O nosso TMX

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O nosso TMX

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífica máquina... :o

Só te posso dar os parabéns, e muitos bons km"s com esta bomba... (Y)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O nosso TMX

Mensagem por visitante1 »

Porreiro pahh!!
Parabéns pela aquisição, sempre a frente
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: O nosso TMX

Mensagem por PetrolEd »

Antes de mais parabéns pelo carro. Qual é a média em auto-estrada a velocidades "normais"?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

O nosso TMX

Mensagem por Volt »

Obrigado a todos pelos parabéns. :-).

A pergunta das médias neste carro não é de simples resposta. Primeiro, porque não tenho o mesmo perfil de velocidade e condução neste carro, que tinha nos anteriores. Depois, porque as características físicas do carro e as novas variáveis são importantes.

Ora, sabendo que neste carro ando normalmente mais depressa do que andava no Leaf ou no i3, ou até em praticamente todos os carros não Tesla que já experimentei, posso dizer que o gasto é ligeiramente superior. Eu esperava gastar facilmente mais de 30 kWh a cada cem km. Felizmente, a minha média está nos 22. Se não tivesse feito a viagem à Guarda atrasado, e não fosse o carro destinado às minhas viagens mais longas em autoestrada, diria que conseguia descer dos 20 com relativa facilidade. Já fiz troços bem abaixo até, mas creio que não será norma, mas excepção. O normal vai ser andar nestes valores entre os 20 e os 25 kWh a cada cem km. Isto permite-me fazer entre 300 a 375 km por carga.

Por outro lado, é fácil querermos andar mais depressa quando a viagem é mais longa, daí que por vezes faço troços a gastar 30, ou até, 40 kWh a cada cem km. É muito? - É. Mas só o faço quando sei que o supercharger está já ali, e depois o outro está acolá, e quando chegar tenho tempo e carga para regressar. :-). É o mesmo que fazia com os outros carros, mas com uma margem maior.

Imagem

Em Anadia, a carregar devagarinho, no segundo encontro regional da localidade.

Imagem

Em Fátima, imagem frequente, no supercharger.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: O nosso TMX

Mensagem por PetrolEd »

Boa, não me parecem consumos nada descabidos para uma utilização normal num carro que pesa 2300kg. Estamos a falar de €5 aos 100 (se for ao preço mais caro da electricidade), nenhum carro a gasóleo com esse peso faz €10 com o gasóleo mais barato, quando mais €5 :lol:

Obrigado pela partilha!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O nosso TMX

Mensagem por MRider »

PetrolEd Escreveu: sexta jun 01, 2018 3:36 pm Antes de mais parabéns pelo carro. Qual é a média em auto-estrada a velocidades "normais"?
O que considera serem velocidades normais?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: O nosso TMX

Mensagem por PetrolEd »

130/140

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O nosso TMX

Mensagem por Jorge Rocha »

Não posso negar que me seduz bastante o X... e os outros também, claro!
Muitos parabéns e retira o máximo partido do veiculo.
Boas aventuras!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O nosso TMX

Mensagem por Volt »

Obrigado. :-).

O carro pesa 2427 kg em vazio... Já cá venho resumir a viagem dos últimos dias...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

O nosso TMX

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Aproveitando a ponte e tirando mais alguns dias de férias, consegui fazer numa semanita uma viagem das habituais em família, e com apenas este VE do seguinte "killer look":

Imagem

O plano não se cumpriu como inicialmente planeado, sobretudo nas horas de partida (o que afectou tudo o resto) e fomos nos adaptando aos novos horários.

Imagem

Iniciámos a viagem já perto das 18 horas. Um pouco tarde. Assim, decidimos jantar em Fátima junto ao SuC (SuperCharger). Já sem tempo para visitar o santuário... A primeira pausa ficou assim logo ao quilómetro 160. Decidimos que seria a única nesta primeira etapa, pois entre jantar e fazer o restante trajecto até Lamego, não haveria tempo para nada mais.

Imagem

Sesimbra-Fátima - 157.2 km - 22.8 kWh aos 100 de média - 36.1 kWh gastos.

