Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra

Mensagem por zepequeno »

Boas caros e caras amigo(a)s do fórum NovaEnergia,

É com grande entusiasmo que começo este DB. Como alguns já sabem, comprei em 2ª mão, ao pai do amigo Barrocas, uma Huasha 3000W a gel, aqui em Portugal mais conhecida como Batlight Thunder 3000W. Vai ser conhecida como a Vermelhinha, pois é toda vermelhinha (vermelho Ferrari mesmo). Eu preferia que fosse Preta, mas acho que já gosto dela assim!

Esperei ansiosamente por este momento e foi com grande alegria que recebi hoje a máquina! O amigo Barrocas deu-me o máximo de informação acerca da mota e uma primeira formação, já que nunca tive motas nem scooters. Portanto, foi uma formação de scooter já inclinado para as eléctricas, foi muito simpático mesmo e respondeu com paciência as múltiplas perguntas que me iam surgindo. Explicou a aceleração, o travão bloquear o acelerador, o descanso, o carregamento (não tinha ideia que é melhor desligar o disjuntor quando se põe a carregar e lembrar sempre de o ligar antes de andar nela!), explicou-me como a abrir, enfim, tudo e mais alguma coisa... Agradeço desde já por terem vindo cá entregar a scooter e terem feito as primeiras "aulas"!

A primeira impressão foi muito positiva, ela é realmente grande como parece, o modelo é mesmo bonito. Só tinha a comparação com as scooters normais pequenas e aquilo de frente até parece uma mota!

Tem 5077Km, as baterias como são de gel já estão "cansadas" e logo que foi anunciada aqui no fórum veio com essa informação. Como o meu percurso diário são 5Km para o trabalho, 5Km para casa, trabalho-casa. Carregando entre os trajectos pesno que as baterias ainda chegam aos 8000Km e até lá junto dinheiro para a conversão a Lítio. Foi comprada já a pensar nisso. Ainda ponderei, caso as baterias "morram" mais cedo de lhe pôr as baterias normais, mas penso que o ideal será partir para o Lítio e ter uma scooter nova.

O meu "medo" era que como moro numa subida bastante íngreme que uma 2000W não subisse e que a 3000W com baterias cansadas também não. Tenho outra alternativa de percurso que também é a subir mas vai tendo umas partes direitas onde ela vai embalando, feito o primeiro teste pelo Barrocas, subiu até a cima, devagar mas subiu. Desmitificado o problema da subida e papéis tratados, é tempo de fazer os meus primeiros contactos com ela.. dei uma voltinha com muito cuidado (só para não dizer que não experimentei) e pusemos a bicha a comer electrões.

Depois dos amigos Barrocas (pai e filho) irem embora, lá fui testando a machine, primeiro na garagem, depois lá fora ao fim da rua, depois subir até lá a cima, depois lá para baixo, cada vez com mais "agilidade" e "confiança". Ao fim de umas voltinhas já me sentia um pouco mais a vontade para andar, travar, fazer as manobras e comprovo o que todos dizem aqui, aquilo é mesmo viciante! Só dizia assim, só mais uma voltinha, e outra e outra... estou aqui a escrever e só me apetece ir lá para baixo andar na vermelhinha!

A nível de baterias já se sabe, vou tentar andar com ela sempre carregada, a nível exterior notei (depois de olhar bem para ela) alguns arranhões, pequenos, nada de grave, devido a encostos em parede ou algo do género, mas no geral ela está muito bem estimadinha.

Mas penso que por hoje chega de blablabla e deixo algumas imagens para verem a máquina:

ZePequeno e sua Vermelhina

Imagem

Imagem

aqui podem ver uma das subidas

Imagem

Imagem

Devo ter feito 1Km de electricidade até agora. Já me sinto um a mais nesta pequena comunidade!

Depois irei precisar de muita ajuda na conversão mas isso é tema para mais a frente falarmos nisso, agora vai ser carregar e andar!

Abraço e boa queima de electrões!

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por Barrocas »

Bem vindo a esta pequena comunidade de electrizados! :D

É sempre bom conhecer mais pessoas que gostem destas energias "alternativas" :mrgreen:

Desejamos muitos e bons km's sem queimar fósseis! :lol:

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por Volt »

És mais um sim, mas não és "a mais". ;-).

Parabéns.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por zepequeno »

hehe obrigado. pois é, fui jantar fora e quando cheguei lá tive que dar uma voltinha. senti um pouco de frio (neste calor!) imagino no inverno devo ir mesmo muuito bem equipado.

uma cena, aquele indicador de bateria a direita, pensei que aquilo funcionasse tipo o "depósito", ou seja, quando a bateria vai-se gastando aquilo vai baixando.. e deve funcionar um pouco assim, mas reparei que quando subia e forçava a scooter, aquilo descia perto do vermelho, depois quando largava o punho aquilo voltava lá para cima. entendo então que além de indicar o estado da bateria, indica também o "esforço" que ela está a fazer. gosto e não gosto disso. gosto porque dá pa ver o consumo imediato, mas preferia ter alguma coisa que me indicasse a energia disponível na bateria. parado em princípio é isso que me indica, ou seja, se tiver a bateria a meio e estar parado o ponteiro estará a meio, é isso né?

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por Barrocas »

A noção que referes é +- correcta, com as subidas que tens perto de casa, essas baterias "cansadas" sofrem um bocado :roll:

O indicador do lado direito é um voltimetro, que indica o valor de tensão (ou voltagem, como queiram) instantâneo do pack de baterias.

