Vectrix Uma mota do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por Mumia »

Bom...... quanto ao que relatas, até me custa ler e prefiro nem comentar.....

Uma coisa sei, esta frase foi a que mais me custou já ouvir-te dizer e ler....
serges Escreveu: Com esta situação a Mobilidade eléctrica de duas rodas aqui em casa está muito tremida pois não foi nada disto o que esperava...
Porquê?!?! porque foste um dos grandes pioneiros na grande luta pelas motas eléctricas, foi quem me iniciou neste "mundo" dos VE's... e ler e ouvir como estás, por causa disto tudo...........
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por Emanuel Couto »

serges Escreveu:Boas

Vamos a novidades, boas e más...

Infelizmente a mota veio do Jmal com o guiador torto ao que detectamos que deve ter sido numa possível mudança de reboque e que pode ter sido no transporte pois devem ter posto a cinta a passar por cima do mesmo (pois quando a saiu de perto de mim em cima do reboque ia bem presa, e claro tudo bem, e ele diz que já a viu assim)... resultado uma parvoíce terem feito isso enfim já arranjado e claro um Big No NO meter a cinta a prender a mota ao reboque com a cinta por aí temos locais específicos para fazer esse serviço... enfim... Felizmente consegui voltar a colocar em condições sem ter despesas.

Então vamos começar, finalmente fui buscar a mota ao Jmal 2 meses e meio depois lá a fui buscar em que a solução adoptada, foi a da revisão da linha que estava com algumas células com a tensão mais baixa e uma actualização de firmware para forçar a equalização...

Em todo o momento questionei o Jmal sobre o colocar as ditas 2 células (que falei num post anterior) a adicionar mais tensão a essa linha se seria solução ao que não achei uma solução satisfatória, o Jmal deu me a sua palavra de Honra que iria resolver assim o problema...

Pois assim não foi… acabou por rever toda a linha pois concordamos em discordar em que o novo BMS que iria colocar já não iria ser colocado nem as 2 células extras, novamente concordamos em discordar, voltou a ser colocado o antigo BMS com algumas alterações e trocadas as 2 células que supostamente estariam a lixar tudo... essas alterações creio que seria para forçar a equalização de todas as linhas... portanto voltei a ter a mota como estava, passado 2 meses e meio...

O teste de autonomia após esta alteração não foi feito no Jmal pois não teve tempo, ao que parece foram feitos perto de 150 kms nos dois meses e meio que lá esteve. E depois de voltar a colocar o BMS com que foi, ainda não tive a oportunidade de fazer o teste final, pois teria de ver qual a autonomia com que fiquei...

Segundo o Jmal a degradação das baterias é inferior a 2% o que com 26.000kms e mais de quatro anos da conversão, e o ter passado quase um ano em revisões, alterações e outros problemas mas sempre com os mesmos sintomas, ou seja nunca resolvido... considero que o resultado da conversão não foi o acordado/desejado...

Há coisa de uns dias fui ao Nuno ver “o estado” das baterias (voltar a medir somente a tensão de cada linha, que foi unicamente o que fizemos quando tive o acidente e que me mostrou as diferenças das voltagens) para ter a certeza se o BMS desta vez fazia a equalização, qual o meu espanto tenho as mesmas 4 linhas (que tinha medido antes de a enviar para o Jmal) na tensão de repouso, 3.33v e todas as outras 3,56v portanto o BMS continua a não fazer nada em termos de equalização! Atenção a mota fez perto de 900kms desde que veio do Jmal... (infelizmente devido a ausência de mota perdi a possibilidade do part-time de estafeta com isto reduzi imenso os kms que fazia antes)

Quando liguei ao Jmal para saber o que poderia fazer depois de este “balde de água gelada” só me disse que assim seria difícil!! Teria de as carregar uma a uma ou então para resolver a coisa seria colocar 5 fios para fora e medir, e carregar essas linhas depois de a mota ter terminado a equalização... portanto uma solução no mínimo……... já que o tempo que lá esteve de nada serviu e veio com os mesmo problema com que foi...

Com esta situação a Mobilidade eléctrica de duas rodas aqui em casa está muito tremida pois não foi nada disto o que esperava... tenho de repensar bem as minhas escolhas e todas estão em aberto

P.S O Jmal deu me o conselho de ver a mota pois acha que a roda da frente não roda bem nem a de trás ao que fiz questão de comparar e nada notei...
Quanto ao custo desta ultima o Jmal ofereceu me 2 pilhas não me cobrando nada.
Fiquei de boca aberta ao ler esta msg... :o

Não desistas, tudo se vai resolver... Quanto aos factos, nem vou comentar... :oops:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por rcardoso »

Quem lê as mensagens que eu vou colocando no meu DB, sabe que escrevo o que penso, independentemente de ficar bem ou mal na imagem da Mobilidade Eléctrica dos VEs de duas rodas. Portanto, e apesar da minha ainda pouca experiência, percebo que estes últimos tempos levem o serges a um estado de espírito de desânimo.

Contudo, serges, tens que arrefecer um pouco, recuperar-te da desilusão acumulada destes últimos meses, e pensar um pouco no acumulado de experiências vividas desde o início, desde que te iniciaste neste tipo de mobilidade. Esse acumulado sim, é o que conta! E repara que se és o Administrador deste fórum, é porque achaste que a tua experiência valia a pena ser seguida por muitos mais. Das milhares de mensagens que tens, certamente a maioria reflecte o teu apoio à causa e às vantagens que esta nos traz a todos. Das muitas dezenas de meses em que já estiveste e continuas a estar ligado aos VEs, não serão dois ou três horríveis meses que farão cair os muitos mais em que te sentiste bem com as escolhas feitas.

Uma frase tua, tem um impacto muito maior do que poderás imaginar...

Coloca a moto em quem confies totalmente para a arranjar, porque a essência da máquina está lá. Não perdeu o seu valor. Tem que ser vista é por outra pessoa (uma ou mais), para teres outras opiniões. Quem a tentou arranjar até agora, com certeza deve ter feito o que achou melhor, mas simplesmente pode ter feitas apostas erradas. E tu facilitaste durante tempo demais, na minha opinião. Vais ver que daqui a dois meses, já estás outra vez optimista, e com a tua máquina cheia de saúde!

Já cheguei à conclusão que uma moto é sempre mais frágil, em termos mecânicos e electrónicos que um carro. Posso estar errado, mas é a percepção que tenho de apenas um ano e pouco de experiência com uma moto, e muitos anos com carros. Talvez porque os carros têm gigantes na sua produção... No entanto, a moto ganha em consumos, custo de materiais, e mobilidade. Seja qual for a tua decisão para a mobilidade futura, oxalá seja 100% eléctrica, independentemente da quantidade de rodas.
Última edição por rcardoso em terça nov 08, 2016 7:56 pm, editado 1 vez no total.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por _rapt0r_ »

Como percebo a tua desilusão.. a minha já dura 12 meses..

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por klinzter »

Estou

Não desistas na mobilidade eléctrica de duas rodas
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por MRider »

Infelizmente eu já fui julgado, mal interpretado pelas afirmações que já escrevi aqui.
Mas deixo a minha opinião na mesma.
O problema de colocar a mota em outro técnico é ter de desembolsar mais dinheiro.
Essa mota se tem garantia tem de ir para o técnico arranjar em condições. E só sai de lá pronta.
Se não tem garantia tem de procurar outro técnico e arranjar como deve ser começando do zero.
Infelizmente desembolsando mais euros.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por galt »

E importante refletir. Será que o problema é:
- Da marca da moto?
- Do tipo de baterias?
- Do condutor?
- Do eletromecânico que a repara?
- Das peças que lhe foram colocadas posterior à compra?

Eu comprei em 2010 (6 anos) a moto SW Predator de 60aH que conduzo quase todos os dias e não tive os problemas graves e dispendiosos aqui descritos.

EU TENHO A CERTEZA QUE HÁ SOLUÇÃO!
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por jmal »

Olá a todos.

Como já não é hábito vir aqui, obrigado ao user que me alertou para este tópico, adiante, antes de esclarecer alguns pontos começo por algumas considerações iniciais;

- o jmal não vendeu nenhuma vectrix ao serges, apenas converteu a mota em termos de tecnologia das baterias de nimh para litio ferro (A123) aproveitando e fazendo ajustes e updates de electrónica e firmware nos componentes da mota como; carregador, controlador, dashboard, icm e sensores de temperatura, entre outros pontos da mota que foram revistos.

- durante as negociações foi feito um acordo de cavalheiros que tudo (de bom e de mau) era relatado neste db, meu espanto quando fui alertado diversas vezes por clientes que também visitam o fórum, admirados com algumas declarações aqui feitas, que eu considero equívocos, outras que não aconteceram como são relatadas, outras até falsas e outras que estão em falta.

- este projecto foi juntamente com umas outras vectrix's pioneiro (juntamente com a minha vectrix também uma das primeiras com as mesmas baterias), qualquer comparação com a realidade actual e no projecto que iniciei e faço actualmente parte não faz sentido e só pode ser considerada como provocação ou até alguma forma de denegrir o meu trabalho

- nunca em algum momento me senti responsável pelos danos causados ao pack de baterias por infiltração de água, pois qualquer outras baterias que lá estivessem teriam tido o mesmo problema, no entanto, e repito, a infiltração de humidade e água não fora da minha responsabilidade

- no primeiro pack, foi deixado (tal como descrito) espaço para um futuro acrescento de células, de modo a ter mais autonomia, foi deixado o pack a usar o maior espaço disponível, num nível elevado acima no nível do compartimento das baterias

- tal como é aqui descrito pelo próprio (e ainda bem que passados estes anos já o diz aqui), não fui o único (fui apenas um dos que lhe mexeu) a mexer na electrónica na mota e também na bateria, sei que foram pelo menos 2 pessoas (mas tal nunca aqui foi dito...), para medir a bateria como é referido é necessário desmontar o pack tendo em conta que algumas células não ficam acessíveis directamente, nunca até hoje me foi pedido qualquer esclarecimento sobre o procedimento correcto para o fazer, devido a ser necessário desconectar o pack e o bms para ter acesso a todas as células.

- em todas as intervenções nunca foram cobradas horas de serviço e tudo o que foi substituído foi a preço de custo como já tinha sido referido pelo serges
Boas



Vamos a novidades, boas e más...



Infelizmente a mota veio do Jmal com o guiador torto ao que detectamos que deve ter sido numa possível mudança de reboque e que pode ter sido no transporte pois devem ter posto a cinta a passar por cima do mesmo (pois quando a saiu de perto de mim em cima do reboque ia bem presa, e claro tudo bem, e ele diz que já a viu assim)... resultado uma parvoíce terem feito isso enfim já arranjado e claro um Big No NO meter a cinta a prender a mota ao reboque com a cinta por aí temos locais específicos para fazer esse serviço... enfim... Felizmente consegui voltar a colocar em condições sem ter despesas.
A mota chegou a mim num reboque atrelado pesado, em cima do descanso central presa por 3 cintas, 2 no eixo traseiro e 1 no eixo dianteiro, se houve algum toque não vi, só dei pelo guiador torto quando a conduzi pela primeira vez
Então vamos começar, finalmente fui buscar a mota ao Jmal 2 meses e meio depois lá a fui buscar em que a solução adoptada, foi a da revisão da linha que estava com algumas células com a tensão mais baixa e uma actualização de firmware para forçar a equalização...



Em todo o momento questionei o Jmal sobre o colocar as ditas 2 células (que falei num post anterior) a adicionar mais tensão a essa linha se seria solução ao que não achei uma solução satisfatória, o Jmal deu me a sua palavra de Honra que iria resolver assim o problema...
Antes de mais, li nuns posts acima que a opção que escolhi foi a ultima, não é verdade, além das opções não estarem bem descritas, a opção escolhida foi escolhida por ti, pois querias gastar o mínimo possível, como já tinhas chegado ao teu limite devido à colocação do novo bms, que ainda tive de baixar o custo para se ajustar à tua vontade e assim poder fazer a intervenção, foi a opção que escolheste, não eu.

Adicionar mais tensão a essa linha ???? nem isso é possível nem faz sentido, aliás, já te tinha alertado para esse e outros equívocos, e após eu explicar-te novamente : http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... #p11260438 parece que fizeste questão de baralhar tudo novamente, adiante e explicando; se fosse detectado alguma série com menor capacidade podia-se compensar com células em paralelo, ex: série 11 com 36.7 ah, basta adicionar uma célula de 2.3 ah em paralelo para ficar com +- 38.8 ah.
Mas tal situação não foi encontrada, pois as células que não foram atingidas por qualquer dano conservam quase toda a capacidade inicial, as que foram danificadas, mais vale tirar e meter novo, foi o que fiz com as 2 que foram trocadas.

