bondadesua Escreveu:
para que conste:
estes últimos 15 dias, tive que dar boleia à "minha sócia", para ela ir trabalhar. fomos de "mula", tá claro.
no emprego dela acharam "estranho" ela andar de "mota". que trolhice!!! não disseram, ... mas pensaram, que isso não combina com um certo status. (santa ignorância!)
ela tem gostado e a carteira agradece.
país de "tradições" megalómanas, é o que é.
estamos formatados para ser pedantes, ou será "pedintes"?
bondadesua
viva.
farta das greves da cp e também da sua falta de pontualidade quando não há greves, a "minha sócia" este mês não tirou o passe e tem andado comigo todos os dias. ela já tem vindo comigo para lisboa mas numa base diária, é a primeira vez. no princípio, também houve aquela curiosidade inicial no seu emprego mas daí ao chefe achar que ela pode ficar mais um pouco no trabalho porque de mota chega num instante a casa, foi um passe curtinho. é dado e arregaçado…
cumps.
isso é que é poupar combustível!
estão a rentabilizar o ve ao máximo. se metade dos lisboetas trocassem o carro pela mota, lisboa era uma cidade muito melhor, a todos os níveis!
bondadesua Escreveu:
para que conste:
estes últimos 15 dias, tive que dar boleia à "minha sócia", para ela ir trabalhar. fomos de "mula", tá claro.
no emprego dela acharam "estranho" ela andar de "mota". que trolhice!!! não disseram, ... mas pensaram, que isso não combina com um certo status. (santa ignorância!)
ela tem gostado e a carteira agradece.
país de "tradições" megalómanas, é o que é.
estamos formatados para ser pedantes, ou será "pedintes"?
bondadesua
viva.
farta das greves da cp e também da sua falta de pontualidade quando não há greves, a "minha sócia" este mês não tirou o passe e tem andado comigo todos os dias. ela já tem vindo comigo para lisboa mas numa base diária, é a primeira vez. no princípio, também houve aquela curiosidade inicial no seu emprego mas daí ao chefe achar que ela pode ficar mais um pouco no trabalho porque de mota chega num instante a casa, foi um passe curtinho. é dado e arregaçado…
cumps.
creio que andamos todos na mesma onda. eu (ao fim-de-semana) também costumo levar a pendura ao trabalho dela. tem de ser... como os "tios belmiros" deste país só pagam o que lhes obrigam (e mesmo assim...), a gasolina quase não chega para a deslocação de quem não tem ve...
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Depois de ler todo o db, fico contente por saber que o upgrade resolveu todos os problemas porque a partir daí foi sempre a carregar e a descarregar. No início fiquei bastante assustado pois estou prestes a comprar uma Thunder 3000, a do Barrocas (que só aqui no teu db descobri que ele trabalhou na Batlight), fico mesmo aliviado por saber que tudo ficou resolvido da melhor forma tanto para cliente como para a "marca" que assim recupera a confiança de potenciais clientes.
Quando fizer o meu upgrade para Lítio já não devo ter problemas alguns com bms nem nada disso.
A Blackhoover está na Batlight para a revisão dos 10 mil km, apesar de estar com mais de 11 mil. Nos últimos meses, tinha-me vindo a aperceber de uma queda mais acentuada da tensão do pack quando a carga se aproximava do fim. Após uma medição da tensão célula a célula, verifiquei que 2 delas se encontravam bastante abaixo das restantes. Ao fim de 20km percorridos, já verificava que 20 células apresentavam uma tensão de 3.3v e as restantes 2 células, 2.67v e 2.56v, respectivamente.
Este desequilibro influenciava negativamente a autonomia, pois aquelas 2 células seriam naturalmente as responsáveis pelo disparo prematuro do BMS. A causa para este desbalanceamento é que fica por determinar mas para mim a resposta continua a ser aquela peça que está a mais, aquela com 3 letras...
Qual é mesmo a duração de um pack de Lítio? Já ouvi falar de uns 80.000Km? Isso ao fim de 10.000Km não parece muito bom, mas a resolução será carregá-las separadamente e colocá-las novamente? Ou substituição? Será alguma coisa na configuração ou na qualidade do bms? Quando souberes as causas e resoluções partilha aí!
zepequeno Escreveu:Qual é mesmo a duração de um pack de Lítio? Já ouvi falar de uns 80.000Km? Isso ao fim de 10.000Km não parece muito bom, mas a resolução será carregá-las separadamente e colocá-las novamente? Ou substituição? Será alguma coisa na configuração ou na qualidade do bms? Quando souberes as causas e resoluções partilha aí!
