BMW i3 do ZEROUM

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

BMW i3 do ZEROUM

Mensagem por luisaraujo »

Olá a todos, sou da zona do Barlavento do Algarve e embora haja um grande défice a nível de rede de carregamentos decidi avançar para a aquisição de um VE.

As necessidades reais são 60 a 70 km dia, ou o dobro caso o veículo seja utilizado em âmbito profissional.

Após muita procura e tentativas de ensaio de veículos, a disponibilidade dos veículos elétricos é tão reduzida que até parece incrível como é que se vendem viaturas com estas características neste país.

Como a aquisição da viatura tinha que ser feita até ao fim deste ano, devido a vários fatores da mais variada ordem acabei por decidir importar um veículo.

O veículo que aguarda transporte para Portugal neste momento é um BMW i3 de 60ah ou 22Kwh ou como lhe queiram designar de 2016 que permite carga AC e DC.

Agora as minhas dúvidas prendem se com alguns pontos que penso que os mais experientes me possam ajudar e que são essenciais para o dia a dia já que está aquisição é uma espécie de leap of faith já que o carro tem uma autonomia muito reduzida e vivo numa região com uma rede de mobilidade nula porque estamos dependentes dum veículo para tudo, quanto mais contar com uma rede de pontos de carregamento.

Como assim o é adquiri com a viatura uma walbox da bmw para colocar na empresa, como disponho de trifásico tanto em casa como no trabalho, idealizei ter pelo menos um carregador no trabalho para que possa ter o carro com 80% da carga disponível em permanência e facilitar uma utilização mais intensiva, já que o objetivo é iniciar a migração dos veículos da empresa para tecnologia elétrica e embora seja um carro com um cariz mais pessoal servira para laboratório do que quero implementar.

O encarregado da venda no concessionário diz que a walbox é a versão 2 é que deverá ser trifásica, até aqui tudo bem, o problema é que já li em alguns sítios que este veículo é mais rápido a carregar em monofásico do que em trifásico, alguém me pode esclarecer?

Outra questão é o cabo para ligar aos pontos tipo 2, e prende-se com o mesmo, devo pedir um cabo menekes para andar no carro por prevenção, mono ou trifásico? No Algarve qual é o cabo mais adequado?

Em relação á garantia dos i's alguém sabe responder se é 2 ou 3 anos? O veículo é de maio de 2016 e tem 30km, mas queria ter um período o mais prolongado possível cá para que esteja protegido pela marca para possíveis problemas que possam surgir.

Infelizmente existe muito pouca informação e os próprios concessionários não ajudam rigorosamente nada neste aspecto porque da pouca oferta existente não dominam a tecnologia especificações e dão até respostas contraditórias em muitas situações, portanto nada melhor que a comunidade responder já que se tiveram de sujeitar a arriscar como eu estou a fazer.

Cumprimentos!

Enviado do meu MI 5s através do Tapatalk

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por Volt »

Viva e bem-vindo.

A garantia é de 2 anos, excepto bateria (5 anos e 100.000 KM para o de 22 kWh, 8 anos para o de 33).

Não vale a pena instalar trifásico de propósito para esse carro, pois o carregador é monofásico e apenas aceita carga a 32 A. Ou seja, 7.4 kW.

O cabo tipo 2 já deve vir com o carro. O que veio com o meu foi preparado para 32 A monofásicos.

Já envio o meu telefone por MP caso tenha mais dúvidas específicas sobre o i3. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por serges »

Acho que o Volt escreveu tudo...

Por isso venham mais duvidas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por luisaraujo »

Sim.. grande Volt, e o tempo que perdeu ao telefone!, já deu uma grande ajuda. muito obrigado.

Então.. mais duvidas:

a wallbox encomendada é 22Kw/3phase 230V, 32A type 2, o sitio a instalar tenho 22 de potencia trifásico, é possível instalar sem ter de pedir um aumento de potencia para já e carregar a 16A? Se for possível, e se for compatível com a viatura assim ficava com aprovisionamento para futuros veículos.

o veiculo só trás carregador lento envse e não trás cabo tipo 2, que cabo devo comprar? se for tipo2 menekes ( o mais usual presumo ), monofásico, ou trifásico, de 16 ou 32A? ( presumo tudo monofásico, já que o carregador do carro é monofásico.. acho eu )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por serges »

Muito bem!