Sobre a opção de substituir as linhas que tendem a ficar para trás no balanceamento, essa resolvia todo esse problema, mas não era 200 euros toda a linha, era sim 200 euros por série, sendo que são 4.

À um ano atrás ou mais, questionei-te se querias meter o bms oficial da vectrix com um sw desenvolvido por mim que elimina o atraso de leitura e a lentidão que os oficiais têm, além de outras correcções, o problema é que se tinha de fazer uns ajustes, irias perder autonomia e também potência, não quiseste seguir por essa via, preferiste esperar que eu acaba-se o que estava a desenvolver, pois podia-se manter tudo como estava.

As 2 células que levou foi por danos causados ainda pela humidade, não tem nada a ver com a linha em baixo.

Eu disse que o problema do balanceamento ficava resolvido levando o novo bms que desenvolvi, foi pensado para este e outros casos que têm dificuldades neste processo, pois o actual não consegue informar o carregador da tensão individual de cada série, devido a serem baterias com baixíssima resistência interna torna-se um balanceamento mais complicado que outras células que não têm estas características, além disso, devido a danos anteriores, estas 4 séries ficaram com uma autodescarga um pouco superior às restantes, não tendo afectada a sua capacidade nem a sua resistência interna.

Com base neste problema, nos últimos anos desenvolvi um bms capaz de balancear estas e outras células (tal como as li+ que também têm dificuldades de balanceamento) a uma velocidade incrível com correntes muito acima do normal, durando o balanceamento de segundos a poucos minutos, dependendo do estado entre células, tem também a vantagem de não dissipar a energia em forma de calor e sim aproveita-la para onde é necessário, poupando muitos kwh gastos em balanceamentos e acelerando o processo.

O preço que combinamos para a instalação deste bms apenas considerava o preço de custo dos componentes, nem o preço de montagem dos módulos foi considerado, e ainda aceitava a retoma do velho bms para facilitar, que para mim não tem interesse, mas o que queria mesmo era resolver este problema.

Sobre o tempo da intervenção, nunca houve de minha parte qualquer compromisso com prazos, se não tivesse havido reviravolta no processo, tinha levado menos tempo, ainda assim e para que a intervenção com instalação do bms fosse um sucesso, o pack foi todo desmontado, ligações todas verificadas, encontrei ainda alguma corrosão as ligações, reparei e apliquei um produto para evitar a corrosão nas ligações, além de ter testado individualmente todas as séries que constituem o pack, como devem imaginar, não é um processo que seja rápido.
Pois assim não foi… acabou por rever toda a linha pois concordamos em discordar em que o novo BMS que iria colocar já não iria ser colocado nem as 2 células extras, novamente concordamos em discordar, voltou a ser colocado o antigo BMS com algumas alterações e trocadas as 2 células que supostamente estariam a lixar tudo... essas alterações creio que seria para forçar a equalização de todas as linhas... portanto voltei a ter a mota como estava, passado 2 meses e meio...
Ora bem, o bms novo foi instalado e funcionou tal como te comuniquei, fez algumas descargas, tendo balanceado sempre bem, e deixando todas as células com a mesma tensão além de informar as tensões nos display's fornecendo outros dados através de aplicação como resistência interna de cada célula, capacidade real de cada célula, entre muitas outras informações, na primeira carga balanceou em menos de 5 minutos, em cargas menores demorava alguns segundos, tal como previsto.
O teste de autonomia após esta alteração não foi feito no Jmal pois não teve tempo, ao que parece foram feitos perto de 150 kms nos dois meses e meio que lá esteve. E depois de voltar a colocar o BMS com que foi, ainda não tive a oportunidade de fazer o teste final, pois teria de ver qual a autonomia com que fiquei...


O teste de autonomia foi feito, mais que uma vez, com o bms novo, não consegui os resultados que o serges pretendia após toda a reparação do pack como foi comunicado, pois a mota não estava em condições de rolar, tendo, após uma revista rápida, encontrado desalinhamentos estruturais que comprometem a segurança, talvez devido ao acidente,mas não vou pronunciar sobre isso porque não foi o serviço contratado. A caixa redutora está presa, o que interfere muito na autonomia.

Com base nestas condições e da exigência do serges em voltar a ter a autonomia que teve de inicio, os 120 kms que teve até ter o problema da água, vi ser impossível, pois apesar de o pack ter ainda uma capacidade próxima de novo a mota não está em condições mecânicas de o conseguir, logo decidi que não valia a pena continuar a alimentar falsas expectativas e a continuar a ver relatos como este vendo o meu trabalho num novo desenvolvimento denegrido: e confirmo que foi uma decisão acertada.

Foi então retirado o bms novo e instalado o bms antigo e claro que não precisei de fazer novo teste, pois já sabia com o que contava.
Segundo o Jmal a degradação das baterias é inferior a 2% o que com 26.000kms e mais de quatro anos da conversão, e o ter passado quase um ano em revisões, alterações e outros problemas mas sempre com os mesmos sintomas, ou seja nunca resolvido... considero que o resultado da conversão não foi o acordado/desejado...
Sim a degradação é essa, a minha mota tem as mesmas células e não perderam quase nada, e rolo sempre a fundo, tenho velocidade máxima de 150 kmh, e cerca de 42 kw contínuos de potência, já vai com cerca de 30 mil kms e muito pneu gasto.

Quanto ao resultado, também não era este que eu esperava como devem entender, pois nem eu esperava que houvesse danos como houve por algo que não foi da minha responsabilidade, e também não contava com outros danos, entre alguns pequenos pormenores que encontrei ao longo do tempo (que preferi sempre não divulgar para evitar mau ambiente, mas chegou o momento), aqui ficam alguns danos que encontrei nesta e noutra intervenção;

Fio interrompido.
bms_a123_serges_1.jpg
bms_a123_serges_1.jpg (100.34 KiB) Visto 2912 vezes
Ficha danificada
bms_a123_serges_2.jpg
bms_a123_serges_2.jpg (132.52 KiB) Visto 2912 vezes
ficha com encaixe partido.
bms_a123_serges_3.jpg
bms_a123_serges_3.jpg (86.64 KiB) Visto 2912 vezes
Fora estes alguns módulos bms tiveram de ser reparados, indicavam sintomas de terem sofrido sobre-tensão, eu em tantos bms que instalei iguais a estes, foram os únicos com este tipo de danos.
Há coisa de uns dias fui ao Nuno ver “o estado” das baterias (voltar a medir somente a tensão de cada linha, que foi unicamente o que fizemos quando tive o acidente e que me mostrou as diferenças das voltagens) para ter a certeza se o BMS desta vez fazia a equalização, qual o meu espanto tenho as mesmas 4 linhas (que tinha medido antes de a enviar para o Jmal) na tensão de repouso, 3.33v e todas as outras 3,56v portanto o BMS continua a não fazer nada em termos de equalização! Atenção a mota fez perto de 900kms desde que veio do Jmal... (infelizmente devido a ausência de mota perdi a possibilidade do part-time de estafeta com isto reduzi imenso os kms que fazia antes)]
Não foi o que me disseste dessa vez quando tiveste o acidente, foi-me dito por ti que estavam a verificar as tensões e a testar as capacidade da bateria.

E mais uma vez não me foi pedido qualquer esclarecimento de como verificar pack, que eu dava na boa, se tivesse o bms novo, esse seria danificado se houvesse alguma desconexão do pack feita incorrectamente, pois os bms são muito críticos nesse aspecto.

Sobre o teu serviço de estafeta nada posso fazer, mas podias ter usado a mota que tens a combustão enquanto estavas pendurado, apenas uma sugestão... Não poderei voltar a emprestar-te a minha mota, pois da outra vez além de vir mal tratada ainda tive de ficar a dever favores a quem me emprestou uma para o meu dia-a-dia e agora levava um não bem grande pois na altura nem um agradecimento.
Quando liguei ao Jmal para saber o que poderia fazer depois de este “balde de água gelada” só me disse que assim seria difícil!! Teria de as carregar uma a uma ou então para resolver a coisa seria colocar 5 fios para fora e medir, e carregar essas linhas depois de a mota ter terminado a equalização... portanto uma solução no mínimo……... já que o tempo que lá esteve de nada serviu e veio com os mesmo problema com que foi...
É claro que é difícil, não é preciso ir longe para ver outro db teu, do opel ampera, onde as coisas têm de ser ao teu gosto, sem aceitares qualquer esclarecimentos e ainda exiges ser ao teu "preço" e ainda metes em causa o profissionalismo das pessoas quando nem tens a ideia de como as coisas funcionam, adiante...

Ora se eu disse que não instalava o bms novo nestas condições, era de prever que o problema não ficasse 100% resolvido, não andei durante anos a perder noites, milhares de horas, muitas dores de cabeça, milhares de euros investidos só no desenvolvimento do bms, para depois ver aqui denegrido o fruto do meu trabalho e do projecto que criei, como tem sido até agora, porque como já disse, nestas condições nunca irás ter a autonomia que tinha quando foi convertida.

Sobre a linha, eu disse que bastava passar 5 fios, para um local de acesso exterior, e de mês a mês verificar e acertar com um pequeno carregador externo, pois é um maneira simples, barata e funcional de o fazeres, já que não estiveste disposto a gastar dinheiro na sua manutenção, é o melhor que podes fazer.
Com esta situação a Mobilidade eléctrica de duas rodas aqui em casa está muito tremida pois não foi nada disto o que esperava... tenho de repensar bem as minhas escolhas e todas estão em aberto
Acho que sim, deves pensar e bem.
P.S O Jmal deu me o conselho de ver a mota pois acha que a roda da frente não roda bem nem a de trás ao que fiz questão de comparar e nada notei...
Sim, aconselhei, e da maneira que falas é fácil de verificar que alguma coisa está mal, devias ter notado e muita diferença entre essa e outras, pois essa mota é muito leve em relação a outras, logo o seu rolamento é muito diferente, e mesmo por isso que ela tinha a autonomia que tinha com apenas 38.5 ah usáveis.
Quanto ao custo desta ultima o Jmal ofereceu me 2 pilhas não me cobrando nada.
Nem mais, mesmo que tivesse cobrado era a preço de custo, tal como foi das outras vezes, não foi cobrado nada porque a intervenção não foi efectuada como estava previsto devido ás tuas opções.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por serges »

jmal Escreveu: Olá a todos.

Como já não é hábito vir aqui, obrigado ao user que me alertou para este tópico, adiante, antes de esclarecer alguns pontos começo por algumas considerações iniciais;

- o jmal não vendeu nenhuma vectrix ao serges, apenas converteu a mota em termos de tecnologia das baterias de nimh para litio ferro (A123) aproveitando e fazendo ajustes e updates de electrónica e firmware nos componentes da mota como; carregador, controlador, dashboard, icm e sensores de temperatura, entre outros pontos da mota que foram revistos.
Bem Jmal tens razão não vendeste uma mota mas sim como dizes uma conversão.
jmal Escreveu:
- durante as negociações foi feito um acordo de cavalheiros que tudo (de bom e de mau) era relatado neste db, meu espanto quando fui alertado diversas vezes por clientes que também visitam o fórum, admirados com algumas declarações aqui feitas, que eu considero equívocos, outras que não aconteceram como são relatadas, outras até falsas e outras que estão em falta.
Eu gostaria de ver as falsas declarações já que por conversa privada me indicaste sempre que não estavam completas... que questionei-te sempre onde estavam essas “falhas”, daí a serem falsas vai um pouco mas ok vamos ponto a ponto para todos poderem ler pois como te disse exigi desde o inicio esse acordo de cavalheiros.
jmal Escreveu:
- este projecto foi juntamente com umas outras vectrix's pioneiro (juntamente com a minha vectrix também uma das primeiras com as mesmas baterias), qualquer comparação com a realidade actual e no projecto que iniciei e faço actualmente parte não faz sentido e só pode ser considerada como provocação ou até alguma forma de denegrir o meu trabalho

