.hp78 Escreveu:…e continuo a fazer km a usar eletrões,
A minha predator fez dois anos no passado dia 19, e já conta com 23850 km, que dá uma média de 993 km/mês.
Ora foi a minha experiencia durante dois anos que vou descrever, a compra de um veiculo eléctrico, dos primeiros a serem vendidos pela Empresa SW, e com baterias de gel, e que fui a Leiria ver a sua apresentação em Outubro de 2009, onde fiz um test drive numa de gel e lítio, também experimentei a concorrente Batlight Thunder 5000. A predator é uma mota relativamente grande que enche a vista, e que na altura verifiquei logo os seus fracos acabamentos e a fraca qualidade que é característico de todos os veículos chineses, mesmo assim optei por entrar neste mundo de inovação e diferente.
Os primeiros kilometros são a adaptação a estes veículos, e que se vão tornando viciantes, pois quanto mais se anda mais se quer andar. Eu fui fazendo pequenas alterações, desde colocação de lâmpadas led, a comprar carregadores mais pequenos, com saída de 72V/2,5 amperes, para as baterias de gel terem um melhor tratamento. Após 4000km tive um decréscimo de tensão sempre que andava, e aos 5000km foi trocado uma bateria. As baterias de gel de origem tiveram uma duração de 10000km e é notório a sua autonomia durante a sua vida, em que até aos 5000km é estável, após estes km a sua autonomia vai decrescendo, até que aos 10000km, tinha autonomia de 15km.
Entretanto tive problemas na travagem que demoraram muito a ser resolvidas pela assistência, desde os primeiros km, que detectei que a travagem da frente não estava correcta e travava com impulsos. Após verificação pela assistência, fiquei sem travão da frente durante meses a aguardar material. Foi substituída em garantia o sistema completo da travagem da frente –pinça+cabo+bomba- após alguns kms ficou tudo igual, e optei por comprar um disco da frente+pinça da frente+bomba da frente, que coloquei e resolveu. O acelerador também deixou de ser linear e teve de ser substituído (esta intervenção foi mais rápida, um mês de espera).
Voltei a colocar baterias de gel, vendidas pela SW, que coloquei aos 10000km, pois na altura a troca para lítio, era 2400euros e tinha garantia de 5000km. A partir desta altura comecei a me informar acerca da transformação para lítio e ser feita por mim, que agendei para trocar após ter usado as baterias de gel. Aos 15000km começou a diminuir a autonomia e aos 16600km foi o momento.
Os pneus originais não são de borracha, mas sim de plástico, e na condução temos a percepção que o seu formato é diferente de redondo, mas lá foi andando, e aos 6000km troquei o pneu traseiro para o Michelin pilot sport que voltou a ser substituído aos 18000km, por um igual. À frente o original durou até aos 15000km, e foi trocado por um Michelin pilot sport. O andamento da predator em estradas planas é relativamente bom, já que todos os sinais da estrada são facilmente transmitidos ao condutor pela lomba causada pelo menos bom funcionamento dos amortecedores, que ficam muito aquém do seu funcionamento ideal. Já em estradas más e de paralelos, temos que rezar que não se desintegre, pois o sentimento que se têm é mesmo esse.
Coloquei eu as baterias de lítio da Républica checa, e o bms da China, o restante material comprei em lojas da especialidade no Porto. O total do investimento foi 1650 euros. Também comprei um carregador de 72V/4 amperes, que coloquei dentro da mota, como o original de 72V/10 Amperes, tendo assim a opção de carregar a 4/10/14 amperes, dependendo da necessidade, e normalmente 95% dos carregamentos são a 4Amperes.
Aos 22500km tive problemas na Predator, que como estava com um comportamento estranho e ainda em garantia, entrei em contacto com a SW e o diagnóstico, foi que o problema estava localizado ou nas baterias ou no bms (peças que fui eu que coloquei), fiquei sem solução. Verifiquei tudo e optei por comprar um controlador, que após chegada e instalado, ficou a predator a funcionar. É com estas atitudes que a implementação dos VE se torna difícil, já que uma má experiência faz replicar o sentimento, pelos que nos rodeiam. Uma garantia que se refugia em possibilidades hipotéticas, sem analisar e ter essa certeza, peca pelo desleixo que dá aos clientes. Desejo que a SW tenho muitos anos de vida, para assistir os clientes com garantias, pelo menos, e este é o conselho que dou, não troquem nem uma lâmpada, pois podem ficar sem direito há garantia, e coloquem por escrito sempre que o veiculo está imobilizado ao abrigo da garantia, para ter a garantia de 2 anos com o veículos sempre disponível para o seu proprietário.
Agora é tempo de contas e o valor gasto até agora no meu VE, com a compra, upgrade para lítio, baterias de gel, sistema de travagem, seguro, pneus, carregadores, controlador e claro eletrões foi de 5957 euros, que dá um valor diário de 8,24 euros em 723 dias.
É bonito ver alguem com tanta frontalidade e por 5957euros é quase o mesmo valor que tivesses comprado uma predador 60ah de origem(5800euros) e tivesses andando 2 anos a borla, o gel e sempre mau investimento quase tanto como sustentar um carro a ci.