Uma Vectrix catalã em Lisboa

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zeuz
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Re:

Mensagem por zeuz » terça mar 31, 2015 5:05 am

jmlflorencio Escreveu:Uma vectrix com 3 rodas, ao estilo piagio mp3??
Yep!
Creio que chegaram a vender umas em França...
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klinzter
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por klinzter » terça mar 31, 2015 10:09 am

a charging dock é uma ideia fixe :)
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zeuz
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz » sexta jun 26, 2015 4:10 am

20.228 Km (23.06.2015)


Não há muito a relatar desde a última actualização...

Mudei de emprego, passei a trabalhar para o IEFP, e portanto a Catalã tem estado durante bastante tempo parada...

Com a ajuda de um grande e bom amigo, bastante mais habilidoso do que eu, montou-se a TopCase que tinha comprado, assim como o encosto. Optei por furar a placa original, já que acabaria por ficar numa prateleira a ganhar pó e além disso ainda teria que mandar pintar a placa que já vem com os furos de origem. Para fazer os furos usou-se uma broca de furar madeira, nº 16.

Participei no ENVE2015 e fiquei com vontade de participar em mais eventos semelhantes. :)

Imagem


Em termos de planos futuros, pretendo instalar:
- Descanso Central;
- Punhos Aquecidos ( Tecno Globe Gold );
- Reflectores laterais, como se vê nalguns modelos americanos;
- Luz no interior da TopCase ( Givi E106 );
- Lâmpada de LED ( LED ETI chip H4 );
- Luz do espaço debaixo do banco a funcionar independente da ignização/ligada à tomada;
- Protectores de mão ( Suzuki AN400 Burgman ou Wunderlich ou KTM );
Última edição por zeuz em sexta jul 03, 2015 1:13 am, editado 5 vezes no total.
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz » sexta jun 26, 2015 5:07 am

Estou a planear fazer uma viagem de Odivelas a Vendas Novas dentro em breve.

É uma viagem de ~75Km, portanto no limite da autonomia com uma carga completa da Catalã.

Na viagem de ida há dois pontos críticos:
- Túnel do Grilo;
- Parte mais elevada da ponte Vasco da Gama;

Quando chegar à subida para o túnel do grilo, a carga da bateria estará +90%, por isso até a podia fazer de punho trancado.
Na subida para a parte mais alta da ponte VDG, se não tiver abusado no ponto anterior, estará nos +80%.
Daí em diante o caminho é praticamente plano, pelo que será sem stress.

Planeio fazer o percurso a ~70Km/h na ponte e a ~60Km/h na N4, tendo também o cuidado de não passar dos 40Ah de consumo instantâneo.

Na viagem de regresso, já não estou confiante do sucesso em fazê-la de uma só vez.
Isto porque quando chegar à subida para a parte mais elevada da ponte, a carga estará ~20%.
Além disso, vi algures que quanto mais perto do limite inferior de carga das células, mais rapidamente desce a tensão.


Com estes pontos em mente, decidi fazer um ensaio para estar mais ciente do que me espera.

