SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por boostpt »

Jorge Rocha Escreveu:Realmente esses 40Ah são muito pouca potencia disponivel em dias frios.
Recomendo a todos, quem tenha apenas 40Ah, que pensem sério nesse acrescimo de capacidade, tanto pela maior autonomia, como para uma maior durabilidade do seu pack, como muitas outra vantagens acrescidas...
Se esse aumento for com umas celulas que apresentem maior indice de descarga, um tanto melhor.
O bms poderá ser o mesmo, pois será mais que suficiente para fazer alguma compensação das poucas diferenças da auto-descarga ou pela sua resistividade interna provocadas pela carga e pela descarga.
O Xayu já tem um pack de 15Ah em preparação, para ser colocado em paralelo com o de origem. Bem como um carregador de maior potencia. Para a semana que vem será colocado, e logo terás um feadback de seus comportamentos.
Esse pack vai ser colocado em paralelo célula a célula ou o pack todo em paralelo com o existente?
Eu digo isto porque apesar de ser mais simples de fazer, nao posso fazer aquela manhosice de tentar colocar 1 disjuntor para aceder ao 2 pack só quando quiser...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por rocker_pt »

Já agora, deixo o meu testemunho. Com um pack de 60A x 72V e andando a velocidades despreocupadas, com estes tempos inferiores a 10 graus eu sinto quebra de tensão ao acelerar com os 50-60km (o equivalente a dias de muito calor 80km). Por isso compreendo a vossa necessidade para quem tem pack de 40A. Para eu fazer muitos mais do que 60km tenho de ter controle nas velocidades e acelerações desde o início.
Nem sei como o marcopns consegue fazer 120km nestes dias...
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por rocker_pt »

Mas também já verifiquei que mesmo em tempos frios, fazendo uma carga rápida e voltar a andar a 80km/h elas mantem a temperatura mais quentes e não se sente tanto a quebra de tensão.
Como diz o jmal, para manter as baterias quentes só mesmo puxando por elas... :)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por Jorge Rocha »

boostpt Escreveu: Esse pack vai ser colocado em paralelo célula a célula ou o pack todo em paralelo com o existente?
Eu digo isto porque apesar de ser mais simples de fazer, nao posso fazer aquela manhosice de tentar colocar 1 disjuntor para aceder ao 2 pack só quando quiser...

Irá ser feito um paralelo dos dois packs, mas claro que ficarão com fios comuns do bms, que de certo modo será como se fosse celula a celula!
Não recomendo que se ande a passear um pack, só para o utilizar quando for necessário. Teremos que verificar que isto não é um deposito de combustivel, e um jerrican de reserva. Quanto maior for a capacidade do pack menor será seu desgaste.
Imaginemos uma corda constituida por fios, uma com 40 fios aguenta 400kg até rutura. Outra corda, mas com 60 fios, já aguentará uns 700kg. Com as baterias é muito semelhante!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por boostpt »

Eu compreendo a lógica.
Eu sou 1 leigo na matéria. Estou a tentar ver se as minhas ideias sao ou nao compatíveis com o material na realidade. Na teoria, e na minha cabeca, pode funcionar, mas na pratica....
Amanha no pc tento escrever outra visão que tenho das coisas. No tlm nao da mto jeito.
Já agora, outra questão: vais usar o mesmo bms. Ou seja ele vai balancear 1 par de células com os restantes pares de células. As 2 células que formam 1 par nao podem ficar desabalanceadas entre si?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por ICEM4N »

rocker_pt Escreveu:Mas também já verifiquei que mesmo em tempos frios, fazendo uma carga rápida e voltar a andar a 80km/h elas mantem a temperatura mais quentes e não se sente tanto a quebra de tensão.
Como diz o jmal, para manter as baterias quentes só mesmo puxando por elas... :)
Raios.ainda no domingo fui a ovar e fiz à vontade 60km em autoestrada a fundo quase sempre a 90. Cheguei la e ainda tinha carga para uns 6km. Estava frio e foi sempre no máximo. Coloquei a Mao no motor e estava quase frio!
O meu pack deve estar mesmo aproveitadinho