Cheguei ao SuC com 8 stalls disponíveis, mas saí já estavam 4 ocupados.

Imagem

Já era quase meia-noite quando chegámos a Lamego. Retirámos só as malas essenciais e deixámos o resto para a manhã seguinte, que já era hora de dormir. A viagem tinha corrido bem. Apesar do carro ter certamente algumas 3 toneladas de peso a ser transportado (2.5 do próprio carro mais nós os 6 e as malas) fizémos consumos abaixo dos 25 kWh aos 100 km. Era uma das minhas expectativas. :-).

Imagem

Fátima-Lamego - 236.2 km - 23.4 kWh aos 100 de média - 55.2 kWh gastos.

Em Lamego carreguei o carro até aos 100%. Foram 27 horas de carga, pois a tomada disponível apenas me permitia carregar a 13A monofásicos (cerca de 10 km de autonomia por cada hora de carga).

Imagem

De Lamego a Anadia são cerca de 160 km. Planeei ir aos dois dias do ERVE. Neste primeiro dia levei a família (lotação esgotada no X, 7 pessoas).

Imagem

Lamego-Anadia - 164.5 km - 21.3 kWh aos 100 de média - 34.9 kWh gastos.

Chegado a Anadia coloquei o carro à carga numa das tomadas do jardim. Mas foi por pouco tempo, pois assim que houve disponibilidade para carregar no posto de 22 kW que fica mesmo ali ao pé, levei para lá o X.

Imagem

Em Anadia sou sempre muito bem recebido. O pessoal trata-nos muito bem e pede sempre para regressarmos no ano seguinte. Desta vez o desfile teve menos VE que o ano passado (creio que perto de 15), mas eram vários os modelos: TMX, TMS, BMW i3, Nissan Leaf 40, Leaf 30, Leaf 24, Renault ZOE 40, Mitsubishi Outlander PHEV, Opel Ampera, Mercedes C350e, Brammo (mota). Sem participar no desfile estiveram uma Renault Kangoo e uma Super Soco (mota).

Imagem

O regresso a Lamego fez-se bem e a tempo de jantar. No dia seguinte haveria outro passeio.

Imagem

Anadia-Lamego - 155.0 km - 25.9 kWh aos 100 de média - 40.2 kWh gastos.

O passeio no dia seguinte foi um pouco diferente. Como ia sozinho, decidi fazer um caminho diferente, o que se notou nas médias e nos km de viagem...

Imagem

Lamego-Anadia - 187.1 km - 19.1 kWh aos 100 de média - 35.8 kWh gastos.

Com o ERVE a terminar, depois de ajudar a desmontar o material UVE, regressei à estrada. Como a hora já ia avançada, decidi parar em Viseu para testar o carregador do Fórum e para comer qualquer coisa fora de horas.

Imagem

Anadia-Viseu - 96.4 km - 22.1 kWh aos 100 de média - 21.3 kWh gastos.

De Viseu a Lamego é um pulinho.

Imagem

Viseu-Lamego - 64.7 km - 19.6 kWh aos 100 de média - 12.7 kWh gastos.

No dia seguinte fomos visitar a Nossa Senhora dos Remédios. Um clássico. :-).

Imagem

Depois, fomos a Vila Real (ao CC Nosso) antes de regressar a Lamego. Era o último dia nesta paragem. Ainda resolvi deixar a família em casa e fazer uma visita ao novo SuC.

Imagem

Lamego-Vila Real-Lamego-Ribeira de Pena - 183.7 km - 20.8 kWh aos 100 de média - 38.2 kWh gastos.

Carreguei no DC (Destination Charger) uns 15 minutos, apenas para o experimentar, pois o SuC ainda não está ligado e eu precisava era de uma ida a um carregador um pouco mais rápido... :-). Daí que a próxima etapa fosse o PCR de Vila Real.

Imagem

Ribeira de Pena-Vila Real - 47.5 km - 14.5 kWh aos 100 de média - 6.9 kWh gastos.

