Flash 2000 40Ah Gel / Swen JR 4,35KWh LiFePO4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Flash 2000 40Ah Gel / Swen JR 4,35KWh LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

Adquiri recentemente uma Flash 2000 40Ah Gel, usada, e com alguns problemas com as baterias, ainda assim já me apeguei a ela que não a largo! Digamos que foi amor à primeira vista.
Já lhe coloquei algumas aplicações, que achava que lhe faltava, como um conta km digital de 11 funções, Leds à frente e atrás.
Fiz a instalação eléctrica nova das baterias, mudei a localização do controlador, dos relés e do alimentador, para promover mais espaço e estética.
Coloquei um interruptor para uma velocidade inferior (40 km/h em vez de 53 km/h), e acrescentei-lhe uma reserva de autonomia com apenas uma bateria de 12v 40Ah (já velha de um carro), que, colocada em série com as outras já gastas, transforma um novo vigor durante mais uns 15kms (a somar aos já 40km feitos). Sei que não devo fazer isto muitas vezes, pois provoca um abaixamento exagerado, da tensão das baterias, podendo causar uma sulfatação em alguma das baterias, mas o que é certo, é que depois da primeira vez que lhe fiz isso, pareceu-me que a mota ficou com mais disparo e maior autonomia!
Amanhã juntarei umas fotos... que ainda não tirei!
Aguardo vossos comentarios!!!


Edit by serges
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por mauri »

Jorge Rocha Escreveu:Adquiri recentemente uma Flash 2000 40Ah Gel, usada, ....
Amanhã juntarei umas fotos... que ainda não tirei!
Aguardo vossos comentarios!!!
Ola Jorge Bem vindo.
Não sei se queres só os comentários ou se desejas abrir um diário de bordo onde podes colocar todos os problemas.
Seria bom saber um pouco mais de ti em apresentações.
Boa sorte com a tua Flash.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 228
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Localização: Coimbra

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por zepequeno »

Boas Jorge Rocha, fiquei curioso com esse conta quilómetros, será que podias pôr um link?

Muitas alterações, parabéns, se calhar seria interessante abrir um Diário de Bordo e ir contando as aventuras.

Abraço e bons kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fortes emoções com pequenos veiculos electricos

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Adquiri recentemente uma Flash 2000 40Ah Gel, usada, e com alguns problemas com as baterias, ainda assim já me apeguei a ela que não a largo! Digamos que foi amor à primeira vista.
Já lhe coloquei algumas aplicações, que achava que lhe faltava, como um conta km digital de 11 funções, Leds à frente e atrás.
Fiz a instalação eléctrica nova das baterias, mudei a localização do controlador, dos relés e do alimentador, para promover mais espaço e estética.
Coloquei um interruptor para uma velocidade inferior (40 km/h em vez de 53 km/h), e acrescentei-lhe uma reserva de autonomia com apenas uma bateria de 12v 40Ah (já velha de um carro), que, colocada em série com as outras já gastas, transforma um novo vigor durante mais uns 15kms (a somar aos já 40km feitos). Sei que não devo fazer isto muitas vezes, pois provoca um abaixamento exagerado, da tensão das baterias, podendo causar uma sulfatação em alguma das baterias, mas o que é certo, é que depois da primeira vez que lhe fiz isso, pareceu-me que a mota ficou com mais disparo e maior autonomia!
Amanhã juntarei umas fotos... que ainda não tirei!
Aguardo vossos comentarios!!!

