A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

JoseB
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo jun 29, 2014 12:34 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por JoseB »

Fico contente que ainda se mantém as Vectrix.
Gostaria de importar uma para mim.
Mas por algumas coisas que tenho lido fico com receio.
Última edição por Mumia em sábado jul 05, 2014 12:24 pm, editado 1 vez no total.
Razão: post escrito por Mrider usando o Clone JoseB, infracção à Regra n.11

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Que coisas? Que receios?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Este utilizador dos receios infundados, é o mesmo que ainda há dias tinha sido expulso por ter intentos infantis e andar a criar guerras inventando e mentindo deliberadamente com objectivos difamatórios. Estava a fazê-lo em duas áreas distintas do fórum. A sua tentativa de prejudicar todos os que neste fórum procuram as ajudas e mais valias que a colaboração da comunidade gera, será, espero, infrutífera.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por sugarstorm »

Já foi expulso?
Ou pelo menos já levou um ultimatum sério?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Acho que sim, que já está tudo tratado. Mas isso já nem me interessa muito. Tenho pena do pessoal que ainda perdia tempo a tentar ajudar alguém que não só não precisava, como continuava a mentir e a espalhar infantilidades. Espero que esses utilizadores não tenham perdido o entusiasmo e o interesse pela comunidade. O resto é secundário. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Como não tenho tido muito tempo, vou tentar ser rápido a fazer a minha actualização da praxe:

A SZ regressou à vida rotineira de aquém e além Tejo. Como voltámos a ser apenas dois a vir trabalhar em Lisboa (o rebento já está demasiado grande para acompanhar a mãe) a SZ voltou a ser a boleia de eleição.

Passou a marca dos 40 mil quilómetros a 22 de Agosto e já está quase a passar a marca dos 41.

Ultimamente, tem feito quatro travessias diárias da ponte 25 de Abril. São quase 150 quilómetros diários. Uma média fantástica, mas que não deverei continuar a fazer...

Hoje quando a liguei à tomada um dos sensores estava a 44 graus. As saudades de andar nela já eram tantas que o motor tem andado sempre em altas rotações. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Emanuel Couto »

Volt Escreveu: Hoje quando a liguei à tomada um dos sensores estava a 44 graus. As saudades de andar nela já eram tantas que o motor tem andado sempre em altas rotações. :-).
Vai com calma :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

É verdade, esqueci-me de um pormenor. :-).

Estive, durante algum tempo a carregar a mota a 800 wh. Como não precisava de carregar mais depressa, pois deixei de andar com ela diariamente, regulei o carregador para somente 800 wh e ela portava-se lindamente. Neste momento, com a necessidade de fazer 150 quilómetros por dia, voltei a regular para os 1500 wh.

Acho que ainda não tinha revelado em público que as Vectrix de lítio tinham esta vantagem de se poder regular a quantos wh queremos carregar. Na altura em que o descobri, nem a própria Masac tinha conhecimento disso e pediu-me segredo pois da mesma forma que se pode alterar a velocidade de carregamento, também se pode alterar outras coisas, como a capacidade de carga... Lembro-me que foi quando o Mr_Ícaro comprou a branquinha dele. Vinha mal configurada e na tentativa bem sucedida de corrigir a configuração, descobrimos este excelente addon do firmware das VX-1 Li.

Agora já não é segredo, pois por todo o mundo já se foi descobrindo este addon fora do manual.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Mumia »

é tu já fazias poucos km... agora fazes 150/dia... baahhhh não te curto sabes!! :lol: :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Não te preocupes que amanhã já vou de carro. :-p.

A mota (e os donos também) ainda está equipada à Verão. ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por zeuz »

Volt Escreveu: Agora já não é segredo, pois por todo o mundo já se foi descobrindo este addon fora do manual.
Manual ? Qual Manual ? Estás a falar daquele livrinho que vinha para fazer de calço debaixo do descanso da Vectrix ? :mrgreen:


P.S.:
Obrigado pela dica!
Regulei a potência de carregamento para 500W. ;)
Segundo o medidor de energia, o pico (~600w) tem ocorrido por volta das 3:30h (regulei o temporizador interno para começar por volta das 0h).
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

A Super-ZEV atingiu a marca dos 41 mil quilómetros (a 13 de Setembro) e a dos 42 mil (a 20 de Outubro).
Como não me tem apetecido equipar a mota com roupa de Inverno, o carro tem sido (e provavelmente vai continuar a ser) mais usado que a mota (e também estive a fazer test-drive a outra mota entretanto). Agora, que o tempo nem está mau, tive de encostar a Super-ZEV na garagem até à chegada de um (ou dois) novos sapatos.

