+ Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

Excelente atitude! Daqui a nada poderá ser vulgar uma ida ao centro comercial para fazer um duplo carregamento (electrico e de mercadorias)!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

Faz hoje 1 mês que me desloco para o trabalho num veículo elétrico, e as contas são simples:
900km feitos e gastos 4,5€ (em eletrões, incluindo as borlas do mobi.e) versus 90€ (se fosse gasóleo) ou 200€ (gasóleo + estacionamento EMEL).
Resultado: poupança de 95 a 98% e -176 Kg de emissões de CO2 no ar.

Vou passar a registar os dados em e-ficiência VE, para mais tarde recordar.

               Imagem
                                           (Consumo a pagar 1º mês)                                                   (Consumo total 1º mês)

O meu consumo real tem sido alto: 60kW em 912km (~1€ por cada 100Km), talvez pelos 80-90km/h durante grande parte do trajeto, embora a média seja de ~60km/h.
Graças às borlas do mobi.e só tenho a pagar (por agora) metade do consumo (30kW) ;)

Venham mais Kms sem problemas, que os eletrões estarão cá para eles!
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por pafi »

Até faz comichão na cabeça ver este diferencial de euros. Também ando a fazer médias numa folha de cálculo, mas ainda não a disponibilizei como tu.
E os vizinhos? Já andam cada vez mais invejosos? Tens sentido muita "tensão" sobre os teus consumos (além da elétrica, claro) ? É que o teu contador é um grande argumento para as tuas conversas de elevador: "Pois é sr. X, sim é verdade que os VE's têm pouca autonomia, podia ser melhor, pois de fato são um bocadito caras... mas veja quanto gastei de eletricidade para percorrer, DIARIAMENTE, os mesmos km's que o sr :). Dá que pensar não é? Daqui a um ano fazemos contas novamente :)"
Continuação de bons km's.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

Bonitas contas T3lmo!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pafi, certas pessoas preferem não acreditar em tais valores (economías), para não se sentirem perdedoras ou desatualizadas, mas tantas serão as vezes que cruzarão com qualquer um de nós que um dia se tornarão rendidas :D

Eu espero amortizar o meu investimento em 50 mil Km, que poderá demorar entre 3 a 5 anos (isto porque não ando a fazer entregas de pizzas ou coisa do genero, que se assim fosse poderia demorar menos de um ano :) !
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

E hoje foi um dia 2 em 1, resolvi fazer o meu primeiro teste de autonomia (inverno) e após 25 dias úteis movido a eletrões, fiz os primeiros 1000km :)

               Imagem

Quanto ao teste de autonomia, deu para tirar as dúvidas que ainda pairavam sobre o comportamento do veículo, eis os resultados obtidos:

                                         Valores iniciais                Valores finais
Data/hora:                     2012-01-08 17:33:33       2012-01-08 19:48:12
Bateria:                                   79.7V                            65.9V
Temperatura exterior:               15º                               10º
Odómetro parcial:                    0 Km                            72.1 Km
Consumo de recarga:               0 kW                            3.01 kW

Tentei andar sempre num regime constante e moderado de 40-50km/h, com algumas subidas a consumir mais e consequentes descidas em regenerativa:

               Imagem

Foi mesmo até aos últimos eletrões, pois andei os últimos 5km de led vermelho acesso (bateria) e com 65V (valor programado no controlador) e ao fim de 72Km desligou o motor.
Voltei a ligar e deu para fazer mais umas dezenas de metros e regressar à base onde recarregou 3.01 kW em 3h15m.

               Imagem Imagem

Assumido que a baixa temperatura teve algum efeito no desempenho das baterias, voltarei a repetir o teste no verão para tirar essa última dúvida.
Até lá, já sei com o que posso contar com uma carga total ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

Realmente esse painel de instrumentos é uma coisa muito bem conseguida! Gosto!
Está então feito o teste de autonomia, que satisfaz pela quilometragem :)
Parabéns e muitos milhares como este!
Tudo por um mundo mais limpo!


PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por PepeLegal »

Olá Telmo,

Tenho uma mota igual à tua mas com 60Ah e posso dizer-te que esse valor é muito bom considerando a temperatura exterior. No Verão fiz um teste desses com um andamento semelhante ao teu e consegui fazer 130km (temperatura > 20ºC ).

Portanto, acho que a tua de 40Ah com estas temperaturas portou-se muito bem. :)

Na semana passada, tive um dia em que fiz 85km (também com temperaturas na ordem das que encontraste) e nunca passei das 5/6 barras gastas (metade do 'depósito') mas dei 1,5 Kw de comer ao animal num Mobi-E a meio da viagem e com velocidades entre os 40-60km/h. O percurso foi sempre pela Marginal, portanto, terreno plano.