Arranquei da garagem com 132v, portanto menos do que depósito cheio (~137v), e as células a marcarem 3.30v.
Saí com calma e acertei o passo nos 55km/h, o que correspondeu a +/- 30Ah de consumo instantâneo, até chegar à subida para o túnel do grilo.
Mantive essa velocidade na subida e um consumo instantâneo sempre abaixo dos 50Ah, porque assim que começava a marcar mais, aliviava um pouco o acelerador, mas sem perder na velocidade indicada no velocímetro.
Iniciei a subida com 124v e assim se manteve até estar dentro do túnel, com as células a marcarem ~3.15v durante esta parte do trajeto.
À saída do túnel, a tensão total recuperou para ~127v e as células continuaram a +3.15v.
Na subida para a parte mais alta da VDG, a tensão total manteve-se nos 124v e o consumo instantâneo não chegou aos 40Ah, o que até me surpreendeu!
Isto sempre a uma velocidade de 55Km/h, que foi a velocidade a que fiz o resto da ponte, com um consumo instantâneo a rondar os 20Ah (tinha o vento pelas costas).
Quando saí da ponte para o IC32, marcava uns 122v de tensão total e as células ~3.15v.
Na chegada ao fórum Montijo, as travagens fizeram recuperar a tensão total para os 128v.
Parei no espaço reservado ao carregamento e vi logo que o ponto com a tomada CEE estava apagado, mas a Mennekes estava verde.
Mesmo assim experimentei ligar e... funcionava! :D
Fiquei à carga uns 15min, só numa de testar.
Até este ponto fiz 29km.
Arrumo tudo e siga de volta!
Arranquei com 130v de tensão total e ~3.20v por célula.
Entrei na ponte com ~128v, a 55Km/h, mas desta vez como tinha o vento de frente, o consumo instantâneo estave sempre acima de 20Ah.
Na subida para a parte mais alta, a tensão total estava nos 120v e as células a ~3.00v.
Passei essa parte mantendo esses valores e um consumo instantâneo de +30Ah.
Perto da saída para a 2ª circular, uma surpresa! Havia uma inclinação extensa até perto da entrada para o túnel do grilo. :o
Aí a tensão total baixou para 119v e a célula mais fraca abaixou para -3.00v.
Entrei no túnel com 120v e ~3.00v por célula.
Na descida aconteceu uma coisa curiosa... sem aceleração ou travagem regenerativa, a tensão foi aumentando até aos 128v e as células até ~3.15v... :shock:
Quando cheguei à garagem, marcava 124v de tensão total e ~3.15v por célula.


Portanto, mantendo os 55Km/h e o consumo instantâneo abaixo dos 40Ah vai ser pacífico para lá... vai ser chato fazer +70Km a 55Km/h, mas vou chegar lá com uma carga! 8-)
No regresso é melhor parar no fórum Montijo e dar uma carga de pelo menos 1h @ 1500w, porque de certeza que a carga estará nos -120v quando chegar à subida para a parte mais alta da ponte (corta aos ~107v).
Além disso, o regresso será numa hora de maior tráfego na ponte, ao contrário da viagem de ida, e portanto não vai dar jeito andar a empurrá-la... :mrgreen:


Depois de fazer a viagem, conto como correu... ;)
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por sugarstorm » sexta jun 26, 2015 7:20 am

zeuz,

É aconselhável parares nos dois sentidos no Fórum Montijo. Levar as células ao limite é uma forma de encurtares a sua vida.
Se a Mennekes trabalha, faz Odivelas-Montijo, mete uma hora à carga, bebe uma mine (UMA!), e continua viagem. No regresso, repete.
Assim poderás ir mais rápido (entre os 60 a 70 kms/h), e cuidas melhor da catalã.

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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por cuttysark76 » sexta jun 26, 2015 9:38 am

E não tens que ir a 55kmh na AE, que é perigosos...
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz » sexta jun 26, 2015 11:16 am

sugarstorm Escreveu:zeuz,

É aconselhável parares nos dois sentidos no Fórum Montijo. Levar as células ao limite é uma forma de encurtares a sua vida.
Se a Mennekes trabalha, faz Odivelas-Montijo, mete uma hora à carga, bebe uma mine (UMA!), e continua viagem. No regresso, repete.
Assim poderás ir mais rápido (entre os 60 a 70 kms/h), e cuidas melhor da catalã.
cuttysark76 Escreveu:E não tens que ir a 55kmh na AE, que é perigosos...
Quero chegar a VN antes das 9h, por isso vou iniciar viagem pelas 7h.
A essa hora o fórum ainda não estará aberto e a ponte não deverá ter muito trânsito... ;)

Mas vou aceitar o conselho... parto mais cedo e levo a grade das minis bebaixo do banco... :mrgreen:

P.S.:
Não comprei o adaptador Mennekes quando a malta fez a encomenda pela GingaBike... mas a CEE estava a funcionar (reportei no electromaps).
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por klinzter » sexta jun 26, 2015 12:25 pm

zeuz Escreveu:Estou a planear fazer uma viagem de Odivelas a Vendas Novas dentro em breve.

