Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por roms »

Viva,

Obrigado a todos pelos contactos :)
Já tinha contactado a ecocritério por telefone, mas informaram-me que os controladores que tinham em stock já estavam reservados.

De qq forma como está a ser dificil arranjar um controlador em território nacional, acho que vou avançar com a encomenda da China e tentar a minha sorte na alfandega :D

Qd tiver novidades logo digo como correu.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por O_volt »

roms Escreveu:Viva,

Obrigado a todos pelos contactos :)
Já tinha contactado a ecocritério por telefone, mas informaram-me que os controladores que tinham em stock já estavam reservados.

De qq forma como está a ser dificil arranjar um controlador em território nacional, acho que vou avançar com a encomenda da China e tentar a minha sorte na alfandega :D

Qd tiver novidades logo digo como correu.
Manda vir door-to-door para não ter surpresas...e tenta pedir desconto
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por MRider »

Ok. Não sabia que já estavam reservados :oops:

Qual o controlador que vais optar ?

Não tens ninguém que te empreste um ?

Eu por acaso tenho em casa 2 mas não são meus ...
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

nios26
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 137
Registado: segunda dez 10, 2012 8:28 pm

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por nios26 »

Pm enviada.
Última edição por nios26 em sábado mar 01, 2014 12:17 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por serges »

nios26 Escreveu:Boa noite.

Sou agente gingabike e comercializamos todos os produtos deles.
Paraba semaba vao haver rm stocks motas, motores e controladores.

Se estiver interessado poderei dar precos.

Cumprimentos.
Atenção o patrocinio aqui no forum esta cedido ao afreitas e nao aos agentes e outros comerciais...

Obrigado.

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por roms »

Viva,

Como não havia controlaores em stock em PT, acabei por encomendar directamente da fonte na China.
Comprei um Sabvoton 72V150. Foi enviado da China a dia 06/03/2014 e chegou hoje de manhã!!! :shock:
Acho que nunca recebi nada assim tão rápido da China. Veio pela UPS.
Para além disso tive a sorte de não pagar nada na alfandega :D
Agora é só ter tempo para montar tudo e configurar o controlador.
Para já reparei que é um bocado maior que o Kelly. Esttou a pensar em instalá-lo no mesmo sitio onde estava o Kelly. Penso que deve caber. Está um bocado exposto aos elementos, será que aguenta? Acho que este não tem aquela resina de proteção que o Kelly tinha.

Abraço

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por MRider »

A caixa é bem selada mas quanto menos água apanhar melhor.
Mas tem de apanhar ar para arrefecer.

Depois diz o que achas do silêncio e do controlador :-)
Vais perder um pouco de velocidade de ponta .

Ps: ainda bem que foi super rápido :-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por roms »

Viva,

Finalmente consegui ter um tempo e instalei o novo controlador.
Já liguei e estive a configurar alguns parametros, e até agora tudo sem problemas.
Este tem a função de cruise control, que vou ligar no botão ao lado do punho do acelerador (onde antes era a travagem regenerativa)
Aqui vai uma foto da mota sem roupa e com o controlador já no sitio.
fotografia.JPG
fotografia.JPG (144.16 KiB) Visto 3408 vezes
Agora ainda falta montar as carenagens e finalizar algumas ligações.

Entretanto, quando o controlador antigo queimou, queimaram também algumas resistencias que estavam ligadas nos relés de ignição.
Eu refiz as ligações, mas não voltei a meter as resistencias.
Penso que a razão das resistencias e de ter 2 relés, devia ser para fazer alguma pré-carga, de forma a que o arco gerado quando se liga o relé não fosse tão grande.
Conclusão, agora cada vez que ligo a ignição faz uma faísca bastante grande no contacto do relé, fazendo com que por vezes ao desligar a mota, o contacto fique colado e não desligue.
Alguém consegue ajudar numa forma de implementar o circuito de forma a evitar isto?
Actualmente o circuito que tenho está assim:
Esquema.jpg
Esquema.jpg (64.07 KiB) Visto 3408 vezes
Obrigado,
Ricardo


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por marcopns »

O RJSC fez uma pequena placa que dispensa reles e acaba com as faíscas.
Foi instalado nesta E-max, na ultima foto.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=100" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por MRider »

A minha não usa esses relés .

