EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Mensagem por lopes »

Olá a todos,

Chegou a altura de dar mais um (pequeno) passo nas energias renováveis e alternativas...
Já tinha anunciádo aqui no forum as novidades, mas agora que a Spider se prepara para voltar à estrada, acho que estou em condições de criar o meu DB ;)

Adquiri a semana passada uma EcoGlady Spider de apenas 1,4Kw de potência, por isso disse que era um pequeno passo que estava a dar. É realmente do segmento mais fraco, mas acho que vai satisfazer as minhas actuais necessidades, e depois mais tarde nunca se sabe... :)

A Spider de 3 anos está com 3122Km, era VE de serviço e foi adquirida directamente a um agente da marca. Andou a ultima vez à cerca de 2/3 meses e está actualmente com as baterias arrumadas - ainda nem deu para dar o gosto ao dedo. Por isso este compasso de espera para ela voltar à estrada, pois aguardam-se novas baterias. E antes que perguntem... por enquanto ainda vão ser de gel :) e por falta de baterias originais de 24Ah (a espera era de mais de um mês :( ) optámos por colocar outras ligeiramente mais fracas (as que equipam a EcoLiberty) - vou ficar apenas com 20Ah, mas mesmo assim acho que com boa autonomia! Até porque já vi que tem espaço suficiente para colocar mais um conjunto de baterias e meter aquilo com 40Ah caso seja necessário.
A Spider vai servir para ir para o trabalho que está a 7Km de distãncia, vir almoçar, ir e voltar novamente, por isso não conto de fazer mais de 30Km por dia. Por aqui há algumas subidas e descidas mas pouco acentuadas, e assim sendo acho que para já os 20Ah vão servir para mover os 1400w da Spider.

Com o bom aspecto que apresenta e com baterias novas, acho que a Spider vai rejuvenescer novamente! ;)
E para a semana já deve rolar!

Imagem


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw

Mensagem por tavares »

Olá

A tua mota é do segmento da minha ( 1,5 KW) , é pouco mas vai chegando.

Os 20 Ah acho-os muito curtos para essa distância , eu tenho uma de 0,5KW com baterias de 18Ah e não me faziam mais de 32Km e repara que o consumo era de 3 vezes menos , a mota pesa cerca de 60kgs , as baterias comprei-as novas e duraram cerca de 1000kms depois morreram.

Além disso o conselho que dou sempre para quem tem baterias de gel é que nunca faça mais do que 30 a 40% da distancia que a mota faria para esgotar completamente as baterias .

Por exemplo uma carga completa daria para 40Kms
Essas baterias deveriam ser recarregadas aos 15kms, isso prolonga a vida das baterias de gel.

Cada vez que descarregas totalmente as baterias é um ciclo que gastas e as baterias de gel na melhor das hipóteses fazem 200 ciclos ou 400 meio-ciclos


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por RuFuS »

pedrolopes Escreveu:Olá a todos,

Chegou a altura de dar mais um (pequeno) passo nas energias renováveis e alternativas...
Já tinha anunciádo aqui no forum as novidades, mas agora que a Spider se prepara para voltar à estrada, acho que estou em condições de criar o meu DB ;)

Adquiri a semana passada uma EcoGlady Spider de apenas 1,4Kw de potência, por isso disse que era um pequeno passo que estava a dar. É realmente do segmento mais fraco, mas acho que vai satisfazer as minhas actuais necessidades, e depois mais tarde nunca se sabe... :)

A Spider de 3 anos está com 3122Km, era VE de serviço e foi adquirida directamente a um agente da marca. Andou a ultima vez à cerca de 2/3 meses e está actualmente com as baterias arrumadas - ainda nem deu para dar o gosto ao dedo. Por isso este compasso de espera para ela voltar à estrada, pois aguardam-se novas baterias. E antes que perguntem... por enquanto ainda vão ser de gel :) e por falta de baterias originais de 24Ah (a espera era de mais de um mês :( ) optámos por colocar outras ligeiramente mais fracas (as que equipam a EcoLiberty) - vou ficar apenas com 20Ah, mas mesmo assim acho que com boa autonomia! Até porque já vi que tem espaço suficiente para colocar mais um conjunto de baterias e meter aquilo com 40Ah caso seja necessário.
A Spider vai servir para ir para o trabalho que está a 7Km de distãncia, vir almoçar, ir e voltar novamente, por isso não conto de fazer mais de 30Km por dia. Por aqui há algumas subidas e descidas mas pouco acentuadas, e assim sendo acho que para já os 20Ah vão servir para mover os 1400w da Spider.

Com o bom aspecto que apresenta e com baterias novas, acho que a Spider vai rejuvenescer novamente! ;)
E para a semana já deve rolar!

Imagem

Essas baterias não vão durar muito...tenta meter umas de Gel de 40Ah...o ideal era lítio pq essas de Gel só vão durar um a dois milhares de kms a fazer esse esticão todo...30kms para 20Ah de GEL é muito...é como 60km para 40Ah...