Ninguém irá dizer a causa do desequilibro, embora para mim seja evidente. A coisa remedeia-se alimentando as células individualmente, de forma a eleva-las ao nível das restantes mas deverá ser tudo uma questão de meses.
Isto não significa que haja problemas nas células ou que estas vão ter uma vida útil encurtada. Se nada fosse feito (reequilíbrio) então sim, poderia ter problemas mais sérios nessas mesmas células pois o fabricante diz que elas devem descarregar no mínimo até aos 2.8v e eu andava com elas já à volta dos 2.6v.
civic Escreveu:Esse BMS está marado, pois ele é o responsável pela gestão das células, uma a uma.
Não diria 'marado', ou seja, não é defeito, é feitio. É algo que segundo já me apercebi (e reforço que é minha opinião) é um vírus nas nossas motas. Talvez um dia a Blackhoover se liberte dele.
A Blackhoover está na Batlight para a revisão dos 10 mil km, apesar de estar com mais de 11 mil. Nos últimos meses, tinha-me vindo a aperceber de uma queda mais acentuada da tensão do pack quando a carga se aproximava do fim. Após uma medição da tensão célula a célula, verifiquei que 2 delas se encontravam bastante abaixo das restantes. Ao fim de 20km percorridos, já verificava que 20 células apresentavam uma tensão de 3.3v e as restantes 2 células, 2.67v e 2.56v, respectivamente.
Este desequilibro influenciava negativamente a autonomia, pois aquelas 2 células seriam naturalmente as responsáveis pelo disparo prematuro do BMS. A causa para este desbalanceamento é que fica por determinar mas para mim a resposta continua a ser aquela peça que está a mais, aquela com 3 letras...
Quando tiver a mota, dou notícias.
Cumps.
Então a tua autonomia é de 20 kms, a essa tensão as baterias já não têm carga.
jmal Escreveu:Então a tua autonomia é de 20 kms, a essa tensão as baterias já não têm carga.
Não. A autonomia felizmente era mais do que isso, pois o carregador punha as células a cerca de 3.3v cada. Provavelmente o bms não dava tempo para que algumas células continuassem a receber mais amperes, apesar de estas terem atingido a tensão estipulada para ele (BMS) mandar desligar o carregador. Na prática, como o BMS corta por baixa voltagem de qualquer célula, a Blackhoover estava sempre condicionada.
Já tenho a Blackhoover de volta, após a revisão dos 11098km. Reapertos feitos, calços trocados e baterias revistas e alimentadas, algumas com papinha dada à boca para que todas tivessem ao mesmo nível. Agora é uma questão de andar mais um ano até voltar a verificar os mesmos sintomas. Sim porque o problema está lá e tem 3 letrinhas... Bomb Management System;)
2wheelfun Escreveu:Já tenho a Blackhoover de volta, após a revisão dos 11098km. Reapertos feitos, calços trocados e baterias revistas e alimentadas, algumas com papinha dada à boca para que todas tivessem ao mesmo nível. Agora é uma questão de andar mais um ano até voltar a verificar os mesmos sintomas. Sim porque o problema está lá e tem 3 letrinhas... Bomb Management System;) Cumps.
“Obrigado BMS por me deixares morrer”
Este podia ser o título de mais um livro do Paulo Coelho mas deve ter sido antes o último pensamento da minha bateria TS LiFoPO4. Passo a explicar.
A minha Blackhoover andava a adivinhar chuva, i.e., eu sentia que a tensão (voltagem) andava a baixar mais rapidamente do que o normal e como já tinha atingido o período da revisão recomendada pelo vendedor, fui à Batlight. Para comprovar a minha desconfiança, antes da revisão feita aos 11 mil kms, durante uma semana verifiquei a tensão de cada uma das 22 células, após 16km percorridos, no mínimo. Em todas as minhas verificações, comprovei que 2 células tinham sempre menos voltagem que as restantes. O valor registado nessas células foi SEMPRE um valor perigosamente próximo da descarga completa que, segundo o fabricante ThunderSky, é de 2.5V, tendo eu registado durante as minhas medições 2,56V!
Queixas feitas antes da revisão, e mota devolvida após a mesma, com a indicação que tudo estaria bem e que todas as células estariam equilibradas. Não sei bem o que foi feito, mas o problema que me levou à Batlight veio agravado após a revisão. Logo na viagem para casa, notei que a tensão me estava a cair para valores nunca antes verificados. Em casa, verifiquei também que a roda de trás quase não mexia e recordei que me tinham mudado as pastilhas. Pensei que o esforço acrescido do motor para conseguir movimentar a roda se estivesse a reflectir no voltímetro e durante 2 dias andei com o travão de trás inoperacional para verificar o estado das baterias. Nesse tempo, a tensão passou a cair menos mas ainda assim mais do que o habitual. Quando fazemos centenas de vezes o mesmo trajecto num VE, além de sabermos de cor onde estão os buracos da estrada também conhecemos bem a voltagem do pack no topo “daquela” subida e “àquela” velocidade, se me estou a fazer entender.