Melhor HelpDesk que isto é impossivel!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por luisaraujo »

Pois quanto mais investigo mais confuso fico, então acho que vou cancelar a encomenda da da wallbox porque até a distancia com o passeio, fica muito justo para os 5m do cabo.

Para já também não quero fazer aumento de potencia no trabalho queria manter o trifasico com 25A.

Portanto a minha questão é, havendo necessidade de manter o carro carregado durante o periodo de trabalho que wallbox aconselham a comprar?
Desejava carregar em 2-3 horas.

Tanto no trabalho como em sítios que vou em trabalho existem fichas CEE, tenho vantagens no uso destas em relação às schuko?

A wallbox portatil, EVportable da walboxok leva vantagem em relação a uma fixa?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por serges »

A ultima questão é obvia ser portatil é excelente agora atenção onde a ligas se aguenta aquela potencia durante muito tempo...

Os 5mts são QB...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por rnlcarlov »

luisaraujo Escreveu: terça dez 26, 2017 7:58 pm o veiculo só trás carregador lento envse e não trás cabo tipo 2, que cabo devo comprar? se for tipo2 menekes ( o mais usual presumo ), monofásico, ou trifásico, de 16 ou 32A? ( presumo tudo monofásico, já que o carregador do carro é monofásico.. acho eu )
Cabo de 32A, claro. Para poder aproveitar a velocidade máxima de carregamento do carro. Quanto ao monofásico vs trifásico, ambos os cabos funcionam. Calculo que o cabo trifásico seja mais caro e o i3 não aproveita isso. Pode-se argumentar que serviria para um futuro carro que suportasse carregamento trifásico, mas provavelmente nessa altura também necessitariam de adquirir mais outro cabo, já que só 1 para os 2 carros torna-se complicado de gerir. Assim penso que monofásico 32A seja o mais indicado agora.
luisaraujo Escreveu: quinta dez 28, 2017 3:26 am Para já também não quero fazer aumento de potencia no trabalho queria manter o trifasico com 25A.

Portanto a minha questão é, havendo necessidade de manter o carro carregado durante o periodo de trabalho que wallbox aconselham a comprar?
Desejava carregar em 2-3 horas.

Tanto no trabalho como em sítios que vou em trabalho existem fichas CEE, tenho vantagens no uso destas em relação às schuko?
Com o carro com a bateria muito descarregada, não há wallbox normal que carregue em 2 horas. Como foi dito aqui, a velocidade máxima de carregamento do carro é 32A 230V, ou seja, cerca de 6,6kW. Com uma bateria de 22kWh, são pelo menos 3 horas.

A vantagem das fichas CEE em relação às Schuko é que estão bem preparadas para longos períodos de correntes elevadas. Tomadas Schuko nunca permitem carregar a mais do que 16A, e mesmo assim é preciso ter alguma atenção quando se está a debitar esta corrente por muito tempo, pois pode haver excesso de calor que pode danificar a tomada. No caso das CEE, elas podem carregar a 16A durante várias horas sem problemas.


Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por luisaraujo »

Vocês são um espetáculo, realmente belo helpdesk, obrigado pela partilha.

Walbox bmw cancelada, irei optar por uma portátil ou da marca chargemaster com opção de chave e tomada mennekes/ tipo 2, podendo assim estar voltada para a via pública com um preço muito simpático (580£).

Pedi no concessionário o cabo em monofásico 32A, porque também não vi necessidade no momento de comprar trifásico.

Mas penso que o caminho será esse, mais viaturas elétricas a uso na empresa, é essa a intenção haja trabalho e dinheiro, que a coisa não é barata, para já será uma experiência tanto com a marca como com a tecnologia. Á muitos anos que resolvi só ter veículos nipónicos por razões várias e só a partir daí as coisas a nível de assistência e durabilidade passaram a correr de forma normal.

Portanto agora será experimentar para ver, penso que tenho tudo para ter uma excelente experiência.

