EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Eu e outros users já tinhamos avisado que tal ia acontecer.

Essas baterias estavam a ser muito espremidas , 12,2 V é muito perigoso para as baterias se for atingido muitas vezes , sem duvida que a bateria 2 é a que mais está a sofrer e por arrasto vai levar as outras atrás.

Quanto ao fusivel do carregador , penso mesmo ser coincidencia.

Caso mudes para 40A , troca também o carregador por um que debite mais corrente.
Pois, e eu já sabia que ia acontecer, por isso já estava a pensar em alternativas, não estava a contar é que acontecesse tão cedo...
E não deviam estar todas as baterias ao mesmo nivel visto estarem ligadas em série? Não será sinonimo de problema com essa bateria? Porque neste caso acho que nem se coloca a questão de fazer balanceamentos de baterias, pois não?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

pedrolopes Escreveu:
tavares Escreveu:Eu e outros users já tinhamos avisado que tal ia acontecer.

Essas baterias estavam a ser muito espremidas , 12,2 V é muito perigoso para as baterias se for atingido muitas vezes , sem duvida que a bateria 2 é a que mais está a sofrer e por arrasto vai levar as outras atrás.

Quanto ao fusivel do carregador , penso mesmo ser coincidencia.

Caso mudes para 40A , troca também o carregador por um que debite mais corrente.
Pois, e eu já sabia que ia acontecer, por isso já estava a pensar em alternativas, não estava a contar é que acontecesse tão cedo...
E não deviam estar todas as baterias ao mesmo nivel visto estarem ligadas em série? Não será sinonimo de problema com essa bateria? Porque neste caso acho que nem se coloca a questão de fazer balanceamentos de baterias, pois não?

Quando estão ligadas em série, o "nível" depende da capacidade de cada uma, e esse comportamento arrasta-se como uma bola de neve, ou seja, a que tiver menos capacidade (Ah), vai descarregar primeiro, logo será a que tem menos volts quando descarregada, mas também será a primeira a carregar, portanto é sempre a que sofre mais.

Quando a carregares vais ver isso mesmo, quando o carregador desligar no final da carga, a que tem agora 11.8 volts, terá uma tensão superior a todas as outras, por isso sofre das 2 maneiras, ao descarregar e ao carregar, isto porque as baterias não devem baixar de uma certa tensão para baixo, nem de uma tensão para cima.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:Quando estão ligadas em série, o "nível" depende da capacidade de cada uma, e esse comportamento arrasta-se como uma bola de neve, ou seja, a que tiver menos capacidade (Ah), vai descarregar primeiro, logo será a que tem menos volts quando descarregada, mas também será a primeira a carregar, portanto é sempre a que sofre mais.

Quando a carregares vais ver isso mesmo, quando o carregador desligar no final da carga, a que tem agora 11.8 volts, terá uma tensão superior a todas as outras, por isso sofre das 2 maneiras, ao descarregar e ao carregar, isto porque as baterias não devem baixar de uma certa tensão para baixo, nem de uma tensão para cima.
E uma vez que todas as baterias são iguais, o que pode ter levado a que aquela tenha passado a ter um comportamento diferente? Presumo que seja aquela bateria que esteja a causar que de um momento para o outro tenha perdido cerca de 1/3 da autonomia.

Quando colocar o funcionamento nos 40Ah, aquela bateria vai continuar a "chatear" e a interferir em todo pack de baterias?

Respondendo também ao tavares, vou ter mesmo que colocar outro carregador, pois neste substitui o fusivel e ele queimou outra vez... parece que estava a adivinhar! :D

EDITADO:
Baterias e carregador encomendados ;)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

pedrolopes Escreveu:
jmal Escreveu:Quando estão ligadas em série, o "nível" depende da capacidade de cada uma, e esse comportamento arrasta-se como uma bola de neve, ou seja, a que tiver menos capacidade (Ah), vai descarregar primeiro, logo será a que tem menos volts quando descarregada, mas também será a primeira a carregar, portanto é sempre a que sofre mais.

Quando a carregares vais ver isso mesmo, quando o carregador desligar no final da carga, a que tem agora 11.8 volts, terá uma tensão superior a todas as outras, por isso sofre das 2 maneiras, ao descarregar e ao carregar, isto porque as baterias não devem baixar de uma certa tensão para baixo, nem de uma tensão para cima.
E uma vez que todas as baterias são iguais, o que pode ter levado a que aquela tenha passado a ter um comportamento diferente? Presumo que seja aquela bateria que esteja a causar que de um momento para o outro tenha perdido cerca de 1/3 da autonomia.

