serges Escreveu:Bem Jmal tens razão não vendeste uma mota mas sim como dizes uma conversão.
Eu gostaria de ver as falsas declarações já que por conversa privada me indicaste sempre que não estavam completas... que questionei-te sempre onde estavam essas “falhas”, daí a serem falsas vai um pouco mas ok vamos ponto a ponto para todos poderem ler pois como te disse exigi desde o inicio esse acordo de cavalheiros.
Ao longo do texto vais poder verificar onde estão.
serges Escreveu:Não considero uma falsa questão nem muito menos uma provocação nem tão pouco denegrir o teu actual trabalho só estou a constatar uma realidade com todas as tuas intervenções boas ou más na minha mota...
serges Escreveu:Pois infelizmente isso fizeste bem questão de o dizer embora te tenha apresentado vários factos de que a vectrix deixar entrar agua ou mesmo as baterias “transpirarem” durante a carga. O problema foi tu tapares os buracos pelos quais iriam sair essa humidade e água com a espuma que colocaste, agua criada durante muitas situações. Até tive confirmações de utilizadores nacionais e internacionais sobre essa tema... infelizmente paguei mais de 200€ por essas celulas que sofreram com a agua.
Sim tens razão tinhas umas madeiras por baixo das células mas esqueceste da espuma que estava a acondicionar o pack para não sair do sitio e que volto a repetir tapava os buracos para escorrer a humidade e a água...
Estas baterias não "transpiram" como dizes,isso acontece nas nimh, em que o próprio carregador num estágio de carga, fornece corrente às baterias para haver balanceamento, fazendo-as aquecer e assim falarem desse efeito de condensação, depois de a refrigeração parar, elas continuam a aquecer e depois arrefecem, isto origina condensação. No caso das de lítio isso não acontece, e em muitas soluções nem sequer é usada ventilação, que não é o teu caso como sabes, portanto não fazer confusão entre tecnologias diferentes.
Não vale a pena estar a inventar argumentos onde não existem, pois nem são "madeiras" nem tábuas, nem havia espuma por baixo, nem é espuma como conhecemos, é parecido mas não absorve água e é resistente à temperatura, usado na electrónica para isolamento e protecção, por baixo de tudo, no piso, estava uma malha plástica elevando acima a tal placa, material também usado em quadros eléctricos (chamem-lhe o que quiserem), e após isso e nas paredes laterais, tinha a tal espuma, pois as células sendo de alumínio não convém estarem em contacto directo com superfícies duras, impactos com alguma violência podem danificá-las.
Então porque razão iria tapar os buracos se tinha criado estas condições ? olha que são materiais bem caros.
Serges, quantos relatos tens neste fórum de infiltrações de água, que deixou estragos, tendo ela saido ou não ? o mais conhecido são a placa dos sensores de temperatura, que ficam de fora da influência térmica das baterias nimh, dentro desta influência, tens os famosos sensores de temperatura, também onde existe danos, entre outros problemas a ver com conecções oxidadas, bms, células.
serges Escreveu:Jmal quero realçar que foste o único a montar, desmontar, equalizar ou mexer nas ligações... já se consideras pegar num multímetro e colocar nos bornes das mesmas para medir a tensão e pegar num pequeno carregador e carregar a linhas mais baixas e puxar para a tensão igual às outras.. Isso está tudo aqui escrito, espero que assumes a tua responsabilidade de seres o único autor desta conversão e a única pessoa que mexeu na electrónica como dizes.
??? não entendo, mas fui único ou não ?
E não, não estava aqui descrito, dai as minhas observações lá em cima, como deves entender esta é uma das que considero falsas, ora estás a dizer uma coisa como estás a dizer outra.
Já agora, nem dá para abrir o compartimento sem desligar uma série de fios do bms, pois ao fazer isso pode-se arrancar os fios que veêm lá de dentro, e como disse anteriormente, não dá para aceder a todas as células sem desmontar/desconectar uma parte do pack.
serges Escreveu:Pois tens razão não teve custo algum, só em mais de quatro anos de conversão a mota esteve mais de doze meses aí parada para minha penalização de que necessitava como instrumento de trabalho e que fiz questão de referir sempre.
