia ser proprietário de um. Felizmente concretizou-se =)
Um Abraço e boa sorte com o Ampera.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Obrigado alx99.
Paulo F Silva: a esposa estava pelo menos tão entusiasmada como eu antes de fecharmos a compra do Ampera! :)

Deixo aqui uma cena caricata que me aconteceu hoje: vou pôr o carro à carga e a Mennekes está ocupada por um i3. Como mesmo ao lado há uma ficha CEE, saco do meu "cabo da avozinha com adaptador de 5€ do AKI" e meto a carregar.
Qual não é o meu espanto quando, 5 horas depois (a bateria só tinha 2 km restantes), chego para tirar o carro... e tenho o cabo no chão, encostado ao pneu. Estado da carga: a 70%. Estava um Tesla ligado na ficha onde eu tinha deixado o meu cabo ligado... Escusado será dizer que lhe deixei um bilhetinho "pedagógico" no limpa-pára-brisas, a explicar que a luz verde no Ampera não significa que o carregamento está completo, mas sim em curso. É preciso uma lata... (E sim, estamos a falar do mesmo Tesla de que falei uns posts acima, o tal que passa os fins-de-semana estacionado no ponto de carregamento, com a carga mais que completa!)

Além do mais, o bicho estaciona em contra-mão, para não ter que esticar o cabo até ao outro lado do carro para o ligar ao posto. Se eu não tivesse tão bom feitio, tinha era feito uma chamadazita para a PSP...

Imagem


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Ligou para a mobi-e para registar o sucedido, o carro não deu alarme, chegou a fazer logout? Isto está tudo no início, mas as regras e sanções são alteradas conforme os comportamentos, eu ficaria fulo, o cabo dele também ia para o chão.


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Quanto aos pneus, a medida mais usual, (pelo menos nos compressores digitais) é o Bar, é simples converter, no meu a medida recomenda é de 240 kpa.
1 bar= 10 Newton/cm2
1 pascal= 1 Newton/m2
1 bar= 100kpa
2.4 bares= 240kpa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Obrigado Paulo, passei a andar com 260 kPa e não me estou a dar mal, a autonomia parece ter aumentado face aos 200 kPa que utilizava anteriormente.
Não sei se o carro deu alarme, provavelmente não porque o cabo continuava ligado ao carro, ele apenas tirou a ficha do posto. Não liguei para a Mobie, confesso que nem me ocorreu, mas duvido que eles tivessem feito alguma coisa. Passou-me pela cabeça tirar o cabo dele, mas como foi a primeira ocorrência, limitei-me ao bilhete que referi. Vamos ver se volta a acontecer, então a minha atitude será menos simpática.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Já sei que é um risco adicional usar uma extensão com o "cabo da avozinha", mas em caso de emergência... à partida esta seria segura, não? 10-16A, 250V, 3500 W.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Se está apta para 16A, suporta sem problemas 10A, se tiver algum problema não carrega.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Obrigado Paulo, provavelmente vou ter de a pôr à prova durante as festividades que se aproximam e não queria que começasse a cheirar a queimado em casa dos familiares... e não ser do jantar. ;-)

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por RSSilva »

Não tenho confiança em extensões adquiridas de preço baixo.
Por experiência própria, algumas dessas extensões possuem muita borracha e pouco cobre no seu interior...
Suportam a amperagem que habitualmente indicam mas por curtos períodos. se ficarem algumas horas a funcionar, facilmente aquecem.
Nada como na primeira utilização mais prolongada, vigiar se a mesma aquece.




Enviado do meu SM-J510FN através do Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por serges »

Pois eu na altura mandei fazer uns quantos cabos para os encontros nacionais e tal e no minimo 2.5mm e com mais de 20mts estou a vontade de isolamento e fiabilidade!

Nessas coisas não se brinca!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por zeuz »

serges Escreveu:Pois eu na altura mandei fazer uns quantos cabos para os encontros nacionais e tal e no minimo 2.5mm e com mais de 20mts estou a vontade de isolamento e fiabilidade!

Nessas coisas não se brinca!
x2

O que me têm dito é que cabos de 1,5mm são q.b. para 10A, mas para 16A convém ser no mínimo 2,5mm.

Como o EVSE original do Ampera só vai até 10A, essas extensões desenrascam, mas vai vigiando-a. ;-)

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Volt »

Para desenrascar, talvez... Mas isso não pode ser norma. 10A durante uma hora deixam esses cabos no limite. A ficha queimará quem nela colocar os dedos (depois de se desligar!). O melhor é comprar uma extensão como deve de ser. Ou então, fazer uma. Eu já fiz três diferentes (uma para cada um dos VE). Basta comprar ao metro o cabo com fios de 2.5 mm e depois aplicar nas pontas as fichas (macho e fêmea) que quiser. Num dos cabos coloquei as fichas CEE azuis. Ficou 5* e é um descanso. Com isso não se brinca...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por RSSilva »