Quando colocar o funcionamento nos 40Ah, aquela bateria vai continuar a "chatear" e a interferir em todo pack de baterias?

Respondendo também ao tavares, vou ter mesmo que colocar outro carregador, pois neste substitui o fusivel e ele queimou outra vez... parece que estava a adivinhar! :D

EDITADO:
Baterias e carregador encomendados ;)
Se ele tiver algum problema vai sempre interferir com outras, o que podes fazer é desmontar todo o pack, ligar todas em paralelo e carregar com um carregador de 12v, ou seja, um carregador para apenas 1 bateria dessas, mas com elas todas ligadas em paralelo. Depois voltar a montar o pack com todas elas em série e testar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:Se ele tiver algum problema vai sempre interferir com outras, o que podes fazer é desmontar todo o pack, ligar todas em paralelo e carregar com um carregador de 12v, ou seja, um carregador para apenas 1 bateria dessas, mas com elas todas ligadas em paralelo. Depois voltar a montar o pack com todas elas em série e testar.
Estava para carregar o pack todo normalmente e depois insistir com o carregamento de 12v a cada uma individualmente, mas visto que o carregador também deu o berro, acho que vou mesmo fazer esse procedimento que estás a dizer. Um carregador de baterias de automóvel dá para esse efeito, não dá?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

pedrolopes Escreveu:
jmal Escreveu:Se ele tiver algum problema vai sempre interferir com outras, o que podes fazer é desmontar todo o pack, ligar todas em paralelo e carregar com um carregador de 12v, ou seja, um carregador para apenas 1 bateria dessas, mas com elas todas ligadas em paralelo. Depois voltar a montar o pack com todas elas em série e testar.
Estava para carregar o pack todo normalmente e depois insistir com o carregamento de 12v a cada uma individualmente, mas visto que o carregador também deu o berro, acho que vou mesmo fazer esse procedimento que estás a dizer. Um carregador de baterias de automóvel dá para esse efeito, não dá?
Sim, podes usar um desses, se bem que esses levam as baterias a mais tensão, não devia de passar dos 14.5, e alguns chegam aos 16v, é questão de verificares !!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:Sim, podes usar um desses, se bem que esses levam as baterias a mais tensão, não devia de passar dos 14.5, e alguns chegam aos 16v, é questão de verificares !!
O carregador parece fazer uma carga proporcional à carga que a bateria vai tendo... à pouco estava perto dos 13V

Entretanto começou a modificação! :D
Material já só o vou ter para a semana, mas qualquer das formas vou adiantando a coisa para assim que chegue seja só instalar no sitio... agora o principal mesmo é arranjar espaço para as baterias... :lol:

Antes do verdadeiro desmantelamento:
Imagem

Durante:
Imagem

Após retirar tudo o que estava a estorvar:
Imagem

Já me tinha apercebido que a "caixa" das baterias era um pouco pequena para colocar as mesmas da forma que pretendo e dar o máximo de aproveitamento sem prejudicar a arrumação debaixo do banco, pelo que tenho que alargar esta caixa cerca de 1,5cm, e ficam a caber logo ali 6 baterias. As restantes 2 vão passar para cima mais ou menos para o lugar onde estava o controlador (acho que foi da mota do civic que vi uma foto em que tem a disposição dessa forma - acho que todas que têm 40ah são assim). Tive por isso que tirar a plataforma que suportava o controlador, o DC-DC e o dijuntor, que vão ter que passar para outro lugar.
Agora só me falta cravar por aqui um aparelho de soldar para tratar de todos os suportes para as baterias!

Entretanto reparei num "buraco" no chão junto aos pés mesmo jeitoso para colocar lá um carregador interno! :lol:

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por serges »

Ora nem mais esse buraco na versão de CI serve para a bateria! Olha a bela make Up
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

E nas VE's também é lá... eu bem me parecia que tinha visto isto em algum lado...
Desculpa lá civic... espero que não tenha direitos de autor... :lol:

A liberty 2.0Kw do civic antes do litio:
Imagem

Uma caixa de aluminio daquelas para colocar o controlador dava-me imenso geito... ninguém sabe onde posso arranjar uma coisa daquelas, pois não?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por serges »

Muito bem vou acompanhar este DB com muita atenção!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por civic »

Esse buraco nos pés na minha, serve para colocar o conversor DC-DC.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por tavares »

Essa caixa debaixo dos pés não é boa ideia para colocar o carregador , está muito exposta e pode-se encher de água , fechá-la e torná-la estanque também não é boa ideia , os carregadores aquecem e precisam de ar para refrigerar.

