Renault zoe 22kw

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Olá malta,

Hoje foi dia de levantar o meu primeiro automóvel eléctrico e começar logo com uma viagem Lisboa / Porto, ainda por cima com o mau tempo que se fazia e faz sentir.
O menino é um Renault Zoe, branco, de Dezembro de 2015, com 15.000 km e baterias proprias.
Para uma viagem inaugural, portou-se muito bem. Rola bem, trava bem, acelera bem e tem uma autonomia engraçada para um veículo citadino. Para uma viagem destas, está no limite do aceitável.
Na autoestrada Lisboa / Porto, em todas as áreas de serviço, existe um posto de carregamento...só mesmo 1. Conseguem no maximo carregar 2 carros, desde que a "tomada" seja diferente. Tive que parar 2 vezes, mais ou menos 50 minutos de cada vez para carregar até 99% e sempre como margem de segurança, autonomia suficiente para chegar a próxima área de serviço, caso fosse necessario. Para uma primeira viagem, impecavel. Nada de ansiedade e ainda cheguei a casa com autonomia para 70km. A última vez que carreguei foi na mealhada.
Não houve fotos, devido ao tempo horrível.
Está a carregar na garagem, sem problemas.

P.S. Obrigado Sergio Relvas, sem ti, o menino tinha que vir de camião.

...continua.

Luis Costa.
Anexos
zoe8.jpg
zoe7.jpg


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

Muitos parabéns pela carro... desejo muitos e bons kms.

Isso é que foi um começo em grande.

Esses postos que usaste tem CCS2 a 50kW e tem a CHAdeMO também a 50kW e uma Type2 a 43kW
Se tiver um carro na CHAdeMO não podes usar a CCS2.
Mas o Zoe tem a vantagem de carregar a 22kW na Type 2 e alguns também a 43kW
Pelo que parece seram mesmo os unicos que conseguem usar em pleno os PCN de 22kW.

Qual foi a tomada que usaste e sabes se o teu dá 43kW na Type 2 ?


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Ola APHenriques,

Obrigado.
Usei a tipe 2 de 43kw. Na mealhada estava um Hyundai a usar uma tomada e eu utilizei sem sobresaltos a do zoe. Devido a chuva, não deu para estar a ver e a fotografar o carregamento e ecrã do carregador mas no carregamento junto do Hyundai foi bem mais lento do que o primeiro em Leiria e sozinho.
Penso que devido ao ano, o meu carregador deve ser 22kw, depois confirmo.

Luís Costa.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por pemifer »

Parabéns pela máquina!
Com uma viagem inaugural dessas todas as viagens se tornarão fáceis!
Atenção que nem todos os PCR permitem carregamento AC e DC em simultâneo, só alguns!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

Tenho acompanhado a evolução dos preços dos postos públicos. E partilho aqui num tópico de forma a alertar para preços muito elevados.
Só que baseio-me apenas nas tabelas e simulador.
O posto de Leiria é da Propel-Cepsa, o que segundo a tabela é dos mais caros.
Se puderes gostava que partilhasses os valores pagos nestes postos.

O problema é que são pagos por tempo. Seria justo que ligados a Type2 o preço tivesse algum desconto... mas pelo que parece não tem.
Pela tabela, 50min em Leiria teria custado perto de 13.00 euros.
Já na Mealhada tem um melhor OPC e supostamente o mesmo custará 9.50 euros.
confirmas?


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Em Leiria, 0.5€ por utilização, 0.10€ por minuto. 1 hora de carregamento 6 € mais 5 centimos. Total: 6.05€.
Mealhada, 0.0 € por utilização, 0.10€ por minuto. Apenas 5 cêntimos mais barato pelo mesmo tempo de utilização. Na Mealhada, o posto estava a ser utilizado por outra viatura e utilizei a tomada Tipe2 ao mesmo tempo que a outra viatura carregava. Achei o carregamento mais demorado...