Mesmo que carregues meia ou uma hora ao almoço ñ é suficiente...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por tavares »

Ao pores baterias de 40Ah na tua vais ter o mesmo problema que eu tive na minha , tens menos espaço que eu , e eu ainda não consigo colocar totalmente uma tampa da carenagem , por isso é que na tua ( se não me engano ) colocaram dois packs de baterias , faz o mesmo com baterias de 20 Ah mas que sejam adequadas para VE´s e não para UPS.

Bom Bom seria colocares Litio , mas o investimento é elevado , mas aí terias entre 2000 a 3000 ciclos de carga/descarga ou seja quase 10 anos .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Ao pores baterias de 40Ah na tua vais ter o mesmo problema que eu tive na minha , tens menos espaço que eu , e eu ainda não consigo colocar totalmente uma tampa da carenagem , por isso é que na tua ( se não me engano ) colocaram dois packs de baterias , faz o mesmo com baterias de 20 Ah mas que sejam adequadas para VE´s e não para UPS.

Bom Bom seria colocares Litio , mas o investimento é elevado , mas aí terias entre 2000 a 3000 ciclos de carga/descarga ou seja quase 10 anos .
Originalmente a Spider é equipada com 4 x 12v/24Ah, mas vai passar a estar (para já) com 4 x 12/20Ah, pelo motivo que já referi.
Litio é bom realmente, mas só as baterias de litio iam custar mais do que vou dar agora pela scooter+baterias de gel. :|


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por O_volt »

Parabéns e mts kms!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Olá
Os 20 Ah acho-os muito curtos para essa distância , eu tenho uma de 0,5KW com baterias de 18Ah e não me faziam mais de 32Km e repara que o consumo era de 3 vezes menos , a mota pesa cerca de 60kgs , as baterias comprei-as novas e duraram cerca de 1000kms depois morreram.
Fiquei a pensar no que disse o tavares...

Vou contrapor que outra da mesma marca, a EcoLiberty II que é 50Kg mais pesada e que tem mais do dobro da potência 3000w, com os seus 40Ah anuncia uma autonomia de 70Km. Poderei eu dizer que a minha com metade da potência e metade da amperagem se ficava pela mesma autonomia ou perto? É claro que isto é tudo na teórica, e só na prática é que se vai ver a coisa como deve ser, mas o que vocês dizem?

Cheguei a pensar em ser eu a arranjar outro tipo de baterias por volta dos 30/35Ah para ficar no meio termo, mas o agente que vendeu prontificou-se a ser ele a resolver a situação, e dá-me 1 ano de garantia das baterias e a certesa de que qualquer coisa que corra mal será resolvida.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por serges »

Bem vindo e participa sempre com qualquer duvida estamos cá para ajudar!

Gostei da Foto com o painel solar atrás...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Estou neste preciso momento à espera da chegada da assistência para mudar as baterias... será hoje que a Spider volta a viver? Vamos ver... espero que sim! :)
Mais logo já dou novidades!


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por civic »

Bem vindo,
e podes ver pelo meu db a mudança de baterias que fiz (Gel por Lítio), a transformação ronda os 1000€, isto se tiveres jeito para fazer a coisa.
Duvido muito desses 30km's de autonomia com 20Ah, a minha liberty 2.0 com 40Ah faria no máximo uns 50 km's com as baterias novas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

civic Escreveu:Bem vindo,
e podes ver pelo meu db a mudança de baterias que fiz (Gel por Lítio), a transformação ronda os 1000€, isto se tiveres jeito para fazer a coisa.
Duvido muito desses 30km's de autonomia com 20Ah, a minha liberty 2.0 com 40Ah faria no máximo uns 50 km's com as baterias novas.
Olá, jeito tenho, o problema é mesmo o preço dessa conversão... :( até porque só a compra da spider+baterias ainda ficou bem longe desse valor...
Foi-me garantido que o teste já tinha sido realizado com outras spider's que também levaram o pack de 20Ah sem comprometer significativamente a autonomia. O meu teste pessoal irá começar a ser feito já amanhã, pois a intervenção correu conforme previsto e a spider já mexe... finalmente já consegui dar o gosto ao dedo! Já fez 4Km :lol:
Não é nenhum foguetão, mas mexe-se o suficiente para aquilo que pretendia... por enquanto... ;)


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por RuFuS »

pedrolopes Escreveu:
civic Escreveu:Bem vindo,
e podes ver pelo meu db a mudança de baterias que fiz (Gel por Lítio), a transformação ronda os 1000€, isto se tiveres jeito para fazer a coisa.
Duvido muito desses 30km's de autonomia com 20Ah, a minha liberty 2.0 com 40Ah faria no máximo uns 50 km's com as baterias novas.
Olá, jeito tenho, o problema é mesmo o preço dessa conversão... :( até porque só a compra da spider+baterias ainda ficou bem longe desse valor...
Foi-me garantido que o teste já tinha sido realizado com outras spider's que também levaram o pack de 20Ah sem comprometer significativamente a autonomia. O meu teste pessoal irá começar a ser feito já amanhã, pois a intervenção correu conforme previsto e a spider já mexe... finalmente já consegui dar o gosto ao dedo! Já fez 4Km :lol:
Não é nenhum foguetão, mas mexe-se o suficiente para aquilo que pretendia... por enquanto... ;)

