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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Boas jasmim.
Parabéns pela aquisição.
Quanto a dita o mumia já te deu um conselho muito valioso e claro com uma atenção especial a autonomia final.em merece uma descarga completa para continuares a ver o estado das mesmas...
Quanto ao resto kms com ela...
Parabéns pela aquisição.
Quanto a dita o mumia já te deu um conselho muito valioso e claro com uma atenção especial a autonomia final.em merece uma descarga completa para continuares a ver o estado das mesmas...
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Múmia e Serges obrigado pelas dicas! ![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Pois, mas sobre a do múmia eu sabia do que estava a falar, não sou muito de dar opiniões sobre algo que desconheço para depois não me sentir responsavel por maus conselhos.serges Escreveu:Boas jasmim.
Parabéns pela aquisição.
Quanto a dita o mumia já te deu um conselho muito valioso e claro com uma atenção especial a autonomia final.em merece uma descarga completa para continuares a ver o estado das mesmas...
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Entendo a sua posição. Obrigado na mesma pelo seu contributo.jmal Escreveu: Pois, mas sobre a do múmia eu sabia do que estava a falar, não sou muito de dar opiniões sobre algo que desconheço para depois não me sentir responsavel por maus conselhos.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Boas Jasmim,jasmim Escreveu: O antigo proprietário fazia 30kms por dia e carregava todos os dias. Como eu faço 15kms pretendia que me aconselhassem para o meu caso específico.
Se fazes 15 kms por dia o meu conselho é que mantenhas a moto carregada a 90% todos os dias. Assim, carrega sempre, mas evita as equalizações que são o que pode estragar mais as baterias. Visto que não sabes o estado delas, o melhor é prevenir e não arriscar.
De vez em quando, a cada 1000 ou até 2000 kms, deves fazer uma descarga até que a luz vermelha acenda, depois andas mais alguns kilómetros devagar, de forma a não puxar muita corrente, até que a moto não passe dos 60 kms/h em plano e que a voltagem esteja perto dos 120v. Depois desta descarga fazes uma carga completa, com equalização. Só nestas ocasiões.
Boa sorte e bons passeios eléctricos
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Estou interessado em saber como só carregar até 90%... podem explicar, sff ?sugarstorm Escreveu:Boas Jasmim,jasmim Escreveu: O antigo proprietário fazia 30kms por dia e carregava todos os dias. Como eu faço 15kms pretendia que me aconselhassem para o meu caso específico.
Se fazes 15 kms por dia o meu conselho é que mantenhas a moto carregada a 90% todos os dias. Assim, carrega sempre, mas evita as equalizações que são o que pode estragar mais as baterias. Visto que não sabes o estado delas, o melhor é prevenir e não arriscar.
De vez em quando, a cada 1000 ou até 2000 kms, deves fazer uma descarga até que a luz vermelha acenda, depois andas mais alguns kilómetros devagar, de forma a não puxar muita corrente, até que a moto não passe dos 60 kms/h em plano e que a voltagem esteja perto dos 120v. Depois desta descarga fazes uma carga completa, com equalização. Só nestas ocasiões.
Boa sorte e bons passeios eléctricos![]()
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Hum nunca o fiz é estares atento e desligar tal ou teres um timer... e calculares o tempo de... Não estou a ver como.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Também me estava a perguntar o mesmo.
Como referiu o sugarstorm:
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
Assim, também penso como o serges:
é estares atento e desligar tal ou teres um timer... e calculares o tempo de... Não estou a ver como.
Para os meus 15 km terei de deixar cerca de 45 min. E das duas uma, ou estou atento e desligo manualmente, ou tenho um timer.
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Como referiu o sugarstorm:
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
Assim, também penso como o serges:
é estares atento e desligar tal ou teres um timer... e calculares o tempo de... Não estou a ver como.
Para os meus 15 km terei de deixar cerca de 45 min. E das duas uma, ou estou atento e desligo manualmente, ou tenho um timer.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Retomando o post do sugarstorm da página 2 está explícito até onde se deve carregar a 90%
sugarstorm Escreveu:
As fases de carregamento da Vectrix são:
CO - Cooling. Arrefecimento; Tempo programável como já sabes.
