Govecs S2.4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Jorge, e é o BMS que corta ou é aquele limite definido no controlador? Usaste o logging do controlador para tirar esses valores?

Entretanto, já tens a regenerativa a funcionar?


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S2.4

Mensagem por cuttysark76 »

Mais um muito interessado em saber informações sobre a travagem regenerativa!
Eu só pretendo tirar o limite de velocidade por causa das descidas, não para manter essas velocidades. Obrigado pelo log Jorge! Confirma-se o que já tinhas dito!

Eu tenho um cabo que me permite ligar à porta que existe no pack de baterias. É necessário algum software específico para obter leituras? Ou basta um daqueles programas tipo telnet ou putty?
Imagem


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Tens a certeza do que estás a fazer? Não estou a perceber o que estás a querer ligar... Na porta do pack de baterias está o BMS, que tanto li que era RS-232 como não ser RS-232 e ser algo mais proprietário... O limite de velocidade não está no BMS, está no controlador.. De qualquer forma esperas ligar a ficha RJ-45 onde?

O que precisas é disto:

http://www.electricmotorsport.com/ev-pa ... 8-280.html


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

Hehe! Não sei de todo o que estou a fazer, mas a minha ideia era fazer uma leitura das células para as Conhecer!!! Ligaria a RJ45 ao meu portátil!

Quanto ao controlador, não vou inventar a Roda. Conto contigo e com o Jorge Rocha! Hehe
Última edição por cuttysark76 em sábado fev 28, 2015 8:00 pm, editado 2 vezes no total.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

Pagaste isso tudo pelo cabo ?!?


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Pois, mas ninguém tem o software gestão do BMS (que eu saiba) e não faço ideia se é série ou não...

Esquece os preços, é só para veres o que precisas, depois vais ao ebay à procura, arranja-se o cabo entre os 100 e 200€. Eu não tenho o adaptador CAN, é emprestado...


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

Vou tentar! Há uns Rs232 readers que são grátis... Pode ser que dê para obter algum log. Se funcionar dou-te um cabo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Govecs S2.4

Mensagem por Jorge Rocha »

karamelo Escreveu:Jorge, e é o BMS que corta ou é aquele limite definido no controlador? Usaste o logging do controlador para tirar esses valores?

Entretanto, já tens a regenerativa a funcionar?
Foi o BMS a cortar. Eu estava a utilizar a T3.4 com o pack de 1,5KWh para fazer os testes (em breves segundos). Também foi depois com o mesmo conjunto que fiz os testes de estrada, com um amperímetro e um voltímetro, para depois em simultâneo fazer as leituras às velocidades referidas.

A regenerativa ficará nesta próxima semana que vem.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Govecs S2.4

Mensagem por jmal »

karamelo Escreveu:Pois, mas ninguém tem o software gestão do BMS (que eu saiba) e não faço ideia se é série ou não...

Esquece os preços, é só para veres o que precisas, depois vais ao ebay à procura, arranja-se o cabo entre os 100 e 200€. Eu não tenho o adaptador CAN, é emprestado...
cuttysark76 Escreveu:Vou tentar! Há uns Rs232 readers que são grátis... Pode ser que dê para obter algum log. Se funcionar dou-te um cabo!
Conseguem saber qual é o modelo do bms ?? versão ? chip ? etc ?


Cuidado a mexer com cabos e sw, qualquer procedimento mal efectuado e pode "brickar" a coisa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

Nada feito, a porta ethernet não liga. Vou comprar um dongle USB rs232 no ebay. Pelo que percebi, sacar um log não é complicado, dará algum trabalho interpretá-lo.


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re:

Mensagem por karamelo »

cuttysark76 Escreveu:Nada feito, a porta ethernet não liga. Vou comprar um dongle USB rs232 no ebay. Pelo que percebi, sacar um log não é complicado, dará algum trabalho interpretá-lo.
Não podes ligar uma porta rs-232 a uma porta ethernet, ainda te arriscas a fritar qualquer coisa...

O problema é saber qual o protocolo do lado do rs-232, duvido que seja uma coisa simples com interpretador de comandos...


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

jmal Escreveu: Conseguem saber qual é o modelo do bms ?? versão ? chip ? etc ?


Cuidado a mexer com cabos e sw, qualquer procedimento mal efectuado e pode "brickar" a coisa.
Não dá para ver grande coisa:
Govecs%20BMS%20002.jpg
Govecs%20BMS%20002.jpg (272.03 KiB) Visto 1842 vezes
Govecs%20BMS%20001.jpg
Govecs%20BMS%20001.jpg (316.64 KiB) Visto 1842 vezes
Govecs%20original%20BMS.jpg
Govecs%20original%20BMS.jpg (162.36 KiB) Visto 1842 vezes
As fotos não são minhas, são de outro forum, eu não abri o pack de baterias da minha... O Jorge Rocha se calhar tem melhores informações...

Reparem que a placa em piggyback diz RS232 e a placa de baixo tem os pinos para um I2C numa das fichas.


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Para os curiosos, cá vai um screenshot do software que encontrei pela internet:
Untitled.png
Untitled.png (451.66 KiB) Visto 1838 vezes
Untitled.png
Untitled.png (1.05 MiB) Visto 1838 vezes


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

A Prio deve ter este software. Alguém comprou a moto a eles?


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Eu comprei, mas o software só está disponível para as oficinas...