Penso que só faltará mais duas semanas para ter o bolinhas. Irá começar logo com uma aventura que será trazer de Lisboa para o Algarve, sem saber ler nem escrever, e a partir de Aljustrel não existem postos de carregamento, a distância até casa é cerca de 95km com a serra algarvia pelo meio espero não ter de recorrer ao reboque, e ainda vou ter de arranjar um cartão mobi-e que não posso pedir já porque o carro ainda não tem matricula portuguesa. Que vai fazer falta para os PCR. Portanto avezinha-se uma aventura.

Mas penso que era pior vir da Alemanha a conduzir!

Enviado do meu MI 5s através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por rnlcarlov »

rnlcarlov Escreveu: quinta dez 28, 2017 2:02 pm
luisaraujo Escreveu: quinta dez 28, 2017 3:26 am Portanto a minha questão é, havendo necessidade de manter o carro carregado durante o periodo de trabalho que wallbox aconselham a comprar?
Desejava carregar em 2-3 horas.
Com o carro com a bateria muito descarregada, não há wallbox normal que carregue em 2 horas. Como foi dito aqui, a velocidade máxima de carregamento do carro é 32A 230V, ou seja, cerca de 6,6kW. Com uma bateria de 22kWh, são pelo menos 3 horas.
Já agora aproveito para fazer uma correção. Existem carregadores e wallboxes que permitem carregar o carro mais depressa. São wallboxes com carregamento DC (corrente contínua), PCRs caseiros, por assim dizer.

Claro que o preço é elevado. Possivelmente só compensará para empresas com vários VEs que necessitem de os carregar rapidamente.
Por cá não conheço relatos de nenhum destes postos mas aparentemente na Alemanha já vai havendo alguns utilizadores disto:


Link

Este do vídeo é marca chinesa revendida aqui na Europa, mas creio que também já há alguns fabricantes alemães que vão lançar produtos de carregamento DC: https://webasto-charging.com/


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por mafgod »

A respeito do cartão, peça um na prio, creio que basta a matrícula... :)


Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por luisaraujo »

Infelizmente não tem matricula, sei o numero de chassis, mas matricula não tem e até legalizar terá uma provisória, posso dar a matricula de um dos de combustão? acredito que façam conferencia da viatura.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por mafgod »

Custar não custa....:)


Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por luisaraujo »

rnlcarlov , o webasto life é porreiro penso ser o único DC do portfolio, mas ter + de 22kW disponivel já não é para o comum dos mortais na sua casa ou empresa nem os custos são baixos. Já é uma bujarda jeitosa em todos os sentidos.


Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por luisaraujo »

... cartão pedido ... em breve será contactado pela equipa comercial :D

não custou nada para já!


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por mafgod »

Viu a MP? :)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por rnlcarlov »

luisaraujo Escreveu: sexta dez 29, 2017 10:32 pm rnlcarlov , o webasto life é porreiro penso ser o único DC do portfolio, mas ter + de 22kW disponivel já não é para o comum dos mortais na sua casa ou empresa nem os custos são baixos. Já é uma bujarda jeitosa em todos os sentidos.
Gostava mesmo era de uma versão portátil, para quando tivermos mais postos de 22kw. Se os rumores do webasto life ficar entre os 2000-2500€ forem verdadeiros, apesar de ser uma quantia jeitosa, até acho um preço muito porreiro.
Para comparação, a chargebox da Designwerk (que é portátil, ok) de 22kw vende-se a um simpático preço de 15000€.... :shock:


Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por luisaraujo »

rnlcarlov Escreveu:
luisaraujo Escreveu: sexta dez 29, 2017 10:32 pm rnlcarlov , o webasto life é porreiro penso ser o único DC do portfolio, mas ter + de 22kW disponivel já não é para o comum dos mortais na sua casa ou empresa nem os custos são baixos. Já é uma bujarda jeitosa em todos os sentidos.
Gostava mesmo era de uma versão portátil, para quando tivermos mais postos de 22kw. Se os rumores do webasto life ficar entre os 2000-2500€ forem verdadeiros, apesar de ser uma quantia jeitosa, até acho um preço muito porreiro.
Para comparação, a chargebox da Designwerk (que é portátil, ok) de 22kw vende-se a um simpático preço de 15000€.... :shock:
Desculpem a minha ignorância mas uma wallbox a 22kw se for DC é o equipamento que negoceia com o carro então não há restrição á velocidade de carga, desde que o carro aceite DC então estamos dependentes apenas da potência da wallbox, correto? Enquanto AC estamos dependentes do carregador interno do carro.