Aqui açambarquei o posto (também não apareceu mais ninguém para carregar). Durante 66 minutos fiquei no carro como se estivesse no escritório, colocando-me a par das novidades noticiosas digitais e deixando o carro com 80% de carga, o suficiente para já não precisar de carregar durante a noite na "pequena" tomada de 13A. Só voltei a carregar no SuC da Guarda.

Imagem

Vila Real-Lamego-Guarda - 141.7 km - 21.3 kWh aos 100 de média - 30.1 kWh gastos.

No SuC apenas quis ficar 30 minutos. Era o suficiente para chegar a Belmonte, Caria (a nova paragem) e ainda fazer uns passeios à Serra da Estrela, onde há que fugir das vacas e do vendaval, mostrando de dentro do carro aos meus miúdos a neve de Junho.

Imagem

O final da viagem estava a aproximar-se. Teríamos de rumar a sul, iniciando a viagem pelos carregadores da A23.

Imagem

Guarda-Belmonte-Caria-Serra da Estrela-Belmonte-Fundão - 184.4 km 20.3 kWh aos 100 de média - 37.5 kWh gastos.

Almoçámos na AS (Area de Serviço) do Fundão. Enquanto o pessoal terminava a refeição, estive um pouco a conversar com um senhor (habitante local) que já leva 9 mil km num Leaf dos novos, em mês e meio. Que grande média mensal. Imagem. Seguimos caminho, depois de bater o recorde de tempo de carga em PCR que tive até ao momento: 77 minutos. Mais de 50 kWh carregados e 90% de carga para atacar o caminho que restava. Dava já para chegar a casa, mas ainda assim, decidimos esticar as pernas na AS de Abrantes, aproveitando a carga rápida disponível.

Imagem

Fundão-Abrantes - 119.7 km - 22.0 kWh aos 100 de média - 26.4 kWh gastos.

Ao fim de 15 minutos seguimos viagem. Já mais descansados, só voltámos a parar em Aveiras de Cima, na AS. Mais uma vez, aproveitei a carga enquanto bebi um café, até chegar uma senhora num ZOE que pediu ajuda para recarregar o carro. Ensinamentos dados à senhora e fomos embora que já havia mais um Leaf à espera.

Imagem

Abrantes-Aveiras de Cima - 95.2 km - 22.6 kWh aos 100 de média - 21.5 kWh gastos.

Chegámos a casa e finalizámos a viagem. No total foram mais de 1924 km nestas mini-férias de 6 dias. O TMX permite fazer viagens destas com muita facilidade. Já estou a pensar na próxima...

Imagem

Aveiras-de-Cima-Sesimbra - 82.7 km - 18.8 kWh aos 100 de média - 15.5 kWh gastos.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O nosso TMX

Mensagem por Volt »

Acho que me esqueci de uma foto importante...

Imagem

Ou duas...

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: O nosso TMX

Mensagem por jmlflorencio »

Pensei que a parte de fugir das vacas fosse brincadeira, mas pelos vistos foi caso sério mesmo :-D

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk


Avatar do Utilizador

Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: O nosso TMX

Mensagem por Nivaldo »

Boas,

Excelente relato :) Excelente DB :)
Gostei principalmente
Volt Escreveu: sexta jun 08, 2018 7:52 pm
De Viseu a Lamego é um pulinho.
....
Viseu-Lamego - 64.7 km - 19.6 kWh aos 100 de média - 12.7 kWh gastos.


Eu na minha folha preciso de sair de Viseu pelo menos com SOC 80% e tenho de chegar à Ponte Pedrinha pelo menos com SOC 30% para subir Castro Daire e chegar ao cruzamento de Bigorne com energia suficiente para subir a rampa da A24 (já cheguei lá com 4%) e depois as descidas fazem milagres :)

Numa noite friaaa, depois de perceber que não conseguia chegar a Bigorne, tive de parar na oficina a seguir às bombas de gasolina da Sra da Ouvida e pedir uma tomadinha para, a 16A carregar durante uma hora.

O suficiente para fazer os 10 km's que me estavam a faltar para chegar à rampa da A24.