Não considero uma falsa questão nem muito menos uma provocação nem tão pouco denegrir o teu actual trabalho só estou a constatar uma realidade com todas as tuas intervenções boas ou más na minha mota...
jmal Escreveu:
- nunca em algum momento me senti responsável pelos danos causados ao pack de baterias por infiltração de água, pois qualquer outras baterias que lá estivessem teriam tido o mesmo problema, no entanto, e repito, a infiltração de humidade e água não fora da minha responsabilidade
Pois infelizmente isso fizeste bem questão de o dizer embora te tenha apresentado vários factos de que a vectrix deixar entrar agua ou mesmo as baterias “transpirarem” durante a carga. O problema foi tu tapares os buracos pelos quais iriam sair essa humidade e água com a espuma que colocaste, agua criada durante muitas situações.
Até tive confirmações de utilizadores nacionais e internacionais sobre essa tema... infelizmente paguei mais de 200€ por essas celulas que sofreram com a agua.
jmal Escreveu:
- no primeiro pack, foi deixado (tal como descrito) espaço para um futuro acrescento de células, de modo a ter mais autonomia, foi deixado o pack a usar o maior espaço disponível, num nível elevado acima no nível do compartimento das baterias
Sim tens razão tinhas umas madeiras por baixo das células mas esqueceste da espuma que estava a acondicionar o pack para não sair do sitio e que volto a repetir tapava os buracos para escorrer a humidade e a água...
jmal Escreveu:
- tal como é aqui descrito pelo próprio (e ainda bem que passados estes anos já o diz aqui), não fui o único (fui apenas um dos que lhe mexeu) a mexer na electrónica na mota e também na bateria, sei que foram pelo menos 2 pessoas (mas tal nunca aqui foi dito...), para medir a bateria como é referido é necessário desmontar o pack tendo em conta que algumas células não ficam acessíveis directamente, nunca até hoje me foi pedido qualquer esclarecimento sobre o procedimento correcto para o fazer, devido a ser necessário desconectar o pack e o bms para ter acesso a todas as células.
Jmal quero realçar que foste o único a montar, desmontar, equalizar ou mexer nas ligações... já se consideras pegar num multímetro e colocar nos bornes das mesmas para medir a tensão e pegar num pequeno carregador e carregar a linhas mais baixas e puxar para a tensão igual às outras.. Isso está tudo aqui escrito, espero que assumes a tua responsabilidade de seres o único autor desta conversão e a única pessoa que mexeu na electrónica como dizes.
jmal Escreveu:
- em todas as intervenções nunca foram cobradas horas de serviço e tudo o que foi substituído foi a preço de custo como já tinha sido referido pelo serges
Pois tens razão não teve custo algum, só em mais de quatro anos de conversão a mota esteve mais de doze meses aí parada para minha penalização de que necessitava como instrumento de trabalho e que fiz questão de referir sempre.
jmal Escreveu:
Boas
Vamos a novidades, boas e más...
Infelizmente a mota veio do Jmal com o guiador torto ao que detectamos que deve ter sido numa possível mudança de reboque e que pode ter sido no transporte pois devem ter posto a cinta a passar por cima do mesmo (pois quando a saiu de perto de mim em cima do reboque ia bem presa, e claro tudo bem, e ele diz que já a viu assim)... resultado uma parvoíce terem feito isso enfim já arranjado e claro um Big No NO meter a cinta a prender a mota ao reboque com a cinta por aí temos locais específicos para fazer esse serviço... enfim... Felizmente consegui voltar a colocar em condições sem ter despesas.

A mota chegou a mim num reboque atrelado pesado, em cima do descanso central presa por 3 cintas, 2 no eixo traseiro e 1 no eixo dianteiro, se houve algum toque não vi, só dei pelo guiador torto quando a conduzi pela primeira vez
Correcto chegamos a essa conclusão os dois pois só podia ser essa.
jmal Escreveu:
Então vamos começar, finalmente fui buscar a mota ao Jmal 2 meses e meio depois lá a fui buscar em que a solução adoptada, foi a da revisão da linha que estava com algumas células com a tensão mais baixa e uma actualização de firmware para forçar a equalização...
Em todo o momento questionei o Jmal sobre o colocar as ditas 2 células (que falei num post anterior) a adicionar mais tensão a essa linha se seria solução ao que não achei uma solução satisfatória, o Jmal deu me a sua palavra de Honra que iria resolver assim o problema...

Antes de mais, li nuns posts acima que a opção que escolhi foi a ultima, não é verdade, além das opções não estarem bem descritas, a opção escolhida foi escolhida por ti, pois querias gastar o mínimo possível, como já tinhas chegado ao teu limite devido à colocação do novo bms, que ainda tive de baixar o custo para se ajustar à tua vontade e assim poder fazer a intervenção, foi a opção que escolheste, não eu.
Adicionar mais tensão a essa linha ???? nem isso é possível nem faz sentido, aliás, já te tinha alertado para esse e outros equívocos, e após eu explicar-te novamente : http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... #p11260438 parece que fizeste questão de baralhar tudo novamente, adiante e explicando; se fosse detectado alguma série com menor capacidade podia-se compensar com células em paralelo, ex: série 11 com 36.7 ah, basta adicionar uma célula de 2.3 ah em paralelo para ficar com +- 38.8 ah.
Mas tal situação não foi encontrada, pois as células que não foram atingidas por qualquer dano conservam quase toda a capacidade inicial, as que foram danificadas, mais vale tirar e meter novo, foi o que fiz com as 2 que foram trocadas.
Ora bem Jmal tenho de te chamar a razão pois não foi assim que fizeste, pois só me disseste que irias arrumar a mota tal como veio, levantar as tensões de todas as células e substituir alguma que estivesse mais baixa e que seria essa a solução disponível, pois recusas-te em tirar uma ou duas linhas, apresentando o argumento do muito trabalho que isso iria dar.
Sim disse sempre e escrevi no forum pelo custo nunca iria alterar essa linha.
jmal Escreveu:
Sobre a opção de substituir as linhas que tendem a ficar para trás no balanceamento, essa resolvia todo esse problema, mas não era 200 euros toda a linha, era sim 200 euros por série, sendo que são 4.
Pois essa foi a informação que me deste e sempre te disse que não iria gastar mais dinheiro na mota, que nunca vi o problema inicial resolvido. Ao que parece cansaste-te das minhas insistentes duvidas...
jmal Escreveu:
À um ano atrás ou mais, questionei-te se querias meter o bms oficial da vectrix com um sw desenvolvido por mim que elimina o atraso de leitura e a lentidão que os oficiais têm, além de outras correcções, o problema é que se tinha de fazer uns ajustes, irias perder autonomia e também potência, não quiseste seguir por essa via, preferiste esperar que eu acaba-se o que estava a desenvolver, pois podia-se manter tudo como estava.
Correcto deste a tua palavra que estavas a desenvolver algo melhor e que iria resolver a falta de capacidade do BMS que tenho e que não faz o seu trabalho
jmal Escreveu:
As 2 células que levou foi por danos causados ainda pela humidade, não tem nada a ver com a linha em baixo.
Olha que tem pois também tenho fotos antes do pack ir para aí e depois de voltar e não está exactamente igual.
jmal Escreveu:
Eu disse que o problema do balanceamento ficava resolvido levando o novo bms que desenvolvi, foi pensado para este e outros casos que têm dificuldades neste processo, pois o actual não consegue informar o carregador da tensão individual de cada série, devido a serem baterias com baixíssima resistência interna torna-se um balanceamento mais complicado que outras células que não têm estas características, além disso, devido a danos anteriores, estas 4 séries ficaram com uma autodescarga um pouco superior às restantes, não tendo afectada a sua capacidade nem a sua resistência interna.
Com base neste problema, nos últimos anos desenvolvi um bms capaz de balancear estas e outras células (tal como as li+ que também têm dificuldades de balanceamento) a uma velocidade incrível com correntes muito acima do normal, durando o balanceamento de segundos a poucos minutos, dependendo do estado entre células, tem também a vantagem de não dissipar a energia em forma de calor e sim aproveita-la para onde é necessário, poupando muitos kwh gastos em balanceamentos e acelerando o processo.
O preço que combinamos para a instalação deste bms apenas considerava o preço de custo dos componentes, nem o preço de montagem dos módulos foi considerado, e ainda aceitava a retoma do velho bms para facilitar, que para mim não tem interesse, mas o que queria mesmo era resolver este problema.
Correcto confirmo que foram essas as tuas promessas
jmal Escreveu: Sobre o tempo da intervenção, nunca houve de minha parte qualquer compromisso com prazos, se não tivesse havido reviravolta no processo, tinha levado menos tempo, ainda assim e para que a intervenção com instalação do bms fosse um sucesso, o pack foi todo desmontado, ligações todas verificadas, encontrei ainda alguma corrosão as ligações, reparei e apliquei um produto para evitar a corrosão nas ligações, além de ter testado individualmente todas as séries que constituem o pack, como devem imaginar, não é um processo que seja rápido.
Atenção Jmal no inicio confirmaste-me prazos de inferior a um mês e por fim já iria para dois meses e que no final de contas foi até onde foi...
jmal Escreveu:
Pois assim não foi… acabou por rever toda a linha pois concordamos em discordar em que o novo BMS que iria colocar já não iria ser colocado nem as 2 células extras, novamente concordamos em discordar, voltou a ser colocado o antigo BMS com algumas alterações e trocadas as 2 células que supostamente estariam a lixar tudo... essas alterações creio que seria para forçar a equalização de todas as linhas... portanto voltei a ter a mota como estava, passado 2 meses e meio...
Ora bem, o bms novo foi instalado e funcionou tal como te comuniquei, fez algumas descargas, tendo balanceado sempre bem, e deixando todas as células com a mesma tensão além de informar as tensões nos display's fornecendo outros dados através de aplicação como resistência interna de cada célula, capacidade real de cada célula, entre muitas outras informações, na primeira carga balanceou em menos de 5 minutos, em cargas menores demorava alguns segundos, tal como previsto.

Não sei , não posso confirmar e só a tu podes dar essa informação
jmal Escreveu:
O teste de autonomia após esta alteração não foi feito no Jmal pois não teve tempo, ao que parece foram feitos perto de 150 kms nos dois meses e meio que lá esteve. E depois de voltar a colocar o BMS com que foi, ainda não tive a oportunidade de fazer o teste final, pois teria de ver qual a autonomia com que fiquei...

O teste de autonomia foi feito, mais que uma vez, com o bms novo, não consegui os resultados que o serges pretendia após toda a reparação do pack como foi comunicado, pois a mota não estava em condições de rolar, tendo, após uma revista rápida, encontrado desalinhamentos estruturais que comprometem a segurança, talvez devido ao acidente,mas não vou pronunciar sobre isso porque não foi o serviço contratado. A caixa redutora está presa, o que interfere muito na autonomia.
Desalinhamentos estruturais é mentira pois foi feita e a verificação da mesma, tendo atéo meu primo presenciado toda a sua análise.
jmal Escreveu: Com base nestas condições e da exigência do serges em voltar a ter a autonomia que teve de inicio, os 120 kms que teve até ter o problema da água, vi ser impossível, pois apesar de o pack ter ainda uma capacidade próxima de novo a mota não está em condições mecânicas de o conseguir, logo decidi que não valia a pena continuar a alimentar falsas expectativas e a continuar a ver relatos como este vendo o meu trabalho num novo desenvolvimento denegrido: e confirmo que foi uma decisão acertada.
Ora lá vem a desculpa de problemas mecânicos o que é mentira podes alegar muita coisa, BMS, trabalho mal feito, mas problemas mecânicos não.
Os 120kms de autonomia já sabia serem impossíveis pois já passaram quatro anos e 26.000kms algo que tinha noção, mas 70kms de autonomia como fizeste questão de me dizer, não aceitei obviamente.
Os relatos jmal, não escrevi nenhum falso, nem a de denegrir o teu trabalho, tens de dizer a verdade em que me fizeste uma pergunta se pretendia ser cliente da empresa do qual és associado ao que te respondi que não tinha interesse pois foi contigo que sempre fiz negocio e com mais ninguém, assim com esta minha resposta escreveste: “é não então; sim já imaginava, mas tinha de fazer essa pergunta para não pensares que não te quero como cliente. Então é assim, eu vou reparar o pack, tal como já tinha iniciado e estou de volta dele mas vou voltar a instalar o bms que lá tinhas e ficas com o mesmo bms. “ Portanto não vejo onde decidi qualquer coisa sobre reparações que tenhas feito ou escolhas que tomaste na reparação da minha mota...
jmal Escreveu:
Foi então retirado o bms novo e instalado o bms antigo e claro que não precisei de fazer novo teste, pois já sabia com o que contava.
Segundo o Jmal a degradação das baterias é inferior a 2% o que com 26.000kms e mais de quatro anos da conversão, e o ter passado quase um ano em revisões, alterações e outros problemas mas sempre com os mesmos sintomas, ou seja nunca resolvido... considero que o resultado da conversão não foi o acordado/desejado...

Sim a degradação é essa, a minha mota tem as mesmas células e não perderam quase nada, e rolo sempre a fundo, tenho velocidade máxima de 150 kmh, e cerca de 42 kw contínuos de potência, já vai com cerca de 30 mil kms e muito pneu gasto.

