SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por pafi »

E a outra.
20150903_164026.jpg
20150903_164026.jpg (102.64 KiB) Visto 4681 vezes
(Obrigado Telmo ;) )

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por pafi »

Nova crónica: viagem ao 29.º encontro de VE, em Barcelos.
A saída ocorreu pelas 6h00 em direção a Branca (Albergaria-a-Velha). Cheguei àquele que é um dos pontos de carga fundamentais para as travessias para o norte a partir de Coimbra. Foi chegar à pastelaria/padaria S. Vicente, parar a mota e ligá-la na tomada habitual.
Tomei o reforço matinal, li o jornal e atualizei a minha viagem. Contrariamente ao previsto, iria sozinho até ao Porto.
Após o pagamento da despesa deixei uma "ajuda para a eletricidade", que foi respondida com um sorriso. Sem dúvida que devemos continuar a mostrar-nos gratos a quem nos permite usar e levar a mobilidade elétrica por diante. Novamente, obrigado!
À saída de Branca, com 100% de carga, combinei com o Ricardo logo a seguir à ponte do Freixo e lá fui eu por aí acima, sempre mais ou menos a consumir entre 30A e 40A. Viagem tranquila, e até deu para ir a 80-90 na AE antes de passar o Douro :)
Cheguei com cerca de 60-70km no CB e rumámos ao shopping Mira Maia. O primeiro quadro negou-se, mas depois no segundo metemos alguns e- nas motas. Foi breve, pois decidimos ir ter com o resto do gangue elétrico em Vila do Conde. À chegada reparei no belíssimo aqueduto daquela cidade. No outro encontro não tinha passado por ali. Merece a pena visitar com mais calma.
Chegados ao Mac, reuniram-se as tropas e formámos uma longa cobra elétrica até Barcelos. É sempre engraçado viajar assim.
Em Barcelos, a mota já se aproximava dos 70V nas subidas e mantinha-se nos 72V,73V em plano. Como rolávamos devagar não houve problema para chegar.
Portanto, uma paragem em Branca aos 70km (+-), saída a 100%, 5 ou 10 minutos de carga na Maia, e depois direto a Barcelos. Limpinho, limpinho...
Durante o final da manhã o pessoal elétrico ligou os seus VE nas imensas tomadas que foram disponibilizadas em plena via pública. É bom verificar que cada vez se torna mais simples chegar a um local, abrir um pimenteiro de rua e fazer milagres com 40kW de potência disponíveis em cada armário...
Almoço tomado na companhia de um casal vectrixiano (a mota verde) que muito pressionámos para aparecer mais vezes, e lá foi a comitiva conhecer mais proprietários de VE de 4 rodas, desta feita dois Leaf da zona do Porto. Ainda havia um i3, um Fluence e um Outlander de um stand. Somos cada vez mais... :twisted: :twisted: :twisted:
Finalmente, o desfile de charme da praxe pela cidade, e a cereja no topo do bolo foi atravessar os convidados de um casamento e ouvi-los dizer (ia mais ou menos atrás) "Estas são todas elétricas". 8-)
Encontro feito e desfeito, parte do gangue elétrico rumou à capital do norte e pelo meio fomos ultrapassados por um certo i3 armado em carapau de corrida :lol: Que maquinão!
Antes da Maia, eu e o Ricardo saímos do grupo e fomos fazer corridas para a AE até nos separarmos - um para o Freixo e outro para a Arrábida, onde me encontrei com o JR e acabámos por regressar pela N1 por aí abaixo. Manuel, a sério!?! Vender aquele fantasma! Ao sair do Arrábida, deambulámos por Gaia até encontrarmos a N1 e o JR parecia que andava a gozar comigo. Era arranques, era passagens, era semáforos, enfim... só lhe faltou fazer cavalinhos com ela, e tudo no maior dos silêncios. Chega a assustar. A sério que aquele controlador e motor de 9kW colocam a tua mota noutro patamar. Aquilo não é uma Predator! O motor da minha ouvia-se por tudo o que era lado. Já tinha tido essa sensação com a Vortex 9000, mas aquela... Pensa bem nisso.
A próxima paragem foi em Branca city novamente, mas como já estava fechado ficámos a tagarelar enquanto a minha carregava.
O último troço da viagem, fi-lo com um conforto térmico notável, chegando mesmo a sentir calor nas pernas. Levava o cobre-pernas, o forro das calças e as calças do fato (e as calças de ganga, claro). O que quer dizer que ainda está bom tempo para outro. Ricardo?..... :roll:
As fotos coloco depois, porque hoje estou com uma net lenta, mas fiz 381,1km e trouxe um mini galo de Barcelos :D
Gostei.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por rcardoso »