Se é assim porque é que a maioria das wallboxes, pelo menos as que pesquisei são até 22kw? Ou melhor que viaturas permitem recebem os 22kw em AC para que as wallboxes tenham utilidade.

Por exemplo o carro que comprei só carrega a 7kwh é a tecnologia do carro que é antiga e os mais recentes permitem isto x3 porque permitem receber em trifásico?

Porque se todos os carros forem assim, nas faz grande sentido os postos semi rápidos a 22 supondo que são AC, outra coisa que não sei, ou os MOBI-E são DC?

Enviado do meu MI 5s através do Tapatalk



Autor do tópico
luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por luisaraujo »

luisaraujo Escreveu:
rnlcarlov Escreveu:
luisaraujo Escreveu: sexta dez 29, 2017 10:32 pm rnlcarlov , o webasto life é porreiro penso ser o único DC do portfolio, mas ter + de 22kW disponivel já não é para o comum dos mortais na sua casa ou empresa nem os custos são baixos. Já é uma bujarda jeitosa em todos os sentidos.
Gostava mesmo era de uma versão portátil, para quando tivermos mais postos de 22kw. Se os rumores do webasto life ficar entre os 2000-2500€ forem verdadeiros, apesar de ser uma quantia jeitosa, até acho um preço muito porreiro.
Para comparação, a chargebox da Designwerk (que é portátil, ok) de 22kw vende-se a um simpático preço de 15000€.... :shock:
Desculpem a minha ignorância mas uma wallbox a 22kw se for DC é o equipamento que negoceia com o carro então não há restrição á velocidade de carga, desde que o carro aceite DC então estamos dependentes apenas da potência da wallbox, correto? Enquanto AC estamos dependentes do carregador interno do carro.

Se é assim porque é que a maioria das wallboxes, pelo menos as que pesquisei são até 22kw? Ou melhor que viaturas permitem recebem os 22kw em AC para que as wallboxes tenham utilidade.

Por exemplo o carro que comprei só carrega a 7kwh é a tecnologia do carro que é antiga e os mais recentes permitem isto x3 porque permitem receber em trifásico?

Porque se todos os carros forem assim, nas faz grande sentido os postos semi rápidos a 22 supondo que são AC, outra coisa que não sei, ou os MOBI-E são DC?

Enviado do meu MI 5s através do Tapatalk
Nesse caso DC a 22kw 2-2500 euros para quem tem um parque automóvel é um excelente investimento.

Enviado do meu MI 5s através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição de primeiro VE

Mensagem por rnlcarlov »

luisaraujo Escreveu: sexta jan 05, 2018 8:34 pm Desculpem a minha ignorância mas uma wallbox a 22kw se for DC é o equipamento que negoceia com o carro então não há restrição á velocidade de carga, desde que o carro aceite DC então estamos dependentes apenas da potência da wallbox, correto? Enquanto AC estamos dependentes do carregador interno do carro.

Se é assim porque é que a maioria das wallboxes, pelo menos as que pesquisei são até 22kw? Ou melhor que viaturas permitem recebem os 22kw em AC para que as wallboxes tenham utilidade.

Por exemplo o carro que comprei só carrega a 7kwh é a tecnologia do carro que é antiga e os mais recentes permitem isto x3 porque permitem receber em trifásico?

Porque se todos os carros forem assim, nas faz grande sentido os postos semi rápidos a 22 supondo que são AC, outra coisa que não sei, ou os MOBI-E são DC?
O Renault ZOE perite carga AC trfiásico a 22kW. É o carro mais comum que me lembro. Acho que o novo Smart 4four ED também vai dar isso, ou pelo menos 11kW. Depois há outros que também carregam relativamente depressa. O Mercedes B electric drive carrega a 11kW. Alguns teslas carregam a 11kW, enquanto que outros mais antigos com dual charger também chegam aos 22kW.

Da mobie, os carregadores rápidos com fichas Chademo e CCS são DC. Tudo o resto é AC.

Responder

Voltar para “Automóveis”