Além do adiantado da hora, pedir para ligar o carro a pilhas a uma tomada já tinha sido um impacto. E passado uma hora perguntar quanto devia é que foi!!!
Depois de várias maratonas entre o gabinete e a estufa onde o gerente estava a pintar e depois de consultar várias faturas da EDP lá ouvi um deixe o que entender.
Agradeci imenso e dei uma notinha de 5,00€ e fiquei com a ideia que eles não se aperceberam no excedente que estava a dar :)

Outra referência que tenho é que se sair de Lamego com SOC a 100% só na subida da A24 até Bigorne evaporam 20%. Chego a Bigorne com 80% e depois descendo Castro Daire, chego a Ponte Pedrinha com os mesmos 80%.

Reparem na diferença
Volt Escreveu: sexta jun 08, 2018 7:52 pm Lamego-Anadia - 164.5 km - 21.3 kWh aos 100 de média - 34.9 kWh gastos.

Anadia-Lamego - 155.0 km - 25.9 kWh aos 100 de média - 40.2 kWh gastos.

TESLA é mesmo outro loiça de capacidade :)
Volt Escreveu: sexta jun 08, 2018 7:52 pm

Chegámos a casa e finalizámos a viagem. No total foram mais de 1924 km nestas mini-férias de 6 dias. O TMX permite fazer viagens destas com muita facilidade. Já estou a pensar na próxima...
Felicidades!!
Vou seguir atentamente este DB! Promete :)
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O nosso TMX

Mensagem por MRider »

PetrolEd Escreveu: segunda jun 04, 2018 3:56 pm130/140
Ah não sabia que não estava em Portugal. Em que a velocidade máxima permitida é de 120 kmh.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O nosso TMX

Mensagem por RSSilva »

que linda máquina. Parabéns


Enviado do meu SM-J510FN através do Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O nosso TMX

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos.

Obrigado. :-).

No primeiro mês do TMX, as várias viagens (a Norte) feitas totalizaram quase 5 mil quilómetros. Este carro foi mesmo feito para "comer" quilómetros. As minhas viagens diárias rotineiras continuam a ser feitas de Vectrix ou i3, pelo que, ainda assim, o TMX passa muito tempo fechado na garagem...

Um dos feitos que atingi, durante estas viagens, foi a "ultrapassagem" dos quilómetros eléctricos aos quilómetros "não-eléctricos". Estimo ter cerca 260 mil quilómetros feitos a combustão até hoje. Com a passagem dessa marca em quilómetros movidos a electrões, criei um marco importante no meu percurso de vida.

Claro que me importa mais que os meus filhos tenham um paradigma diferente, pois viajar com os electrões é, para eles, absolutamente normal. Mas não posso deixar de assinalar este marco. Sou, a partir deste momento, alguém a quem o compromisso de emissões diminutas ultrapassou em grande o passado banalizado e ambientalmente inconsciente.

Há coisas que todos os que optaram por "fazer a sua parte" têm de dizer, mesmo que outros sintam que estão a ser "esfregados por afirmações intolerantes", - Que não o são! São meras constatações de factos que não há forma de mostrar que não pique a consciência e a inveja de quem ainda não a tem. E mostrá-lo é uma obrigação moral. - essas coisas são algo do género:
- Optei conscientemente por corrigir erros passados, afastando-me do egoísmo de quem não liga à herança ecológica que deixa aos filhos da nossa geração. Fi-lo de boa vontade e sem perder na balança dos feitos. Pelo contrário. As vitórias são tantas que já nem recordo derrotas. Devem ter existido, mas nem me lembro, nem me interessam. :-).
- Os meus filhos vão vivendo uma realidade que eu adorava ter vivido na minha infância. Bom era que os filhos de todos a vivessem.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: O nosso TMX

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns por esse marco.

Passo a passo, vamos todos mudando esse paradigma, rumo a um futuro melhor.

Ou pelo menos assim esperamos.

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O nosso TMX

Mensagem por serges »

Os meus parabéns, agora é kms com fartura!

Força nisso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

O nosso TMX

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos.