É uma viagem de ~75Km, portanto no limite da autonomia com uma carga completa da Catalã.....
aparece hj no café :)
para alinhar a ida em modo caravana :P
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz » sexta jun 26, 2015 12:32 pm

klinzter Escreveu:
zeuz Escreveu:Estou a planear fazer uma viagem de Odivelas a Vendas Novas dentro em breve.

É uma viagem de ~75Km, portanto no limite da autonomia com uma carga completa da Catalã.....
aparece hj no café :)
para alinhar a ida em modo caravana :P
Vou tentar!
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por jasmim » sexta jun 26, 2015 1:33 pm

zeuz Escreveu: - Punhos Aquecidos ( Tecno Globe Gold );
Preço?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz » sexta jun 26, 2015 7:18 pm

jasmim Escreveu:
zeuz Escreveu: - Punhos Aquecidos ( Tecno Globe Gold );
Preço?
São caros... rondam os 100€... :?

Mas são os únicos que conheço com o controlo da temperatura no próprio punho, o que lhes dá um look standard e integrado com os restantes controlos da mota.
Nos restantes, que a Tecno Globe também vende, tens que encontrar um sítio onde fixar o regulador de temperatura...

http://www.motoblouz.com/vente-poignees ... 56659.html
http://www.lequipement.fr/produit/poign ... globe/gold
http://thrillofspeed.fr/2014/05/essai-l ... lobe-gold/
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por Volt » sexta jun 26, 2015 8:00 pm

E não funcionam na Vectrix... Esses punhos aquecidos são de 12v e a Vectrix, sem alterações, limita a 6 Wh as ligações de 12v... Quanto à luz no interior da topcase, usa uns leds a pilhas que se colam no topo. Já te mostro.
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por Volt » sexta jun 26, 2015 8:05 pm

Eu comprei três destes no lidl por uns trocos, não me lembro quantos trocos, mas sei que eram trocos e valem todo o seu pilim.

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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por cuttysark76 » sexta jun 26, 2015 8:29 pm

Engenhoso :)
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz » sexta jun 26, 2015 10:48 pm

Volt Escreveu:E não funcionam na Vectrix... Esses punhos aquecidos são de 12v e a Vectrix, sem alterações, limita a 6 Wh as ligações de 12v...
Já imaginava que não desse assim tão fácil... :( ...a minha ideia era usar uma bateria extra de 12v, que também serviria para a luz do espaço debaixo do capacete... mas não me agrada usar essa bateria e outro carregador, por isso o ideal seria essa bateria ser carregada pela bateria de tracção, à semelhança do Leaf... :| ...ideias! :geek:
Volt Escreveu:Quanto à luz no interior da topcase, usa uns leds a pilhas que se colam no topo. Já te mostro.
Já encomendei o kit da Givi, que funciona com 2 pilhas.
Mas a tua ideia é bem vista! Aliás, lembrei-me que até é capaz de ser melhor usar daquelas do IKEA, que ligam quando se abre a gaveta. :)
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por sugarstorm » sábado jun 27, 2015 2:09 pm

Volt Escreveu:E não funcionam na Vectrix... Esses punhos aquecidos são de 12v e a Vectrix, sem alterações, limita a 6 Wh as ligações de 12v... Quanto à luz no interior da topcase, usa uns leds a pilhas que se colam no topo. Já te mostro.
Nesse caso o Dr. das Caldas deve ter andado a brincar com a ZEV:
jmal Escreveu: Os punhos são muito bons, bem melhores que os meus que só têm um modo em que consomem +- 18w, estes passam dos 22w no modo mais quente e metade no modo económico, o que sugiro é ligar o modo mais consumista no inicio, leva uns 3 minutos a atingir a temperatura de 40ºC, depois ligar o económico, é o suficiente para os manter quentes, isto com muffs, mesmo em dias muitos frios, basta usar luvas de verão, eu detesto usar luvas quentes, porque tira muito a sensibilidade.
22w nos punhos que a ZEV já tinha quando ta comprei. E são mesmo confortáveis. No Inverno, com os muffs, até posso andar sem luvas!