26.000kms feitos mais coisa menos coisa…. Só ligeiramente diferente
jmal Escreveu:
Quanto ao resultado, também não era este que eu esperava como devem entender, pois nem eu esperava que houvesse danos como houve por algo que não foi da minha responsabilidade, e também não contava com outros danos, entre alguns pequenos pormenores que encontrei ao longo do tempo (que preferi sempre não divulgar para evitar mau ambiente, mas chegou o momento), aqui ficam alguns danos que encontrei nesta e noutra intervenção;
jmal Escreveu: Fio interrompido.
bms_a123_serges_1.jpg

Ficha danificada
bms_a123_serges_2.jpg

ficha com encaixe partido.
bms_a123_serges_3.jpg

Fora estes alguns módulos bms tiveram de ser reparados, indicavam sintomas de terem sofrido sobre-tensão, eu em tantos bms que instalei iguais a estes, foram os únicos com este tipo de danos.
Muito estranho os danos nesses fios pois repara que ninguém moveu o pack a não seres tu e para mais essa falha nos fios não deveria provocar algum comportamento diferente na mota?! A mota deveria andar e carregar com fios partidos?? Que protecção faz o BMS?!? Tendo a informação de menos 1 linha e continua a andar e carregar como se nada fosse?!?!? se não são precisos (visto estar um cortado como dizes) o que lá estão a fazer? O que lá está a fazer o BMS?! infelizmente isso não explicas!
jmal Escreveu:
Há coisa de uns dias fui ao Nuno ver “o estado” das baterias (voltar a medir somente a tensão de cada linha, que foi unicamente o que fizemos quando tive o acidente e que me mostrou as diferenças das voltagens) para ter a certeza se o BMS desta vez fazia a equalização, qual o meu espanto tenho as mesmas 4 linhas (que tinha medido antes de a enviar para o Jmal) na tensão de repouso, 3.33v e todas as outras 3,56v portanto o BMS continua a não fazer nada em termos de equalização! Atenção a mota fez perto de 900kms desde que veio do Jmal... (infelizmente devido a ausência de mota perdi a possibilidade do part-time de estafeta com isto reduzi imenso os kms que fazia antes)]

Não foi o que me disseste dessa vez quando tiveste o acidente, foi-me dito por ti que estavam a verificar as tensões e a testar as capacidade da bateria.
Volto-te a dizer exactamente o que te escrevi, nunca fizeram testes as baterias, foi usado um multímetro para medir a tensão, e por fim foram carregadas as linhas que estavam baixas de forma a ficarem iguais como as outras, tendo essas linhas voltado passado pouco tempo ao mesmo estado inicial.
jmal Escreveu:
E mais uma vez não me foi pedido qualquer esclarecimento de como verificar pack, que eu dava na boa, se tivesse o bms novo, esse seria danificado se houvesse alguma desconexão do pack feita incorrectamente, pois os bms são muito críticos nesse aspecto.
Fiz-te essa mesma pergunta, quando após o acidente e visto a mota estar desmanchada, e indicaste-me sempre como o fazer e onde estavam os contactos para medir a tensão
jmal Escreveu:
Sobre o teu serviço de estafeta nada posso fazer, mas podias ter usado a mota que tens a combustão enquanto estavas pendurado, apenas uma sugestão... Não poderei voltar a emprestar-te a minha mota, pois da outra vez além de vir mal tratada ainda tive de ficar a dever favores a quem me emprestou uma para o meu dia-a-dia e agora levava um não bem grande pois na altura nem um agradecimento.
A Mota a Combustão não é minha é da esposa que usa no seu dia a dia para o trabalho, a tua mota veio limpa e voltou limpa da mesma forma como veio até te anunciei alguns problemas de motor que tinha pois fazia um barulho estranho e que me indicas te ser normal, alias ainda brinquei com o facto de as gaivotas adorarem a cor branca pois fui fuzilado por uma, lavei-a e entreguei ta tal como veio agradeci te pela mesma e tive toda a precaução com ela alias quem me conhece, nem condutor de test drive gosto de ser... portanto mais uma mentira.
jmal Escreveu:
Quando liguei ao Jmal para saber o que poderia fazer depois de este “balde de água gelada” só me disse que assim seria difícil!! Teria de as carregar uma a uma ou então para resolver a coisa seria colocar 5 fios para fora e medir, e carregar essas linhas depois de a mota ter terminado a equalização... portanto uma solução no mínimo……... já que o tempo que lá esteve de nada serviu e veio com os mesmo problema com que foi...

É claro que é difícil, não é preciso ir longe para ver outro db teu, do opel ampera, onde as coisas têm de ser ao teu gosto, sem aceitares qualquer esclarecimentos e ainda exiges ser ao teu "preço" e ainda metes em causa o profissionalismo das pessoas quando nem tens a ideia de como as coisas funcionam, adiante...
Claro a falta de profissionalismo é algo que me aflige e obviamente chamo a atenção a responsabilidade de quem não o pratica o preço que me deste foi X e falei com os outros indivíduos que iriam ter o mesmo upgrade seria –X, questionei te o porque e que me disseste muito espantado "ai fiz a eles faço a ti também claro", portanto o trabalho da minha mota deveria ser muito mais complicado para ser mais dispendioso... o que não era... não é verdade Jmal?

Ora se eu disse que não instalava o bms novo nestas condições, era de prever que o problema não ficasse 100% resolvido, não andei durante anos a perder noites, milhares de horas, muitas dores de cabeça, milhares de euros investidos só no desenvolvimento do bms, para depois ver aqui denegrido o fruto do meu trabalho e do projecto que criei, como tem sido até agora, porque como já disse, nestas condições nunca irás ter a autonomia que tinha quando foi convertida.
Já te expliquei lá em cima esta tua declaração, porque não o colocas-te e claro a tua justificação.
“Os relatos jmal não escrevi nenhum falso nem a de denegrir o teu trabalho, tens de dizer a verdade em que me fizeste uma pergunta se pretendia ser cliente da empresa do qual és associado ao que te respondi que não tinha interesse pois foi contigo que sempre fiz negocio e com mais ninguem, assim com esta minha resposta escreveste: “é não então; sim já imaginava, mas tinha de fazer essa pergunta para não pensares que não te quero como cliente. Então é assim, eu vou reparar o pack, tal como já tinha iniciado e estoude volta dele mas vou voltar a instalar o bms que lá tinhas e ficas com o mesmo bms.” Portanto não vejo onde decidi qualquer coisa sobre reparações que tenhas feito ou escolhas que tomaste na reparação da minha mota...
jmal Escreveu:
Sobre a linha, eu disse que bastava passar 5 fios, para um local de acesso exterior, e de mês a mês verificar e acertar com um pequeno carregador externo, pois é um maneira simples, barata e funcional de o fazeres, já que não estiveste disposto a gastar dinheiro na sua manutenção, é o melhor que podes fazer.
Após mais de dois meses não conseguis-te nem verificar o pack nem verificar o estado das baterias com os ditos testes de autonomia que não fizeste, a seguir a remover o BMS novo... isso foi o que me revoltou e ter uma resolução de “sapateiro” pois confirmas-te que fizes-te umas alterações em que o BMS antigo levou umas actualizações que iria forçar a equalização das baterias. O que como se vê conitnua anão funcionar na minha mota.
jmal Escreveu:
Com esta situação a Mobilidade eléctrica de duas rodas aqui em casa está muito tremida pois não foi nada disto o que esperava... tenho de repensar bem as minhas escolhas e todas estão em aberto

Acho que sim, deves pensar e bem.
P.S O Jmal deu me o conselho de ver a mota pois acha que a roda da frente não roda bem nem a de trás ao que fiz questão de comparar e nada notei...

Sim, aconselhei, e da maneira que falas é fácil de verificar que alguma coisa está mal, devias ter notado e muita diferença entre essa e outras, pois essa mota é muito leve em relação a outras, logo o seu rolamento é muito diferente, e mesmo por isso que ela tinha a autonomia que tinha com apenas 38.5 ah usáveis.
Quanto ao custo desta ultima o Jmal ofereceu me 2 pilhas não me cobrando nada.

Nem mais, mesmo que tivesse cobrado era a preço de custo, tal como foi das outras vezes, não foi cobrado nada porque a intervenção não foi efectuada como estava previsto devido ás tuas opções.
Pois foi feita as reparações que achas te e sempre tive a mota pouco fiavel antes da agua e depois da agua e mesmo com o acidente arranjas desculpas para o teu mau trabalho.
jmal Escreveu:

A minha conclusão Jmal é única, sempre fiz questão de ser sincero em todas as minhas exposições feitas neste diário de bordo em que foi feito no acordo inicial e só tenho pena que não faças o mesmo.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:Bem Jmal tens razão não vendeste uma mota mas sim como dizes uma conversão.

Eu gostaria de ver as falsas declarações já que por conversa privada me indicaste sempre que não estavam completas... que questionei-te sempre onde estavam essas “falhas”, daí a serem falsas vai um pouco mas ok vamos ponto a ponto para todos poderem ler pois como te disse exigi desde o inicio esse acordo de cavalheiros.
Ao longo do texto vais poder verificar onde estão.
serges Escreveu:Não considero uma falsa questão nem muito menos uma provocação nem tão pouco denegrir o teu actual trabalho só estou a constatar uma realidade com todas as tuas intervenções boas ou más na minha mota...
serges Escreveu:Pois infelizmente isso fizeste bem questão de o dizer embora te tenha apresentado vários factos de que a vectrix deixar entrar agua ou mesmo as baterias “transpirarem” durante a carga. O problema foi tu tapares os buracos pelos quais iriam sair essa humidade e água com a espuma que colocaste, agua criada durante muitas situações. Até tive confirmações de utilizadores nacionais e internacionais sobre essa tema... infelizmente paguei mais de 200€ por essas celulas que sofreram com a agua.
Sim tens razão tinhas umas madeiras por baixo das células mas esqueceste da espuma que estava a acondicionar o pack para não sair do sitio e que volto a repetir tapava os buracos para escorrer a humidade e a água...
Estas baterias não "transpiram" como dizes,isso acontece nas nimh, em que o próprio carregador num estágio de carga, fornece corrente às baterias para haver balanceamento, fazendo-as aquecer e assim falarem desse efeito de condensação, depois de a refrigeração parar, elas continuam a aquecer e depois arrefecem, isto origina condensação. No caso das de lítio isso não acontece, e em muitas soluções nem sequer é usada ventilação, que não é o teu caso como sabes, portanto não fazer confusão entre tecnologias diferentes.

Não vale a pena estar a inventar argumentos onde não existem, pois nem são "madeiras" nem tábuas, nem havia espuma por baixo, nem é espuma como conhecemos, é parecido mas não absorve água e é resistente à temperatura, usado na electrónica para isolamento e protecção, por baixo de tudo, no piso, estava uma malha plástica elevando acima a tal placa, material também usado em quadros eléctricos (chamem-lhe o que quiserem), e após isso e nas paredes laterais, tinha a tal espuma, pois as células sendo de alumínio não convém estarem em contacto directo com superfícies duras, impactos com alguma violência podem danificá-las.

Então porque razão iria tapar os buracos se tinha criado estas condições ? olha que são materiais bem caros.

Serges, quantos relatos tens neste fórum de infiltrações de água, que deixou estragos, tendo ela saido ou não ? o mais conhecido são a placa dos sensores de temperatura, que ficam de fora da influência térmica das baterias nimh, dentro desta influência, tens os famosos sensores de temperatura, também onde existe danos, entre outros problemas a ver com conecções oxidadas, bms, células.
serges Escreveu:Jmal quero realçar que foste o único a montar, desmontar, equalizar ou mexer nas ligações... já se consideras pegar num multímetro e colocar nos bornes das mesmas para medir a tensão e pegar num pequeno carregador e carregar a linhas mais baixas e puxar para a tensão igual às outras.. Isso está tudo aqui escrito, espero que assumes a tua responsabilidade de seres o único autor desta conversão e a única pessoa que mexeu na electrónica como dizes.
??? não entendo, mas fui único ou não ?

E não, não estava aqui descrito, dai as minhas observações lá em cima, como deves entender esta é uma das que considero falsas, ora estás a dizer uma coisa como estás a dizer outra.

Já agora, nem dá para abrir o compartimento sem desligar uma série de fios do bms, pois ao fazer isso pode-se arrancar os fios que veêm lá de dentro, e como disse anteriormente, não dá para aceder a todas as células sem desmontar/desconectar uma parte do pack.
serges Escreveu:Pois tens razão não teve custo algum, só em mais de quatro anos de conversão a mota esteve mais de doze meses aí parada para minha penalização de que necessitava como instrumento de trabalho e que fiz questão de referir sempre.
Serges, lamento, mas nunca foi minha intenção prejudicar-te, mas relembro-te que cumpri com todas as minhas obrigações, garantia e muito mais que isso: não podes é exigir aquilo que são condições extra garantia que nunca foram acordadas nem são da minha responsabilidade, nem sequer existem para este tipo de situação, para isso conheço apenas seguros e com muitas reservas.
serges Escreveu:Correcto chegamos a essa conclusão os dois pois só podia ser essa.
serges Escreveu:Ora bem Jmal tenho de te chamar a razão pois não foi assim que fizeste, pois só me disseste que irias arrumar a mota tal como veio, levantar as tensões de todas as células e substituir alguma que estivesse mais baixa e que seria essa a solução disponível, pois recusas-te em tirar uma ou duas linhas, apresentando o argumento do muito trabalho que isso iria dar.
Sim disse sempre e escrevi no forum pelo custo nunca iria alterar essa linha.
Serges, se não querias a reparação do pack, não aceitaste a autonomia que a mota obteve, tinha de te entregar com o teu bms, e esperar que com alteração no velho bms e no sw ela consegui-se balancear, pois não pretendes outra solução.
serges Escreveu:Pois essa foi a informação que me deste e sempre te disse que não iria gastar mais dinheiro na mota, que nunca vi o problema inicial resolvido. Ao que parece cansaste-te das minhas insistentes duvidas...
Exacto, sempre disseste que não ias gastar dinheiro em intervenções na mota.

