DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Olá Jmal,

Os 4600wh são o total das minhas baterias (24x3.2x60=4608wh), o carregador que me referia deve andar no limite dos 16A/230V <=3680w que é este:
http://www.ev-power.eu/?p=productsMore& ... ms-72v-35a

Eu sei que tiveste problemas com o Mobi-e, mas quero acreditar que irão resolver esse problema rapidamente, pois este tipo de carregador só faz sentido para ser usado "em viagem" e nunca em casa durante a carga da noite. De qualquer maneira, os preços precisam de descer mais um bocadinho... :-)

Onde é que compraste o teu carregador ? já agora, se puderes dizer, quanto é que foi ?

Abraço,

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por jmal »

PepeLegal Escreveu:Olá Jmal,

Os 4600wh são o total das minhas baterias (24x3.2x60=4608wh), o carregador que me referia deve andar no limite dos 16A/230V <=3680w que é este:
http://www.ev-power.eu/?p=productsMore& ... ms-72v-35a

Eu sei que tiveste problemas com o Mobi-e, mas quero acreditar que irão resolver esse problema rapidamente, pois este tipo de carregador só faz sentido para ser usado "em viagem" e nunca em casa durante a carga da noite. De qualquer maneira, os preços precisam de descer mais um bocadinho... :-)

Onde é que compraste o teu carregador ? já agora, se puderes dizer, quanto é que foi ?

Abraço,
Oi, ok.

Na verdade o meu carregador são 2 carregadores de 15 amperes que comprei na marca da minha scooter, ambos dei um toquinho para darem mais +- 3 amperes cada 1, dando pelos dois cerca de 37 amperes.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

ah ok...isso é interessante tb...

hmmm....mas ligas os 2 carregadores em paralelo à mota ?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por jmal »

PepeLegal Escreveu:ah ok...isso é interessante tb...

hmmm....mas ligas os 2 carregadores em paralelo à mota ?
Sim, até mesmo muitos carregadores comerciais são assim, para terem mais potência, dentro do carregador existem mais que um em paralelo, além de ser mais barato porque não obriga a ter componentes de grandes potências, é mais seguro também.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Isso é uma ideia mesmo muito interessante... :D

É mais barato porque um carregador de 15A custa cerca de 200€ e é uma solução modular, porque permite aumentar ou diminuir quando se precisa. Usa-se 1 carregador "normalmente" e 2 em paralelo quando "em viagem"...

Jmal, essa é uma ideia brilhante ! :-)

Tirando a teórica diminuição da longevidade das células por se usar uma carga maior, há algum problema, que tu tenhas conhecimento, para as células por se colocar os carregadores em paralelo ? alteração da curva de carga? BMS não aguentar ? etc. ?

Abraço,

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por jmal »

PepeLegal Escreveu:Isso é uma ideia mesmo muito interessante... :D

É mais barato porque um carregador de 15A custa cerca de 200€ e é uma solução modular, porque permite aumentar ou diminuir quando se precisa. Usa-se 1 carregador "normalmente" e 2 em paralelo quando "em viagem"...

Jmal, essa é uma ideia brilhante ! :-)

Tirando a teórica diminuição da longevidade das células por se usar uma carga maior, há algum problema, que tu tenhas conhecimento, para as células por se colocar os carregadores em paralelo ? alteração da curva de carga? BMS não aguentar ? etc. ?

Abraço,
Obrigado, já uso essa pratica à bastante tempo, se reparares no fórum sou o recordista em tempos de carga.

E ainda tenho mais um carregador, o que vinha originalmente com a mota que é de apenas 6 ah, esse é o mais usado em casa.

Usar os 2 carregadores em paralelo não à problema nenhum, cada 1 tem a sua capacidade e tensão, mesmo que um desligue primeiro que o outro a carga continua. Tal como disse, muitos carregadores que se vendem de grandes potências são 2 ou mais carregadores pequenos em paralelo.

Para se usar é necessário que a mota esteja preparada para isso, ter fusível na carga que aguente, fios bons e grossos, e bms que aguente, porque quanto mais corrente dás às baterias, maiores vão ser os desequilíbrios, e mais rápido terá de ser o processo de equalização. A curva de carga será a mesma, mas mais acentuada em corrente. Nota que eu tenho baterias que aguentam cargas de 15 minutos, em baterias da thundersky ou winston não aconselho a fazer cargas menores de 1:30 a 2 horas, elas aguentam, as temperaturas que chegam é que são criticas, cargas acima de 0.5 C fazem-as aquecer muito, isto por experiência própria, no entanto as que tive fiz cargas acima de 0.5C muitas vezes, e ao fim de 17.000 kms vendi-as para outra mota e estão a fazer os mesmos kms que fazem em novas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por electrizado »

Jmal pressuponho pelas tuas palavras q essa potencia de carregador n convem usar numa mota sem bms....