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
Tr - Transition. Fase de transição de 15 minutos. É mais uma fase de arrefecimento do pack;
CC - Completing Charge. Carga final. Cerca de uma hora; Carga a 3 amperes;
EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!!Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!
CO - Cooling. Arrefecimento final. Cerca de uma hora.
A evitar a fase de EO, assinalada a bold. E mesmo CC também. Tudo o que gera calor é mau. Quando vires a temperatura do pack a começar a subir 2/3º está na hora de desligar da parede
Se não necessitares de fazer percursos regulares de mais de 50 kms, eu sugeria que, enquanto tens esse software, não deixes chegar muitas vezes às fases de CC e EO. Só com a fase de CP ela ficará 90% carregada. Para teres os 10% finais tens de rebentar com o pack. Por isso, se puderes, EVITA!
De vez em quando (tipo uma vez por mês) podes fazer um carregamento completo. De preferência durante a noite para evitar calor.
E mais uma pequena informação. A chave é para estar na posição OFF durante todo o processo de carga.
Boas curvas
Última edição por jasmim em quarta abr 30, 2014 9:28 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
É isso mesmo. É deixar carregar até ao fim da fase CP. Ou seja até as barras subirem. Verão que é nos últimos 2 traços que a temperatura começa a subir 2 ou 3 graus. Aí, desligar.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Ou pedir CP 153jasmim Escreveu:Retomando o post do sugarstorm da página 2 está explícito até onde se deve carregar a 90%sugarstorm Escreveu: As fases de carregamento da Vectrix são:
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
CP 153 por causa do frio?ricardocruzs2 Escreveu:Ou pedir CP 153jasmim Escreveu:Retomando o post do sugarstorm da página 2 está explícito até onde se deve carregar a 90%sugarstorm Escreveu: As fases de carregamento da Vectrix são:
CP - Charging Process. Carga propriamente dita (o carregador varia a tensão final pedida de acordo com a temperatura ambiente. Ne verão podes ver CP 147, no inverno pode chegar a pedir CP 152); Pode durar até 2h45'. Mais coisa, menos coisa; Carga a 10 amperes;
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Ontem foi dia de testar a autonomia. Temperatura ambiente de 15º C. Estrada com pouco trânsito, alguns declives, mas pouco acentuados. Algumas paragens em semáforos e algumas rotundas. Como descrito no perfil do percurso, não foi possível ter uma condução com velocidade estabilizada constante. Não utilizei a travagem regenerativa. As acelerações foram sempre suaves, já que o objetivo era obter a melhor autonomia. Tanto quanto possível tentei estabilizar aos 60 km/h. Foram várias as vezes que tive que reduzir a velocidade e voltar para os 60k/h. Resultado final do teste: 55 km já com a luz vermelha acesa e a mota com pouca força, logo as baterias já estavam no fim.
Parece-me uma autonomia bastante aceitável tendo em conta o percurso, a temperatura ambiente e o facto de não ter recorrido à travagem regenerativa.
Por experiência com o meu Prius e com a experiência de outros proprietários vivendo em zona propícias a bons consumos, o que não é o meu caso, tenho diferenças de consumo em cerca de 0.5 l/100 o que me leva a reforçar a ideia de que se eu vivesse numa zona plana conseguiria aumentar sem grandes problemas a autonomia.
De qualquer forma para o meu dia a dia, tenho autonomia mais do que suficiente e ainda bem porque não tenciono estar sempre a esgotar a capacidade das baterias. Prefiro utilizar o material do que o testar.
Após este teste da autonomia ainda tive tempo, ao longo do dia, de percorrer vários quilómetros de forma faseada. Total ao fim do dia: 102 km!![Muito Feliz :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
Parece-me uma autonomia bastante aceitável tendo em conta o percurso, a temperatura ambiente e o facto de não ter recorrido à travagem regenerativa.
