A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por e_bike »

Volt Escreveu: Para gastar a carga, desta vez, fiz o percurso normal de 60 quilómetros (Lisboa - Quinta do Conde - Lisboa) e depois fui dar uma volta à A5 (onde aproveitei para fazer mais um vídeo de demonstração de força na subida de Monsanto).
O que eu invejo mesmo é essa velocidade de ponta em AE. Os únicos veículos que ultrapasso, são os camiões! :D
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 284
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm
Localização: Margem Sul- Fernão Ferro

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por futurewatt »

Olha volt, se precisares que te leve a ZEV podes contar comigo! eheheh Com todo o prazer. Mesmo!!!
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por zepequeno »

Volt Escreveu:Vivas a todos. :-)

A Super-ZEV conta agora com 250 quilómetros. Fiz mais 80 em modo de descarga rápida de bateria. :-D. Creio que, para fazer menos, teria de sempre auto-estrada ou então, uma subida com dezenas e dezenas de quilómetros. :-).
IMG_1675.JPG
Para gastar a carga, desta vez, fiz o percurso normal de 60 quilómetros (Lisboa - Quinta do Conde - Lisboa) e depois fui dar uma volta à A5 (onde aproveitei para fazer mais um vídeo de demonstração de força na subida de Monsanto).


Link

Como me esqueci de ligar o contador na ficha, a folha Excel (que tem o resumo que tenho estado a actualizar) vai ficar incompleta neste carregamento número 3 (já só faltam dois para não ter de andar a gastar carga à maluca e poder testar a autonomia a uma velocidade mais "normal" e rotineira). :-D.

<A folha está neste link.>

Quanto aos saltinhos na roda da frente (dos quais me queixei ao Armando da Motonova), ficou agendada uma calibração da roda dianteira para a semana (depois de fazer estes primeiros carregamentos). É possível que a mota tenha ficado sem um peso e eu esteja a estranhar isso.

:-).

Hoje é dia de mostrar a Super-ZEV a quem aparecer no Colombo para ver o Glorioso comigo. ;-).

É mesmo impressionante esse power! Também quero! heheh!
Grande máquina!


Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Seal »

Volt Escreveu:Então? Quem mais? :-). Na Masac devo ser conhecido como o-chato-que-liga-de-vez-em-quando-para-receber-novidades.

:lol:
Pessoal com quem falo que já te viu passar, o mundo é mesmo pequeno...então este país. ;)
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )


Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Seal »

Hj vi 139 km de autonomia a descer a CRIL numa VX-1. Durante uns segundos, claro. 8-)
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Barrocas »

Ca tolo, óstia! :lol:

Seu cão, que nao te descoseste e conseguiste manter segredo dessa bomba de electrões! 8-)

Super-parabéns pela aquisição! Agora anda ca acima mostrar isso... :twisted:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Ehehe. Super-obrigado. :-D.

Tenho de ver quando é que vou poder começar a fazer passeios com ela... Depois combinamos isso.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Mumia »

grandaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa abusooooooooooo :P essa subida de monsanto... :shock:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmap »

Volt Escreveu:
Volt Escreveu:PS: Onde é que anda o jmap?...
Está de férias. Faz ele muito bem. :-). Assim só vê a esta Super-monstruosidade quando voltar. ;-).
Cheguei e fui logo ver... Muitos parabéns!!! :D
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmap »

Volt Escreveu:Mais dois vídeos. Espero não ser muito maçador com estes testes, mas, já que os faço, vou partilhar. O primeiro é do display, depois de passar o dia todo em "stand by". Como podem ver, quer a LoCell, quer a HiCell estão com menor tensão. O segundo é difícil de perceber, mas é de uma curta viagem entre semáforos, em que fiz o teste do guiador solitário (não o estou a segurar com nenhuma mão).


Link


Link

:-).
:o Ganda maluco... AHaha...

Quanto à subida de monsanto... brutal!
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 284
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm
Localização: Margem Sul- Fernão Ferro

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por futurewatt »

Muito bem ,sim senhor!
Já fizeste os 5 ciclos completos de carga/descarga?
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Thanks jmap.

futurewatt, já fiz sim senhor. Até fiz 6 para não restarem dúvidas. :-D.

Na folha de cálculo do google está o detalhe desses carregamentos todos. Vou tentar mantê-la sempre actualizada.

Como se pode ver por lá, acabei de bater o meu máximo com uma só carga. Foram 105 quilómetros e não me parece que fique por aqui... ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmal »

Bom, parece que não me enganei, as diferenças da mais baixa para a mais alta parecem ter vindo a descer, neste momento parece-me que está em pleno, e usa um bms com sangramento resistivo, agora interessa é puxar ela e essas diferenças vão ser cada vez menores.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Fixe. :-D.

Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". :-).
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.

;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:Fixe. :-D.

Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". :-).
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.

;-).
Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.

EDIT:

Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?

Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
Volt Escreveu:Fixe. :-D.

Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". :-).
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.

;-).
Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.

EDIT:

Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?

Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Como é que se faz para saber a carga real? Nas NiMH a voltagem desce com uma curva facilmente observável, já nas de litio deve ser o diabo para detectar. Usam-se estatísticas?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
Volt Escreveu:Fixe. :-D.

Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". :-).
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.

;-).
Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.

EDIT:

Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?

Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Como é que se faz para saber a carga real? Nas NiMH a voltagem desce com uma curva facilmente observável, já nas de litio deve ser o diabo para detectar. Usam-se estatísticas?
Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
Obrigado pela explicação, estava convencido que as barras eram detectadas por intervalos sabidos de tensão... :)
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
Obrigado pela explicação, estava convencido que as barras eram detectadas por intervalos sabidos de tensão... :)
Não, nem podia ser, porque em descarga existem picos de corrente que faz a tensão descer em função desses picos, e até a variação de temperatura altera a tensão, o sistema da vectrix é interessante (analisando algumas fotos que encontrei no vis com controladores abertos), tem 3 sensores de corrente de efeito de hall, um na linha de corrente que vem da bateria, e 2 em 2 fases do motor, o primeiro penso ser para essa contabilização, os 2 seguintes para gestão da corrente fornecida ao motor. Verifica os posts do Mik, onde ele repara um problema no controlador e verás os tais sensores azuis, onde passam fios ao centro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Njay »

Os 2 sensores nas fases é para medir a corrente que passa no motor, para limitação da mesma (protecção do motor). A corrente que lá passa num determinado instante pode ser muito diferente da que passa pela bateria.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”