Serges, lamento, mas nunca foi minha intenção prejudicar-te, mas relembro-te que cumpri com todas as minhas obrigações, garantia e muito mais que isso: não podes é exigir aquilo que são condições extra garantia que nunca foram acordadas nem são da minha responsabilidade, nem sequer existem para este tipo de situação, para isso conheço apenas seguros e com muitas reservas.
serges Escreveu:Correcto chegamos a essa conclusão os dois pois só podia ser essa.
serges Escreveu:Ora bem Jmal tenho de te chamar a razão pois não foi assim que fizeste, pois só me disseste que irias arrumar a mota tal como veio, levantar as tensões de todas as células e substituir alguma que estivesse mais baixa e que seria essa a solução disponível, pois recusas-te em tirar uma ou duas linhas, apresentando o argumento do muito trabalho que isso iria dar.
Sim disse sempre e escrevi no forum pelo custo nunca iria alterar essa linha.
Serges, se não querias a reparação do pack, não aceitaste a autonomia que a mota obteve, tinha de te entregar com o teu bms, e esperar que com alteração no velho bms e no sw ela consegui-se balancear, pois não pretendes outra solução.
serges Escreveu:Pois essa foi a informação que me deste e sempre te disse que não iria gastar mais dinheiro na mota, que nunca vi o problema inicial resolvido. Ao que parece cansaste-te das minhas insistentes duvidas...
Exacto, sempre disseste que não ias gastar dinheiro em intervenções na mota.
Não sei que problema inicial falas, lendo o db encontro que só passado quase 1.5 anos é que te queixaste da autonomia, foi quando se deu pelo problema da humidade , quanto aos outros foram resolvidos. Este problema que estamos a falar é dos ultimos que ela teve e sempre se manteve devido à tua insistência em não querer substituir o que está danificado porque, como dizes, não queres gastar dinheiro nela.
serges Escreveu:Correcto deste a tua palavra que estavas a desenvolver algo melhor e que iria resolver a falta de capacidade do BMS que tenho e que não faz o seu trabalho
Faz o trabalho desde que as células estejam em condições normais de funcionamento.
serges Escreveu:Olha que tem pois também tenho fotos antes do pack ir para aí e depois de voltar e não está exactamente igual.
Sim acredito, depois de ter desmontado tudo, testado e voltado a montar, deve haver algumas diferenças.
serges Escreveu:Correcto confirmo que foram essas as tuas promessas
serges Escreveu:Atenção Jmal no inicio confirmaste-me prazos de inferior a um mês e por fim já iria para dois meses e que no final de contas foi até onde foi...
Sim, no ínicio e antes de iniciar o diagnóstico, pois estava a contar com apenas um diagnostico normal às séries e montagem do bms, como assim não aconteceu, o prazo falhou, mas continuo a dizer, não me comprometi com prazos, disse apenas que se tudo corresse bem, 1 mês chegava.
serges Escreveu:Não sei , não posso confirmar e só a tu podes dar essa informação
Desalinhamentos estruturais é mentira pois foi feita e a verificação da mesma, tendo atéo meu primo presenciado toda a sua análise.
Serges, não estou a dizer que foi bem ou mal feito nem quero entrar nessa discussão, apenas te transmiti o que um amigo meu, muito bom técnico nesse ramo, me disse após uma analise rápida,"a mota teve um toque na frente ou algo lhe bateu, tem a coluna de direcção desalinhada em relação ao eixo central do quadro", pois eu sentia constantemente a mota a desviar para o centro da via, e não me parecia ser do guiador torto. Mas fiz questão de te alertar pois pode ser perigoso.
serges Escreveu:Os 120kms de autonomia já sabia serem impossíveis pois já passaram quatro anos e 26.000kms algo que tinha noção, mas 70kms de autonomia como fizeste questão de me dizer, não aceitei obviamente.