O pneu de trás está quase a chegar ao arame e derrapa mal encontra alcatrão de menor qualidade (coisa frequente na terra onde moro, e especialmente junto à casa dos meus sogros, onde temos deixado o rebento de manhã), enquanto que o da frente continua a ser o de origem, se bem que é um pneu com mais de 40 mil quilómetros, logo, muito escadeado, especialmente na lateral esquerda (a que leva o peso da mota nas rotundas). O pneu de trás tem de ser mudado (e já está encomendado). O da frente logo vejo (e sei que a Motomercado tem uns dois ou três de origem em stock). Eu adoro os pneus de origem destas motos. A Pirelli subiu muito nas minhas preferências, graças a esta "experiência eléctrica" que leva agora 6 anos e 98 mil quilómetros em duas rodas "eléctricas".
IMG_9063.JPG
IMG_9063.JPG (178.34 KiB) Visto 3416 vezes
IMG_9057.JPG
IMG_9057.JPG (179.85 KiB) Visto 3416 vezes
:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 284
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm
Localização: Margem Sul- Fernão Ferro

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por futurewatt »

Oi marcos! Desconhecia essa possibilidade de configuração...e isso precisa se ser feito ligada ao pc ou é através de comandos na mota?!?
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Estás a perguntar se podemos configurar o carregamento através da mota ou do PC? É através da mota. Tal como se configura o timer, no mesmo menu podes configurar a velocidade de carregamento (creio que é o travão esquerdo, com o corte de corrente accionado, que faz alternar as opções de configuração, sendo que o acelerador é que faz subir e descer o valor). 1500 Wh é o que traz por defeito. Podemos baixar até 500 Wh, se não estou em erro.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 284
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm
Localização: Margem Sul- Fernão Ferro

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por futurewatt »

E tem vantagens fazer o carregamento a 500wh? Para as baterias sim... Não é?
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

Avatar do Utilizador

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 284
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm
Localização: Margem Sul- Fernão Ferro

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por futurewatt »

E de que forma a automia aumenta? Como se faz isso????
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por zeuz »

Volt Escreveu:Estás a perguntar se podemos configurar o carregamento através da mota ou do PC? É através da mota. Tal como se configura o timer, no mesmo menu podes configurar a velocidade de carregamento (creio que é o travão esquerdo, com o corte de corrente accionado, que faz alternar as opções de configuração, sendo que o acelerador é que faz subir e descer o valor). 1500 Wh é o que traz por defeito. Podemos baixar até 500 Wh, se não estou em erro.

:-).
Confirmo!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

futurewatt Escreveu:E tem vantagens fazer o carregamento a 500wh? Para as baterias sim... Não é?
Tem vantagens, pois o carregamento fica mais suave para as baterias, logo, elas deverão durar mais. Também aquecem menos. Além disso, ao carregarmos mais devagar, creio que as células desequilibram-se menos, o que deverá poupar na fase final o balanceamento delas. Andamento suave e carregamento suave, faz bem. ;-).

Já para ficar com mais autonomia, o melhor é meter mais umas células (e com isso torna-se necessário o firmware do jmal, pois o de origem está limitado ao pack da Li+) e adicionar um carregador, pois o aumento da velocidade de carregamento em viagens maiores, encurtaria o tempo das viagens. Mas isso fica para outras núpcias. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Boas tardes a todos.
IMG_2106.JPG
IMG_2106.JPG (224.41 KiB) Visto 2902 vezes
A Super-ZEV tem andado pouco. Transformei-me num condutor de Verão...
IMG_2179.PNG
IMG_2179.PNG (807.64 KiB) Visto 2902 vezes
Está com cerca de 46 mil quilómetros. Nos últimos anos esteve muito tempo parada. Como consequência, tive de ir à FFM e trocar 5 células que se estragaram.
graphkmmes.png
Neste momento, coloquei um software que permite carregar muito devagar (1A) o que permite que, mesmo estando muito tempo parada, as células mais velhas acompanhem o carregamento das mais novas. :-).
IMG_2178.PNG
IMG_2178.PNG (766.95 KiB) Visto 2902 vezes
E pouco mais há a adiantar. Em breve vou voltar a fazer alguns quilómetros nela. Chegou o bom tempo. Vamos a isso. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por cuttysark76 »

Bela frota!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”