Abraço
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por jmal »

electrizado Escreveu:Jmal pressuponho pelas tuas palavras q essa potencia de carregador n convem usar numa mota sem bms....

Abraço
Mesmo com ele duvido que a grande maioria dos bms que andam por aqui aguentem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado Jmal :-)


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

6000 km feitos no dia 13 de Dezembro.

Neste periodo mais chuvoso e frio tenho usado a mota quase exclusivamente para o percurso Casa-Trabalho. Mas continua a correr tudo bem, aparentemente sem falhas, mesmo usando (e deixando) a mota à chuva.

Noto claro, nestes dias uma perda maior da autonomia. As "barras" do depósito consomem-se mais depressa...pelo tempo frio e porque enrolo mais o punho...talvez! ;)

Estão amortizados 14,8% da mota...

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por david_neves »

PepeLegal Escreveu:É verdade, a praia da areia branca é na Lourinhã :p
E já chegámos ao destino do primeiro dia, após 2 pontos de carga, um num café da Venda do Pinheiro e outro no Mobi-e em Torres Vedras :)
Encontrámos um Mobi-e à entrada de Torres que não estava no mapa, ia todo lampeiro para colocar as motas à carga e.... estava inoperacional :(
90km, 4.5kw/2 motas.

Amanha eapera-nos 2 trocos de 50km até Pedrogão. :)

PS: obrigado o_volt :)
boas alguem sabe se algum ponto em torres vedras operacional e quantos pins ë?
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por serges »

Bem realmente deverias perguntar no tópico dos pontos de carga, creio que assim há primeira vista creio que há mas temos de analisar e procurar pois pouca gente os testou por lá...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por david_neves »

serges tens razao na altura tinha os dois topicos abertos e acabei por postar no sitio errado tentei apagar ou modificar mas nao tenho autorizacao para isso
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


flautinha
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça abr 10, 2012 4:28 pm

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por flautinha »

olá pepe,

sou novo por estas bandas, e do pouco que tenho visto agradou-me muito a sua mota.

se possível gostaria que me fizesse um resumo quanto à satisfação geral com a mota...
obrigado

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por mauri »

flautinha Escreveu:
sou novo por estas bandas,
Enquanto aguardas pela resposta passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

flautinha Escreveu:olá pepe,

sou novo por estas bandas, e do pouco que tenho visto agradou-me muito a sua mota.

se possível gostaria que me fizesse um resumo quanto à satisfação geral com a mota...
obrigado
Olá Viva,

Desculpe só agora vi a sua mensagem.

A minha mota continua a portar-se bem, já vai com quase 8000 km e até agora não tenho tido problemas, inclusive conduzindo e deixando-a à chuva. Não tenho é conduzindo tanto como gostaria, pois a familia aumentou e agora é o carro que ao FDS anda, relegando a mota para a exclusividade do percurso Casa-Trabalho e alguns breves percursos.

No geral, estou bastante satisfeito com a mota. No entanto, é verdade que em termos de qualidade de materiais há um grande espaço para melhorias. Estou a pensar ir à Ecocritério fazer-lhe uma revisão para confirmar que as baterias estão bem e que está tudo como deve ser. Depois coloco aqui o resultado.

Alguma questão que queira colocar, força.

Cumprimentos,
Pedro


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Já a algum tempo que não vinha aqui ao Diário.

Por um lado, felizmente, também não tenho tido razões para colocar aqui grandes novidades (não tem havido problemas) e tem sido mesmo só andar. A mota tem 9418km e é carregar e andar. A única manutenção que teve foi a de limpeza e mesmo assim não foram muitas vezes :oops:

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por ogadiv »

PepeLegal Escreveu:Já a algum tempo que não vinha aqui ao Diário.

Por um lado, felizmente, também não tenho tido razões para colocar aqui grandes novidades (não tem havido problemas) e tem sido mesmo só andar. A mota tem 9418km e é carregar e andar. A única manutenção que teve foi a de limpeza e mesmo assim não foram muitas vezes :oops:
Realmente primeiro eras bastante mais participativo, e penso que fazias mais km. também :)
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por MRider »

Boas só agora li este tópico realmente ja fizeste umas aventuras 8-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Ogadiv, é o "mal" de entretanto ter tido um puto! :)

Os passeios ao FDS passaram a ser feitos a petróleo e a mota serve apenas para o percurso casa-trabalho e algumas voltas solitárias.

Para o ano vou a Barcelona de VE para compensar ;-)

Abraço,

PS: Já estive a ver o teu "projecto"... muito bom! parabéns!!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”