Muitos e bons kilómetros :)

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por pafi »

Boa t3lmo! Não te esqueças de publicar este estudo no elevador do prédio :) e de colocares um placard de cortiça com essa aventura ao lado do contador.
E 3 horas de carga total é menos do que uma manhã ou uma tarde de trabalho. Portanto, senhores céticos, com um VE dá para trabalhar a 70km de casa, carregar enquanto se trabalha, regressar e gastar 0,80€. Claro que as baterias não iriam achar muita piada a esse ritmo não é!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

pafi Escreveu: Claro que as baterias não iriam achar muita piada a esse ritmo não é!
Durante o Inverno, às tantas até gostavam... :D Andavam sempre quentinhas e boas!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

PepeLegal Escreveu:... e nunca passei das 5/6 barras gastas (metade do 'depósito')
Essa questão das barras é algo que ainda não me habituei a gostar. Funcionam com 'efeito de memória' em função do consumo em tempo real.
Diariamente, a 70-90km/h e ao fim de 18Km já tenho as 2 últimas barras a piscar. Se páro num semáforo lá começam a subir. Se desligo e ligo a mota, aparecem lá todas de novo :?
Eu já me acostumei a pensar que tenho ainda eletrões que cheguem para fazer mais do dobro dos km's que já fiz, mas preferia um pouco mais de realidade.
Na próxima 'visita oficial' vou perguntar se a situação é de alguma forma configurável no controlador.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por ICEM4N »

Jorge Rocha Escreveu:
pafi Escreveu: Claro que as baterias não iriam achar muita piada a esse ritmo não é!
Durante o Inverno, às tantas até gostavam... :D Andavam sempre quentinhas e boas!
Ai nao .... carregar e andar logo a seguir é que sabe bem ... parece verão
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

t3lmo Escreveu:Essa questão das barras é algo que ainda não me habituei a gostar. Funcionam com 'efeito de memória' em função do consumo em tempo real.
Diariamente, a 70-90km/h e ao fim de 18Km já tenho as 2 últimas barras a piscar. Se páro num semáforo lá começam a subir. Se desligo e ligo a mota, aparecem lá todas de novo :?
Eu já me acostumei a pensar que tenho ainda eletrões que cheguem para fazer mais do dobro dos km's que já fiz, mas preferia um pouco mais de realidade.
Na próxima 'visita oficial' vou perguntar se a situação é de alguma forma configurável no controlador.
Do pouco que eu sei, e se não estou em erro, penso que a informação que chega às barras,
não é proveniente do controlador, mas sim da tensão total do pack de baterias.

Qualquer um com umas noções em electronica é capaz de fazer algo parecido com apenas uns léds,
umas resistencias e uns zéners (fica com o mesmo efeito de um voltimetro,
só que em vez de ser com algarismos é com barras).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por pafi »

Jorge Rocha Escreveu:
t3lmo Escreveu:Essa questão das barras é algo que ainda não me habituei a gostar. Funcionam com 'efeito de memória' em função do consumo em tempo real.
Diariamente, a 70-90km/h e ao fim de 18Km já tenho as 2 últimas barras a piscar. Se páro num semáforo lá começam a subir. Se desligo e ligo a mota, aparecem lá todas de novo :?
Eu já me acostumei a pensar que tenho ainda eletrões que cheguem para fazer mais do dobro dos km's que já fiz, mas preferia um pouco mais de realidade.
Na próxima 'visita oficial' vou perguntar se a situação é de alguma forma configurável no controlador.
Do pouco que eu sei, e se não estou em erro, penso que a informação que chega às barras,
não é proveniente do controlador, mas sim da tensão total do pack de baterias.

Qualquer um com umas noções em electronica é capaz de fazer algo parecido com apenas uns léds,
umas resistencias e uns zéners (fica com o mesmo efeito de um voltimetro,
só que em vez de ser com algarismos é com barras).
Pois, do que tenho visto na minha Predator (e os seus 9 led's), acontece-me algo semelhante, mas sem essa dimensão de ter tudo cheio t3lmo. Já reparei que por vezes chego à garagem e penso ter 2 led's apagados, mas depois enquanto abro o portão e depois volto à mota, ela já tem o 2º led um bocado aceso (nunca totalmente, mas nota-se que ganhou um pouco de vida). Parece-me uma espécie de gestão das células e que acontece uma espécie de balanço de carga que revitaliza o último led que está aceso. Mas como disse, é pouco significativo. Em vez de ser 2 led totalmente apagados, é 1 led apagado + 1 quase a apagar-se :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por pafi »

