fazendo um update no DB da minha mota:
Nada a relatar. Rola bem e sem problemas até agora
Agora trazendo de volta um assunto já por mim aqui falado - upgrade das baterias para ter mais energia disponível.
Ou seja, não me interessa ter mais velocidade de ponta (dava muito jeito, mas é quase impossível
), queria era que a velocidade máxima que tenho agora se mantivesse com mais facilidade.
Passo a explicar:
Principalmente agora com o frio, e como faço muito AE, chego a fazer subidas de caca a 50-60 kmh.
Ora, o que eu queria era manter uma velocidade mais elevada nessas subiditas.
A autonomia é suficiente, pois faço cerca de 40km/dia (20+20 sem carga pelo meio)
Sem ter que alterar muita coisa na minha mota, o melhor que tenho a fazer, talvez a única coisa mesmo, será adicionar mais umas 24 baterias para perfazer os 72v e assim não ter que mudar o carregador, controlador e dc-dc.
já andei a pesquisar e o que pretendia seriam 24 baterias cilíndricas de 20ah. Mas acho que só encontro de 15ah.
A razão deve-se ao factor espaço, porque as características penso que são idênticas. As cilíndricas tem uma melhor arrumação. Se bem que com algum trabalho conseguia enfiar 24 células paralelepípedas la dentro (colocando talvez 4 celulas deitadas)
O percurso diário que faço são 20+20 km, mas sem carga pelo meio. Com a agravante que os segundos 20km (trajecto trabalho-casa) é de uma forma geral mais a subir e de noite (mais frio).
Assim tive uma ideia (idiota?)
pensei em colocar 24 células em paralelo com as já existentes, mas não célula a célula. Ou seja, colocar este pack em paralelo com o já existente, mas com 1 BMS só para este pack. Penso que o JMAL deu esta ideia á uns meses quando levantei este assunto.
Pensei ainda em colocar um disjuntor para ligar e desligar este pack em paralelo quando eu quisesse. A ideia era não o utilizar na primeira parte do percurso, pois as baterias existente (40ah) estão carregadas e o trajecto é ligeiramente a descer, e usa-lo sim no percurso inverso.
Assim poupava as baterias existentes, pois numa fase onde não estão tão carregadas, teriam a "ajuda" de um pack carregado, e não descarregava tanto o novo pack, pois eram utilizadas só em metade do percurso - em 20km e não em 40km.
Seria ao fim e ao cabo como ter um pack amovível de 20AH, como já muitas pessoas pensaram... mas este era inamovível
será viável o meu pensamento? funcionará na prática?