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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz » sábado jun 27, 2015 10:09 pm

Aleluia irmãos!
Eu vi a luz!





... a luz do Burro... :roll:






P.S.: depois desenvolvo...
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por cuttysark76 » domingo jun 28, 2015 11:52 am

Então, isso sai?
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por Volt » segunda jun 29, 2015 8:40 pm

sugarstorm Escreveu:
Nesse caso o Dr. das Caldas deve ter andado a brincar com a ZEV:
Exactamente!
sugarstorm Escreveu: 22w nos punhos que a ZEV já tinha quando ta comprei. E são mesmo confortáveis. No Inverno, com os muffs, até posso andar sem luvas!
Nem mais. :-).
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Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz » sexta jul 03, 2015 2:56 am

20.288 Km (27.06.2015)

Chegasse o dia da viagem e lá parto eu de manhã bem cedo, para poder chegar ao destino por volta das 9h.
Tendo em conta o ensaio anterior e o conselho do sugarstorm, coloquei o pequeno-almoço debaixo do banco e segui até ao Fórum Montijo a +60Km/h (não havia muito trânsito na ponte, por isso a velocidade foi suficiente para ir descansado).
Apesar da velocidade superior, os valores de tensão total, consumo instantâneo e tensão das células foram semelhantes ao do ensaio.

Chegado ao Fórum Montijo, 29km depois, a tensão total estava nos 129v, a célula mais alta nos 3.24v e a mais fraca nos 3.23v

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Coloquei a catalã à carga a 1500w e fui comer o pequeno-almoço que tinha levado, porque o centro comercial só abre às 10h (o hipermercado abre antes, às 9h).

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Caso não conheçam, há uma área lounge no 1º piso, acessível pelas escadas logo em frente ao ponto de carregamento, com bancos, mesas e tomadas para carregar telemóvel e/ou laptop. 8-)

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Enquanto esperava, fui investigar uma suspeita que tinha... há um parque de estacionamento por cima da Norauto, parcialmente coberto, no qual desconfiei que poderiam haver tomadas... e há! Várias! :D
Portanto, se o posto de carregamento estiver OFF tentem estas tomadas. ;)
Atenção que a zona tem câmaras, por isso é melhor primeiro pedir autorização aos seguranças.


Após ~1h de carga a 1500w, que não completou a capacidade total do pack, arrumo tudo e faço-me novamente à estrada.

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Continuei caminho pela N4, a cerca de 60Km/h.
Ao contrário do que pensava, ainda há algumas inclinações pelo caminho... são de poucos graus, mas extensas o que acaba por fazer um pouco de mossa na tensão total...
Pelo caminho, cheio de falhas/rachas e buracos, ainda apanhei 2 anormais... um velhote que, apesar de não ter ninguém de frente, passou a 1m de mim... e ainda gesticulou quando lhe buzinei! :roll:
Em frente ao bar Migalhas, Pegões, outra razia... desta vez nem o vi chegar e passou bem rápido... :?

Após mais 46,7km cheguei ao meu destino.
A tensão total estava nos 127v, a célula mais alta nos 3.20v e a mais fraca nos 3.17v

Imagem

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Coloquei-a novamente à carga,mas desta vez a 500w, e fui tratar o que lá fui fazer...