Não sei que problema inicial falas, lendo o db encontro que só passado quase 1.5 anos é que te queixaste da autonomia, foi quando se deu pelo problema da humidade , quanto aos outros foram resolvidos. Este problema que estamos a falar é dos ultimos que ela teve e sempre se manteve devido à tua insistência em não querer substituir o que está danificado porque, como dizes, não queres gastar dinheiro nela.
serges Escreveu:Correcto deste a tua palavra que estavas a desenvolver algo melhor e que iria resolver a falta de capacidade do BMS que tenho e que não faz o seu trabalho
Faz o trabalho desde que as células estejam em condições normais de funcionamento.
serges Escreveu:Olha que tem pois também tenho fotos antes do pack ir para aí e depois de voltar e não está exactamente igual.
Sim acredito, depois de ter desmontado tudo, testado e voltado a montar, deve haver algumas diferenças.
serges Escreveu:Correcto confirmo que foram essas as tuas promessas
serges Escreveu:Atenção Jmal no inicio confirmaste-me prazos de inferior a um mês e por fim já iria para dois meses e que no final de contas foi até onde foi...
Sim, no ínicio e antes de iniciar o diagnóstico, pois estava a contar com apenas um diagnostico normal às séries e montagem do bms, como assim não aconteceu, o prazo falhou, mas continuo a dizer, não me comprometi com prazos, disse apenas que se tudo corresse bem, 1 mês chegava.
serges Escreveu:Não sei , não posso confirmar e só a tu podes dar essa informação
Desalinhamentos estruturais é mentira pois foi feita e a verificação da mesma, tendo atéo meu primo presenciado toda a sua análise.
Serges, não estou a dizer que foi bem ou mal feito nem quero entrar nessa discussão, apenas te transmiti o que um amigo meu, muito bom técnico nesse ramo, me disse após uma analise rápida,"a mota teve um toque na frente ou algo lhe bateu, tem a coluna de direcção desalinhada em relação ao eixo central do quadro", pois eu sentia constantemente a mota a desviar para o centro da via, e não me parecia ser do guiador torto. Mas fiz questão de te alertar pois pode ser perigoso.
serges Escreveu:Os 120kms de autonomia já sabia serem impossíveis pois já passaram quatro anos e 26.000kms algo que tinha noção, mas 70kms de autonomia como fizeste questão de me dizer, não aceitei obviamente.
Se não aceitaste ! não estou a perceber o que querias que fizesse, pois nem querias reparar o pack.
serges Escreveu:Os relatos jmal, não escrevi nenhum falso, nem a de denegrir o teu trabalho, tens de dizer a verdade em que me fizeste uma pergunta se pretendia ser cliente da empresa do qual és associado ao que te respondi que não tinha interesse pois foi contigo que sempre fiz negocio e com mais ninguém, assim com esta minha resposta escreveste: “é não então; sim já imaginava, mas tinha de fazer essa pergunta para não pensares que não te quero como cliente. Então é assim, eu vou reparar o pack, tal como já tinha iniciado e estou de volta dele mas vou voltar a instalar o bms que lá tinhas e ficas com o mesmo bms. “ Portanto não vejo onde decidi qualquer coisa sobre reparações que tenhas feito ou escolhas que tomaste na reparação da minha mota...
Eu explico, eu passei da situação A para a situação B, tal como acontece com muitas empresas, evoluem, crescem, fundem-se, etc, e claro, querem levar a carteira de clientes com eles, como é óbvio. Terias direito a outro tipo de suporte, como veiculo de serviço entre outras vantagens. Se não te quisesse como cliente, jamais te fazia essa pergunta. Agora a parte de eu saber a resposta, só tu podes explicar, pois segundo sei, não tenho nada a ver com isso, nem compreendo.

Não entendi o que uma coisa tem a ver com outra, deves ter confundido por estar na mesma conversa, mas nada tem a ver uma coisa com outra.
serges Escreveu:26.000kms feitos mais coisa menos coisa…. Só ligeiramente diferente

serges Escreveu:Muito estranho os danos nesses fios pois repara que ninguém moveu o pack a não seres tu e para mais essa falha nos fios não deveria provocar algum comportamento diferente na mota?! A mota deveria andar e carregar com fios partidos?? Que protecção faz o BMS?!? Tendo a informação de menos 1 linha e continua a andar e carregar como se nada fosse?!?!? se não são precisos (visto estar um cortado como dizes) o que lá estão a fazer? O que lá está a fazer o BMS?! infelizmente isso não explicas!
Atenção que não estou a meter em causa o que quer que tenha sido feito, nem me vou envolver nisso, nem sequer uso isso como argumento, houve danos !! não me interessa de onde eles vieram, eu reparei a meu custo, e fiquei com eles para mim, pois não queria criar confusões. Mas fico admirado que agora, mesmo sem qualquer sintoma negativo, voltaste a desmontar, foi falta de ideia, podias ter-me solitado a instalação de uns cabos para verificar as tensões sem abrir o compartimento.

Claro que explico, aliás, já expliquei, já tinha dito lá atrás que o velho bms não tem a capacidade de informar o carregador a que tensão tem cada célula, apenas informa quando chega a um nível mínimo e ao nível máximo pelo cabo de 4 fios que se vê na imagem, mas para isso ele precisa de estar conectado às células, os bms não foram desenvolvidos para funcionar sem fios.

Estás enganado serges, até os mais recentes bms se tiverem uma célula no meio desligada do bms, mas mantendo a ligação ao pack, carregam e descarregam na boa, pois com a electrónica envolvida (não se esqueçam que as células estão em série) faz com que a tensão no local desconectado, seja a divisão da tensão das extremidades das 2 células, atrás e à frente da conexão desligada, e apenas nas células fora das extremidades dos módulos centralizados. Este efeito acontece com a maioria dos bms nos veículos que conheces de hoje em dia, seja vectrix com bms originais, nissan leaf, citroen c-zero, clones, entre outros, mas prefiro falar só dos que conheço. Podem fazer o teste, desconectem uma célula do bms lá no meio e vão ver qual é a tensão reportada.

Essa é também uma vantagem do novo bms, pois precisa de alimentação da célula para comunicar a tensão que tem, se estiver desligado/desconectado não há comunicação, logo o carregador assume que falta o estado daquela série e faz os devidos procedimentos.

Por curiosidade, pergunta a um técnico de electrónica experiente, quantos equipamentos, circuitos, etc, queimou ele só com as pontas do multímetro, vais ficar admirado com a resposta.
serges Escreveu:Volto-te a dizer exactamente o que te escrevi, nunca fizeram testes as baterias, foi usado um multímetro para medir a tensão, e por fim foram carregadas as linhas que estavam baixas de forma a ficarem iguais como as outras, tendo essas linhas voltado passado pouco tempo ao mesmo estado inicial.
Não foi isso que escreveste antes, daí eu ter tido que era falso: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260101
serges Escreveu:Fiz-te essa mesma pergunta, quando após o acidente e visto a mota estar desmanchada, e indicaste-me sempre como o fazer e onde estavam os contactos para medir a tensão
Disseste que estavam a testar a bateria e tinha encontrado 4 séries mais baixas e 1 mais alta, sobre as 4 baixas disse que se conseguissem carregar individualmente que o fizessem, sobre a 1 mais alta não disse nada, pois achei estranho isso acontecer, mas a explicação está à vista na 1º imagem, pois o modulo não adivinha.
serges Escreveu:A Mota a Combustão não é minha é da esposa que usa no seu dia a dia para o trabalho, a tua mota veio limpa e voltou limpa da mesma forma como veio até te anunciei alguns problemas de motor que tinha pois fazia um barulho estranho e que me indicas te ser normal, alias ainda brinquei com o facto de as gaivotas adorarem a cor branca pois fui fuzilado por uma, lavei-a e entreguei ta tal como veio agradeci te pela mesma e tive toda a precaução com ela alias quem me conhece, nem condutor de test drive gosto de ser... portanto mais uma mentira.
Serges, sabes muito bem como foi entregue a minha mota, que não foi lavada, e que a caca de de pássaro é corrosiva e deixou manchas na mota, mas adiante...

Já agora, mesmo quando não te emprestei a minha mota, disponibilizei-te a bereco que já tinhas usado durante a conversão, que recusaste!!! Lógico que depois de ter recebido a minha mota como a recebi não te a poderia voltar a emprestar, se não tens cuidado com as coisas dos outros não podia voltar-te a emprestar a minha mota mas ainda te disponibilizei a bereco que já não servia.
serges Escreveu:Claro a falta de profissionalismo é algo que me aflige e obviamente chamo a atenção a responsabilidade de quem não o pratica o preço que me deste foi X e falei com os outros indivíduos que iriam ter o mesmo upgrade seria –X, questionei te o porque e que me disseste muito espantado "ai fiz a eles faço a ti também claro", portanto o trabalho da minha mota deveria ser muito mais complicado para ser mais dispendioso... o que não era... não é verdade Jmal?
Que confusão e argumentos foste arranjar, mas aqui fica uma analogia do que não aceitaste, 2 pessoas compram 2 carros, iguais, mas ambos retomam um carro cada, no teu caso a retoma tem 4 anos, design mais antigo. A outra pessoa entrega para retoma um veiculo com apenas 3 anos, mais potente, de design ainda moderno.
Fica a pergunta; quem vai pagar menos ???

Agora fica a parte interessante, devido ás tuas pressões constantes, eu valorizem "o teu carro de retoma" para o valor do da outra pessoa e fiz-te a vontade, mais uma vez, para poder fazer a intervenção.

E de novo, nada de denegrir....
serges Escreveu:Já te expliquei lá em cima esta tua declaração, porque não o colocas-te e claro a tua justificação.
“Os relatos jmal não escrevi nenhum falso nem a de denegrir o teu trabalho, tens de dizer a verdade em que me fizeste uma pergunta se pretendia ser cliente da empresa do qual és associado ao que te respondi que não tinha interesse pois foi contigo que sempre fiz negocio e com mais ninguem, assim com esta minha resposta escreveste: “é não então; sim já imaginava, mas tinha de fazer essa pergunta para não pensares que não te quero como cliente. Então é assim, eu vou reparar o pack, tal como já tinha iniciado e estoude volta dele mas vou voltar a instalar o bms que lá tinhas e ficas com o mesmo bms.” Portanto não vejo onde decidi qualquer coisa sobre reparações que tenhas feito ou escolhas que tomaste na reparação da minha mota...
Já foi explicado.

Foi reparado, levou as 2 celulas, que substituiram 2 danificadas por corrosão, as ligações entre séries que estavam danificadas refeitas, e instalado o novo bms, não pude fazer mais reparos pois não querias substituir mais nada nem querias gastar dinheiro.

Como o resultado não era o que estavas à espera e como não aceitaste, foi retirado o novo bms, não foram retiradas as 2 células, preferi oferecê-las. Não estaria a ser correcto contigo ao cobrar-te uma parte da intervenção, bms, a outra parte sendo eu a suportar, para no final teres um resultado que não aceitaste, aí sim, podias dizer que te enganei e que tinha faltado o profissionalismo, etc, adiante.
serges Escreveu:Após mais de dois meses não conseguis-te nem verificar o pack nem verificar o estado das baterias com os ditos testes de autonomia que não fizeste, a seguir a remover o BMS novo... isso foi o que me revoltou e ter uma resolução de “sapateiro” pois confirmas-te que fizes-te umas alterações em que o BMS antigo levou umas actualizações que iria forçar a equalização das baterias. O que como se vê conitnua anão funcionar na minha mota.
Ai meu Deus... então como eu te apresentava contas para substituir séries de células sem ter testado ? e que deu trabalho deu, pois tiveram de ser testadas individualmente.