Como não podia andar com os travões assim, fui a uma oficina onde sangraram os travões, trocaram o óleo, limparam e afinar o circuito. 43€ depois, tinha travões novamente na minha mota.
Hoje, um dia depois dos travões reparados, quando ía para o trabalho li no voltímetro 54V, numa situação que normalmente deveria andar em torno dos 65V, ou seja, o pack acabadinho de carregar e apenas com 5km percorridos, apresentava naquele instante menos 11V que o normal. Cheguei ao trabalho e tive de pôr a mota a carregar, já a pensar no meu regresso. Na viagem para casa, a mesma ‘queda’. Esperei uma hora e fui medir as células. Assim que entro no espaço do parqueamento, senti um fortíssimo odor que me fez lembrar diluente, mas não liguei. Abri o banco e vejo logo algo de errado. Tinha uma espécie de teias de aranha a sair pelo orifício que serve de refrigeração ao BMS. O cheio parecia mais intenso. Desaperto os 2 parafusos que libertam uma peça de plástico e permitem aceder às células e verifico uma quantidade ainda maior daquelas “teias”. Calculei logo que o meu pack de baterias tinha emagrecido. Fui medir as células e uma daquelas que eu me queixava estava com 1.63V, ou seja, em “coma”. Duas horas depois, por altura do vídeo, que se segue, a célula tinha 0.53V! Julgo que agora, por altura deste post já tenha entregue a sua “alma”.
No vídeo, reparem na “teia” no canto inferior esquerdo:
Após consultar alguma informação do fabricante das baterias ThunderSky, constato que a bateria terá sofrido uma descarga abaixo dos 2.5V, danificando a sua estrutura interna e libertando gases e odores.
Ainda bem que tinha BMS pois se não o tivesse não sei o que teria sido da célula que morreu. Se calhar ainda estava viva!
Tanto quando sei, o meu BMS está parametrizado para cortar quando alguma das células atingir o valor de 2V, na minha opinião valor já crítico e NÃO ACTUOU NESSE SENTIDO DEIXANDO CONTINUAR A DRENAR ENERGIA DE UMA CÉLULA EM DIFICULDADES.
Espero que este post sirva para abrir os olhos a algumas pessoas, especialmente a todas as que idolatram os BMS. Continuam a admirar-se, se virem algum vídeo ou algum post sobre um VE que ardeu? Eu não! Já agora, fazem ideia do que possa estar, muito provavelmente, na sua origem? Yep… BINGO!
"FAQ: Battery deeply discharged – what to do?
By mistake I have deeply discharged the 12V LP battery. When I discover this situation, the voltage of the battery is < 4 Volts. How can I restore the battery?
Honestly, there is no way to restore the LP/LFP cells and batteries if there were deeply discharged. (Bellow 2.5V per cell or 10V per 12V battery.) If the battery is deeply discharged the internal structure of the cells is damaged. There is no way to get the battery back. The battery must be replaced with another battery.
Trying to charge this kind of empty battery will only result in even bigger damage and the battery will swell and release the gases! Never try to “correct” the problem by swift charging!
The only option is to disconnect the battery and wait for some time (hours/days) to see if the voltage returns back to the minimal level. If the voltage returns by itself, there is still hope that such battery may be charged. However this charging must be done with very small currents (0.1C or less) and the charging must be monitored. If the voltage does not return and stays low, the battery is dead."
Volt Escreveu:Infelizmente, creio que isso é mais um problema da China... Espero que te troquem isso (está na garantia, certo?) e que tenhas melhor sorte...
Por acaso o problema está mesmo em algo que foi feito por terras lusas... Tanto quanto sei o BMS é nacional. Sim, está tudo na garantia por mais 7 meses!
Abr.
Ao menos isso... Que troquem tudo e rápido, para não estares a ressacar sem a mota. .
Pena que alguns portugueses nem façam melhor que os chineses... Como parece que foi o teu caso. Mas pode ser que isso sirva para melhorar o produto. Infelizmente, é capaz de acontecer a mais pessoal que comprou essa mota. Enfim... A bem dos VE, espero que troquem tudo, visto ser defeito de fabrico, a todos os clientes que tiverem esse problema do BMS.
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a