EcoSpider 1.4Kw 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por RuFuS »

pedrolopes Escreveu:
RuFuS Escreveu:Vais manter aquela bateria que tinha menos tensão?
Para já sim, mas vou estar de olho nela - até já vai ficar num sitio estrategico para se for preciso substituir.
Segui os conselhos que me deram aqui, e fiz um carregamento para balancear todas as baterias. O que é certo é que após 2 dias de repouso e ontem depois de umas voltitas que dei para testar a scooter, todas mantiveram a tensão incluindo essa. Pode ser que tenha sido só o susto...
Aconselhava-te a verificar se essa célula mantém a mesma capacidade que todas as outras...caso contrário substitui-a pois vais arrastar todas as restantes para o "abismo"...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Mumia »

sem dúvida mais um interessante DB pelo "mãos á obra" :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

E enquanto não chegam as baterias :? e aproveitanto a mota no estaleiro, toca de inventar um pouco...
Alterações - modificar/reparar o painel de instrumentos - consegui reparar a "tampa" do painel que estava completamente baça... usei um cubo daqueles dos telemoveis da vodafone! :lol: um pouco de paciência e com as ferramentas certas, o resultado foi muito bom.

Aproveitei e modifiquei o painel... mas foi só um bocadinho... :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Material utilizado:
- um cubo da vodafone
- um velocimetro de bicicleta
- um voltimetro de 10 led's para pack's de 48v
- papel A4 autocolante para o desenho
- colas, vernizes, etc
- led's de alto brilho para a iluminação

Acham que 120Km/h no velocimetro analógico chega? :lol:
Aptei por "ocultar" os quilometros totais (no analógico), mas eles estão lá e vão continuar a contar. Desta forma vou colocar no digital a quilometragem feita nas minhas mãos - escolhi um modelo de velocimetro que permite registar até 99999Km... acho que chega :twisted:

Uma vez que abandonei o projecto dos 60v, tenho disponivel para venda um carregador (2,5Ah) novo e embalado para pack's de 60v, que entretanto tinha mandado vir.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por zointz »

pedrolopes Escreveu:E enquanto não chegam as baterias :? e aproveitanto a mota no estaleiro, toca de inventar um pouco...
Alterações - modificar/reparar o painel de instrumentos - consegui reparar a "tampa" do painel que estava completamente baça... usei um cubo daqueles dos telemoveis da vodafone! :lol: um pouco de paciência e com as ferramentas certas, o resultado foi muito bom.

Aproveitei e modifiquei o painel... mas foi só um bocadinho... :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Material utilizado:
- um cubo da vodafone
- um velocimetro de bicicleta
- um voltimetro de 10 led's para pack's de 48v
- papel A4 autocolante para o desenho
- colas, vernizes, etc
- led's de alto brilho para a iluminação

Acham que 120Km/h no velocimetro analógico chega? :lol:
Aptei por "ocultar" os quilometros totais (no analógico), mas eles estão lá e vão continuar a contar. Desta forma vou colocar no digital a quilometragem feita nas minhas mãos - escolhi um modelo de velocimetro que permite registar até 99999Km... acho que chega :twisted:

Uma vez que abandonei o projecto dos 60v, tenho disponivel para venda um carregador (2,5Ah) novo e embalado para pack's de 60v, que entretanto tinha mandado vir.
Muito giro, já tinha pensado em refazer o painel de instrumentos da minha Chica, diz-me uma coisa, o painel foi desenhado por ti ?, os desenhos e os números são feitos por uma Jacto de tinha ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

zointz Escreveu:Muito giro, já tinha pensado em refazer o painel de instrumentos da minha Chica, diz-me uma coisa, o painel foi desenhado por ti ?, os desenhos e os números são feitos por uma Jacto de tinha ?
Olá zointz,
A impressão foi feita por uma laser, mas confesso que a aplicação do verniz "estragou" um pouco a qualidade da impressão, mas sempre fica mais protegido. O painel tive que o desenhar sim, mas tendo por base este da peugeot: ;)
Imagem

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por ICEM4N »

Impecável que está
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por zointz »

pedrolopes Escreveu:
zointz Escreveu:Muito giro, já tinha pensado em refazer o painel de instrumentos da minha Chica, diz-me uma coisa, o painel foi desenhado por ti ?, os desenhos e os números são feitos por uma Jacto de tinha ?
Olá zointz,
A impressão foi feita por uma laser, mas confesso que a aplicação do verniz "estragou" um pouco a qualidade da impressão, mas sempre fica mais protegido. O painel tive que o desenhar sim, mas tendo por base este da peugeot: ;)
Imagem

Muito bom....

