Uma Vectrix catalã em Lisboa

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

pestevens
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 30, 2011 11:46 am
Localização: Lisboa

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por pestevens »

Boas Paulo,

Estou a ver que as Vectrix ultimamente estão com alguns problemas.
Espero que façam o recall à tua moto, tal como o Volt explicou.

Ficamos a aguardar boas noticias.


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Boas!

Fico contente em saber que está a haver recall em PT, até agora em ES não me disseram nada... :?

Tem muito sentido o que dizes do software e das baterias.
Actualmente tenho 7500 kms feitos.

Vou escrevendo aqui como está a correr a coisa

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Então e a posição de condução? Já te habituaste?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Olá de novo,

A posição de condução está bem, eu queixava-me era de uma vibração vertical á frente, mas melhorou bastante quando tirei um ponto de pre-carga nos amortecedores de trás. Ou então é efeito placebo e já me habituei :)

Relativamente ás avarias, a minha está exactamente como descreveste tu no teu post:
A autonomia já estava mais ou menos a 50% (um pouco menos até). O mostrador portava-se mais ou menos bem até cerca de meia carga, depois disso as barras desapareciam num instante. Na prática, estava a fazer +/- 50 quilómetros, mas os últimos eram a velocidades mais reduzidas. Como só precisava de 40 por viagem, fazia-se bem.
Alem disto, quando acelero mais forte acende a luz da bateria e aparece o aviso "loCell"

Esta sexta dia 16 vai ser vista pelo Alessandro Deleo da Going green. Em principio é só para fazer update de software mas eu tenho a sensação que tenho uma avaria nas baterias... :/

Depois posto aqui o que se passou.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Tenho a sensação que temos razão e vais ter de receber um pack novo... :-). Eu já ando de mota de substituição. Tenho de ver se coloco as novidades no DB d'A minha Super-ZEV. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 317
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm
Localização: Malveira

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por MH_electric »

Antes de mais, bem vindo,
Tenho pena que estejas com problemas mas, espero qeu se resolvam e que te ponham a rolar a 100%...
Eu por cá estou parado à 62 dias :(
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Olá de novo,

Vou tentar resumir.

Desde sexta-feira que Já tenho o novo software.
Fui lá conforme combinado, queixei-me de tudo e actualizaram o software para um novo que tinha acabado de chegar.

Segundo a opinião do técnico as minhas baterias devem ter algum problema mas não se nota com a moto parada. Ele mostrou-me os volts de todas as células e todas estão +/- iguais.
O que se nota é que a lowcell baixa muito quando se acelera.

Como é que eu sei isto? É que o novo software tem um modo de debug muito fixe (chamo-lhe eu assim).
Depois de fazer o corte de ignição (no punho direito) e ao mesmo tempo apretar a manete esquerda para ver os volts, quando largamos tudo e arrancamos, este novo software entra em modo de debug.

No mostrador esquerdo mostra os volts da bateria e em vez do relógio o consumo em tempo real (amperes suponho eu) que o motor está a consumir (0 a 170) ou a carregar (0 a ~50) travando.
No mostrador central indica a velocidade e vai alternando sempre entre os volts da hicell e da lowcell :)
Não sei sair deste modo sem ligar e desligar a moto, mas isso não é problema.

Agora a parte importante:
O técnico disse-me que este software é apenas um patch :( e que não é o definitivo. Disse-me também que o software é feito nos USA e que os Engenheiros de la são um bocado lentos e ainda não acertaram com os settings perfeitos das baterias de litio.
Disse também que me podia trocar as baterias se eu quisesse mas que aconselhava a aguentar estas mais tempo porque o ideal sería troca-las quando já tenham um software mais final. Porque suspeitam que todas as versões até agora estão as estragar as baterias... :/
O que eu noto é que alem do novo modo de debug, as barras já não desaparecem e também já não me aparece a luz vermelha da bateria.
Mas a autonomia continua má (ou pelo menos assim o indicam as barras).
Hoje gastei mais de meia bateria só para fazer 20 kms (não tive tempo para testar mais)
Vou ver se amanhã consigo testar a autonomia sem ficar parado sem carga num sitio qualquer...

Enfim, não sei bem o que fazer, se confiar 100% nele ou se peça já as novas baterias... Penso que de momento vou fazer mais testes.

Cumps!
Paulo


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Olá,

Hoje fiz o 1º teste completo com o novo software.

Depois de uma carga completa consegui fazer 43kms e as barras foram sempre descendo progressivamente até ao fim.
Depois ainda fiz 3 kms já sem barras e aos 46 kms parei a moto em casa.

Já sem barras, varias vezes acelerei a fundo e nunca apareceu a luz vermelha da bateria.

