Uma Vectrix catalã em Lisboa

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re:

Mensagem por zeuz »

jmlflorencio Escreveu:Uma vectrix com 3 rodas, ao estilo piagio mp3??
Yep!
Creio que chegaram a vender umas em França...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por klinzter »

a charging dock é uma ideia fixe :)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz »

20.228 Km (23.06.2015)


Não há muito a relatar desde a última actualização...

Mudei de emprego, passei a trabalhar para o IEFP, e portanto a Catalã tem estado durante bastante tempo parada...

Com a ajuda de um grande e bom amigo, bastante mais habilidoso do que eu, montou-se a TopCase que tinha comprado, assim como o encosto. Optei por furar a placa original, já que acabaria por ficar numa prateleira a ganhar pó e além disso ainda teria que mandar pintar a placa que já vem com os furos de origem. Para fazer os furos usou-se uma broca de furar madeira, nº 16.

Participei no ENVE2015 e fiquei com vontade de participar em mais eventos semelhantes. :)

Imagem


Em termos de planos futuros, pretendo instalar:
- Descanso Central;
- Punhos Aquecidos ( Tecno Globe Gold );
- Reflectores laterais, como se vê nalguns modelos americanos;
- Luz no interior da TopCase ( Givi E106 );
- Lâmpada de LED ( LED ETI chip H4 );
- Luz do espaço debaixo do banco a funcionar independente da ignização/ligada à tomada;
- Protectores de mão ( Suzuki AN400 Burgman ou Wunderlich ou KTM );
Última edição por zeuz em sexta jul 03, 2015 1:13 am, editado 5 vezes no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz »

Estou a planear fazer uma viagem de Odivelas a Vendas Novas dentro em breve.

É uma viagem de ~75Km, portanto no limite da autonomia com uma carga completa da Catalã.

Na viagem de ida há dois pontos críticos:
- Túnel do Grilo;
- Parte mais elevada da ponte Vasco da Gama;

Quando chegar à subida para o túnel do grilo, a carga da bateria estará +90%, por isso até a podia fazer de punho trancado.
Na subida para a parte mais alta da ponte VDG, se não tiver abusado no ponto anterior, estará nos +80%.
Daí em diante o caminho é praticamente plano, pelo que será sem stress.

Planeio fazer o percurso a ~70Km/h na ponte e a ~60Km/h na N4, tendo também o cuidado de não passar dos 40Ah de consumo instantâneo.

Na viagem de regresso, já não estou confiante do sucesso em fazê-la de uma só vez.
Isto porque quando chegar à subida para a parte mais elevada da ponte, a carga estará ~20%.
Além disso, vi algures que quanto mais perto do limite inferior de carga das células, mais rapidamente desce a tensão.


Com estes pontos em mente, decidi fazer um ensaio para estar mais ciente do que me espera.

Arranquei da garagem com 132v, portanto menos do que depósito cheio (~137v), e as células a marcarem 3.30v.
Saí com calma e acertei o passo nos 55km/h, o que correspondeu a +/- 30Ah de consumo instantâneo, até chegar à subida para o túnel do grilo.
Mantive essa velocidade na subida e um consumo instantâneo sempre abaixo dos 50Ah, porque assim que começava a marcar mais, aliviava um pouco o acelerador, mas sem perder na velocidade indicada no velocímetro.
Iniciei a subida com 124v e assim se manteve até estar dentro do túnel, com as células a marcarem ~3.15v durante esta parte do trajeto.
À saída do túnel, a tensão total recuperou para ~127v e as células continuaram a +3.15v.
Na subida para a parte mais alta da VDG, a tensão total manteve-se nos 124v e o consumo instantâneo não chegou aos 40Ah, o que até me surpreendeu!
Isto sempre a uma velocidade de 55Km/h, que foi a velocidade a que fiz o resto da ponte, com um consumo instantâneo a rondar os 20Ah (tinha o vento pelas costas).
Quando saí da ponte para o IC32, marcava uns 122v de tensão total e as células ~3.15v.
Na chegada ao fórum Montijo, as travagens fizeram recuperar a tensão total para os 128v.
Parei no espaço reservado ao carregamento e vi logo que o ponto com a tomada CEE estava apagado, mas a Mennekes estava verde.
Mesmo assim experimentei ligar e... funcionava! :D
Fiquei à carga uns 15min, só numa de testar.
Até este ponto fiz 29km.
Arrumo tudo e siga de volta!
Arranquei com 130v de tensão total e ~3.20v por célula.
Entrei na ponte com ~128v, a 55Km/h, mas desta vez como tinha o vento de frente, o consumo instantâneo estave sempre acima de 20Ah.
Na subida para a parte mais alta, a tensão total estava nos 120v e as células a ~3.00v.
Passei essa parte mantendo esses valores e um consumo instantâneo de +30Ah.
Perto da saída para a 2ª circular, uma surpresa! Havia uma inclinação extensa até perto da entrada para o túnel do grilo. :o
Aí a tensão total baixou para 119v e a célula mais fraca abaixou para -3.00v.
Entrei no túnel com 120v e ~3.00v por célula.
Na descida aconteceu uma coisa curiosa... sem aceleração ou travagem regenerativa, a tensão foi aumentando até aos 128v e as células até ~3.15v... :shock:
Quando cheguei à garagem, marcava 124v de tensão total e ~3.15v por célula.