Um questão, o conta-quilómetros analógico (acho que o nome correcto é tacómetro) antes ia apenas até +/- 50km/h, agora alteras-te a escala para 120km/h, como alteras-te a parte mecânica ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

zointz Escreveu:Um questão, o conta-quilómetros analógico (acho que o nome correcto é tacómetro) antes ia apenas até +/- 50km/h, agora alteras-te a escala para 120km/h, como alteras-te a parte mecânica ?
Oi, não alterei a mecânica... ele também nunca lá vai chegar! :D
Usando apenas a escala até aos 50Km/h não ia resultar muito bem gráficamente. A unica coisa que fiz foi acrescentar mais números à escala existente. Os 10 os 20 ou os 30 Km/h são exactamente no mesmo sitio onde já eram... fiz só uma pequena alteração à escala de maneira a corrigir o erro que aquilo tem, mas nada de significativo.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por zointz »

pedrolopes Escreveu:
zointz Escreveu:Um questão, o conta-quilómetros analógico (acho que o nome correcto é tacómetro) antes ia apenas até +/- 50km/h, agora alteras-te a escala para 120km/h, como alteras-te a parte mecânica ?
Oi, não alterei a mecânica... ele também nunca lá vai chegar! :D
Usando apenas a escala até aos 50Km/h não ia resultar muito bem gráficamente. A unica coisa que fiz foi acrescentar mais números à escala existente. Os 10 os 20 ou os 30 Km/h são exactamente no mesmo sitio onde já eram... fiz só uma pequena alteração à escala de maneira a corrigir o erro que aquilo tem, mas nada de significativo.

Ok, não tinha me apercebido disso.... fizeste realmente um bom trabalho, mas acho que ainda ficou uma pergunta por fazer, o verniz que aplicas-te foi a própria lazer (sei que algumas usam óleo para dar brilho), ou usaste outro verniz.... se foi outro qual foi ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

zointz Escreveu:Ok, não tinha me apercebido disso.... fizeste realmente um bom trabalho, mas acho que ainda ficou uma pergunta por fazer, o verniz que aplicas-te foi a própria lazer (sei que algumas usam óleo para dar brilho), ou usaste outro verniz.... se foi outro qual foi ?
Não há problema, a malta está cá para esclarecer! ;)
O verniz foi aplicado depois - um verniz transparente daqueles em spray dos mesmos que se encontram por ai nas lojas de bricolagem, não tem nenhumas especificações particulares.

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Barrocas »

Tunning muito catita ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Modificação terminada!
A Spider já tem CB... :lol:

Imagem

Aproveitei um dos dois interruptores da buzina (um chega bem) para fazer a mudança entre as várias funções do display - pintei de verde para diferenciar. O CB tem outro botão de comando para configurações que instalei no "porta-luvas" juntamente com a pilha - facilmente acessivel para mudar quando for preciso.

Também já deixei um led bicolor instalado onde no painel aparece "charge", para fazer ligação ao carregador quando o instalar internamente - assim posso ver directamente no painel o status da carga.

Imagem

O antes e o depois... melhorou um pouco! :)
Imagem

Só falta mesmo experimentar na estrada, mas o raio das baterias teimam em não chegar... :?
Sempre deu para fazer esta modificação nas calmas.

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por zepequeno »

isso está um espectáculo!!

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por e_bike »

Muito bom Pedro! Parabéns! ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por ICEM4N »

Impecavel
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

As baterias chegaram hoje...
Quer isto dizer que este fim-de-semana volto a queimar electrões... espero eu! :lol:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

A Spider está de novo na estrada.
Ainda só dei uma pequena volta para testes mas parece ok. Comecei logo por testar numa pequena subida bem inclinada e nota-se que a força dos 40Ah esta lá! ;)
Também se nota obviamente o aumento de peso, que estimo na casa dos 15/20Kg em relação à configuração original, mas que não acho preocupante, pois irá andar quase sempre apenas com uma pessoa, e os trajectos por aqui têm algumas subidas, mas nada com muita inclinação.
Deixo algumas fotos:

Banco de baterias montado no sitio
Imagem

Night view
Imagem

Depois de tudo montado, limpeza feita, e pronta a andar 8-)
Imagem

PS: na próxima intervenção ao paineil tenho que rever a escala analógica do velocimetro... agora é que se vê bem o erro daquilo - ontem a prume quando ia perto dos 40Km/h (digital) já o ponteiro tinha passado dos 50Km/h... optimista o gajo! :lol:

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Ora ai está um tuning à maneira!
Também quero um igual!
O led bicolor para a identificação do carregador tb está muito fixe!
Muitos parabéns pelo ganho!

A minha está a namorar umas baterias de litío...

Bons limpos kms
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Já tenho 80Km feitos com a nova configuração e a scooter está a portar-se muito melhor do que com o anterior sistema de baterias.

Hoje após os seus normais 26Km diários (hoje não consegui carregar ao almoço), o pack chegou a casa a medir 50,4V e a minha mulher disse-me que até veio para casa pelo caminho mais "acidentado". A Spider quase que parecia que estava a pedir para andar outros tantos km's :) e acho que até era capaz de se aguentar...

Quanto ao indicador da bateria, ainda me estou a fazer a ele, mas é bastante melhor que o original e tem um funcionamento mais intuitivo, memorizando a tensão máxima (durante a carga) e memorizando a menor tensão durante a viagem - não vai oscilando como os normais. Ou seja se eu apanhar uma subida que force o pack a baixar a tensão, o indicador mantém esse nível e não volta a subir até que a scooter volte a ser carregada.
O mínimo que registou foi o 3º led (são10) a contar do cimo, mesmo hoje sem carregamentos intermédios.

A saga continua! ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoSpider 1.4Kw 40Ah - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Fantastico esse indicador da bateria, já o meu, coitadito...
E o velocimetro analogico já marca o correto? Agora deve ser mais dificil mudar...
Bons kms!
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”