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por Jorge Rocha »

boostpt Escreveu:Eu compreendo a lógica.
Eu sou 1 leigo na matéria. Estou a tentar ver se as minhas ideias sao ou nao compatíveis com o material na realidade. Na teoria, e na minha cabeca, pode funcionar, mas na pratica....
Amanha no pc tento escrever outra visão que tenho das coisas. No tlm nao da mto jeito.
Já agora, outra questão: vais usar o mesmo bms. Ou seja ele vai balancear 1 par de células com os restantes pares de células. As 2 células que formam 1 par nao podem ficar desabalanceadas entre si?
Não haverá desbalanceamento, pois estão ligadas em paralelo, uma celula de 40Ah com uma de 15Ah e ambas de igual tensão. Quanto maior for o numero de celulas em paralelo, mais constante será o balanceamento!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por Jorge Rocha »

ICEM4N Escreveu:
rocker_pt Escreveu:Mas também já verifiquei que mesmo em tempos frios, fazendo uma carga rápida e voltar a andar a 80km/h elas mantem a temperatura mais quentes e não se sente tanto a quebra de tensão.
Como diz o jmal, para manter as baterias quentes só mesmo puxando por elas... :)
Raios.ainda no domingo fui a ovar e fiz à vontade 60km em autoestrada a fundo quase sempre a 90. Cheguei la e ainda tinha carga para uns 6km. Estava frio e foi sempre no máximo. Coloquei a Mao no motor e estava quase frio!
O meu pack deve estar mesmo aproveitadinho

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
Cá para mim tens uma vela na mota e andas à bolina! :lol: :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por ICEM4N »

Jorge Rocha Escreveu:
ICEM4N Escreveu:
rocker_pt Escreveu:Mas também já verifiquei que mesmo em tempos frios, fazendo uma carga rápida e voltar a andar a 80km/h elas mantem a temperatura mais quentes e não se sente tanto a quebra de tensão.
Como diz o jmal, para manter as baterias quentes só mesmo puxando por elas... :)
Raios.ainda no domingo fui a ovar e fiz à vontade 60km em autoestrada a fundo quase sempre a 90. Cheguei la e ainda tinha carga para uns 6km. Estava frio e foi sempre no máximo. Coloquei a Mao no motor e estava quase frio!
O meu pack deve estar mesmo aproveitadinho

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
Cá para mim tens uma vela na mota e andas à bolina! :lol: :lol:
Acredita ia com um colega de bmw 1200cc a apanhar seca e devido a isso fui sempre a abrir, para ele quase parado claro esta.
Para cá voltei a fazer 55km e tive de subir a serra de Valongo ja nos vermelhos e nunca baixou os 70v.

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por pafi »

ICEM4N Escreveu:(...)
Raios.ainda no domingo fui a ovar e fiz à vontade 60km em autoestrada a fundo quase sempre a 90. Cheguei la e ainda tinha carga para uns 6km. Estava frio e foi sempre no máximo. Coloquei a Mao no motor e estava quase frio!
O meu pack deve estar mesmo aproveitadinho(...)
Tens mesmo que arranjar um CB. Não é nada preciso andar sempre a fundo para rolar depressa. A partir do momento em que se atinge a velocidade cruzeiro 80-90 basta controlar o punho para manter a inércia. 30-50A chegam para isso. Melhor que os 70-80A do punho enrolado. Gasta-se bem menos do que andar sempre a fundo. Poupa as amarelinhas rapaz!!! Tenho que te alugar a mota durante um mês para veres isso :lol: . E ainda apanhas menos frio nas pernas :lol: .

"...quase frio"?!? Frias deviam estar as tuas mãos! Ou então verificaste o motor com as luvas calçadas!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por ICEM4N »

pafi Escreveu:
ICEM4N Escreveu:(...)
Raios.ainda no domingo fui a ovar e fiz à vontade 60km em autoestrada a fundo quase sempre a 90. Cheguei la e ainda tinha carga para uns 6km. Estava frio e foi sempre no máximo. Coloquei a Mao no motor e estava quase frio!
O meu pack deve estar mesmo aproveitadinho(...)
Tens mesmo que arranjar um CB. Não é nada preciso andar sempre a fundo para rolar depressa. A partir do momento em que se atinge a velocidade cruzeiro 80-90 basta controlar o punho para manter a inércia. 30-50A chegam para isso. Melhor que os 70-80A do punho enrolado. Gasta-se bem menos do que andar sempre a fundo. Poupa as amarelinhas rapaz!!! Tenho que te alugar a mota durante um mês para veres isso :lol: . E ainda apanhas menos frio nas pernas :lol: .