Excelente crónica! Detalhe, emoção e orgulho. Está tudo aqui! Dá gosto ler estas aventuras.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por galt »

Mais uma grande viagem. ;)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por pafi »

Ei-las:

km percorridos Coimbra-Barcelos-Coimbra
Imagem

Branca
Imagem

A mota fantasma
Imagem

O que a maior dos proprietários faz enquanto os seus VE carregam - comer e beber
Imagem

Porto, visto do Arrábida (Obrigado à administração pela autorização das cargas. Como vêem, as lojas ganham com isso)
Imagem

Imagem

Esqueci-me de referir de mais um kitanço na branquinha - serviço wifi para quem estiver nas proximidades :lol:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por rcardoso »

Excelentes fotos! Grande convívio! Experiência inesquecível!

Obrigado pafi.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por pafi »

E a partir de hoje a branquinha já consegue vários tipos de carregamentos: 5A, 10A, 15A, ou qualquer outra combinação das anteriores ;)
Neste momento irá fazer uma looonga carga noturna a 5A para as células ficarem bem equilibradas.
Imagem
O ponteiro do CB ainda fica dentro da zona verde, portanto tudo ok com esta nova velocidade de carga 8-)
Mais um belo serviço realizado pelo Jorge Rocha, pois o pequeno carregador teve que levar um potenciómetro para se poder regular o valor correto da tensão.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por jasmim »

Muito bom!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por ICEM4N »

E eu a ponderar vender a minha.... Estou a começar a ficar sem vontade.... Hehe
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por MRider »

Sempre a evoluir muito bem .
Eu também se quiser posso carregar até 40 A mas não tenho necessidade de supercharger :-P
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por pafi »

E mais uma vez... "Parabéns a você, hoje é dia de festa..."
E com cerca de 28000 km completaram-se 4 anos a bordo da Predator.
A situação atual dela é apenas rolar ao fim de semana. Por volta de 40 ou 50 km por semana. Tirando as viagens a Aveiro e encontros é isso.
Já a ando a carregar com o carregador de 5A e quando chego parece que tenho o kit na garagem, tal é o pisca pisca de luzinhas vermelhas do bms a trabalhar.
Não a deixo 100% carregada para evitar o stress das baterias. Portanto, à sexta carrego-a, ando com ela durante o fds, e depois fica com a carga que sobrar (que é sempre muita...). Enfim, pode ser que a leve para Penedono no verão.

Entretanto, a companheira de garagem, a bicicleta, recebeu cerca de 11Ah de baterias do Fidel. Um espetáculo! Comecei hoje a dar uma volta por Coimbra e quando cheguei ainda tinha as 3 luzes ligadas (verde, amarelo, vermelho). Ou seja, fiz 18 km com um terço do pack. Qualquer dia vou ver se consigo chegar a Aveiro com ela :lol:

É super engraçado subir desde a baixa até aos Olivais a pedalar em falso e todo direitinho no banco da bicicleta. O pessoal que ultrapasso e que vai a pedalar à séria é que não aprecia muito, mas pronto, pode ser que mudem para uma elétrica 8-)

Imagem

Imagem

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por Jorge Rocha »

Aí valente! Conseguir subir essas inclinações todo direitinho não é para qualquer um!
Esse pack foi colocado sobre pressão lá para dentro da caixa, pois de outro jeito ficava com metade das células cá de fora.(o pack original tinha 6Ah LiPO)
Com esse bom trato na mota tens maquina para a eternidade.
Em relação a leva-la para a Serra no Verão, pondera bem... Pelo que me falaste, pelas estradas que fazes (tipo auto-estrada) exigem uma velocidade mais elevada (elo mais fraco as baterias, que gostam de descargas médias de 35A). As fortes inclinações e as altas temperaturas traduzem em aquecimento extra para o motor (acabando por se tornar o elo mais fraco, ao se retirar continuamente mais de 5KW). Para esses regimes pondera a troca por uma maquina mais adequada, para não se danificar nada. A tua conforme está, já está muito boa para uma grande parte das utilizações neste nosso país, pode ser que esteja a fazer falta a alguém com necessidades menos severas.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por pafi »