Se não testei autonomia, como te disse que eram 70 kms, e segundo dizes andei 150 kms com ela ?
serges Escreveu:Pois foi feita as reparações que achas te e sempre tive a mota pouco fiavel antes da agua e depois da agua e mesmo com o acidente arranjas desculpas para o teu mau trabalho.
Não existem desculpas, disse que a mota tem a caixa pressa e/ou rolamentos ou outro problema que a impede de rolar normalmente, sobre os danos estruturais isso não tem nada a ver, pois não compromentem a autonomia, mas sim a segurança de quem anda em cima dela.

E mais uma vez...
serges Escreveu:A minha conclusão Jmal é única, sempre fiz questão de ser sincero em todas as minhas exposições feitas neste diário de bordo em que foi feito no acordo inicial e só tenho pena que não faças o mesmo.
Lamento serges, mas não foste, e estou muito triste com isso.

Ainda sobre o que disse sobre relatos, sobre este post: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260390

1 substituir toda a linha mais de 200€
2 verificar toda a linha e substituir as ditas, muito trabalho
3 retirar a linha e ter menos autonomia.
4 colocar umas células extra de forma a poder aumentar a tensão.
1- era este valor por série e não toda a linha.
2- isso já tinha sido feito, por isso ter chegado à opção 1, e sim deu muito trabalho.
3- sim, ficavas com um pack de 38s, menos autonomia, menos potencia, mas não aceitaste.
4- não, já foi explicado, além de impossivel e não fazer sentido, só iria funcionar com o novo bms, pois o problema de desbalancear iria ficar na mesma, nem que metesses o dobro da capacidade naquela zona.


https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260403
Não estavas a investir no bms, isso foi dito e repetido por mim, estavas a pagar uma pequena parte dele, a outra assumia eu.


https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260411

Não houve nenhuma opção escolhida por mim, como já foi explicado.


https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260438

Exacto, aqui corrigiste a opção.

Sim, já não iria ser posivel, pois além de já ter adiado as minhas férias desde o inicio de Agosto para te resolver o problema, não consegui adiar mais senão perdia o direito ao alojamento e o dinheiro dele, só iria pegar na mota a meio de Setembro.

Conclusão: é fácil para outros olharem para o nosso trabalho à uns anos e falar desse modo, no entanto estas eram as soluções que haviam disponiveis nessa altura, hoje vou fazer diferente o que fiz ontem, mesmo que se trate do mesmo, a isso se chama evolução, se fazia hoje igual ? claro que não, e aqui tens a prova, de outra que foi convertida algum tempo depois;

Imagem

Já diferente da tua e hoje já é muito diferente disto tal como amanhã continuará a ser ainda melhor!

Hoje existem outras soluções, por isso ter continuado o desenvolvimento e te sugerir um update, não por interesse comercial, como podes ter verificado, mas com interesse em resolver-te o problema e preservar o cliente, além de ficares com os tais dados que sempre pediste, uma reserva de autonomia que podias definir, ver os valores de tensão das células nos displays, mais potencia de carga, delays, aplicação para ver dados estatisticos, etc.


Não vou continuar este debate, nem tenho paciência nem tempo para discutir pois contigo os outros não têm nunca razão e há sempre mal-entendidos, nem estou para alimentar este tipo de discussão infrutifera onde não se vai a lado nenhum, qualquer coisa tens os meus contactos.


Cumprimentos
jmal
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por MVS »

jmal Escreveu:Estás enganado serges, até os mais recentes bms se tiverem uma célula no meio desligada do bms, mas mantendo a ligação ao pack, carregam e descarregam na boa, pois com a electrónica envolvida (não se esqueçam que as células estão em série) faz com que a tensão no local desconectado, seja a divisão da tensão das extremidades das 2 células, atrás e à frente da conexão desligada, e apenas nas células fora das extremidades dos módulos centralizados. Este efeito acontece com a maioria dos bms nos veículos que conheces de hoje em dia, seja vectrix com bms originais, nissan leaf, citroen c-zero, clones, entre outros, mas prefiro falar só dos que conheço. Podem fazer o teste, desconectem uma célula do bms lá no meio e vão ver qual é a tensão reportada.
Se carregam e descarregam com uma linha de BMS interrompida não o deviam permitir. Os ICs LTC6802 a LTC6804 sempre tiveram bem descrito o procedimento de "Open-Wire Check". Pode é não estar implementado no firmware do produto desenvolvido pelo fabricante.
Estou a produzir novas boards de BMS com base no LTC6804-2 e nem me passa pela cabeça deixar um assunto destes em aberto.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por serges »

jmal Escreveu: Estas baterias não "transpiram" como dizes,isso acontece nas nimh, em que o próprio carregador num estágio de carga, fornece corrente às baterias para haver balanceamento, fazendo-as aquecer e assim falarem desse efeito de condensação, depois de a refrigeração parar, elas continuam a aquecer e depois arrefecem, isto origina condensação. No caso das de lítio isso não acontece, e em muitas soluções nem sequer é usada ventilação, que não é o teu caso como sabes, portanto não fazer confusão entre tecnologias diferentes.
 
Não vale a pena estar a inventar argumentos onde não existem, pois nem são "madeiras" nem tábuas, nem havia espuma por baixo, nem é espuma como conhecemos, é parecido mas não absorve água e é resistente à temperatura, usado na electrónica para isolamento e protecção, por baixo de tudo, no piso, estava uma malha plástica elevando acima a tal placa, material também usado em quadros eléctricos (chamem-lhe o que quiserem), e após isso e nas paredes laterais, tinha a tal espuma, pois as células sendo de alumínio não convém estarem em contacto directo com superfícies duras, impactos com alguma violência podem danificá-las.
 
Então porque razão iria tapar os buracos se tinha criado estas condições ? olha que são materiais bem caros.
 
Serges, quantos relatos tens neste fórum de infiltrações de água, que deixou estragos, tendo ela saido ou não ? o mais conhecido são a placa dos sensores de temperatura, que ficam de fora da influência térmica das baterias nimh, dentro desta influência, tens os famosos sensores de temperatura, também onde existe danos, entre outros problemas a ver com conecções oxidadas, bms, células.
 
Bem decididamente tentas e queres fazer ver a todos os utilizadores que não existe a possibilidade de não teres feito asneiras, pois a garantia da conversão pelos vistos nunca a dás, somente a do material que aplicas e ainda assim, diria que uma garantia duvidosa no meu caso. É que sabes bem a espuma que colocas-te e onde colocas-te uma vez que não absorve agua como dizes, obviamente não a deixa passar, imagina lá onde ficou!
 Existem mais testemunhos mundiais em que a Vectrix deixa entrar agua!!!!! O mal é quando ela não sai!!
Sim a ventilação faz com que entre agua caso esteja a chover, pois como sabes a humidade que existe no ar entra para refrigeração e mais a temperatura no pack é sempre superior ao que existe no exterior...Ahhhh já sei esta Vectrix só pode andar ao sol, e mesmo com sol cuidado…
A parte das Madeiras como dizes que estou a inventar, vou só lembrar-te do que disseste no inicio…. Tu e mais alguém,que afirmou afincadamente que as tinhas colocado!! Ora…
jmal Escreveu:O pack, anteriormente tinha uma elevação de cerca de 2.5 cm, com um falso piso tipo rede com 1 cm de altura, após isso tinha um fundo em composto de madeira, por cima tinha um a espuma não inflamável que faz de cama às células. 
Em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 40#p236563
E ainda tiveste uma testemunha a confirmar afincadamente…
Rufus Escreveu:Eu vi parte desta conversão qd foi feita e lembro-me (o pack ainda não estava lá dentro mas a caixa estava a ser preparada) que na base do compartimento, levou uma tábua em madeira para absorver possíveis humidades...o taco era grosso, ñ sei a espessura mas talvez o jmal saiba.
Em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 60#p239268
Ora então afinal existia ou não madeira?!?!? Afinal parece que sim….
Então quem está aqui a inventar ou será mentir???? 
Mas vá espero mais uma qualquer desculpa…
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Jmal quero realçar que foste o único a montar, desmontar, equalizar ou mexer nas ligações... já se consideras pegar num multímetro e colocar nos bornes das mesmas para medir a tensão e pegar num pequeno carregador e carregar a linhas mais baixas e puxar para a tensão igual às outras.. Isso está tudo aqui escrito, espero que assumes a tua responsabilidade de seres o único autor desta conversão e a única pessoa que mexeu na electrónica como dizes.
 
??? não entendo, mas fui único ou não ?
 
E não, não estava aqui descrito, dai as minhas observações lá em cima, como deves entender esta é uma das que considero falsas, ora estás a dizer uma coisa como estás a dizer outra.
 
Já agora, nem dá para abrir o compartimento sem desligar uma série de fios do bms, pois ao fazer isso pode-se arrancar os fios que veêm lá de dentro, e como disse anteriormente, não dá para aceder a todas as células sem desmontar/desconectar uma parte do pack.
 
serges Escreveu:Pois tens razão não teve custo algum, só em mais de quatro anos de conversão a mota esteve mais de doze meses aí parada para minha penalização de que necessitava como instrumento de trabalho e que fiz questão de referir sempre.
 
Serges, lamento, mas nunca foi minha intenção prejudicar-te, mas relembro-te que cumpri com todas as minhas obrigações, garantia e muito mais que isso: não podes é exigir aquilo que são condições extra garantia que nunca foram acordadas nem são da minha responsabilidade, nem sequer existem para este tipo de situação, para isso conheço apenas seguros e com muitas reservas.
 
Neste mesmo diário de bordo tens as várias referencias de medição e sim é possível ver todas as linhas sem desligar qualquer parte do pack, ou desligar qualquer fio seja do BMS ou das placas de BMS das várias linhas.
Estranhamente está neste DB o teu testemunhado a fazê-lo até mesmo com fotos... Neste diario de bordo só te estás a contradizer repara nas fotos a medires, já que as fotos foram tiradas por mim! Em que ficamos?!?
http://www.novaenergia.net/forum/downlo ... p?id=11523
http://www.novaenergia.net/forum/downlo ... p?id=11524
Será que aqui também não queimaste nenhuma electrónica com o multímetro??
jmal Escreveu: 
serges Escreveu:Correcto chegamos a essa conclusão os dois pois só podia ser essa.
 
serges Escreveu:Ora bem Jmal tenho de te chamar a razão pois não foi assim que fizeste, pois só me disseste que irias arrumar a mota tal como veio, levantar as tensões de todas as células e substituir alguma que estivesse mais baixa e que seria essa a solução disponível, pois recusas-te em tirar uma ou duas linhas, apresentando o argumento do muito trabalho que isso iria dar.
Sim disse sempre e escrevi no forum pelo custo nunca iria alterar essa linha.
 
Serges, se não querias a reparação do pack, não aceitaste a autonomia que a mota obteve, tinha de te entregar com o teu bms, e esperar que com alteração no velho bms e no sw ela consegui-se balancear, pois não pretendes outra solução.
 
Então estou a ler por aqui a primeira vez que não reparas-te a mota?!? Pois escreveste-me que: “tá toda balanceadinha e fiz um upgrade ao firmware...” “sobre a capacidade medida com o descarregador ela acusou 41Ah...” “Tens ali mota para muitos anos...”
Realmente estou confuso ou não...
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Pois essa foi a informação que me deste e sempre te disse que não iria gastar mais dinheiro na mota, que nunca vi o problema inicial resolvido. Ao que parece cansaste-te das minhas insistentes duvidas...
 
Exacto, sempre disseste que não ias gastar dinheiro em intervenções na mota.
 
Não sei que problema inicial falas, lendo o db encontro que só passado quase 1.5 anos é que te queixaste da autonomia, foi quando se deu pelo problema da humidade , quanto aos outros foram resolvidos. Este problema que estamos a falar é dos ultimos que ela teve e sempre se manteve devido à tua insistência em não querer substituir o que está danificado porque, como dizes, não queres gastar dinheiro nela.
 
Muito estranho, as varias vezes que a mota foi aí a acima em que perdi a autonomia da mesma, antes da agua entrar, quanto à água foram precisas duas vezes para poderes tirar o pack e a reparares... e depois de “reparares” esse problema da água, ainda teve de ir mais uma outra vez, por causa de um “fio corroído” da àgua ainda… afinal as duas primeiras manutenções por causa da água foram incompletas, portanto tudo bem... enfim não tens de te preocupar que quem perdeu os 200€ pelo trabalho incompleto que fizeste fui eu...
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Correcto deste a tua palavra que estavas a desenvolver algo melhor e que iria resolver a falta de capacidade do BMS que tenho e que não faz o seu trabalho
 
Faz o trabalho desde que as células estejam em condições normais de funcionamento.
 
Que bom BMS como o descreves, portanto só funciona bem se as células estiverem todas equalizadas...
Estive a aguardar respostas de fabricantes de BMS sobre o comportamento do meu e todos acham estranho pois não deveria ser assim e mais users vão reparar no deficiente funcionamento do mesmo.
 
jmal Escreveu:  
serges Escreveu:Olha que tem pois também tenho fotos antes do pack ir para aí e depois de voltar e não está exactamente igual.
 