Logo depois de parar, vi como estavam os volts e estavam assim:

Total: 127
HiCell: 321
LoCell: 317

Quando não tenho barras, como é que sei quando é que a moto vai parar? Qual é o minimo de volts aceitável? (é uma Li+)


Cumps,
Paulo

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Eu, como até hoje não via a tensão em andamento, não te consigo responder a isso. Mas sei perfeitamente (isso "sente-se") quando é que a moto vai parar... Antes de parar, ela vai perdendo potência e ainda fazemos uns quilómetros devagar. Isso sente-se... Seja como for, 46 quilómetros é muito pouco. É sinal que as baterias não estão bem e tens de as trocar.

Essa tensão das células depois de parar não te diz muito. Devias ver isso em "esforço". :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Pois, isso nunca me aconteceu, até agora a moto tem tido sempre força

Responderam-me agora da Vectrix Italia:
i think that they did not propery configure your new sw.
this software need to be configured after the download...
(...)
I'm pretty sure that they did not configure it, normal behaviour is at 0 bars and 0km at EST RANGE appear the RED ICON and remain ACTIVE till you will switch OFF the bike.

the power cut off is engaged whenever the lowest cell reach 2,4 volt (overdischarge protection) - with well setted sw you will be able to ride more KM.
Algumas trocas de mails mais tarde fica-me a parecer que o sr. da Vectrix Barcelona nessa data ainda não tinha toda a informação de como configurar o novo software (tinha-o acabado de receber no dia anterior) :roll:

A ver se o de Barcelona me responde ao mail... O de Italia é muito rápido a responder :)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Cheira-me que esse senhor italiano não está a ver bem o filme... Mas pronto, eu também posso estar enganado... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Olá de novo,

Continuo na a minha saga com os testes (tenho a clara sensação de estar a ser cobaia...)

Há uma nova versão de software (que eu saiba já é a 2ª este mês) e fui actualizar hoje.
O Sr. daqui confirmou-me que se tinha enganado na programação anterior e que a moto "pensava" que tinha uma bateria mais pequena do que a realidade e marcava mal as barras.

Segundo me disse, este novo software faz uma equalização mais profunda ás baterias para as tentar recuperar.
Isto foi hoje de manhã e ainda só tive tempo de actualizar o software, ir trabalhar e voltar para casa (total ~30kms)

Quando á equalização não notei nada de especial, porque cheguei a casa e a moto esteve umas 3 horas a cargar até ao fim como é normal.
O que notei é que o consumo em 100% de aceleração passou de 170 amperes para 140. Isto faz com que a moto acelere com um pouco menos força... :(

Já os avisei, não sei se é um bug ou se andam a tentar que as baterias durem mais á custa de tirar prestações á moto (o que é feio...)

Quando testar a autonomia escrevo aqui

Cumps!

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por galt »

Essa é a grande questão dos veículos eletricos. A capacidade de a bateria aguentar fortes descargas nos arranques. É lógico que tenham de limitar a corrente nos arranques, porque senão as baterias danificam-se rapidamente.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Parece-me é que estás a ser um bocado mal assistido... Essa "contagem de softwares novos" cheira muito a esturro. Enfim... Não consegues falar antes com o importador (que ainda deve ser espanhol e não "catalão")? :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Volt Escreveu:Parece-me é que estás a ser um bocado mal assistido... Essa "contagem de softwares novos" cheira muito a esturro. Enfim... Não consegues falar antes com o importador (que ainda deve ser espanhol e não "catalão")? :-).
Este é o importador. E a pessoa que me esta a assistir a moto é este Sr. Alessandro: http://vectrix.masac.pt/noticias_show.htm?noticia=30
Alguma coisa deve saber :)

A verdade é que os 2 softwares deste mes sao diferentes entre si e as barras agora comportam-se normalmente.

Depois digo aqui se a autonomia melhora

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Paulo, aqui em Portugal não há software novo para as Li+ desde Julho... E esta foi a segunda versão do software. A primeira foi a original que equipou as Li+ que comprámos no ano passado. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Boas!

Já testei a autonomia. Consegui fazer 75kms sem passar dos 90km/h. Aos 75 kms ainda tinha 2 barras de bateria, mas de repente desapareceram as 2, acendeu a luz da bateria e a moto parou.

Assim já está mais normal...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por Volt »

Parece-me pouco... :-|.

Mas talvez haja apenas necessidade de fazeres uma descarga completa... Não sei...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
paulo.oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por paulo.oliveira »

Boas,

Já não escrevo aqui á algum tempo, tenho usado a moto todos os dias, vai com 9700kms e desde o último update de software não deu mais nenhum problema.
A autonomia está normal.

Entretanto... algumas coisas mudaram na minha vida pessoal deste os meus primeiros posts nesta thread.
Uma delas é que estou a pensar vender a Vectrix.

Quanto acham que posso pedir por uma Li+ de 12/2011 com 9700 kms? (sem acidentes e tem garantia de fabrica até Dezembro deste ano)


Obrigado, cumprimentos!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Uma Vectrix em Barcelona

Mensagem por serges »

Hum ca em Pt vale mais decerto que aí em Espanha... isso é certo...

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”