EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por lopes »

Wheatstone Escreveu: (...)
Verifiquei o estado das baterias e dei com um pack com cerca de 1,5v a menos. Desfiz este e outro pack dos mais fortes e juntei uma bateria fraca com uma forte. e voilá tudo na boa de novo.

Obrigado ao Tavares pela dica.
O tavares já me tinha dito que haviam ai umas baterias a "queixarem-se"... Essa solução também era o que eu ia sugerir, pois também já experimentei aqui com a mota que tenho agora, e melhorou um pouco mesmo com as baterias em fim de vida.

Qualquer coisa apita! ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Até se fosses ler umas mensagens a trás, terias essa mesma informação.
Jorge Rocha Escreveu:Penso que será a mesma coisa, ou deveria ser!
Poderá haver quem defenda as duas seríes em paralelo (que até vem assim de origem), mas eu optaria por apenas uma, mas reforçada duas a duas.
Quando comprei a minha Flash, o pack das baterias já não dava para fazer mais de 25 kms. Desmontei-as e fiz-lhes um balanceamento em carga e depois descarreguei-as uma a uma até que ficassem por os valores minimos, daí verifiquei as que estavam melhores e as que estavam piores, juntei as melhores com as piores e formei uma unica seríe, com conjuntos de duas (uma boa e uma fraca).
Resultado final, fiquei com autonomias de 46 kms.
Mas infelizmente foram diminuindo a cada dia e no espasso de uns dois meses estava igual, mas com mais 1500 kms em cima. penso que de outra forma não teria consguido tantos.

Sendo a tua de menor potencia, é provavel que ainda durem muito, e vamos acreditar que sim!
Bons kms!
Tudo por um mundo mais limpo!


Wheatstone
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda mar 26, 2012 10:55 pm

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Wheatstone »

Boas novamente

Já se passou algum tempo depois do meu ultimo post e muita coisa já aconteceu com a spider.

Esta já fez comigo 600 km.

A semana passada estive de férias e a Spider foi alvo de revisão de uma ponta á outra. Foram corrigidas soldaduras, alguns pontos com inicio de ferrugem e barulhinhos da mais diversa espécie.
A parte electrica foi onde mais intervi desfazendo ligações, encurtando cabos, substituindo fichas e contactos separando a "potencia do comando" e outras coisas mais.
Coloquei tambem um ventilador no controlador que por falta de espaço teve de ser mais pequeno que o inicialmente previsto mas digo-vos que o comportamento da Spider é outro. Deixou de ter quebras repentinas de potencia. Fiz tambem o balanceamento das baterias. Embora note melhor comportamento ficou claro que tenho baterias a morrer. Vou esperar pelo frio para equacionar o que fazer a seguir.
Depois coloco fotografias do ventilador no controlador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por lopes »

Wheatstone Escreveu:Boas novamente

Já se passou algum tempo depois do meu ultimo post e muita coisa já aconteceu com a spider.

Esta já fez comigo 600 km.

A semana passada estive de férias e a Spider foi alvo de revisão de uma ponta á outra. Foram corrigidas soldaduras, alguns pontos com inicio de ferrugem e barulhinhos da mais diversa espécie.
A parte electrica foi onde mais intervi desfazendo ligações, encurtando cabos, substituindo fichas e contactos separando a "potencia do comando" e outras coisas mais.
Coloquei tambem um ventilador no controlador que por falta de espaço teve de ser mais pequeno que o inicialmente previsto mas digo-vos que o comportamento da Spider é outro. Deixou de ter quebras repentinas de potencia. Fiz tambem o balanceamento das baterias. Embora note melhor comportamento ficou claro que tenho baterias a morrer. Vou esperar pelo frio para equacionar o que fazer a seguir.
Depois coloco fotografias do ventilador no controlador.
Olá Wheatstone!
Fico contente por saber que a Spider está a ter upgrades... fiquei também curioso para ver essas fotos principalmente do ventilador que foi coisa que nunca cheguei a equacionar.
Estranho isso das baterias, pois não é normal elas queixarem-se em tão pouco tempo de vida e em tão poucos kms. Uma vez tive alguém aqui no forum que me disse que baterias de gel e veículos eléctricos não combinam... nunca quiz acreditar muito nisso, mas com esse relato nem sei o que diga.
Abraço e vai dando notícias,


Wheatstone
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda mar 26, 2012 10:55 pm

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Wheatstone »

Foto0021.jpg
Foto0021.jpg (112.26 KiB) Visto 3400 vezes
Foto0020.jpg
Foto0020.jpg (121.89 KiB) Visto 3400 vezes
Foto0019.jpg
Foto0019.jpg (117.37 KiB) Visto 3400 vezes
Como referi o ventilador que tinha delineado era de fonte de computador, colocando o controlador dentro de uma caixa mas por falta de espaço tive de recorrer a outro truque.

