DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico




Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 319
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques » sexta mar 13, 2020 6:55 pm

Considerando que todos os postos serão pagos, vale a pena analisar bem quando se justifica ou não o carregamento elétrico do Outlander...
Considerando também que estando sem bateria, seguir a gasolina terá um custo médio de 10€/100km.

Também considero que para fazer 100 kms será necessário 3 cargas de 9 kWh, o que implica que essas 3 cargas, no total não tenham um custo superior a 10€.
Vou usar os preços da energia do CEME EDP.

PCRs: para carregar 9kWh serão necessários 24 minutos
Custo de operador 0,00€ dá um total de 5,61€/100kms Ex. LLE-00017 Loulé
Custo do operador 0,056€/min dá um total de 10,56€/100kms Ex. LRS-00007 Loures
Custo do operador 0,11€/kWh dá um total de 9,81€/100kms Ex. LLE-00028 Loulé

Ou seja, para PCRs não compensa carregar quando o preço do operador ultrapassar os 0,06€/min ou os 0.12€/kWh.

No caso dos PCN, não compensa carregar quando o preço OPC é superior a 0,01€/min
Para cobrança pelos kWh é igual aos PCRs

Naturalmente que do ponto de vista ambiental é sempre preferível usar eletricidade.


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15519
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges » terça mar 31, 2020 5:10 pm

Ora nem mais, nada como fazer contas...

Concordo que se houver a hipotese de andar no modo electrico irei na mesma opção já que se o custo for cêntimos irei escolher tal!

Cada cabeça sua sentença!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 319
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques » terça mar 31, 2020 8:06 pm

Pois eu também prefiro andar a eletricidade...
Quando a gasolina o MCI pouco se ouve, mas só de pensar que está a funcionar já me incomoda.

Só que, a verdade é que na maioria dos PCR (e o mesmo acontecerá com os PCN) o carregamento para carros que fazem a carga a baixas potências sai muito caro.
No meu concelho o custo dos 100kms fica por 16,23 euros, nos novos PCR, que ainda nem foram ativados.
Percebi logo o problema quando vi o concurso publico e avisei tanto em AM como ao Presidente e vice-Presidente, que deveriam negociar as condições, caso contrário os preços para os utilizadores seriam muito elevados.... mas parece que vão mesmo abrir com o preço mais elevado.


Freddy_krueger
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 916
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger » quarta abr 01, 2020 2:58 pm

Pois, 9 kwh em 24 minutos... tem de ficar caro...

Se pensarmos num posto com potência de fornecimento de 50kwh, daria uns potenciais 20kwh nesses 24 minutos... carregar 9 é menos de metade...

Mesmo o Leaf, só compensa um PCR dos 0 (ou lá perto) aos 60% pois depois começa a baixar velocidade carregamento...
"Freddy Krueger"
Fotovoltaico: 6 Paineis Autoconsumo
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 319
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques » quarta abr 01, 2020 9:37 pm

Freddy_krueger Escreveu:
quarta abr 01, 2020 2:58 pm
Se pensarmos num posto com potência de fornecimento de 50kwh, daria uns potenciais 20kwh nesses 24 minutos... carregar 9 é menos de metade...
Pois, mas o Outlander não carrega a 50kW

Responder

Voltar para “Automóveis”