Portanto, mantendo os 55Km/h e o consumo instantâneo abaixo dos 40Ah vai ser pacífico para lá... vai ser chato fazer +70Km a 55Km/h, mas vou chegar lá com uma carga! 8-)
No regresso é melhor parar no fórum Montijo e dar uma carga de pelo menos 1h @ 1500w, porque de certeza que a carga estará nos -120v quando chegar à subida para a parte mais alta da ponte (corta aos ~107v).
Além disso, o regresso será numa hora de maior tráfego na ponte, ao contrário da viagem de ida, e portanto não vai dar jeito andar a empurrá-la... :mrgreen:


Depois de fazer a viagem, conto como correu... ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por sugarstorm »

zeuz,

É aconselhável parares nos dois sentidos no Fórum Montijo. Levar as células ao limite é uma forma de encurtares a sua vida.
Se a Mennekes trabalha, faz Odivelas-Montijo, mete uma hora à carga, bebe uma mine (UMA!), e continua viagem. No regresso, repete.
Assim poderás ir mais rápido (entre os 60 a 70 kms/h), e cuidas melhor da catalã.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

E não tens que ir a 55kmh na AE, que é perigosos...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz »

sugarstorm Escreveu:zeuz,

É aconselhável parares nos dois sentidos no Fórum Montijo. Levar as células ao limite é uma forma de encurtares a sua vida.
Se a Mennekes trabalha, faz Odivelas-Montijo, mete uma hora à carga, bebe uma mine (UMA!), e continua viagem. No regresso, repete.
Assim poderás ir mais rápido (entre os 60 a 70 kms/h), e cuidas melhor da catalã.
cuttysark76 Escreveu:E não tens que ir a 55kmh na AE, que é perigosos...
Quero chegar a VN antes das 9h, por isso vou iniciar viagem pelas 7h.
A essa hora o fórum ainda não estará aberto e a ponte não deverá ter muito trânsito... ;)

Mas vou aceitar o conselho... parto mais cedo e levo a grade das minis bebaixo do banco... :mrgreen:

P.S.:
Não comprei o adaptador Mennekes quando a malta fez a encomenda pela GingaBike... mas a CEE estava a funcionar (reportei no electromaps).
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por klinzter »

zeuz Escreveu:Estou a planear fazer uma viagem de Odivelas a Vendas Novas dentro em breve.

É uma viagem de ~75Km, portanto no limite da autonomia com uma carga completa da Catalã.....
aparece hj no café :)
para alinhar a ida em modo caravana :P
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz »

klinzter Escreveu:
zeuz Escreveu:Estou a planear fazer uma viagem de Odivelas a Vendas Novas dentro em breve.

É uma viagem de ~75Km, portanto no limite da autonomia com uma carga completa da Catalã.....
aparece hj no café :)
para alinhar a ida em modo caravana :P
Vou tentar!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por jasmim »

zeuz Escreveu: - Punhos Aquecidos ( Tecno Globe Gold );
Preço?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz »

jasmim Escreveu:
zeuz Escreveu: - Punhos Aquecidos ( Tecno Globe Gold );
Preço?
São caros... rondam os 100€... :?

Mas são os únicos que conheço com o controlo da temperatura no próprio punho, o que lhes dá um look standard e integrado com os restantes controlos da mota.
Nos restantes, que a Tecno Globe também vende, tens que encontrar um sítio onde fixar o regulador de temperatura...

http://www.motoblouz.com/vente-poignees ... 56659.html
http://www.lequipement.fr/produit/poign ... globe/gold
http://thrillofspeed.fr/2014/05/essai-l ... lobe-gold/
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por Volt »

E não funcionam na Vectrix... Esses punhos aquecidos são de 12v e a Vectrix, sem alterações, limita a 6 Wh as ligações de 12v... Quanto à luz no interior da topcase, usa uns leds a pilhas que se colam no topo. Já te mostro.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por Volt »

Eu comprei três destes no lidl por uns trocos, não me lembro quantos trocos, mas sei que eram trocos e valem todo o seu pilim.