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S2.4

Mensagem por cuttysark76 »

jmal Escreveu: Conseguem saber qual é o modelo do bms ?? versão ? chip ? etc ?
.
Eu acho que o BMS é proprietário, por causa do número que têm gravado na placa das imagens do Karamelo, que é semelhante ao meu,mas com a diferença de ser de 40ah. Imagem


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

O Jorge Rocha deve saber, dado que ele tem packs destes estragados com ele e já os deve ter desmantelado até ao último parafuso!!!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Govecs S2.4

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu gosto muito de ver o BMS a trabalhar, mas infelizmente estes são muito malandros!!! :)
Balanceamento ainda não consegui proporcionar em nenhum (deve estar desligado na programação).
Corte por tensão alta, também não é uma constante (penso que umas vezes corta pela tensão total e não pela tensão de uma primeira célula que ultrapasse os valores recomendados).
Na tensão baixa, já desliga muito bem, ou até bem demais, que depois não liga para receber carga e tem-se a morte do pack à perna (isto não acontece sempre, mas já tive duas situações de salvamento atempadamente).

Tenho algumas células (mais de 400) que se rompeu seu fusível interno da célula, quando estavam com carga a mais (por falta de protecção de tensão alta).
Depois de passados muitos meses de repouso, perfurei-lhes a cápsula, fazendo a união física que o fusível tenha desfeito. Suas tensões ainda estavam altíssimos, nos 4,30V, mas por terem estado tanto tempo em stress, depois de lhes ser retirada a pressão acumulada (pela perfuração) sua auto-descarga passou a ser brutal e sua capacidade muito reduzida.
Alguns BMS já vêm com alterações de origem, tendo sido feitas ligações externas ao circuito impresso.

Não favorece nada estas praticas scooters, este historial... com muita desilusão minha, que até tinha feito o investimento pensando que seria um produto de qualidade, como é em alguns aspectos, mas que noutros fica muito a desejar.

Alerto para quem as tem, que faça uma verificação de todas as células, para se garantir que estão balanceadas.

Alerto também para que nunca desçam passeios nas diagonal, tendo a cremalheira da correia desse mesmo lado (o esquerdo), pois o risco de partir a correia e, ou pior, a cremalheira, é muito grande. Já aconteceu a quem trabalha nos CTT, e não foi só uma vez...
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Jorge Rocha Escreveu:Eu gosto muito de ver o BMS a trabalhar, mas infelizmente estes são muito malandros!!! :)
Balanceamento ainda não consegui proporcionar em nenhum (deve estar desligado na programação).
Corte por tensão alta, também não é uma constante (penso que umas vezes corta pela tensão total e não pela tensão de uma primeira célula que ultrapasse os valores recomendados).
Na tensão baixa, já desliga muito bem, ou até bem demais, que depois não liga para receber carga e tem-se a morte do pack à perna (isto não acontece sempre, mas já tive duas situações de salvamento atempadamente).

Tenho algumas células (mais de 400) que se rompeu seu fusível interno da célula, quando estavam com carga a mais (por falta de protecção de tensão alta).
Depois de passados muitos meses de repouso, perfurei-lhes a cápsula, fazendo a união física que o fusível tenha desfeito. Suas tensões ainda estavam altíssimos, nos 4,30V, mas por terem estado tanto tempo em stress, depois de lhes ser retirada a pressão acumulada (pela perfuração) sua auto-descarga passou a ser brutal e sua capacidade muito reduzida.
Alguns BMS já vêm com alterações de origem, tendo sido feitas ligações externas ao circuito impresso.

Não favorece nada estas praticas scooters, este historial... com muita desilusão minha, que até tinha feito o investimento pensando que seria um produto de qualidade, como é em alguns aspectos, mas que noutros fica muito a desejar.

Alerto para quem as tem, que faça uma verificação de todas as células, para se garantir que estão balanceadas.

Alerto também para que nunca desçam passeios nas diagonal, tendo a cremalheira da correia desse mesmo lado (o esquerdo), pois o risco de partir a correia e, ou pior, a cremalheira, é muito grande. Já aconteceu a quem trabalha nos CTT, e não foi só uma vez...
O problema é que eles casaram coisas excepcionalmente boas como por exemplo os sevcon, com coisas made in taiwan de empresas de vão de escada, o pack de baterias. Mesmo assumindo que o que dizem é verdade, que foram eles a desenhar o firmware do bms, há muito sítio para dar buraco. Mas ligações externas ao circuito impresso é sempre bom. Porra! Grande controlo de qualidade...

Já conseguiste comunicar com BMS Jorge?

Li também algures que a cremalheira é feita de metal injectado para ser mais leve, se calhar é por isso que isso acontece. Se calhar consegue-se arranjar umas compatíveis after market, não?

Já encontrei a maior parte das peças à venda na net, desde faróis a amortecedores...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Govecs S2.4

Mensagem por Jorge Rocha »

karamelo Escreveu:Já conseguiste comunicar com BMS Jorge?
Eu bem que falo para ele, mas ele não me dá ouvidos... :lol:
Fora brincadeiras, não é a minha especialidade. Confesso que sou bastante trengo com essas coisas de comunicar através do pc :oops:
karamelo Escreveu:Li também algures que a cremalheira é feita de metal injectado para ser mais leve, se calhar é por isso que isso acontece. Se calhar consegue-se arranjar umas compatíveis after market, não?
Alumínio fundido e maquinado. Nada mais leve e mais frágil, onde todo o cuidado é pouco!
Poder-se-á comprar, ou mandar fazer em outra liga mais resistente, mas havendo cuidado e sorte, poderá durar uma vida!
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”