Volt Escreveu:Para desenrascar, talvez... Mas isso não pode ser norma. 10A durante uma hora deixam esses cabos no limite. A ficha queimará quem nela colocar os dedos (depois de se desligar!). O melhor é comprar uma extensão como deve de ser. Ou então, fazer uma. Eu já fiz três diferentes (uma para cada um dos VE). Basta comprar ao metro o cabo com fios de 2.5 mm e depois aplicar nas pontas as fichas (macho e fêmea) que quiser. Num dos cabos coloquei as fichas CEE azuis. Ficou 5* e é um descanso. Com isso não se brinca...
Sem dúvida

Enviado do meu SM-J510FN através do Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por paulo f silva »

Boas.
Comece por carregar a 6Amp, e logo vê.
Eu também uso uma extensão de 20m, mas quando coloco a 10Amp, a carga é interrompida algumas vezes. Ainda não sei se é da extensão ou da rede, mas como a extensão aquece um pouco é capaz de ser disso.
De qualquer maneira como carrega sempre a 6Amp e de noite, sem interrupções no carregamento, para já ficou mesmo esta...
Abraço.


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Joan 72 esse adaptador do AKi é para adaptar com o cabo portátil monofásico á saída azul de 3 pinos, ou ao cabo com macho menekes?
Há 2 dias fui até Beja e estava tudo avariado, excepto uma tomada simples azul nos 5 carregadores da cidade, não consegui carregar, mas preferia um adaptador para o cabo menekes do que deixar lá pendurado o portátil monofásico.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por zeuz »

Paulo Mendez Escreveu:Joan 72 esse adaptador do AKi é para adaptar com o cabo portátil monofásico á saída azul de 3 pinos, ou ao cabo com macho menekes?
Há 2 dias fui até Beja e estava tudo avariado, excepto uma tomada simples azul nos 5 carregadores da cidade, não consegui carregar, mas preferia um adaptador para o cabo menekes do que deixar lá pendurado o portátil monofásico.
É para a ficha schucko!

A ficha Mennekes além dos contactos de energia - fase/massa/neutro - tem também contactos para comunicação com o posto de carregamento. ;-)

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Vamos lá entrar na parte técnica do ampera, se há um tópico para isso avisem que eu escrevo lá.
Cabo menekes carrega directo de uma wallbox ou de um posto mobi.e, o portátil tem um aparelho para alterar a corrente.
Isso leva a crer que o transformador do carro recebe em corrente trifásica por isso precisa de um circuito que converta em trifásica a monofásica, não sei se os ângulos entre as 3 fases é de 120 graus, em princípio será, mas não será difícil fazer uma wallbox, desde que conheça os valores recomendados por o carregador, tensão, frequência e ângulos,, todas as maneiras um variador de frequência pode custar de 100 a 10000 euros. Se alguém conhece os valores, agradecia.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por rnlcarlov »

Os postos mobie na sua esmagadora maioria são monofásicos. Se um leaf, clone ou ampera se liga a um posto trifásico, usam apenas 1 das fases disponíveis, não há qualquer conversão. Isto tudo em corrente alternada. O que o carregador interno do carro faz ė converter a energia para corrente contínua, que é o que as baterias aceitam directamente.


Paulo Mendez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sexta jan 14, 2011 3:31 pm

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por Paulo Mendez »

Mas isso é o carregador interno, o dispositivo do cabo portátil, qual a função?
O menekes é directo, o outro não.
Que corrente recebe o carregador?
Qual a função da wallbox?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Opel Ampera (mais um!)

Mensagem por joaon72 »

Obrigado a todos pelo contributo.
Como não conheço a secção da minha extensão (mas à vista é seguramente inferior aos 2,5 mm que recomendam), vou deixá-la passar as festas sossegadinha no porta-bagagens. Para ir buscar 10 ou 15 km adicionais de autonomia em casa de familiares, não vale a pena estar a correr riscos.

Falando em festas, aqui fica o resumo da viagem de véspera de Natal, durante a qual ultrapassei os 1.200 kms ao volante do Ampera e tive de abastecer pela primeira vez com hidrocarbonetos. Em minha defesa, fizemos 427 kms num dia (ida e volta de Lisboa a Beja e mais umas voltinhas no destino).

Adorei a experiência de conduzir o Ampera na estrada, de dia e de noite, com e sem chuva. A transição eléctrico-gasolina-eléctrico é realmente imperceptível, o ruído do MCI perfeitamente aceitável, mesmo nas subidas da auto-estrada, e foi muito divertido gerir os 65km de autonomia eléctrica ao longo do dia: "travar" nas saídas da autoestrada recorrendo apenas à posição "L" da manete de velocidades, variar a "velocidade de cruzeiro" segundo estava em modo eléctrico ou "Hold", etc. Únicos pontos negativos, já conhecidos: o alcance dos faróis, especialmente em condições de chuva nocturna, e as escovas limpa-vidros, que estão a pedir uma mudança a curto prazo.

Ficam algumas fotos para ilustrar um dos dias mais divertidos ao volante que tive nos últimos anos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Feliz Natal desse lado e sejam prudentes e sempre alerta na estrada. Muitos e bons kms, amigos/as!

Responder

Voltar para “Automóveis”