Se não aceitaste ! não estou a perceber o que querias que fizesse, pois nem querias reparar o pack.
serges Escreveu:Os relatos jmal, não escrevi nenhum falso, nem a de denegrir o teu trabalho, tens de dizer a verdade em que me fizeste uma pergunta se pretendia ser cliente da empresa do qual és associado ao que te respondi que não tinha interesse pois foi contigo que sempre fiz negocio e com mais ninguém, assim com esta minha resposta escreveste: “é não então; sim já imaginava, mas tinha de fazer essa pergunta para não pensares que não te quero como cliente. Então é assim, eu vou reparar o pack, tal como já tinha iniciado e estou de volta dele mas vou voltar a instalar o bms que lá tinhas e ficas com o mesmo bms. “ Portanto não vejo onde decidi qualquer coisa sobre reparações que tenhas feito ou escolhas que tomaste na reparação da minha mota...
Eu explico, eu passei da situação A para a situação B, tal como acontece com muitas empresas, evoluem, crescem, fundem-se, etc, e claro, querem levar a carteira de clientes com eles, como é óbvio. Terias direito a outro tipo de suporte, como veiculo de serviço entre outras vantagens. Se não te quisesse como cliente, jamais te fazia essa pergunta. Agora a parte de eu saber a resposta, só tu podes explicar, pois segundo sei, não tenho nada a ver com isso, nem compreendo.
Não entendi o que uma coisa tem a ver com outra, deves ter confundido por estar na mesma conversa, mas nada tem a ver uma coisa com outra.
serges Escreveu:26.000kms feitos mais coisa menos coisa…. Só ligeiramente diferente
serges Escreveu:Muito estranho os danos nesses fios pois repara que ninguém moveu o pack a não seres tu e para mais essa falha nos fios não deveria provocar algum comportamento diferente na mota?! A mota deveria andar e carregar com fios partidos?? Que protecção faz o BMS?!? Tendo a informação de menos 1 linha e continua a andar e carregar como se nada fosse?!?!? se não são precisos (visto estar um cortado como dizes) o que lá estão a fazer? O que lá está a fazer o BMS?! infelizmente isso não explicas!
Atenção que não estou a meter em causa o que quer que tenha sido feito, nem me vou envolver nisso, nem sequer uso isso como argumento, houve danos !! não me interessa de onde eles vieram, eu reparei a meu custo, e fiquei com eles para mim, pois não queria criar confusões. Mas fico admirado que agora, mesmo sem qualquer sintoma negativo, voltaste a desmontar, foi falta de ideia, podias ter-me solitado a instalação de uns cabos para verificar as tensões sem abrir o compartimento.
Claro que explico, aliás, já expliquei, já tinha dito lá atrás que o velho bms não tem a capacidade de informar o carregador a que tensão tem cada célula, apenas informa quando chega a um nível mínimo e ao nível máximo pelo cabo de 4 fios que se vê na imagem, mas para isso ele precisa de estar conectado às células, os bms não foram desenvolvidos para funcionar sem fios.
Estás enganado serges, até os mais recentes bms se tiverem uma célula no meio desligada do bms, mas mantendo a ligação ao pack, carregam e descarregam na boa, pois com a electrónica envolvida (não se esqueçam que as células estão em série) faz com que a tensão no local desconectado, seja a divisão da tensão das extremidades das 2 células, atrás e à frente da conexão desligada, e apenas nas células fora das extremidades dos módulos centralizados. Este efeito acontece com a maioria dos bms nos veículos que conheces de hoje em dia, seja vectrix com bms originais, nissan leaf, citroen c-zero, clones, entre outros, mas prefiro falar só dos que conheço. Podem fazer o teste, desconectem uma célula do bms lá no meio e vão ver qual é a tensão reportada.
Essa é também uma vantagem do novo bms, pois precisa de alimentação da célula para comunicar a tensão que tem, se estiver desligado/desconectado não há comunicação, logo o carregador assume que falta o estado daquela série e faz os devidos procedimentos.
Por curiosidade, pergunta a um técnico de electrónica experiente, quantos equipamentos, circuitos, etc, queimou ele só com as pontas do multímetro, vais ficar admirado com a resposta.
serges Escreveu:Volto-te a dizer exactamente o que te escrevi, nunca fizeram testes as baterias, foi usado um multímetro para medir a tensão, e por fim foram carregadas as linhas que estavam baixas de forma a ficarem iguais como as outras, tendo essas linhas voltado passado pouco tempo ao mesmo estado inicial.