Por experiência com o meu Prius e com a experiência de outros proprietários vivendo em zona propícias a bons consumos, o que não é o meu caso, tenho diferenças de consumo em cerca de 0.5 l/100 o que me leva a reforçar a ideia de que se eu vivesse numa zona plana conseguiria aumentar sem grandes problemas a autonomia.
De qualquer forma para o meu dia a dia, tenho autonomia mais do que suficiente e ainda bem porque não tenciono estar sempre a esgotar a capacidade das baterias. Prefiro utilizar o material do que o testar.
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Após este teste da autonomia ainda tive tempo, ao longo do dia, de percorrer vários quilómetros de forma faseada. Total ao fim do dia: 102 km!
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Como é sabido, a iluminação original da Vectrix deixa muito a desejar. Ao longo de mais de 2 décadas de condução de motociclos, nunca tive problemas de iluminação. Com a vectrix a realidade é outra. A iluminação fica mesmo aquém do desejado, comprometendo mesmo a segurança do piloto.
Para remediar este problema, lembrei-me que qualquer ótica é passível de ser regulada tanto em altura como na orientação lateral. Assim, fui verificar se havia algumas instruções nesse sentido no manual. Na página 35 (tanto na versão portuguesa como francesa) vem lá indicada a possibilidade de regulação do feixe luminoso. Mas caso se pretenda ajustar, deve-se contactar o concessionário...
Esta informação acaba por confirmar a minha suspeita de que é possível ajustar a iluminação.
Curiosamente, o manual inglês, na página 38, para além de referir a possibilidade de ajuste também orienta a forma como o fazer, sem no entanto exemplificar com imagens...
Também li algures na net que um proprietário de uma Vectrix se deslocou num concessionário para efetuar o ajuste e que lhe cobraram cerca de 40 eur...
Assim sendo, decidi aventurar-me e ver o que tinha por trás da ótica.
Material necessário
![Imagem](http://i.imgur.com/SpJsWZ1.jpg)
1 - Retirar os 4 parafusos da viseira com a chave sextavada e retirar a tampa de plástico preta (muito fácil, é só de encaixe)
![Imagem](http://i.imgur.com/w9NM4Hc.jpg)
2 - Fica com este aspeto.
![Imagem](http://i.imgur.com/mjk0wds.jpg)
3 - Reirar as "grelhas" com a chave de estrela.
![Imagem](http://i.imgur.com/YlHBrna.jpg)
4 - Retirar os parafusos de suporte da ótica com a chave de cachimbo.
![Imagem](http://i.imgur.com/uO4xbG6.jpg)
![Imagem](http://i.imgur.com/r6spo9k.jpg)
5 - Agora retirar a ótica. Este passo é algo delicado, porque mesmo sem os parafusos ela esta bem fixa. Deve-se puxar ligeiramente para cima ao mesmo tempo que na base se puxa para fora.
6 - Nas traseiras da ótica lá estão os parafusos de ajuste.
![Imagem](http://i.imgur.com/0HbSLHk.jpg)
O parafuso de ajuste em altura dá 20 voltas completas entre o mínimo e o máximo. Para regular em altura deve-se rodar no sentido dos ponteiros do relógio e para baixar no sentido inverso. Utilizando a chave fixa de 4, coloquei na posição mais baixa e depois rodei 6 voltas completas para subir.
Resultado, após uma iluminação original que classificaria de 7/20 passei a ter uma iluminação aceitável que classifico de 12/20.
Depois é só voltar a montar tudo, a não ser que prefiram uma vectrix naked!![Sr. Verde :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Última nota. É lamentável a vectrix ter uma iluminação tão fraca, mas ainda é mais lamentável não haver forma de ajustar sem ter que desmontar a ótica, quando bastava que o parafuso de ajuste fosse mais comprido entrando desta feita no porta luvas. Depois com uma simples chave de fendas ajustar-se-ia...![Triste :(](./images/smilies/icon_e_sad.gif)
Para remediar este problema, lembrei-me que qualquer ótica é passível de ser regulada tanto em altura como na orientação lateral. Assim, fui verificar se havia algumas instruções nesse sentido no manual. Na página 35 (tanto na versão portuguesa como francesa) vem lá indicada a possibilidade de regulação do feixe luminoso. Mas caso se pretenda ajustar, deve-se contactar o concessionário...