A meu ver nem nunca devias ter feito, esse aumento de autonomia está a matar as baterias restantes, a corrente que tiras da bateria extra, também está a ser drenada nas outras, já que a ligação é em série, se tivesse em paralelo seria diferente, mas necessitavas de mais 3 baterias.
Em modo geral as motas com 4 baterias de gel/chumbo, cortam aos 39 volts, umas mais acima, e outras mais abaixo, portanto metes mais uma em série e evitas que ela corte a esta tensão, certo ? ao adicionares mais uma, a tensão volta para 51-53 volts ..
O problema é que quando acabares de fazer mais 15 kms, a bateria adicional não descarregou por completo, deve estar a meio ou nem tanto, mas a mota voltou a cortar, porque alcançou novamente os 39 v, portanto as 4 baterias originais da mota deve ter uma tensão de:

(39 - 12) / 4 = 6.75 volts em cada 1

O meu conselho é que deixes de fazer isso, e se queres mais autonomia, faz um pack de 4 baterias mais pequenas em série e liga-o em paralelo ao existente, assim até carregas tudo junto, essas baterias vão durar muito pouco nesse comportamento.

E sim, ficou com mais disparo e mais autonomia, mas não deve ser por muito tempo, isso acontece porque levaram uma descarga profunda, mas as baterias de chumbo começam a oxidar com as descargas profundas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por Jorge Rocha »

mauri Escreveu:
Ola Jorge Bem vindo.
Não sei se queres só os comentários ou se desejas abrir um diário de bordo onde podes colocar todos os problemas.
Seria bom saber um pouco mais de ti em apresentações.
Boa sorte com a tua Flash.
Cumprimentos.
Olá Mauri,
Como sou novo nestas coisas, agradeço pela dica para abrir um diário de bordo,... só não sei muito bem como o faça? :)
Vou tratar da minha apresentação em apresentações.
A escolha da Flash, foi por motivos óbvios, para uma experiencia de uma outra forma de locomoção, pela poupança, de € e dos recurso naturais, consequentemente uma melhoria ao meio ambiente! Dai ser muito interessante ir partilhando as aventuras...
Cumprimentos.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Fortes emoções com pequenos veiculos electricos

Mensagem por mauri »

Jorge Rocha Escreveu:
Olá Mauri,
Como sou novo nestas coisas, agradeço pela dica para abrir um diário de bordo,... só não sei muito bem como o faça? :)
Vou tratar da minha apresentação em apresentações.
A escolha da Flash, foi por motivos óbvios, para uma experiencia de uma outra forma de locomoção, pela poupança, de € e dos recurso naturais, consequentemente uma melhoria ao meio ambiente! Dai ser muito interessante ir partilhando as aventuras...
Cumprimentos.
Pronto: alterei para Diário de Bordo e o título.
Aqui podes colocar as tuas dúvidas em relação à mota e colocares o teu diário.
Cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Fortes emoções com pequenos veiculos electricos

Mensagem por Jorge Rocha »

zepequeno Escreveu:Boas Jorge Rocha, fiquei curioso com esse conta quilómetros, será que podias pôr um link?

Muitas alterações, parabéns, se calhar seria interessante abrir um Diário de Bordo e ir contando as aventuras.

Abraço e bons kms
Olá Zepequeno,
O conta quilómetros não é nada mais que uma adaptação de um ciclo computador de uma bicicleta, dentro do painel de instrumentos da mota, para facilitar as contas e ter maior percepção dos valores.
Deixo umas fotos...
Abrço e bons kms tb.
P9070004.JPG
P9070004.JPG (141.67 KiB) Visto 5984 vezes
Anexos
P9070013.JPG
P9070013.JPG (109.18 KiB) Visto 5984 vezes
P9070003.JPG
P9070003.JPG (136.4 KiB) Visto 5984 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por RuFuS »

E que tal esse conta-km? Muitas diferenças para o original?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por O_volt »

Esse painel misto tá bacano!
Boa sorte com a montada!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Fortes emoções com pequenos veiculos electricos

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu: A meu ver nem nunca devias ter feito, esse aumento de autonomia está a matar as baterias restantes, a corrente que tiras da bateria extra, também está a ser drenada nas outras, já que a ligação é em série, se tivesse em paralelo seria diferente, mas necessitavas de mais 3 baterias.
Em modo geral as motas com 4 baterias de gel/chumbo, cortam aos 39 volts, umas mais acima, e outras mais abaixo, portanto metes mais uma em série e evitas que ela corte a esta tensão, certo ? ao adicionares mais uma, a tensão volta para 51-53 volts ..
O problema é que quando acabares de fazer mais 15 kms, a bateria adicional não descarregou por completo, deve estar a meio ou nem tanto, mas a mota voltou a cortar, porque alcançou novamente os 39 v, portanto as 4 baterias originais da mota deve ter uma tensão de:

(39 - 12) / 4 = 6.75 volts em cada 1

O meu conselho é que deixes de fazer isso, e se queres mais autonomia, faz um pack de 4 baterias mais pequenas em série e liga-o em paralelo ao existente, assim até carregas tudo junto, essas baterias vão durar muito pouco nesse comportamento.

E sim, ficou com mais disparo e mais autonomia, mas não deve ser por muito tempo, isso acontece porque levaram uma descarga profunda, mas as baterias de chumbo começam a oxidar com as descargas profundas.
Concordo com todos os conselhos, agradeço e recomendo a qualquer amigo.
Faço-o apenas porque já quase não tenho nada a perder, as baterias já não são novas e duas das oito estão mesmo mal, são de gel, sem grande perspectiva de tempo de vida útil e a outra bateria que serve de reserva,já era para o sucateiro a levar. Contudo, enquanto não compro umas de lítio, posso ir fazendo uns testes e tirar eu as minhas próprias conclusões, e como já dizia Camões, "um saber de experiencias feito", na minha opinião vale muito.
Mais uma vez obrigado pela partilha!
Cumprimentos.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por Jorge Rocha »

RuFuS Escreveu:E que tal esse conta-km? Muitas diferenças para o original?
Sim, mas penso que para melhor!
Pelo menos com muito mais informação. Até conta rotações tem!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por Jorge Rocha »

O_volt Escreveu:Esse painel misto tá bacano!
Boa sorte com a montada!
Obrigado!
Os comandos do conta quilometros ficaram perto do pulgar esquerdo para facilitar a mudança de funções mesmo em andamento!
Foi tudo feito com carinho!!!
Abraço.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fortes emoções com pequenos veiculos electricos

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu: A meu ver nem nunca devias ter feito, esse aumento de autonomia está a matar as baterias restantes, a corrente que tiras da bateria extra, também está a ser drenada nas outras, já que a ligação é em série, se tivesse em paralelo seria diferente, mas necessitavas de mais 3 baterias.
Em modo geral as motas com 4 baterias de gel/chumbo, cortam aos 39 volts, umas mais acima, e outras mais abaixo, portanto metes mais uma em série e evitas que ela corte a esta tensão, certo ? ao adicionares mais uma, a tensão volta para 51-53 volts ..
O problema é que quando acabares de fazer mais 15 kms, a bateria adicional não descarregou por completo, deve estar a meio ou nem tanto, mas a mota voltou a cortar, porque alcançou novamente os 39 v, portanto as 4 baterias originais da mota deve ter uma tensão de:

(39 - 12) / 4 = 6.75 volts em cada 1

O meu conselho é que deixes de fazer isso, e se queres mais autonomia, faz um pack de 4 baterias mais pequenas em série e liga-o em paralelo ao existente, assim até carregas tudo junto, essas baterias vão durar muito pouco nesse comportamento.

E sim, ficou com mais disparo e mais autonomia, mas não deve ser por muito tempo, isso acontece porque levaram uma descarga profunda, mas as baterias de chumbo começam a oxidar com as descargas profundas.
Concordo com todos os conselhos, agradeço e recomendo a qualquer amigo.
Faço-o apenas porque já quase não tenho nada a perder, as baterias já não são novas e duas das oito estão mesmo mal, são de gel, sem grande perspectiva de tempo de vida útil e a outra bateria que serve de reserva,já era para o sucateiro a levar. Contudo, enquanto não compro umas de lítio, posso ir fazendo uns testes e tirar eu as minhas próprias conclusões, e como já dizia Camões, "um saber de experiencias feito", na minha opinião vale muito.
Mais uma vez obrigado pela partilha!
Cumprimentos.

