Um veículo de testes da Jonway

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

olá a todos,

decidi inovar e em vez de fazer um diário de bordo de um ve convencional, decidi fazê-lo a partir de uma scooter de testes. não é uma scooter qualquer, é a minha scooter de serviço, pois como alguns já sabem, aqui no forum, acabei por ser convencido a ficar na jonway para a divulgação, e esse é o meu único propósito. para os mais críticos e habituais gladiadores do "apontar com o dedo", paciência. eu quero mostrar ao pessoal como é o evoluir duma scooter desde o início.
quando a scooter me chegou às mãos, na segunda-feira, tinha 17 km, sem nunca ter sido carregada, como chegou, está a funcionar. os trajectos, experiências feitas por amigos e clientes, são essencialmente feitos em 2 rectas de 800m, pelo meio 2 subidas de cerca de 10% e uma íngreme de cerca de 25%. assim, cheguei aos 33km e acabou-se a "gasolina".
1.º carregamento: 8horas/9horas.
lá fui eu para segunda bateria de testes. claro que pelo meio, pessoal curioso sempre a querer experimentar. foi aí que muitos chegaram nas rectas aos 60 km/h. a travagem impressiona todos, claro travão de disco a frente e atrás, normal.
aos 60 km, decidi pô-la a carregar, mesmo sem o ponteiro no zero, mas parecia não fazer mais do que 10km.
2.º carregamento com medidor de consumo. logo na primeira hora: 1,1kw. depois muito devagar chegou, ao fim de 6 horas aos 2,11kw. carregamento completo.
desta vez, há que experimentá-la na estrada: leiria direccão parceiros, fui lá buscar un parafuso que tinha perdido da matrícula. a seguir, fui pela nacional 1, passei pelo continente, na boa, sempre nos 45km e sem se queixar. virei para a maceira-lis, aí abusei dela, quem conhece sabe como são as subidas. impecável. fui almoçar. voltei a tal oficina, por causa de um curioso, já com 40 e tais km. voltei para leiria. a scooter já tinha feito 50 km, e decidi esgotá-la. quando cheguei aos 50/52km, o ponteiro nas subidas já descia, bastou controlar o acelarador. aos 58 km, parou na subida. parei, tempo de fumar um cigarro. ligo e lá vai ela. estagnou aos 60km.
não sei se devo ou não abusar assim dela. andei cerca de 45km sempre a abrir, e esgotar a bateria, não sei , não. mas como não são de lítio...
para a semana, mais dúvidas e mais aventuras.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1449
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por civic »

se são baterias de chumbo devem andar sempre cheias, tal como as dos carros, a minha faz cerca de 20 km's diários e é carregada sempre que anda.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

boas civic,

mas se andam sempre cheias e eu a carregá-las constantemente, não se poderá estar a viciar a bateria? pior ainda, não estaria drasticamente a diminuir o número de ciclos que ela é capaz de aguentar?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por jmal »

o_volt Escreveu:boas civic,

mas se andam sempre cheias e eu a carregá-las constantemente, não se poderá estar a viciar a bateria? pior ainda, não estaria drasticamente a diminuir o número de ciclos que ela é capaz de aguentar?
esse é um erro comum na nossa cultura, as baterias não viciam como se diz, esse efeito realmente existe e chama-se efeito de memória mas apenas em baterias de níquel cádmio (nicd) e algumas nimh, é ao contrário do que se diz, esse efeito aparece quando se está muito tempo sem descarregar completamente a bateria, portanto manter as baterias carregadas é o melhor tratamento que lhe podemos dar, apenas nesse tipo de baterias, nicd e nimh, as nicd já são pouco utilizadas devido ao seus compostos altamente tóxicos, as nimh são amigas do ambiente e são muito utilizadas, em veículos por exemplo temos a vectrix que as usa, e se leres os diários de bordo do fórum sobre a vectrix vais deparar com esse efeito.

portanto manter as baterias carregadas só faz bem e recomenda-se, repara que até nos carros ci, a bateria está sempre carregada, dura anos até ao dia em que o carro não "pegar" bem, ou alguém se esquecer das luzes ligadas, portanto ao ocorrer uma descarga total a bateria deteriora-se.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

então porque é se fala do tão mítico "ciclo" que cada bateria pode fazer?
será mesmo melhor em cada viagem carregar, ou fazer como nas de lítio, 10 ou 15 km antes, por a carregar?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1449
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por civic »

os ciclos que cada bateria pode fazer será numa optica de carga e descarga completa, ou seja, se mantiveres a baterias sempre em cima ela durará mais.
como disse o jmal, vê o exemplo dos carros, em que a bateria que é de chumbo também e dura muitos anos, o problema delas é os picos de arranque do motor de arranque, pois se assim não fosse durariam mais ainda, claro que ao fim de alguns anos e a deixas ir ao fundo.....acabou-se a bateria.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por jmal »

o_volt Escreveu:então porque é se fala do tão mítico "ciclo" que cada bateria pode fazer?
será mesmo melhor em cada viagem carregar, ou fazer como nas de lítio, 10 ou 15 km antes, por a carregar?

o ciclo de carga é uma especificação do fabricante com testes feitos em laboratório e de uma percentagem de carga até ao máximo (100%), em muitas baterias esses ciclos são de 80%. mas em teoria 2 meias cargas são 1 ciclo completo de 100%.