![Confuso :?](./images/smilies/icon_e_confused.gif)
Curiosamente, o manual inglês, na página 38, para além de referir a possibilidade de ajuste também orienta a forma como o fazer, sem no entanto exemplificar com imagens...
![Confuso :?](./images/smilies/icon_e_confused.gif)
Também li algures na net que um proprietário de uma Vectrix se deslocou num concessionário para efetuar o ajuste e que lhe cobraram cerca de 40 eur...
![Furioso :x](./images/smilies/icon_mad.gif)
Assim sendo, decidi aventurar-me e ver o que tinha por trás da ótica.
Material necessário
![Imagem](http://i.imgur.com/SpJsWZ1.jpg)
1 - Retirar os 4 parafusos da viseira com a chave sextavada e retirar a tampa de plástico preta (muito fácil, é só de encaixe)
![Imagem](http://i.imgur.com/w9NM4Hc.jpg)
2 - Fica com este aspeto.
![Imagem](http://i.imgur.com/mjk0wds.jpg)
3 - Reirar as "grelhas" com a chave de estrela.
![Imagem](http://i.imgur.com/YlHBrna.jpg)
4 - Retirar os parafusos de suporte da ótica com a chave de cachimbo.
![Imagem](http://i.imgur.com/uO4xbG6.jpg)
![Imagem](http://i.imgur.com/r6spo9k.jpg)
5 - Agora retirar a ótica. Este passo é algo delicado, porque mesmo sem os parafusos ela esta bem fixa. Deve-se puxar ligeiramente para cima ao mesmo tempo que na base se puxa para fora.
6 - Nas traseiras da ótica lá estão os parafusos de ajuste.
![Imagem](http://i.imgur.com/0HbSLHk.jpg)
O parafuso de ajuste em altura dá 20 voltas completas entre o mínimo e o máximo. Para regular em altura deve-se rodar no sentido dos ponteiros do relógio e para baixar no sentido inverso. Utilizando a chave fixa de 4, coloquei na posição mais baixa e depois rodei 6 voltas completas para subir.
Resultado, após uma iluminação original que classificaria de 7/20 passei a ter uma iluminação aceitável que classifico de 12/20.
Depois é só voltar a montar tudo, a não ser que prefiram uma vectrix naked!
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Última nota. É lamentável a vectrix ter uma iluminação tão fraca, mas ainda é mais lamentável não haver forma de ajustar sem ter que desmontar a ótica, quando bastava que o parafuso de ajuste fosse mais comprido entrando desta feita no porta luvas. Depois com uma simples chave de fendas ajustar-se-ia...
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Informo que tenho a minha Top Case à venda na secção de classificados
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 10&t=18060" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Muito obrigado pela a informação passo a passo...
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Sempre às ordens!serges Escreveu:Muito obrigado pela a informação passo a passo...
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Estou a gostar deste DB: dúvidas, opiniões...e + importante partilha!
Parabéns pela montada!
Vai participando aos encontros do norte...parece que essa malta gosta de se encontrar...
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Qual é a tua opinião sobre a voltagem do pack de baterias?O_volt Escreveu:Estou a gostar deste DB: dúvidas, opiniões...e + importante partilha!
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Seguindo a ideia do ricardocruz2 (http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=660" onclick="window.open(this.href);return false;), alterei o sítio da mola que segura o banco do passageiro. Acho, como ele, que é mais prático no dia a dia. Ao colocar o descanso lateral saio pelo lado esquerdo. Ao levantar o banco e colocar o capacete é preciso alguma agilidade para não embarrar o braço na mola e assim baixar o banco sem querer. Com a mola colocada do outro lado já não acontece isso.
![Imagem](http://i.imgur.com/IeTHF6e.jpg)
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Última edição por jasmim em sexta mai 02, 2014 4:34 pm, editado 3 vezes no total.
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