Em repouso, o nivel sobe porque não há esforço aplicado nas baterias, mas ao subir as tuas diversas rampas íngremes, vai indicar o nivel de esforço a que estão a ser sujeitas.

Nas scooters com baterias de chumbo, o indicador varia consoante a utilização, as baterias novas acusam menor queda de tensão (menos oscilação), mas nas baterias "cansadas" nota-se o esforço (e perda de força).

com o passar do tempo e experiencia, vais compreendendo a variação e comportamento.

Evita entrar no "red-line", se possivel... por vezes é a diferença entre acelerar a fundo, ou dosear o punho, mas no teu caso, se optares por subir as rampas, é dificil.

De salientar tambem, que quanto menos energia as baterias tiverem, mais rapidamente a tensão cai.
Daí a recomendação de carregar sempre que possivel.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por zepequeno »

ok! sim ela sempre que está parada leva com a carga. quero manter estas baterias o máximo possível. a sensação de conduzir é um espectáculo...


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por O_volt »

Parabéns e mts kms!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por zepequeno »

obrigado! agora a vermelhinha vai ficar parada 1 semana (e o db também) porque vou de férias..

vou ter muitas saudades dela, mas quando chegar já vou ter os documentos (valeu Barrocas!), vou ver se trato do seguro, vou a masac ver se encontro 1 capacete fixe em promoção, umas luvas, vou atacar os seguros porque esta semana liguei e liguei e liguei e o espanto de ter uma scooter electrica era sempre o mesmo mas uma solução foi sempre negada, enfim nesta crise e o pessoal recusa dinheiro, fazer aí os procedimentos para a mobi.e...

depois de ter capacete, luvas, documentos, seguros e mobi.e prevejo que eu e a vermelhinha vamos andar aí sempre a passear!

grande abraço a todos e muitos Kms verdinhos!


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por aljesus »

Muitos parabéns pela aquisição e agora muito cuidado na estrada, onde todos os conselhos serão poucos.
Sugiro travar antes das curvas e tomar atenção a todos os que circulam na estrada, peões e especialmente crianças, uma vez que ninguém dá pela aproximação de uma eléctrica...
Na minha opinião o capacete deve ter um bom ângulo de visão, isto é, deveríamos conseguir usar a visão periférica como se não o tivéssemos.
Boas férias!

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por 2wheelfun »

Parabéns! Desejo-te muitas alegrias e muita sorte com a tua eléctrica.
Vou acompanhando o teu DB e tentar responder às tuas dúvidas sempre que souber.

Cumps.

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por e_bike »

Parabéns! Boa sorte com a mota!
Sei que vindo do Barrocas, ela foi bem tratada!

Essa subida que tens antes de chegar a casa é tramada! :)
Não tentes subir isso com pouca carga pois vais ficar apeado! :mrgreen:
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por zepequeno »

Boas companheiros! Muito obrigado pela força de todos, gostei de ver a vossa participação!

Pois é, voltei de férias, mas estou em casa dos sogros e ainda não vi a bichinha abandonada... tive uma má notícia, é que vou trabalhar para fora do país durante uma semana, ou seja, vai ser mais uma semana loja da electricidade do asfalto!

Assim que tiver notícias venho aqui "postar".

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por zepequeno »

só para dizer que a vermelhinha subiu a minha rua principal sempre a 15Km/h, uma rua que o Barrocas tinha dito que duvidava que ela subia (ponho fotos daqui a uns dias). estou muito contente! ando só a dar umas voltinhas aqui a volta do prédio, ainda não tenho capacete nem seguro... estou clandestino. só vou ter tempo de tratar disso tudo quando voltar de espanha...

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por Barrocas »

Não facilites, anda sempre com capacete e luvas! :shock:
e seguro tb... obviamente

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por zepequeno »

pois é! eu sei, semana que vem vou logo tratar disso tudo.

já tive um pequeno susto, uma vez que ia dar a volta, precisei de subir um pouco uma rampinha de um passeio e a mota fugiu-me e eu tive que a agarrar para ela não cair. senti-lhe o peso todo nos braços.

é bom ter estes sustinhos para ficar esperto!

de resto, estou muito satisfeito com ela e não vejo a hora de começar a ir todos os dias para o trabalho com ela.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por Mumia »

epaaaaaaaaaa sem capacete nunca mm :shock:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por hmma »

Parabéns pela compra e espero que faça ainda uns bons Kms !!

Agora que fazes parte dos "eletrizados", se tiveres conta no Facebook podes também juntar-te ao grupo - Eu tenho um Veículo Eléctrico em Portugal
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por zepequeno »

cheguei e tinha em casa uma surpresa! chegou o documento da vermelhinha! consegui um seguro por 70€!

boas mumia, sim eu só tenho feito umas voltinhas a volta do meu prédio e só mesmo porque não resisto, mas agora que voltei de Espanha vou já tratar disso, luvas e capacete, se encontrar um casaco bacano e barato também estou a pensar em investir.

hmma já estou nesse grupo, mesmo antes de ter a vermelhinha comigo.

depois de ter o equipamento vou começar a ir para o trabalho com ela e vou contando as "aventuras"

abraço a todos e bons electrões


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por electrizado »

como conseguiste esse preço? está como motociclo? e o q cobre?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Mensagem por electrizado »

pois deve estar como ciclomotor é uma 3000 estava desatento.........
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”