Jorge Rocha Escreveu:Aí valente! Conseguir subir essas inclinações todo direitinho não é para qualquer um!(...)
O pior é quando "acabam as pilhas". Ao fim de 3 semanas sem carregar a bicla, várias voltas desde os Olivais à Baixa e viceversa, a dita resolveu pregar-me uma partida na subida do jardim da Sereia. Exercício físico no dia de Consoada não estava nos planos, mas lá teve de ser...
Agora está de castigo ligada a um medidor de energia para saber quantos kWh leva no pack. Depois deste teste irá ter carga antes de sair à rua, pois houve partes que nem em 1.ª me safei!!!
Km percorridos com um carga foram mais de 50 certamente, mas tão cedo não quero voltar a repetir o teste...
Ou seja, mais um pack do Fidel aprovado e instalado pelo Jorge Rocha :)
Continuação de Boas Festas a todos.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por Jorge Rocha »

Acontece aos melhores e mais distraídos. :)

É conveniente manter a bateria acima dos 40%, quando se deixa algum tempo de a usar. Conforme dizes, convém colocar a carregar de véspera às deslocações, diminuindo também o tempo que a bateria está com a tensão máxima (100%).

Um bom uso da bateria, prolonga-lhe muito o seu tempo de vida.
Cuidar de uma bateria é mais fácil do que cuidar de um gato ou cão doméstico. Ainda assim convém ter em conta a pouca informação necessária para uma boa vida e que a prolongue por muitos anos. Informação essa que se vai ditando um pouco por aqui e ali, para que aos pouco faça também parte da nossa cultura e tradição.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por rcardoso »

Mas os BMS, quando existem, não tratam de descarregar ligeiramente as baterias, para evitar esse stress dos 100%?

Se não for assim, tenho de ter cuidado, pois tenho o hábito de deixar a carregar desde sexta-feira à noite, e só desligo da corrente na segunda-feira de manhã...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por Jorge Rocha »

Sim, também é esse o trabalho do BMS, o sangramento (no caso do teu, quando os Led's azuis estão acesos), fazendo baixar a tensão dos 3,75V máx. para os 3,50V.
Mas o stress é provocado quando as células estão carregadas a mais de 100%, com os 3,50V, e também, embora em menor stress, a mais de 3,29V (50% de carga para esta química de LiFePO4.
Se sabes que a mota não vai ser necessária no dia seguinte, e a mesma ainda tem mais de 50% de sua capacidade, então espera pelo dia de véspera à utilização, para colocar à carga. Essa será a mais perfeita gestão da bateria para uma vida longa. (adequa-se a todos os tipos de baterias, penso eu, com algumas duvidas para as de chumbo)

Quando as células já se encontram em estado muito avançado de degradação, então pode ser necessário dar preferência ao maior numero de carregamentos possível (até a fase terminal do carregamento), para que o balanceamento possa manter-se em todo o pack. O stress irá degradar mais as que tenham uma menor auto-descarga, tentando de certo modo fazer com que o pack seja mais idêntico entre cada célula.
Quando se chega a este estado mais avançado de degradação, a vida util, para o mesmo efeito inicial (ode empurrar uma viatura com o condutor e anexos), passa a cair a pique até já não servir para mais nada. Se for colocada para outro tipo de utilização, muito menos severo, pode estas ainda permanecerem por muito tempo, cumprindo sua função de absorver a energia eléctrica e de a fornecer ao circuito quando necessário.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por fkd »

pafi Escreveu:
Ei-las:

(...)

Imagem
Desculpa voltar atrás (tão atrás), mas como estive uns tempos fora do forum... Apetece-me recordar o último encontro em que estive (como são prova as tuas fotos) e agradecer-te a sempre brilhante cobertura o evento.
Abraço
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”