Se queres pôr o carregador interno , coloca-o o mais abrigado possivel mas com circulação de ar e o mais perto possivel das baterias.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Essa caixa debaixo dos pés não é boa ideia para colocar o carregador , está muito exposta e pode-se encher de água , fechá-la e torná-la estanque também não é boa ideia , os carregadores aquecem e precisam de ar para refrigerar.

Se queres pôr o carregador interno , coloca-o o mais abrigado possivel mas com circulação de ar e o mais perto possivel das baterias.
Pois é tavares, reparei nesses pormenores... a colocar naquele sitio terá que ser bem estudado por todas as razões que referes, mas isso acho que vai ficar para outra fase. ;)

Já consegui "cravar" um aparelho de soldar e hoje já comecei a preparar as bases para as baterias. Amanhã conto de ter a estrutura toda no sito, pintada e pronta a receber as baterias.

Imagem

Em relação aos componentes, e após tirar as primeiras medidas, acho que consigo colocá-los mais ou menos no mesmo sitio onde estavam. Com isto evito fazer alterações na cablagem e sempre é menos um problema.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Viva!
Hoje foi dia intensivo de volta da Spider e com a máquina de soldar na mão LOL... 8-)

Depois de preparadas as bases para as 8 baterias, colocadas no sitio e pintadas:
Imagem

Depois desta etapa, foi a vez de testar a colocação das baterias - ainda tive que fazer alguns pequenos ajustes, mas correu bem.
Depois passei à instalação dos componentes... já tinha mais ou menos a noção do espaço, e onde iam ficar, mas tive que "inventar" novos suportes para todos eles - mais uma maratona de soldadura 8-)

No final acho que consegui um bom aproveitamento do espaço... o controlador parece-me ter ficado em bom sitio para continuar a ser "ventilado" pelas condutas laterais. O DC-DC não se vê nas fotos mas ficou instalado por baixo do controlador também com boa ventilação.

Imagem

Imagem

Já arrumei toda a cablagem, e já está criáda a instalação para o novo pack, que como vai funcionar em paralelo com o existente, me permitiu que testasse o funcionamento da mota depois de tudo montado com o pack existente... Ligar dijuntor, rodar chave e voalá... tudo funciona... ufa! :D

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por 2wheelfun »

pedrolopes Escreveu:Viva!
Hoje foi dia intensivo de volta da Spider e com a máquina de soldar na mão LOL... 8-)
Parabéns Pedro! Bom trabalho... olha, com que configuração ficou agora o teu sistema eléctrico? Tens quantas baterias? E em paralelo?
Abraço!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

2wheelfun Escreveu:Parabéns Pedro! Bom trabalho... olha, com que configuração ficou agora o teu sistema eléctrico? Tens quantas baterias? E em paralelo?
Abraço!
Oi.
Ainda estou a aguardar 4 baterias para finalizar a instalação (devem chegar no inicio da semana) - no final fica com 8 baterias montadas da seguinte forma:

Pack 1: 4x12V20Ah = 48V20Ah (em série)
Pack 2: 4x12V20Ah = 48V20Ah (em série)

O pack 1 é depois ligado em paralelo com o pack 2 passando a debitar os mesmos 48V mas 40Ah ;)

Abraço,


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por RuFuS »

Vais manter aquela bateria que tinha menos tensão?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

RuFuS Escreveu:Vais manter aquela bateria que tinha menos tensão?
Para já sim, mas vou estar de olho nela - até já vai ficar num sitio estrategico para se for preciso substituir.
Segui os conselhos que me deram aqui, e fiz um carregamento para balancear todas as baterias. O que é certo é que após 2 dias de repouso e ontem depois de umas voltitas que dei para testar a scooter, todas mantiveram a tensão incluindo essa. Pode ser que tenha sido só o susto...

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por 2wheelfun »

pedrolopes Escreveu:O pack 1 é depois ligado em paralelo com o pack 2 passando a debitar os mesmos 48V mas 40Ah ;)
Abraço,
Olá Pedro,
Como era a configuração original?
Cumps.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

2wheelfun Escreveu:Olá Pedro,
Como era a configuração original?
Cumps.
Embora a marca anuncie 24Ah, ao retirar as velhas reparei que tinham escrito 28Ah.
4 baterias de 12V a ocupar a plataforma por baixo do banco.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”