"...quase frio"?!? Frias deviam estar as tuas mãos! Ou então verificaste o motor com as luvas calçadas!
Quando.digo a fundo è a velocidade. Nunca enrolo o punho. Por vezes marca 100 km/h e vou em 77v.
Poupança vs velocidade sou perito acredita. Fui de yaris gasolina para o Algarve sempre acima dos 100 e fiz 4.2. Entre nacionais e autoestrada

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por marcopns »

Icem4n as tuas baterias são da nova fornada com uma química diferente LiFeyPo4

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por pafi »

Good boy 8-)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por ICEM4N »

marcopns Escreveu:Icem4n as tuas baterias são da nova fornada com uma química diferente LiFeyPo4
Estas a gozar ou falar a serio?

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por marcopns »

:lol:
Falar serio. Podes confirmar no topo da bateria, as velhas são TS-Lfp, as novas TS/WB-Lyp. Melhoraram o desempenho com o frio, bem como o numero de ciclos a 70% passou dos 3000 para 5000. Sortudo!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por pafi »

As coisas que se aprendem aqui...
Espetáculo :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por boostpt »

Jorge Rocha Escreveu:
boostpt Escreveu:Eu compreendo a lógica.
Eu sou 1 leigo na matéria. Estou a tentar ver se as minhas ideias sao ou nao compatíveis com o material na realidade. Na teoria, e na minha cabeca, pode funcionar, mas na pratica....
Amanha no pc tento escrever outra visão que tenho das coisas. No tlm nao da mto jeito.
Já agora, outra questão: vais usar o mesmo bms. Ou seja ele vai balancear 1 par de células com os restantes pares de células. As 2 células que formam 1 par nao podem ficar desabalanceadas entre si?
Não haverá desbalanceamento, pois estão ligadas em paralelo, uma celula de 40Ah com uma de 15Ah e ambas de igual tensão. Quanto maior for o numero de celulas em paralelo, mais constante será o balanceamento!
Sou mesmo 1 leigo. Pensava que podiam desbalancear facilmente pq o bms trabalhava com 2 células em vez de 1.
E como funciona o carregamento? Como é desligado o carregador? Tendo 1 célula menos capacidade que outra, vai carregar mais rapidamente... digo eu...
E no descarregar? também descarrega mais depressa? Como actua o bms em 2 células em paralelo.?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por ICEM4N »

Vamos deixar o meu off topic e passa-lo para o meu DB e deixar o boost tirar as duvidas do bms.
Eu pessoalmente estou a voltar em ponderar colocar mais autonomia mas vou esperar pelo xayu e dar uma voltinha na dele primeiro
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por MRider »

marcopns Escreveu::lol:
Falar serio. Podes confirmar no topo da bateria, as velhas são TS-Lfp, as novas TS/WB-Lyp. Melhoraram o desempenho com o frio, bem como o numero de ciclos a 70% passou dos 3000 para 5000. Sortudo!
Se eu vi bem as minhas são dessas mais recentes :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW Predator GTI 40Ah - GRIJÓ VNGaia

Mensagem por Jorge Rocha »

boostpt Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: Não haverá desbalanceamento, pois estão ligadas em paralelo, uma celula de 40Ah com uma de 15Ah e ambas de igual tensão. Quanto maior for o numero de celulas em paralelo, mais constante será o balanceamento!
Sou mesmo 1 leigo. Pensava que podiam desbalancear facilmente pq o bms trabalhava com 2 células em vez de 1.
E como funciona o carregamento? Como é desligado o carregador? Tendo 1 célula menos capacidade que outra, vai carregar mais rapidamente... digo eu...
E no descarregar? também descarrega mais depressa? Como actua o bms em 2 células em paralelo.?
O que dizes seria se as celulas estivessem em série, gastando-se mais rapido a que menor capacidade tivesse.
Vou dar mais um exemplo:
Pegando em um garrafão de água (5 litros) e numa garrafa (de 1,5 litros), tendo as alturas, do gargalo ao chão, semelhantes. Furando rente ao chão, tanto o garrafão como a garrafa, e colocando um tubo para que os seus conteudos comunicarem entre si. Se tentarmos retirar a água de qualquer um dos basilhames o nivel no outro também irá diminuir embora que com um pequeno atraso (dependendo da secção do tubo de ligação dos basilhames).
Se acrescentarmos água num deles, o outro também irá aumentar.
Assim acontesse o mesmo nas celulas em paralelo! O dito "paralelo" será o mesmo que os basos comunicantes entre os basilhames (garrafão e garrafa).
A altura dos basilhames significa a tensão (em Volt) e o volume significa a capacidade (em Ah).
Será que ajudou a clarificar as ideias?
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”