Boa sorte e carrega-as sempre que puderes...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por zepequeno »

gel = sempre que estiver parada a carregar

elas gostam é disso!

bons e muitos kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

zepequeno Escreveu:gel = sempre que estiver parada a carregar
elas gostam é disso!
bons e muitos kms
Em último recurso, tenho sempre a possibilidade de carregar no local de trabalho ;)

Feita a primeira parte do teste durante a manhã, acho que não correu muito mal... A carga conta com 15Km feitos, e a scooter porta-se muito bem em estrada... e fez sem grandes problemas as subidas que encontrou pela frente sem perder velocidade.

O apontamento vai para o mostrador do nivel da bateria que foi variando ao longo do percurso. Esta scooter tem para a bateria um medidor com 5 leds (1 vermelho, 1 amarelo, 3 verdes)... Notei que nas situações de esforço (subidas) ela apagava alguns 1 ou 2 niveis conforme a subida, que retomava logo que deixava de estar em esforço.

No regresso a casa para almoçar fui mauzinho e fui pelo percurso mais dificil... :twisted: numa descida acentuada 65-70Km/h, na consequente subida muito acentuada, não desceu dos 35Km/h o que considero bom tendo em conta que deve ter uns 600m sempre a subir, mas ai as luzes verdes do nivel foram as 3... só ficou o amarelo e o vermelho. Coisa que voltou a recuperar a seguir. Aliás, a chegar a casa com os 15Km feitos apenas levava um dos leds apagados.

Como preciso do carro à tarde, a spider ficou em casa a descançar (sem carregar), e mais logo vou ver até onde é que ela aguenta! ;)

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por zepequeno »

boa! bons testes, se sobe esses 600m a 35km/h está muito fixe!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

zepequeno Escreveu:boa! bons testes, se sobe esses 600m a 35km/h está muito fixe!
A menos que o velocimetro não marque correctamente, coisa que facilmente consigo confirmar com o gps.

Também tenho acompanhado o seu BD nestes ultimos dias... tem ai uma bela máquina ;)
Está visto que já somos dois que andamos neste momento a testar os limites das nossas VE's. :lol:

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por zepequeno »

hehe pois é! o que acho é que isto é mesmo viciante... estive quase quase para comprar uma Ecoliberty II, mas este modelo que comprei era o que mais me agradava e é 60v.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Tenho andado tão ocudado com a Spider que nunca mais cá vinha actualizar a coisa... eh eh brincadeira! Trabalho é trabalho! ;)

Como prometido ontem à tarde apertei mais um bocado com a Spider (a minha esposa também ajudou bastante :lol: )... digamos que percorreu uns kilometros acidentados e chegar aos 30Km de autonomia até chegou, mas já muito "estafada"... :) nessa altura estava a fazer andamento a prume sem passar dos 30Km/h e subidas a 10Km/h, mas parar nunca parou!

Hoje foi outro dia, e ao contrário do dia de ontem (que andou com o punho a bater no fundo), hoje controlei mais o andamento e a velocidade sem andar com o punho no máximo, e sempre com uma velocidade entre os 40/45Km/h. Vim ao trabalho e voltei a casa (14Km) e ao parar tinha os led's do nivel da bateria todos acesos... melhor que ontem seguramente :D

Vamos ver se ainda faz mais uns kilometros hoje ou não... mas acho que sim... :lol:

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por zepequeno »

perfeito! dá para o uso! ainda bem.

muitos kms aí com a spider!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por RuFuS »

pedrolopes Escreveu:Tenho andado tão ocudado com a Spider que nunca mais cá vinha actualizar a coisa... eh eh brincadeira! Trabalho é trabalho! ;)

Como prometido ontem à tarde apertei mais um bocado com a Spider (a minha esposa também ajudou bastante :lol: )... digamos que percorreu uns kilometros acidentados e chegar aos 30Km de autonomia até chegou, mas já muito "estafada"... :) nessa altura estava a fazer andamento a prume sem passar dos 30Km/h e subidas a 10Km/h, mas parar nunca parou!

Hoje foi outro dia, e ao contrário do dia de ontem (que andou com o punho a bater no fundo), hoje controlei mais o andamento e a velocidade sem andar com o punho no máximo, e sempre com uma velocidade entre os 40/45Km/h. Vim ao trabalho e voltei a casa (14Km) e ao parar tinha os led's do nivel da bateria todos acesos... melhor que ontem seguramente :D

Vamos ver se ainda faz mais uns kilometros hoje ou não... mas acho que sim... :lol:

Não te querendo desmotivar mas querendo ser realista:
- a manteres esse ritmo as baterias daqui a 2000 a 3000km penso que estarão prontas a ser substituídas...jamais conseguirás manter essa autonomia daqui a uns milhares de kms...

Por acaso não consegues carregar no local de trabalho? Era muito importante no teu caso...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”