Então força com elas, assim até ficamos a saber o que aguentam nessas condições, depois relata novidades.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por civic »

Olha, uma igual à minha, aconselho-te a ver o db da minha, pelo menos a questão do quadro eu reforçava-a antes daquilo começar a dar de si.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por Jorge Rocha »

civic Escreveu:Olha, uma igual à minha, aconselho-te a ver o db da minha, pelo menos a questão do quadro eu reforçava-a antes daquilo começar a dar de si.
Obrigado pelo conselho, vou fazer o reforço logo que possa, e até lá vou estando sempre atento!
Gostei das tuas modificações à tua "fantastica".

Abraço.
Tudo por um mundo mais limpo!


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por civic »

Sempre podes ir colocando mais fotos por aqui, pois o pessoal quer é ver.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por Jorge Rocha »

Hoje, com já 900km feitos em duas semanas, vou lançar uma pergunta que pode ser estupida, mas como perguntas estupidas são as que não se fazem... antes de a comprar pensava que só as de 5kw é que tinham travagem regenerativa, qual o meu espanto,quando ao travar, sinto uma trabagem que não era provocada por a força dos meu dedos, e que só acontecia quando a luz de stop se acendia!!!
Será possivel a regeneração em travagem, na minha bichinha, recarregar as baterias de gel com carga a mais, danificando-as???

Alguém já mediu a amperagem no momento de regeneração???

Tenho medo que numa situação de piso molhado e a curvar, com a regeneração accionada, possa barrer o chão sem dar por ela, pois é uma travagem bastante forte. Há dias que nem chego a gastar pastilhas de travão, apenas a regeneração é suficiente.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Hoje, com já 900km feitos em duas semanas, vou lançar uma pergunta que pode ser estupida, mas como perguntas estupidas são as que não se fazem... antes de a comprar pensava que só as de 5kw é que tinham travagem regenerativa, qual o meu espanto,quando ao travar, sinto uma trabagem que não era provocada por a força dos meu dedos, e que só acontecia quando a luz de stop se acendia!!!
Será possivel a regeneração em travagem, na minha bichinha, recarregar as baterias de gel com carga a mais, danificando-as???

Alguém já mediu a amperagem no momento de regeneração???

Tenho medo que numa situação de piso molhado e a curvar, com a regeneração accionada, possa barrer o chão sem dar por ela, pois é uma travagem bastante forte. Há dias que nem chego a gastar pastilhas de travão, apenas a regeneração é suficiente.
Só é possivel recarregares demais as baterias se a carregares normalmente a 230v no topo de uma serra e sem acelerares ires por ali abaixo a travar, em qualquer outra situação a regenerativa nunca te dará mais de 5 % daquilo que gastas.

Sim, na minha o bms mede a regeneração, e posso dizer que quando travo para abrandar, a uma diminuição de 10 kmh por segundo +-, ela está a recarregar as baterias a cerca de 25ah.

Não gera tanto como parece, o bom da travagem regenerativa é tornar a travagem mais segura, e gastar menos travões mecânicos, mas desde já alerto, a travagem regenerativa em baterias de gel torna-se muito cara, porque as baterias de gel não devem levar com cargas com correntes altas como é o caso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por tavares »

Não tenhas medo de usar a regenerativa , porque teoricamente a roda traseira nunca irá bloquear, eu também tenho regenerativa e a minha é só 1500W.

A descer e a cerca de 60 km/h pouco efeito faz tenho que usar as pastilhas

A 50 Km/h ou menos consigo parar só com a regenerativa

Podes ver este videos que eu fiz sobre isso ;

http://www.youtube.com/watch?v=3ANolDrm8FA
http://www.youtube.com/watch?v=8tOcN4pP38M

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por Volt »

A travagem regenerativa não é um ABS. Em piso molhado, qualquer movimento mais brusco (de redução ou aceleração) pode fazer a roda derrapar.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”