Sim acredito, depois de ter desmontado tudo, testado e voltado a montar, deve haver algumas diferenças.
 
Algumas é dizer pouco... honestamente até tenho vergonha de o mostrar como está... mas posso mostrar pois este diario de bordo tem tudo...as que tu colocaste no inicio, e já pelo menos 2 versões que tenho guardadas….
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Correcto confirmo que foram essas as tuas promessas
serges Escreveu:Atenção Jmal no inicio confirmaste-me prazos de inferior a um mês e por fim já iria para dois meses e que no final de contas foi até onde foi...
 
Sim, no ínicio e antes de iniciar o diagnóstico, pois estava a contar com apenas um diagnostico normal às séries e montagem do bms, como assim não aconteceu, o prazo falhou, mas continuo a dizer, não me comprometi com prazos, disse apenas que se tudo corresse bem, 1 mês chegava.
 
Claro que não te comprometeste com prazos, dia 8 de Julho questionei-te “achas que a mota estará pronta pois vou de ferias umas duas semanas... até ao fim do mês... ao que respondes “ sim aí está” lá está, não acordaste tempo nenhum, nem a minha viagem frustrada de um fim de semana e que marquei um hotel para dormir aí na zona, em que novamente confirmas-te que estaria pronta e afinal nada, os azares acontecem... certo...
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Não sei , não posso confirmar e só a tu podes dar essa informação
Desalinhamentos estruturais é mentira pois foi feita e a verificação da mesma, tendo atéo meu primo presenciado toda a sua análise.
 
Serges, não estou a dizer que foi bem ou mal feito nem quero entrar nessa discussão, apenas te transmiti o que um amigo meu, muito bom técnico nesse ramo, me disse após uma analise rápida,"a mota teve um toque na frente ou algo lhe bateu, tem a coluna de direcção desalinhada em relação ao eixo central do quadro", pois eu sentia constantemente a mota a desviar para o centro da via, e não me parecia ser do guiador torto. Mas fiz questão de te alertar pois pode ser perigoso.
 
Agradeço te essa tua preocupação, novamente fui verificar e sim está toda correcta e bem medida sem problemas...
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Os 120kms de autonomia já sabia serem impossíveis pois já passaram quatro anos e 26.000kms algo que tinha noção, mas 70kms de autonomia como fizeste questão de me dizer, não aceitei obviamente.
 
Se não aceitaste ! não estou a perceber o que querias que fizesse, pois nem querias reparar o pack.
 
Como sabes cheguei a ter 16kms de autonomia ou mesmo menos de 50kms até ela parar, não os aceitei obviamente pois a mota parava quando a primeira linha chegasse aos valores mínimos com estes valores ridículos de Km’s feitos em andamento normal....
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Os relatos jmal, não escrevi nenhum falso, nem a de denegrir o teu trabalho, tens de dizer a verdade em que me fizeste uma pergunta se pretendia ser cliente da empresa do qual és associado ao que te respondi que não tinha interesse pois foi contigo que sempre fiz negocio e com mais ninguém, assim com esta minha resposta escreveste: “é não então; sim já imaginava, mas tinha de fazer essa pergunta para não pensares que não te quero como cliente. Então é assim, eu vou reparar o pack, tal como já tinha iniciado e estou de volta dele mas vou voltar a instalar o bms que lá tinhas e ficas com o mesmo bms. “ Portanto não vejo onde decidi qualquer coisa sobre reparações que tenhas feito ou escolhas que tomaste na reparação da minha mota...
 
Eu explico, eu passei da situação A para a situação B, tal como acontece com muitas empresas, evoluem, crescem, fundem-se, etc, e claro, querem levar a carteira de clientes com eles, como é óbvio. Terias direito a outro tipo de suporte, como veiculo de serviço entre outras vantagens. Se não te quisesse como cliente, jamais te fazia essa pergunta. Agora a parte de eu saber a resposta, só tu podes explicar, pois segundo sei, não tenho nada a ver com isso, nem compreendo.
 
Não entendi o que uma coisa tem a ver com outra, deves ter confundido por estar na mesma conversa, mas nada tem a ver uma coisa com outra.
 
Que estranho deves esquecer-te de tantas promessas que fizeste que inicialmente era Y depois passou para Z depois +X e por fim questionei o porquê de os outros terem B a minha seria diferente?? E aí assumiste o valor igual para todos... enfim a palavra para mim é muito importante e quando se falha......
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:26.000kms feitos mais coisa menos coisa…. Só ligeiramente diferente
serges Escreveu:Muito estranho os danos nesses fios pois repara que ninguém moveu o pack a não seres tu e para mais essa falha nos fios não deveria provocar algum comportamento diferente na mota?! A mota deveria andar e carregar com fios partidos?? Que protecção faz o BMS?!? Tendo a informação de menos 1 linha e continua a andar e carregar como se nada fosse?!?!? se não são precisos (visto estar um cortado como dizes) o que lá estão a fazer? O que lá está a fazer o BMS?! infelizmente isso não explicas!
 
Atenção que não estou a meter em causa o que quer que tenha sido feito, nem me vou envolver nisso, nem sequer uso isso como argumento, houve danos !! não me interessa de onde eles vieram, eu reparei a meu custo, e fiquei com eles para mim, pois não queria criar confusões. Mas fico admirado que agora, mesmo sem qualquer sintoma negativo, voltaste a desmontar, foi falta de ideia, podias ter-me solitado a instalação de uns cabos para verificar as tensões sem abrir o compartimento.
 
Claro que explico, aliás, já expliquei, já tinha dito lá atrás que o velho bms não tem a capacidade de informar o carregador a que tensão tem cada célula, apenas informa quando chega a um nível mínimo e ao nível máximo pelo cabo de 4 fios que se vê na imagem, mas para isso ele precisa de estar conectado às células, os bms não foram desenvolvidos para funcionar sem fios.
 
Estás enganado serges, até os mais recentes bms se tiverem uma célula no meio desligada do bms, mas mantendo a ligação ao pack, carregam e descarregam na boa, pois com a electrónica envolvida (não se esqueçam que as células estão em série) faz com que a tensão no local desconectado, seja a divisão da tensão das extremidades das 2 células, atrás e à frente da conexão desligada, e apenas nas células fora das extremidades dos módulos centralizados. Este efeito acontece com a maioria dos bms nos veículos que conheces de hoje em dia, seja vectrix com bms originais, nissan leaf, citroen c-zero, clones, entre outros, mas prefiro falar só dos que conheço. Podem fazer o teste, desconectem uma célula do bms lá no meio e vão ver qual é a tensão reportada.
 
Essa é também uma vantagem do novo bms, pois precisa de alimentação da célula para comunicar a tensão que tem, se estiver desligado/desconectado não há comunicação, logo o carregador assume que falta o estado daquela série e faz os devidos procedimentos.
 
Por curiosidade, pergunta a um técnico de electrónica experiente, quantos equipamentos, circuitos, etc, queimou ele só com as pontas do multímetro, vais ficar admirado com a resposta.
 
Aqui gostava imenso de explicar o que é a perda de confiança, uma vez que fiz 1000kms após a ir buscar aí a cima, e decidi ver como estavam as células, e olha que o meu sexto sentido não me deixou mal... já o teu trabalho...
Quanto a tua descrição técnica deixa muito a desejar...
Quanto à parte do técnico de electrónica, gosto de me rodear de boa gente, e de excelentes profissionais, e como tal, perguntei sim…. E ficou de olhos abertos a olhar para mim, quando lhe perguntei se ao medir tensões poderia com um multímetro “queimar equipamentos, circuitos, etc”…. Quando me disse que para medir a voltagem (que foi o que simplesmente foi feito), os multímetros não emitem qualquer tipo de tensão, ficam sim a “aguardar” informação para a indicar…. Percebi por isso o porquê daquela cara…
Disse-me também, que se fosse para medir impedâncias/resistências, aí o caso é diferente e explicou-me também o “comportamento” dos multímetros, mas dizendo-me “ainda assim……”
 Mas… isto também foi-me explicado por alguém com muitos e muitos anos de experiência e profundo conhecimento “na arte”, mas que poderá afinal não perceber nada de nada…
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Volto-te a dizer exactamente o que te escrevi, nunca fizeram testes as baterias, foi usado um multímetro para medir a tensão, e por fim foram carregadas as linhas que estavam baixas de forma a ficarem iguais como as outras, tendo essas linhas voltado passado pouco tempo ao mesmo estado inicial.
 
Não foi isso que escreveste antes, daí eu ter tido que era falso: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260101
 
serges Escreveu:Fiz-te essa mesma pergunta, quando após o acidente e visto a mota estar desmanchada, e indicaste-me sempre como o fazer e onde estavam os contactos para medir a tensão
 
Disseste que estavam a testar a bateria e tinha encontrado 4 séries mais baixas e 1 mais alta, sobre as 4 baixas disse que se conseguissem carregar individualmente que o fizessem, sobre a 1 mais alta não disse nada, pois achei estranho isso acontecer, mas a explicação está à vista na 1º imagem, pois o modulo não adivinha.
 
Volto-te a escrever e a confirmar pois nunca ninguem fez mais do que verificar com um multímetro e carregar as linhas mais baixas como te fiz questão de perguntar na altura o que fazer, aproveitando que estava aberta... Continuas a interpretar mal ou como te dá mais jeito...
 
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:A Mota a Combustão não é minha é da esposa que usa no seu dia a dia para o trabalho, a tua mota veio limpa e voltou limpa da mesma forma como veio até te anunciei alguns problemas de motor que tinha pois fazia um barulho estranho e que me indicas te ser normal, alias ainda brinquei com o facto de as gaivotas adorarem a cor branca pois fui fuzilado por uma, lavei-a e entreguei ta tal como veio agradeci te pela mesma e tive toda a precaução com ela alias quem me conhece, nem condutor de test drive gosto de ser... portanto mais uma mentira.
 
Serges, sabes muito bem como foi entregue a minha mota, que não foi lavada, e que a caca de de pássaro é corrosiva e deixou manchas na mota, mas adiante...
 
Já agora, mesmo quando não te emprestei a minha mota, disponibilizei-te a bereco que já tinhas usado durante a conversão, que recusaste!!! Lógico que depois de ter recebido a minha mota como a recebi não te a poderia voltar a emprestar, se não tens cuidado com as coisas dos outros não podia voltar-te a emprestar a minha mota mas ainda te disponibilizei a bereco que já não servia.
 
É triste estas tuas afirmações pois sei que a lavei, tenho pena que na altura que te entreguei ou nos dias seguintes não me teres feito qualquer reparo e agora vens aqui dizer isto, fico triste que com essa mentira te sintas justificado para fazeres esta figura, pois quem me conhece sabe que não gosto de andar na mota dos outros e sempre recusei e quando a tenho por necessidade estimo tanto ou mais como a minha e volto a escrever entreguei te da mesma forma que a recebi.
 
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Claro a falta de profissionalismo é algo que me aflige e obviamente chamo a atenção a responsabilidade de quem não o pratica o preço que me deste foi X e falei com os outros indivíduos que iriam ter o mesmo upgrade seria –X, questionei te o porque e que me disseste muito espantado "ai fiz a eles faço a ti também claro", portanto o trabalho da minha mota deveria ser muito mais complicado para ser mais dispendioso... o que não era... não é verdade Jmal?
 
Que confusão e argumentos foste arranjar, mas aqui fica uma analogia do que não aceitaste, 2 pessoas compram 2 carros, iguais, mas ambos retomam um carro cada, no teu caso a retoma tem 4 anos, design mais antigo. A outra pessoa entrega para retoma um veiculo com apenas 3 anos, mais potente, de design ainda moderno.
Fica a pergunta; quem vai pagar menos ???
 
Agora fica a parte interessante, devido ás tuas pressões constantes, eu valorizem "o teu carro de retoma" para o valor do da outra pessoa e fiz-te a vontade, mais uma vez, para poder fazer a intervenção.
 
E de novo, nada de denegrir....
 
Enfim a tua palavra vale o que vale por isso não confio nela neste momento e obviamente que falei com as pessoas que estão na mesma situação que eu contigo, enfim memoria curta!
Já me disseste tantos valores que honestamente era o que te dava mais jeito e perguntei o valor final, será diferente dos outros ao que igualaste aos restantes utilizadores
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Já te expliquei lá em cima esta tua declaração, porque não o colocas-te e claro a tua justificação.
“Os relatos jmal não escrevi nenhum falso nem a de denegrir o teu trabalho, tens de dizer a verdade em que me fizeste uma pergunta se pretendia ser cliente da empresa do qual és associado ao que te respondi que não tinha interesse pois foi contigo que sempre fiz negocio e com mais ninguem, assim com esta minha resposta escreveste: “é não então; sim já imaginava, mas tinha de fazer essa pergunta para não pensares que não te quero como cliente. Então é assim, eu vou reparar o pack, tal como já tinha iniciado e estoude volta dele mas vou voltar a instalar o bms que lá tinhas e ficas com o mesmo bms.” Portanto não vejo onde decidi qualquer coisa sobre reparações que tenhas feito ou escolhas que tomaste na reparação da minha mota...
 