Luís.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

luisdacosta Escreveu: sábado dez 21, 2019 5:29 pm Em Leiria, 0.5€ por utilização, 0.10€ por minuto. 1 hora de carregamento 6 € mais 5 centimos. Total: 6.05€.
Mealhada, 0.0 € por utilização, 0.10€ por minuto. Apenas 5 cêntimos mais barato pelo mesmo tempo de utilização. Na Mealhada, o posto estava a ser utilizado por outra viatura e utilizei a tomada Tipe2 ao mesmo tempo que a outra viatura carregava. Achei o carregamento mais demorado...
Não.
Segundo a tabela o preço por minuto em Leiria é de 0,15€, a não ser que a Type 2 tenha um preço diferente dos carregamentos DC.
Ou seja, deveria ser 9,05€
Viste bem esse preço?
Depois tens de acrescentar o IVA e o custo da energia... o total deve rondar os valores que indiquei.
Certo?


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Ora bem, devido ao temporal de ontem, acabei por não tirar fotos do carregamento e um pequeno video de como fazer... fica para a proxima.
Certeza, só quando vir os valores que foram debitados no cartão.
Os numeros que falei, estavam afixados na própria máquina. As duas que utilizei eram facturadas ao minuto e não a energia. Vi um video de alguém a utilizar uma das máquinas da A1 e essa era cobrada por kw e não tempo.
Espero não estar enganado... :roll:


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

São coisas diferentes.
O que viste foram os custos do OPC.
Esses podem ser faturados ao minuto ou ao kWh... ao minuto acaba por ser sempre pior, pois depende do carro.

Mas a somar a isso tens o custo do CEME que é sempre em kWh, pois é a energia consumida no carregador durante a carga.... e essa também tem de ser paga. E que ronda com IVA os 0,20€ por kWh... ou seja, se carregares 20kWh dará aproximadamente 4 euros a somar ao custo do OPC.


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Ok. Entendido. Obrigado pelo esclarecimento.
Foi a primeira vez que utilizei e ainda por cima com um cartão emprestado...
Entretanto o meu cartão da EDP chegou durante o dia de sexta-feira e já pedi para activar.
A ideia é carregar quase sempre em casa e de vez em quando num passeio utilizar os carregadores pagos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por serges »

Ora muito bem uma boa odisseia, chamar estes carros de citadinos é brincar com a malta em 2006 tinha 60kms com o vento a favor e depois lá foi subindo...

Bem adoro este pequeno enorme carro e invejo muito o 5º lugar nuca me fez falta mas agora é para rir pois é quase sempre no Ampera...

Parabéns pela escolha e agora kms para cima, tenta saber o estado da bateria e estudar um pouco o veiculo para saber o real estado do mesmo, manutenções e locais para visitar para a sua manutenção... já o deves ter feito mas depois partilha com a malta!

P.S.: Não tens de agradecer este é o espirito que deveria existir na comunidade e que continua a existir, depois partilho os consumos/custos pois ainda não apareceu nada!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por pemifer »

É muito difícil alguém ter a mínima ideia do que irá pagar sem recorrer a um Excel ou a uma App.
Até porque há uma diferença entre o que o posto indica como tempo de carregamento e o que é registado na Mobi.e.
Para saber os custos é usar a App Miio. É muito importante saber o dia e a hora uma vez que os custos variam consoante o dia e a hora.
Para saber o que virá na fatura em termos de tempos é consultar o site da Mobi.e.
https://www.mobie.pt/personal-area/history



Imagens relacionadas com o meu ultimo carregamento rápido
Este foi o carregamento, eu tiro sempre esta foto.
20191208_162619.jpg



Estes são os dados no site da Mobi.e https://www.mobie.pt/personal-area/history
Tem 3 carregamentos no dia 9 mas foi uma pessoa a quem emprestei um cartão que os fez.
Untitled.jpg


Estes são os dados da App Miio. (até tem uma foto do meu carro!)
20191222_225442.jpg

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por pemifer »

Ainda em relação ao meu carregamento de 8 de Dezembro e à App Miio...

É possível ver os preços de TODOS os CEME.
20191222_225500.jpg

Selecionando as 3 bolinhas à frente do preço de cada CEME tem-se acesso ao detalhe do cálculo.
20191222_225511.jpg


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

Uma discrepante na contagem do tempo que não se compreende.