É Verão. Os dias andam mais secos e a minha rotina tem sido em duas rodas, o que tem deixado o TMX na garagem... Ele está mesmo à espera das férias e dos fins-de-semana prolongados.
Férias essas que ainda não chegaram.
Por outro lado, o fim-de-semana do ENVE já estava reservado para o trabalho de apoio à causa. Todos os anos tenho conseguido ajudar, embora cada vez com mais esforço. Este ano não foi excepção. Na sexta-feira à tarde, apesar de ter de férias uma grande fatia da minha equipa profissinal (no meu real emprego Imagem), lá consegui deixar tudo pronto e sair mais cedo a caminho de Leiria.

Imagem
(foto1 AS Aveiras de Cima).

Combinei encontrar-me com a minha mulher e filhos na AS de Aveiras de Cima, pois ela, indo de i3 (no Rex), iria precisar de recarregar uma ou duas vezes pelo caminho, conforme a disponibilidade dos postos e a vontade de não gastar derivados de petróleo (e conseguimos gastar zero!)... Já o TMX, podia fazer a viagem directo sem paragens, mas iria ficar a acompanhar.

Imagem
(foto2 AS Santarém).

Depois fomos até à AS de Santarém, que também estava livre, daí que aproveitámos e carregámos em simultâneo (apenas 4.20 kWh para o TMX), pois carregou em AC. Demorámos 16 minutos, o normal para as crianças esticarem as pernas, irem ao WC e seguimos caminho.

Imagem
(foto3 AS Leiria).

A seguir parámos em Leiria, mas foi só para verificar que também este PCR estava bom e livre. :-). O ENVE era já ali e nem um minuto demorámos na AS... O resto da carga foi no ENVE e no Lisotel (excelente escolha, tenho de lá voltar mas com tempo para desfrutar das instalações).

Imagem
(foto4 Circutor)

Imagem
(foto5 Lisotel)

Depois o resto, é história. :-). O ENVE foi grandioso, mas também cansativo para toda a equipa que ajudou a realizá-lo. O TMX participou no evento em que desenhámos o 1,5º (o limite na subida de temperatura que esperamos que se cumpra), tal como no encontro de Tesla e no momento Tesla (foi muito engraçado passar pelo recinto de portas abertas a anunciar este evento, com a reacção incrível das pessoas que nos viam e partilhavam connosco o espírito da nossa ME).

Imagem
(foto6 AS Leiria)

No regresso, muito cansados, repetimos o percurso da ida. Descemos à AS Leiria onde só vimos que o carregador estava funcional e continuámos para Santarém. Como aqui os carros podem carregar em simultâneo, parámos outros 16 minutos (4.52 kWh inseridos no TMX).

Imagem
(foto7 Placa ENVE A1)

Seguiu-se Aveiras de Cima. Era a última paragem antes de casa. O i3 carregou e lá seguimos para os nossos lados entre o Tejo e o Sado.

Imagem
(foto8 AS Aveiras de Cima)

Para o ano há mais. Se tudo correr bem, rumamos a sul.

Imagem
(foto9 TMX a anunciar evento)

Imagem
(foto10 Momento Tesla na sala de Conferências do ENVE)

Imagem
(foto11 1,5º)

Para finalizar, não se esqueçam que, ao terminar o ENVE, há que "limpar" os postos onde colocámos os convites ao ENVE. :-D.


Link
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O nosso TMX

Mensagem por Volt »

Olá a todos.

Há muito tempo que não escrevo aqui nada. O X não é carro de andar muito e está dedicado às viagens grandes que gosto de fazer mais a família (e também é usado sempre que é preciso fazer de "autocarro" pois os 7 lugares dão jeito).

Antes da pandemia chegar, visitámos o Sul de França, Norte de Itália, Eslovénia, Croácia, Bósnia, Montenegro. Depois disso temos apenas viajado pelo país.

Não tenho queixas a fazer do carro. É muito confortável em todos os aspectos e é um descanso extra poder viajar por todo o lado onde há superchargers (e nem a energia pagamos).

Está agora com 75 mil quilómetros. Foi chamado há pouco tempo à oficina para receber um e-mmc novo (recall da marca).

E é só. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Automóveis”