não será melhor cada vez que circulares com ela, saberes que a tens totalmente carregada e podes fazer os 50 kms sem grandes cuidados. se andares a tentar fazer ciclos completos, perdes muito da utilidade que ela te pode dar, isto porque se tiveres meia carga e precisares de fazer 20 kms, provavelmente não irás arriscar, mas se a tiveres totalmente carregada vais sem problemas.

a minha só fiz 2 ou 3 ciclos completos de carga/descarga, isto para saber +- a autonomia, assim que me habituei a ela, anda sempre carregada, sei que tem sempre a autonomia máxima, só não a mantenho carregada quando faço uma viagem de menos de 10 kms depois de carregada totalmente, isto porque as minhas viagens nunca vão além de 40-45 kms por dia, logo sei que 10 kms a mais não é problema.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

e como correu a tua experiência deste fim de semana na tua scooter, jmal? conseguiste os 80 km?
eu ando sempre a velocidades normais, mas quero experiemntar a andar devagar 25km/30km (sabendo que a velocidade média numa cidade é de 18km), para ver se chego aos 75km que fabricante diz que faz em cidade ou, até mesmo, aos 90km que fabricante efectuou em testes. mas acredito mais nos 75km
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

olá pessoal,
como tão bem me aconselharam, deixei de esgotar a bateria. no entanto passei a fazer medidas dos consumos consoante os km.
aqui vai:
dia 3/7/2009: 43km (total:173), consumo 2.2kw
dia 6/7/2009: 50km bem feitos (total:223), consumo 2.6kw
dia 7/7/2009: 42km (total:265), consumo 2.1kw
dia 8/7/2009: 45km (total:310), consumo 2.2kw
dia 9/7/2009: 43km (total:353), consumo 2kw
dia 10/7/2009: 40km (total:393), consumo 1.8kw
dia 11/7/2009: 28km (total:421), consumo 1.4kw
dia 12/7/2009: 42km (total:463), consumo 2kw
dia 13/7/2009: 35km (total:498), consumo 1.6kw
engraçado porque por vezes faço os mesmo km ou quase iguais e os consumos são diferentes. deve ser das subidas!
já vou nos 510km, em breve vou poder entrar no top ten, se continuar assim.
acabei de montar a mala traseira, mas tive que alargar os buracos para conseguir colocar os parafusos de origem.
já agora fiz o seguro na zurich e levaram-me 70€ sem seguro de passageiros. achou um pouco estranho, porque já vi pessoal por aí a pagar 60€ por tudo! será que há um produto próprio de alguma companhia?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

olá pessoal,
era só para avisar que vou estar no próximo domingo, dia 19/07, na praia do pedrogão (entre praia da vieira e da figueira da foz), que fica em leiria, com 2 scooters nossas. apareçam, nem que seja só para experimentar e trocar opiniões, porque é mesmo disso que se trata.
assim, estará lá o meu veículo de testes, já com 720km. apenas a apontar o descanso que fico um pouco solto e faz barulho nos paralelos. bastou reforçar um pouco a mola. quanto ao travão de disco da frente, faz um certo chiar. penso que será das pastilhas, ou apenas falta de óleo nos travões. para semana vou pô-la na nossa oficina para verificar, porque amanhã vai para a batalha, há lá um torneio de tenis.
já agora, o site já está a funcionar.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

olá pessoal,
cheguei aos 1000km, e por isso vou actualizar meu db:
14/7: 43km (541) 2kw
15/7: 47km (588) 2.1kw
16/7: 32km (620) 1.6kw
17/7: 47km (667)2.4kw
18/7: 45km (712) 2.5kw
18/7: 16km (728) 1kw
21/7: 20km (748) 1.3 kw
22/7: 30km (778) 1.7kw
23/7: 17km (795) 1.1kw
24/7: 51km (846) 2.4kw
25/7: 20km (866) 1.2kw
26/7: 12km (878) 1.1kw
27/7: 49km (927) 2.5kw
28/7: 37km (964) 2kw
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

olá pessoal,

já vamos em mais de 1200km em testes.
ontem por engano meu, fiz + km do que esperava.
só quando cheguei à loja é que vi que tinha feito 66km (e não 56 km como calculei, e mal) e, ainda por cima, andei uns 17km com outra pessoa atrás.
o mais impressionante é que ainda parece que conseguia fazer mais 4 ou 5 km...
claro, só acreditam se quiserem... mas estas baterias são mesmo "chumbada" que elas têm. e a sw energy (nós) (e agora sim é publiciade) não tem qualquer problemas em deixar fazer test drives.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por Ricardo_Santos »

boas pessoal!

tive a oportunidade de ver o rascunho de todas estas cargas! eheh.

não sabia que nas baterias de gel era melhor mante-las sempre carregadas. sempre a aprender...
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

cá vou eu actualizar este db.
já ultrpassamos a marca dos 4000kms.
com tantos test-drives as baterias continuams boas, mas já não são novas.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por Seal »

que diferenças notas nas baterias?
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por jmal »

o_volt Escreveu:cá vou eu actualizar este db.
já ultrpassamos a marca dos 4000kms.
com tantos test-drives as baterias continuams boas, mas já não são novas.

explica lá isso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

já tem 1 ano, porque este db já tem 1 ano, era so para localizar no tempo.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por jmal »

o_volt Escreveu:já tem 1 ano, porque este db já tem 1 ano, era so para localizar no tempo.
lol, boa tentativa, vá diz lá em que estado estão.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um veículo de testes da Jonway

Mensagem por O_volt »

não estão novas, claro, já se vê o que é o gel!
lítio ao poder, claro. lol
mas isso acho que não é novidade pra ninguém!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”