E como são contabilizados os segundos... arredondados para cima ou para baixo, ou mesmo como fração de minuto?


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Ola malta,

Espero que tenham tido umas boas festas.
Já sei ao certo, quanto gastei na minha viagem inaugural, Lisboa/Porto, no meu Renault zoe, nas duas paragens que fiz para carregar. A primeira em Leiria: 11, 37€ e a segunda na Mealhada: 9,33€. Total: 20.70€, um exagero na minha opinião.
Tendo como comparação o meu classe A, que gasta em media 5 litros de gasóleo , a uma velocidade constante de 100km/h, que foi aproximadamente o que fiz. Custando cada litro de gasóleo aditivado, já nem vou para o dos hipers, 1.45€, gastaria aproximadamente 22€ para fazer a viagem e gastaria menos 2 horas. Afinal, a grande vantagem dos eléctricos, que na minha opinião, era o reduzido custo por km, comparativamente a um veículo de combustão, neste caso é 0.

Luís Costa.
Anexos
20191226_140932.jpg


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

Pois... eu tenho referido isso mesmo repetidamente.
Mas, a grande vantagem dos elétricos é a possibilidade de carregar em casa com a tarifa bi-horária.

Na utilização de postos públicos, que em breve serão praticamente todos pagos, a diferença para um carro a gasolina ou gasóleo acaba por não ser muita.
Para quem faz viagens, ou seja, não pode abastecer maioritariamente em casa, tanto um híbrido adaptado a GPL ou um GNC farão consumos mais baixos e com um menor custo de aquisição.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

APHenriques Escreveu: sábado dez 21, 2019 11:03 am Pela tabela, 50min em Leiria teria custado perto de 13.00 euros.
Já na Mealhada tem um melhor OPC e supostamente o mesmo custará 9.50 euros.
confirmas?
luisdacosta Escreveu: quinta dez 26, 2019 3:15 pm Já sei ao certo, quanto gastei na minha viagem inaugural, Lisboa/Porto, no meu Renault zoe, nas duas paragens que fiz para carregar. A primeira em Leiria: 11, 37€ e a segunda na Mealhada: 9,33€. Total: 20.70€, um exagero na minha opinião.
Tendo como comparação o meu classe A, que gasta em media 5 litros de gasóleo , a uma velocidade constante de 100km/h, que foi aproximadamente o que fiz. Custando cada litro de gasóleo aditivado, já nem vou para o dos hipers, 1.45€, gastaria aproximadamente 22€ para fazer a viagem e gastaria menos 2 horas. Afinal, a grande vantagem dos eléctricos, que na minha opinião, era o reduzido custo por km, comparativamente a um veículo de combustão, neste caso é 0.
Como podes ver as minhas simulações não falharam por muito...
Ainda pensei que houvesse algum desconto pela utilização da Type 2 com menos potência.


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Pois.... andaram muito perto mesmo...infelizmente.
No meu caso, 99% das vezes é para carregar em casa na garagem, mas com estes valores não auguro nada de bom. Acaba o negócio lucrativo dos combustíveis, começa o negócio super-lucrativo dos carregamentos de automóveis eléctricos...

Luís.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por APHenriques »

Ao contrário do que pode parecer, o lucro dos OPC não é muito significativo.
Na verdade esse é um problema para a falta de investimento dos OPC.... mas alguns abusam nos preços, o que implica uma diferença muito grande em relação ao preço de casa. É o caso do Propel-Cepsa.
Já sobre a parcela dos CEME não há muito a fazer.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por serges »

POis infelizmente cada um tem a sua forma de taxar, para mim apos a confirmação do amigo Luis é mesmo a Prio com a taxação ao minuto em que prejudica imenso os utilizadores Zoe e outros que não tenham uma velocidade elevada de carga em que se querem mesmo ter a autonomia desejada é um custo elevado e similar aos de combustão...

Honestamente creio que é injusto e no mínimo revoltante, já em alguns países estão a banir essa forma de taxação...

Aguardemos por novidades pois estamos muitos verdinhos nestas coisas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”