Não foi isso que escreveste antes, daí eu ter tido que era falso:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260101
serges Escreveu:Fiz-te essa mesma pergunta, quando após o acidente e visto a mota estar desmanchada, e indicaste-me sempre como o fazer e onde estavam os contactos para medir a tensão
Disseste que estavam a testar a bateria e tinha encontrado 4 séries mais baixas e 1 mais alta, sobre as 4 baixas disse que se conseguissem carregar individualmente que o fizessem, sobre a 1 mais alta não disse nada, pois achei estranho isso acontecer, mas a explicação está à vista na 1º imagem, pois o modulo não adivinha.
serges Escreveu:A Mota a Combustão não é minha é da esposa que usa no seu dia a dia para o trabalho, a tua mota veio limpa e voltou limpa da mesma forma como veio até te anunciei alguns problemas de motor que tinha pois fazia um barulho estranho e que me indicas te ser normal, alias ainda brinquei com o facto de as gaivotas adorarem a cor branca pois fui fuzilado por uma, lavei-a e entreguei ta tal como veio agradeci te pela mesma e tive toda a precaução com ela alias quem me conhece, nem condutor de test drive gosto de ser... portanto mais uma mentira.
Serges, sabes muito bem como foi entregue a minha mota, que não foi lavada, e que a caca de de pássaro é corrosiva e deixou manchas na mota, mas adiante...
Já agora, mesmo quando não te emprestei a minha mota, disponibilizei-te a bereco que já tinhas usado durante a conversão, que recusaste!!! Lógico que depois de ter recebido a minha mota como a recebi não te a poderia voltar a emprestar, se não tens cuidado com as coisas dos outros não podia voltar-te a emprestar a minha mota mas ainda te disponibilizei a bereco que já não servia.
serges Escreveu:Claro a falta de profissionalismo é algo que me aflige e obviamente chamo a atenção a responsabilidade de quem não o pratica o preço que me deste foi X e falei com os outros indivíduos que iriam ter o mesmo upgrade seria –X, questionei te o porque e que me disseste muito espantado "ai fiz a eles faço a ti também claro", portanto o trabalho da minha mota deveria ser muito mais complicado para ser mais dispendioso... o que não era... não é verdade Jmal?
Que confusão e argumentos foste arranjar, mas aqui fica uma analogia do que não aceitaste, 2 pessoas compram 2 carros, iguais, mas ambos retomam um carro cada, no teu caso a retoma tem 4 anos, design mais antigo. A outra pessoa entrega para retoma um veiculo com apenas 3 anos, mais potente, de design ainda moderno.
Fica a pergunta; quem vai pagar menos ???
Agora fica a parte interessante, devido ás tuas pressões constantes, eu valorizem "o teu carro de retoma" para o valor do da outra pessoa e fiz-te a vontade, mais uma vez, para poder fazer a intervenção.
E de novo, nada de denegrir....
serges Escreveu:Já te expliquei lá em cima esta tua declaração, porque não o colocas-te e claro a tua justificação.
“Os relatos jmal não escrevi nenhum falso nem a de denegrir o teu trabalho, tens de dizer a verdade em que me fizeste uma pergunta se pretendia ser cliente da empresa do qual és associado ao que te respondi que não tinha interesse pois foi contigo que sempre fiz negocio e com mais ninguem, assim com esta minha resposta escreveste: “é não então; sim já imaginava, mas tinha de fazer essa pergunta para não pensares que não te quero como cliente. Então é assim, eu vou reparar o pack, tal como já tinha iniciado e estoude volta dele mas vou voltar a instalar o bms que lá tinhas e ficas com o mesmo bms.” Portanto não vejo onde decidi qualquer coisa sobre reparações que tenhas feito ou escolhas que tomaste na reparação da minha mota...
Já foi explicado.
Foi reparado, levou as 2 celulas, que substituiram 2 danificadas por corrosão, as ligações entre séries que estavam danificadas refeitas, e instalado o novo bms, não pude fazer mais reparos pois não querias substituir mais nada nem querias gastar dinheiro.