E feito diretamente na chave, deve ser mais.reforçada.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por MVS »

Da maneira como tens isso ligado neste momento o relé 2 não está lá a fazer nada. Podes suprimi-lo. O relé 1 pode ligar directamente o conversor DC/DC. Não faz no entanto qualquer pré-carga e pode não ser possível faze-lo devido ao consumo do conversor DC/DC.

Que relés estão instalados? É algo com bobine preparada para suportar 88V?
Imagem

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por Jorge Rocha »

Os relés devem ser uns de 110V. Por aí menos mal...
Mas o efeito esperado fica muito pouco eficiente, mesmo quando tem a resistência de pré-carga.
Com alguns componentes electrónicos resolve-se esse problema e por pouco dinheiro. Ou então se tiveres um iBMS, isso já vem de série!

Para seguires o mesmo erro, que vai resultando até um dia... fica o desenho simplificado:
Esquema arcaico para diminuir a faisca provocada pelo carregamento dos condensadores.
Esquema arcaico para diminuir a faisca provocada pelo carregamento dos condensadores.
P4100068.JPG (142.92 KiB) Visto 3375 vezes
Esqueci-me de dizer que o valor da resistência nunca é muito certo, pois depende de uma data de factores (tensões, correntes, tempo, ...) e sua potencia também terá de ser o suficiente para não queimar na fracção de tempo que está a fazer a ligação sem que o relé esteja atracado.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por roms »

Pois, já tinha reparado que assim como está não faz sentido ter lá os dois relés :)

Certo os relés são de 110v.
Estou a perceber a ideia da resistencia aí. O unico senão que vejo é no dia em que o relé pifar, toda a corrente vai passar pela resistencia até queimar :)

De qq forma vou testar assim a ver se melhora.

Obrigado ;)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por jmal »

roms Escreveu:Pois, já tinha reparado que assim como está não faz sentido ter lá os dois relés :)

Certo os relés são de 110v.
Estou a perceber a ideia da resistencia aí. O unico senão que vejo é no dia em que o relé pifar, toda a corrente vai passar pela resistencia até queimar :)

De qq forma vou testar assim a ver se melhora.

Obrigado ;)
É mais certo a resistência queimar antes do relé, quando isso acontecer o relé deixa de funcionar. Este circuito não elimina completamente a faisca porque a bobine atraca antes da resistência carregar os condensadores.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por roms »

Acabei por acrescentar uma resistencia ao circuito que tinha.
Assim a ignição fica só a controlar o primeiro relé. A resistencia para além de fazer uma pré-carga, também atrasa um bocado o arranque do segundo relé, que assim deixa mais tempo para fazer a pré carga.
Pelo menos visualmente resulta. Já não vejo faiscas :)
Esquema.jpg
Esquema.jpg (59.96 KiB) Visto 3237 vezes


Autor do tópico
roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por roms »

Viva,

Aproveitei o fim de semana grande e finalmente acabei de ligar e configurar o controlador.
A mota já anda e noto diferenças grandes:

Pontos positivos:
- Arranque muito mais potente (o Kelly provavelmente estava configurado para menos potencia)
- Silencio. Não faz barulho nenhum a arrancar, ao contrário do kelly.
- Quando a bateria está com menos de metade da carga não se nota tanto na performance como no Kelly. Nota-se é que a tensão cai muito mais.

Pontos menos positivos:
- Menos velocidade de ponta. Menos cerca de 5 km/h
- A queda de tensão é muito mais acentuada. Deve-se ao facto de estar configurado para mais potencia do que o kelly.

Falta-me ainda avaliar os consumos, mas ainda não deu para testar.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por MRider »

Já te tinha dito que ias perder velocidade de ponta.:-)
Mas depois apanhas o jeito para manter a velocidade o mais alto possível.

Vai vigiando o aquecimento do motor .

A regenerativa está boa ?
Live long and prosper!


Autor do tópico
roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por roms »

A regenerativa é muito fraquinha, quase imperceptivel. Também configurei apenas para 25Ah, de forma a não ser muito puxado para as baterias.

Tem é uma função de cruise control que ainda não consegui perceber como é que funciona. Ela está bem ligada, que quando eu carrego no botão o controlador acusa. Mas quando vou em andamento, carrego no botão e não acontece nada.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por O_volt »

Cruise control...deve ser muito bom...devia era existir um cruise control que controlasse os ah que quiséssemos gastar...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Mensagem por MRider »

Podes por a regeneração mais forte. O controlador corta a regeneração quando for necessário.
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”