Quando voltei para junto da catalã, por volta das 13h, vi leituras dos sensores de temperatura a rondarem os 40ºC, apesar de ela estar à sombra! :o
Desliguei-a e molhei o chão em volta, para arrefecer um pouco o espaço.
Como teria que regressar depois das 16h, às ~14h voltei a colocá-la à carga.
Os sensores de temperatura continuavam a marcar de 37ºC para cima... :?


A viagem de regresso já não correu tão bem... :roll:

Começou pela hora da partida... demorei-me nos meus afazeres e por isso acabei por só iniciar viagem às +18h... como tinha jantar marcado para as 21h, não havia muito tempo para fazer a viagem de regresso e ainda preparar-me e deslocar-me até ao restaurante...

Fiz a N4 a velocidades mais próximas dos 70km/h, insistindo nesse ritmo e, tirando os buracos, foi uma viagem tranquila até ao Montijo, com os condutores a darem espaço suficiente nas ultrapassagens. Creio que o facto de ter vestido o colete de sinalização ajudou a esse comportamento, até porque noutras viagens onde o uso, o tratamento que recebo é semelhante.

Chegado ao Montijo, olhei para a tensão total e marcava ~124v, com as células a ~3.15v...

A tal pressa em chegar a casa e os valores que vi, semelhantes ao do ensaio, levaram-me a arriscar continuar a viagem, non-stop, até casa... :oops:

Entrei na ponte, mantendo velocidades perto dos 60km/h e o consumo instantâneo a ~30Ah.
Fui seguindo, com a tensão total a baixar para valores abaixo dos 120v e as células a ~3.00v... quando a ponte começa a ganhar elevação para a parte mais alta é então que vejo a luz... da burrice que tinha cometido! :evil:
Não me recordo do valor exacto da célula quando apareceu a luz, mas seria -2.80v ou ~2.60v
Tentei continuar, na berma, a ~20Km/h, mas sempre que célula mais franca baixava dos 2.50v o acelerador deixava de dar resposta, por mais suave que fosse com ele... acabei por encostar no parque de refúgio para chamar a assistência em viagem, após ~65km de viagem.
Passou um reboque da ponte, sempre prontos para dar uma ajuda, que sinalizou a mota e deu 2 dedos de conversa... "Qual o problema? Falta de bateria! É eléctrica, sabe, e fiquei sem carga. Ah! Se fosse das outras, usavasse o booster... Pois... mas olhe que se ligasse aqui o booster, fazia boom! porque são bem mais que 12v..."
Não demorou muito mais que 30min a chegar o reboque da assistência.
Usando o conhecimento que o Volt partilhou no seu DB, lá indiquei os 2 olhais na frente onde fixar a scooter. Atrás não me recordava dos pontos indicados no manual, mas fixou-se a scooter sem muito stress. Pelo caminho fomos falados de VEs e fui esclarecendo as dúvidas que tinha. Uma delas era julgar que todos os VEs são vendidos com aluguer de bateria... seria assinante da DECO ? :roll:

Mota na garagem, a carregar, e toca a despachar para ir ao jantar... cheguei com um atraso de 1h...



Portanto, já lá vão 2x que fiquei a pé na catalã... :oops: ...será que haverá uma 3x ? Espero que não! :D

Outras conclusões a retirar desta experiência...

Pressa e VEs não combinam!
Ou temos "depósito" suficiente para derreter na pressa ou então temos que ter tempo para fazer a viagem.

A queda de tensão não é linear.
Tal como já tinha aqui mencionado, apartir dos 3.00v a tensão baixa mais rápido, o que significa que quando começo a ver esse valor ou estou perto do destino, imagino que a uns ~15km @ 60Km/h, ou então tenho que começar a pensar onde irei carregar.

A portagem da ponte Vasco da Gama é caríssima!
Só paguei a electricidade correspondente aos 65km do regresso (~0,70€), ao passo que paguei 2.55€ de portagem... :roll:
Última edição por zeuz em sexta jul 03, 2015 6:40 pm, editado 2 vezes no total.
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