O que fiz foi abrir ao meio um bocado de tubo de PVC de modo a criar um canal de ar na face do controlador que possui aparafusados os tiristores e numa das pontas deste canal adicionei um ventilador. Este foi ligado ás luzes de minimos.

Pensei em colocar um interruptor mas acho que não vai adiantar nada pois o frio tem influencia é nas baterias e não neste equipamento. Este com o funcionamento acaba sempre por aquecer e os tiristores gostam é do frio.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por lopes »

Isso ficou mesmo à maneira! ;)
O consumo do ventilador também deve ser irrelevante, pelo que não terás problema em relação a isso.

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Barrocas »

Engenhoso :)


Wheatstone
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda mar 26, 2012 10:55 pm

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Wheatstone »

Boas noites

Mais algum tempo se passou desde o ultimo post.

A spider está lindamente. Levou baterias novas, o ventilador passou a estar directamente na caixa do controlador e levou mais algumas modificações principalmente nas ligações das baterias e posso agora dizer que a Spider ganho mais 5 a 8 Km de velocidade máxima chegando a atingir os 58 Km/h em vez dos 50 e já fiz 54 Km sem chegar ao fundo das baterias. Tudo se prende com a redução de perdas e distribuição equitativa de cargas e voilá. O arrefecimento do controlador é fundamental - Posso afirmar que quanto mais baixa for a temperatura do controlador menores são as perdas dos tiristores

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Volt »

Levou baterias de gel na mesma? E quantos quilómetros levas nela?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por lopes »

Wheatstone Escreveu:Boas noites

Mais algum tempo se passou desde o ultimo post.

A spider está lindamente. Levou baterias novas, o ventilador passou a estar directamente na caixa do controlador e levou mais algumas modificações principalmente nas ligações das baterias e posso agora dizer que a Spider ganho mais 5 a 8 Km de velocidade máxima chegando a atingir os 58 Km/h em vez dos 50 e já fiz 54 Km sem chegar ao fundo das baterias. Tudo se prende com a redução de perdas e distribuição equitativa de cargas e voilá. O arrefecimento do controlador é fundamental - Posso afirmar que quanto mais baixa for a temperatura do controlador menores são as perdas dos tiristores
Nem imaginas o que folgo em ouvir boas noticas da Spider... tenho que aprender esse truque para aumentar a velocidade máxima! :lol:


Wheatstone
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda mar 26, 2012 10:55 pm

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Wheatstone »

boas noites

Sim levou á mesma baterias de gel e já levo perto de 500 km com estas.

O truque é simples. redução de resistencia electrica e arrefecimento dos tiristores. Alterei as ligações das baterias de modo que a resistencia entre a entrada e a saida do pack fosse igual independente da bateria que fosse medida ou seja num pack de 2 baterias ligadas em paralelo, a bateria que liga o positivo ao circiuto geral não liga o negativo, este é ligado a outra bateria do par. Alem disso usei uns ligadores especiais que possibilitam a união de cabos evitando cortes e soldaduras fazendo com que os dois cabos principais percorram todas as baterias sem necessitarem ser cortados eliminando assim muitas perdas.


Wheatstone
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda mar 26, 2012 10:55 pm

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por Wheatstone »

Boas

Mais algum tempo se passou desde o meu ultimo post pelo que houve alguns acontecimentos pelo meio.

A Spider continua na mó de cima, embora neste momento esteja á espera de novo comprador pois tenho agora uma nova com 5,0KW o que aqui por Portalegre não é demais pois as subidas são uma constante.

Espero conseguir um novo dono para a Spider para que continue o seu excelente desempenho.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por MRider »

Boas peço desculpa pelo off topic.
Mas falaste em uma 5000 w e subidas.
Podes dizer como se porta nas subidas fortes.
Pois aqui na Madeira o que não falta sao subidas fortes.
Queria uma opinião a esse respeito.
A de 5000w safa se ou não :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por galt »

Wheatstone Escreveu:Boas

Mais algum tempo se passou desde o meu ultimo post pelo que houve alguns acontecimentos pelo meio.

A Spider continua na mó de cima, embora neste momento esteja á espera de novo comprador pois tenho agora uma nova com 5,0KW o que aqui por Portalegre não é demais pois as subidas são uma constante.

Espero conseguir um novo dono para a Spider para que continue o seu excelente desempenho.
Qual o modelo que compraste :?:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”