Como o resultado não era o que estavas à espera e como não aceitaste, foi retirado o novo bms, não foram retiradas as 2 células, preferi oferecê-las. Não estaria a ser correcto contigo ao cobrar-te uma parte da intervenção, bms, a outra parte sendo eu a suportar, para no final teres um resultado que não aceitaste, aí sim, podias dizer que te enganei e que tinha faltado o profissionalismo, etc, adiante.
serges Escreveu:Após mais de dois meses não conseguis-te nem verificar o pack nem verificar o estado das baterias com os ditos testes de autonomia que não fizeste, a seguir a remover o BMS novo... isso foi o que me revoltou e ter uma resolução de “sapateiro” pois confirmas-te que fizes-te umas alterações em que o BMS antigo levou umas actualizações que iria forçar a equalização das baterias. O que como se vê conitnua anão funcionar na minha mota.
Ai meu Deus... então como eu te apresentava contas para substituir séries de células sem ter testado ? e que deu trabalho deu, pois tiveram de ser testadas individualmente.
Se não testei autonomia, como te disse que eram 70 kms, e segundo dizes andei 150 kms com ela ?
serges Escreveu:Pois foi feita as reparações que achas te e sempre tive a mota pouco fiavel antes da agua e depois da agua e mesmo com o acidente arranjas desculpas para o teu mau trabalho.
Não existem desculpas, disse que a mota tem a caixa pressa e/ou rolamentos ou outro problema que a impede de rolar normalmente, sobre os danos estruturais isso não tem nada a ver, pois não compromentem a autonomia, mas sim a segurança de quem anda em cima dela.
E mais uma vez...
serges Escreveu:A minha conclusão Jmal é única, sempre fiz questão de ser sincero em todas as minhas exposições feitas neste diário de bordo em que foi feito no acordo inicial e só tenho pena que não faças o mesmo.
Lamento serges, mas não foste, e estou muito triste com isso.
Ainda sobre o que disse sobre relatos, sobre este post:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260390
1 substituir toda a linha mais de 200€
2 verificar toda a linha e substituir as ditas, muito trabalho
3 retirar a linha e ter menos autonomia.
4 colocar umas células extra de forma a poder aumentar a tensão.
1- era este valor por série e não toda a linha.
2- isso já tinha sido feito, por isso ter chegado à opção 1, e sim deu muito trabalho.
3- sim, ficavas com um pack de 38s, menos autonomia, menos potencia, mas não aceitaste.
4- não, já foi explicado, além de impossivel e não fazer sentido, só iria funcionar com o novo bms, pois o problema de desbalancear iria ficar na mesma, nem que metesses o dobro da capacidade naquela zona.
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260403
Não estavas a investir no bms, isso foi dito e repetido por mim, estavas a pagar uma pequena parte dele, a outra assumia eu.
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260411
Não houve nenhuma opção escolhida por mim, como já foi explicado.
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260438
Exacto, aqui corrigiste a opção.
Sim, já não iria ser posivel, pois além de já ter adiado as minhas férias desde o inicio de Agosto para te resolver o problema, não consegui adiar mais senão perdia o direito ao alojamento e o dinheiro dele, só iria pegar na mota a meio de Setembro.
Conclusão: é fácil para outros olharem para o nosso trabalho à uns anos e falar desse modo, no entanto estas eram as soluções que haviam disponiveis nessa altura, hoje vou fazer diferente o que fiz ontem, mesmo que se trate do mesmo, a isso se chama evolução, se fazia hoje igual ? claro que não, e aqui tens a prova, de outra que foi convertida algum tempo depois;
Já diferente da tua e hoje já é muito diferente disto tal como amanhã continuará a ser ainda melhor!
Hoje existem outras soluções, por isso ter continuado o desenvolvimento e te sugerir um update, não por interesse comercial, como podes ter verificado, mas com interesse em resolver-te o problema e preservar o cliente, além de ficares com os tais dados que sempre pediste, uma reserva de autonomia que podias definir, ver os valores de tensão das células nos displays, mais potencia de carga, delays, aplicação para ver dados estatisticos, etc.
Não vou continuar este debate, nem tenho paciência nem tempo para discutir pois contigo os outros não têm nunca razão e há sempre mal-entendidos, nem estou para alimentar este tipo de discussão infrutifera onde não se vai a lado nenhum, qualquer coisa tens os meus contactos.
Cumprimentos
jmal