Já foi explicado.
 
Foi reparado, levou as 2 celulas, que substituiram 2 danificadas por corrosão, as ligações entre séries que estavam danificadas refeitas, e instalado o novo bms, não pude fazer mais reparos pois não querias substituir mais nada nem querias gastar dinheiro.
 
Como o resultado não era o que estavas à espera e como não aceitaste, foi retirado o novo bms, não foram retiradas as 2 células, preferi oferecê-las. Não estaria a ser correcto contigo ao cobrar-te uma parte da intervenção, bms, a outra parte sendo eu a suportar, para no final teres um resultado que não aceitaste, aí sim, podias dizer que te enganei e que tinha faltado o profissionalismo, etc, adiante.
 
Mas que resultados Jmal tu é que decides retirar o BMS e convidar-me a ser cliente de outra empresa que nunca fiz ou tenciono fazer qualquer negócio... lamento que estejas a ser pouco sério nesta tua justificação pois sabes bem o que disseste e escreveste.
 
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Após mais de dois meses não conseguis-te nem verificar o pack nem verificar o estado das baterias com os ditos testes de autonomia que não fizeste, a seguir a remover o BMS novo... isso foi o que me revoltou e ter uma resolução de “sapateiro” pois confirmas-te que fizes-te umas alterações em que o BMS antigo levou umas actualizações que iria forçar a equalização das baterias. O que como se vê conitnua anão funcionar na minha mota.
 
Ai meu Deus... então como eu te apresentava contas para substituir séries de células sem ter testado ? e que deu trabalho deu, pois tiveram de ser testadas individualmente.
 
Se não testei autonomia, como te disse que eram 70 kms, e segundo dizes andei 150 kms com ela ?
Sim foi o unico teste de autonomia novamente escrito por ti, pois das outras vezes ao que parece só andaste curtas distancias, novamente escrito por ti também informaste que não fizeste mais teste nenhum após montares o antigo BMS!
Pois foi a informação que me deste após colocares o antigo BMS não testas te mais. Palavras tuas...
jmal Escreveu:
serges Escreveu:Pois foi feita as reparações que achas te e sempre tive a mota pouco fiavel antes da agua e depois da agua e mesmo com o acidente arranjas desculpas para o teu mau trabalho.
 
Não existem desculpas, disse que a mota tem a caixa pressa e/ou rolamentos ou outro problema que a impede de rolar normalmente, sobre os danos estruturais isso não tem nada a ver, pois não compromentem a autonomia, mas sim a segurança de quem anda em cima dela.
E mais uma vez...
 
Novamente fiz o teste de rolamento e tensão a gastar para atingir a velocidade e cumpriu os valores que deveria ter mesmo comparando com outras, enfim se calhar estás demasiado preocupado com outros assuntos e esqueces te do principal.
jmal Escreveu:
serges Escreveu:A minha conclusão Jmal é única, sempre fiz questão de ser sincero em todas as minhas exposições feitas neste diário de bordo em que foi feito no acordo inicial e só tenho pena que não faças o mesmo.
 
Lamento serges, mas não foste, e estou muito triste com isso.
 
Ainda sobre o que disse sobre relatos, sobre este post: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260390
 
Sempre testemunhei e fiz questão de avisar tudo o que fazias ou dizias bom ou mau nesta mota e na tua conversão assim como o teu trabalho, pelos vistos não gostas é que se transcreva as partes que não concordas ou que não são tão boas…
 
jmal Escreveu:
1 substituir toda a linha mais de 200€
2 verificar toda a linha e substituir as ditas, muito trabalho
3 retirar a linha e ter menos autonomia.
4 colocar umas células extra de forma a poder aumentar a tensão.
 
1- era este valor por série e não toda a linha.
2- isso já tinha sido feito, por isso ter chegado à opção 1, e sim deu muito trabalho.
3- sim, ficavas com um pack de 38s, menos autonomia, menos potencia, mas não aceitaste.
4- não, já foi explicado, além de impossivel e não fazer sentido, só iria funcionar com o novo bms, pois o problema de desbalancear iria ficar na mesma, nem que metesses o dobro da capacidade naquela zona.
 
 
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260403
Não estavas a investir no bms, isso foi dito e repetido por mim, estavas a pagar uma pequena parte dele, a outra assumia eu.
 
 
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260411
 
Não houve nenhuma opção escolhida por mim, como já foi explicado.
 
 
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11260438
 
Exacto, aqui corrigiste a opção.
 
Sim, já não iria ser posivel, pois além de já ter adiado as minhas férias desde o inicio de Agosto para te resolver o problema, não consegui adiar mais senão perdia o direito ao alojamento e o dinheiro dele, só iria pegar na mota a meio de Setembro.
 
Conclusão: é fácil para outros olharem para o nosso trabalho à uns anos e falar desse modo, no entanto estas eram as soluções que haviam disponiveis nessa altura, hoje vou fazer diferente o que fiz ontem, mesmo que se trate do mesmo, a isso se chama evolução, se fazia hoje igual ? claro que não, e aqui tens a prova, de outra que foi convertida algum tempo depois;
 
Imagem
 
Já diferente da tua e hoje já é muito diferente disto tal como amanhã continuará a ser ainda melhor!
 
Hoje existem outras soluções, por isso ter continuado o desenvolvimento e te sugerir um update, não por interesse comercial, como podes ter verificado, mas com interesse em resolver-te o problema e preservar o cliente, além de ficares com os tais dados que sempre pediste, uma reserva de autonomia que podias definir, ver os valores de tensão das células nos displays, mais potencia de carga, delays, aplicação para ver dados estatísticos, etc.
 
 
Não vou continuar este debate, nem tenho paciência nem tempo para discutir pois contigo os outros não têm nunca razão e há sempre mal-entendidos, nem estou para alimentar este tipo de discussão infrutifera onde não se vai a lado nenhum, qualquer coisa tens os meus contactos.
 
 
Cumprimentos
jmal
 
Caro Jmal quem lê os teus argumentos percebe e bem que não foste sério sobre o que fizeste na minha mota, e quanto a toda a tua “evolução” fico contente que tenhas aprendido algo já que a minha mota não foi muito feliz nas tuas mãos e que nunca mais irá voltar para aí.
As tuas férias, realmente todos temos direito a descanso, eu também o tive durante dois meses e meio que fiquei sem a mota em que tudo me leva a crer que nunca estiveste interessado em resolver ou terminar o que começaste.
Não pretendo continuar com este debate pois as provas e os factos estão aqui e disponíveis para todos e mais alguns, pois aqui tudo se escreve com a maior seriedade e honestidade do meu lado, obviamente que não serei beneficiado depois disto tudo, pois não quero ser fidelizado a uma pessoa que não mantém o seu trabalho ou recolhe qualquer responsabilidade pelo mau trabalho feito, portanto fico com a mota como está e vou manualmente verificar a tensão das células e rezar a todos os santinhos não ficar pendurado novamente ao fim de 16kms (com uma mota que supostamente converti para 40A) com a tensão no máximo e com as barras quase todas, na beira de uma qualquer estrada...
De novo Jmal nada de denegrir só factos.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por serges »

MVS Escreveu:
jmal Escreveu:Estás enganado serges, até os mais recentes bms se tiverem uma célula no meio desligada do bms, mas mantendo a ligação ao pack, carregam e descarregam na boa, pois com a electrónica envolvida (não se esqueçam que as células estão em série) faz com que a tensão no local desconectado, seja a divisão da tensão das extremidades das 2 células, atrás e à frente da conexão desligada, e apenas nas células fora das extremidades dos módulos centralizados. Este efeito acontece com a maioria dos bms nos veículos que conheces de hoje em dia, seja vectrix com bms originais, nissan leaf, citroen c-zero, clones, entre outros, mas prefiro falar só dos que conheço. Podem fazer o teste, desconectem uma célula do bms lá no meio e vão ver qual é a tensão reportada.
Se carregam e descarregam com uma linha de BMS interrompida não o deviam permitir. Os ICs LTC6802 a LTC6804 sempre tiveram bem descrito o procedimento de "Open-Wire Check". Pode é não estar implementado no firmware do produto desenvolvido pelo fabricante.
Estou a produzir novas boards de BMS com base no LTC6804-2 e nem me passa pela cabeça deixar um assunto destes em aberto.
Boas, caro #MVS obrigado pela tua opinião, pois as respostas que tive de quem os fabrica acho no minimo estranho isso acontecer e que tal não deveria acontecer assim fica reforçada a opinião que tenho.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Se carregam e descarregam com uma linha de BMS interrompida não o deviam permitir. Os ICs LTC6802 a LTC6804 sempre tiveram bem descrito o procedimento de "Open-Wire Check". Pode é não estar implementado no firmware do produto desenvolvido pelo fabricante.
Estou a produzir novas boards de BMS com base no LTC6804-2 e nem me passa pela cabeça deixar um assunto destes em aberto.
Sim MVS, está descrito, pode funcionar bem com o circuto apresentado por eles, mas não é o caso, acontece que nem a vectrix nem os clones usam o circuito sugerido pelo fabricante,nem no sw está implementado aquele procedimento, usando o circuito apresentado pelo fabricante, as leituras são muito inconsistentes e variaveis, dai o fabricante focar esse ponto quando lançou o ltc6803, o nissan leaf usa outro ic que não tem essa função, nos novos ltc6803 e agora o 6804 foram feitas alterações e melhoramentos, o MVS sabe do que falo, podemos falar noutro canal sobre o assunto, pois aqui não meto mais detalhes que levem o dono do db a desviar e alterar os mesmos para dizer disparates, até inventar argumentos no seu interesse, não tenho vontade nem paciência para me andar aqui a repetir.

Cumprimentos a todos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por serges »

jmal Escreveu: pois aqui não meto mais detalhes que levem o dono do db a desviar e alterar os mesmos para dizer disparates, até inventar argumentos no seu interesse, não tenho vontade nem paciência para me andar aqui a repetir.

Cumprimentos a todos.
Engraçado, quando és confrontado, como tu tanto gostaste de fazer com fotos e link’s das tuas próprias acções e explicações do trabalho que fizeste, já estou a “desviar e alterar” detalhes ou a “dizer disparates” ou ainda a “inventar argumentos”.
Claro…. Não dá jeito!
Já à muito percebi que não tens paciência em arranjar o que fizeste errado e muito menos assumir a tua cota parte da culpa…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:Engraçado, quando és confrontado, como tu tanto gostaste de fazer com fotos e link’s das tuas próprias acções e explicações do trabalho que fizeste, já estou a “desviar e alterar” detalhes ou a “dizer disparates” ou ainda a “inventar argumentos”.
Claro…. Não dá jeito!
Já à muito percebi que não tens paciência em arranjar o que fizeste errado e muito menos assumir a tua cota parte da culpa…
Essas fotos só confirmam o que já tinha dito diversas vezes, óbvio que não voltar a repetir o que já foi esclarecido, quanto aos restantes argumentos, só tens de fazer o mesmo, ler exactamente o que disse, já tudo foi esclarecido.

Diz-me uma coisa, quando um tlm cai à piscina, avaria e o dono o coloca na garantia o que sucede?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por serges »

Lol...

Oh Jmal... Já está tudo dito tu arranjares o incomparável comparável é no mínimo hilariante...

Já que foste o responsável pela conversão e obviamente tapaste os buracos que iria sair a água está descrito por ti neste mesmo diário de bordo... O resultado está há vista...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por galt »

:shock: :shock: :shock:
:(
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:Lol...

Oh Jmal... Já está tudo dito tu arranjares o incomparável comparável é no mínimo hilariante...
Incomparável ? as condições de garantia respeitam leis e normas. Mas quem diz um telefone diz um carro, uma tv, etc.

serges Escreveu:Já que foste o responsável pela conversão e obviamente tapaste os buracos que iria sair a água está descrito por ti neste mesmo diário de bordo... O resultado está há vista...
Lá está, acabaste de confirmar exactamente o que disse no meu ultimo post, não descrevi isso em lado nenhum, e fico-me por aqui.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix Uma mota do dia a dia!

Mensagem por serges »

Jmal a mota não é para andar a chuva? é que só pode para escreveres isto...

O telemóvel tem alguma comparação... Ainda bem que ficas por aqui pois só te fica mal estes argumentos contra factos que todos podem ler e perceber... Enfim... Muito triste...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”