ICEM4N Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:
pafi Escreveu: Claro que as baterias não iriam achar muita piada a esse ritmo não é!
Durante o Inverno, às tantas até gostavam... :D Andavam sempre quentinhas e boas!
Ai nao .... carregar e andar logo a seguir é que sabe bem ... parece verão
Também sinto isso a acontecer mais quando saio do Mobi.E ou do Fórum, pois sente-se alguma vitalidade conduzir imediatamente a seguir à carga.
Relativamente ao ritmo, o que quis dizer foi que a longevidade delas poderia ser diminuída caso fosse uma utilização diária de carga/descarga total.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

Jorge Rocha Escreveu:... a informação que chega às barras, não é proveniente do controlador, mas sim da tensão total do pack de baterias
No meu CB também mostra voltímetro, mas mais uma vez os valores são em função do consumo instantâneo. Se puxo numa subida, vai de 77V para 71V, e volta aos 77V quando estabilizo o consumo. Para esse tipo de informação 'conta-rotações' mais valia ser um amperímetro.
pafi Escreveu:Parece-me uma espécie de gestão das células e que acontece uma espécie de balanço de carga
Haverá um sistema 'real' de leds ou galvanómetro mais estável que se possa construir (filtro passa-baixo e uns condensadores) e incorporar como um extra? Ou será mesmo um efeito secundário do BMS a equilibrar a carga das células da bateria em 'tempo real'.
Última edição por t3lmo em segunda jan 09, 2012 11:17 pm, editado 1 vez no total.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

pafi Escreveu:... por vezes chego à garagem e penso ter 2 led's apagados, mas depois enquanto abro o portão e depois volto à mota, ela já tem o 2º led um bocado aceso (nunca totalmente, mas nota-se que ganhou um pouco de vida). Parece-me uma espécie de gestão das células e que acontece uma espécie de balanço de carga que revitaliza o último led que está aceso. Mas como disse, é pouco significativo. Em vez de ser 2 led totalmente apagados, é 1 led apagado + 1 quase a apagar-se :)
Isso é simplesmente a tensão das baterias que têm a tendência a subir quando o circuito se interrompe. Não é bms nem coisa do genero...
Tentem memorizar o indicador de carga quando a mota está em esforço, é a medição mais real possível, para esse tipo de medidores.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por Jorge Rocha »

t3lmo Escreveu: No meu CB também mostra voltímetro, mas mais uma vez os valores são em função do consumo instantâneo. Se puxo numa subida, vai de 77V para 71V, e volta aos 77V quando estabilizo o consumo. Para esse tipo de informação 'conta-rotações' mais valia ser um amperímetro.
Não deves ver isso como um conta rotações, ou um Amperímetro, embora tenha comportamentos parecidos. Poderás verificar que, à medida que as baterias vão ficando mais gastas, as tensões também vão descendo!
t3lmo Escreveu: Haverá um sistema 'real' de leds ou galvanómetro mais estável que se possa construir e incorporar como um extra? Ou será mesmo um efeito secundário do BMS a equilibrar a carga das células da bateria em 'tempo real' .
Se se basear apenas na tensão, não será possível. A leitura do mostrador só será proporcional se existir por detrás, um contador de energia, que depois seja traduzido para uma escala de luzes, de barras, ou de outra coisa qualquer, mas nesse caso poderá servir o simples contador de energia!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

E mais um 'ponto de carga não-oficical' descoberto, hoje durante a hora de almoço, no Spacio Shopping (Olivais Shopping):

               Imagem

(Obrigado aos meus antigos colegas do ISEL pela descoberta do 'cantinho de carga')
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por t3lmo »

E claro, já lhes enviei o típico email a alertar para a inexistência de condições para veículos elétricos e consequente perca de clientes :)
Entretanto ao e-mail enviado ao Forum Sintra sobre o mesmo assunto, já obtive resposta:
Forum Sintra Escreveu: Olá Telmo, boa tarde :-)
Tal como já acontece na generalidade dos centros geridos pela Multi Mall Management Portugal, também o Forum Sintra irá disponibilizar a quem o visita, um ponto de carregamento para veículos eléctricos.
Acontece que a colocação de um equipamento destes exige algum estudo prévio que se prende acima de tudo com questões técnicas. Assim que tivermos novidades avisamos :-)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: + Ekoway ML5000 40Ah Sintra

Mensagem por galt »

t3lmo Escreveu:E mais um 'ponto de carga não-oficical' descoberto, hoje durante a hora de almoço, no Spacio Shopping (Olivais Shopping):

               Imagem

(Obrigado aos meus antigos colegas do ISEL pela descoberta do 'cantinho de carga')
Boa...
Onde está localizado? é preciso pedir autorização?
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”