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

Engenhoso :)
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz »

Volt Escreveu:E não funcionam na Vectrix... Esses punhos aquecidos são de 12v e a Vectrix, sem alterações, limita a 6 Wh as ligações de 12v...
Já imaginava que não desse assim tão fácil... :( ...a minha ideia era usar uma bateria extra de 12v, que também serviria para a luz do espaço debaixo do capacete... mas não me agrada usar essa bateria e outro carregador, por isso o ideal seria essa bateria ser carregada pela bateria de tracção, à semelhança do Leaf... :| ...ideias! :geek:
Volt Escreveu:Quanto à luz no interior da topcase, usa uns leds a pilhas que se colam no topo. Já te mostro.
Já encomendei o kit da Givi, que funciona com 2 pilhas.
Mas a tua ideia é bem vista! Aliás, lembrei-me que até é capaz de ser melhor usar daquelas do IKEA, que ligam quando se abre a gaveta. :)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por sugarstorm »

Volt Escreveu:E não funcionam na Vectrix... Esses punhos aquecidos são de 12v e a Vectrix, sem alterações, limita a 6 Wh as ligações de 12v... Quanto à luz no interior da topcase, usa uns leds a pilhas que se colam no topo. Já te mostro.
Nesse caso o Dr. das Caldas deve ter andado a brincar com a ZEV:
jmal Escreveu: Os punhos são muito bons, bem melhores que os meus que só têm um modo em que consomem +- 18w, estes passam dos 22w no modo mais quente e metade no modo económico, o que sugiro é ligar o modo mais consumista no inicio, leva uns 3 minutos a atingir a temperatura de 40ºC, depois ligar o económico, é o suficiente para os manter quentes, isto com muffs, mesmo em dias muitos frios, basta usar luvas de verão, eu detesto usar luvas quentes, porque tira muito a sensibilidade.
22w nos punhos que a ZEV já tinha quando ta comprei. E são mesmo confortáveis. No Inverno, com os muffs, até posso andar sem luvas!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz »

Aleluia irmãos!
Eu vi a luz!





... a luz do Burro... :roll:






P.S.: depois desenvolvo...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

Então, isso sai?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por Volt »

sugarstorm Escreveu:
Nesse caso o Dr. das Caldas deve ter andado a brincar com a ZEV:
Exactamente!
sugarstorm Escreveu: 22w nos punhos que a ZEV já tinha quando ta comprei. E são mesmo confortáveis. No Inverno, com os muffs, até posso andar sem luvas!
Nem mais. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Uma Vectrix catalã em Lisboa

Mensagem por zeuz »

20.288 Km (27.06.2015)

Chegasse o dia da viagem e lá parto eu de manhã bem cedo, para poder chegar ao destino por volta das 9h.
Tendo em conta o ensaio anterior e o conselho do sugarstorm, coloquei o pequeno-almoço debaixo do banco e segui até ao Fórum Montijo a +60Km/h (não havia muito trânsito na ponte, por isso a velocidade foi suficiente para ir descansado).
Apesar da velocidade superior, os valores de tensão total, consumo instantâneo e tensão das células foram semelhantes ao do ensaio.

Chegado ao Fórum Montijo, 29km depois, a tensão total estava nos 129v, a célula mais alta nos 3.24v e a mais fraca nos 3.23v

Imagem

Imagem

Imagem


Coloquei a catalã à carga a 1500w e fui comer o pequeno-almoço que tinha levado, porque o centro comercial só abre às 10h (o hipermercado abre antes, às 9h).

Imagem


Caso não conheçam, há uma área lounge no 1º piso, acessível pelas escadas logo em frente ao ponto de carregamento, com bancos, mesas e tomadas para carregar telemóvel e/ou laptop. 8-)

Imagem


Enquanto esperava, fui investigar uma suspeita que tinha... há um parque de estacionamento por cima da Norauto, parcialmente coberto, no qual desconfiei que poderiam haver tomadas... e há! Várias! :D
Portanto, se o posto de carregamento estiver OFF tentem estas tomadas. ;)
Atenção que a zona tem câmaras, por isso é melhor primeiro pedir autorização aos seguranças.


Após ~1h de carga a 1500w, que não completou a capacidade total do pack, arrumo tudo e faço-me novamente à estrada.

Imagem

Imagem

Imagem


Continuei caminho pela N4, a cerca de 60Km/h.
Ao contrário do que pensava, ainda há algumas inclinações pelo caminho... são de poucos graus, mas extensas o que acaba por fazer um pouco de mossa na tensão total...
Pelo caminho, cheio de falhas/rachas e buracos, ainda apanhei 2 anormais... um velhote que, apesar de não ter ninguém de frente, passou a 1m de mim... e ainda gesticulou quando lhe buzinei! :roll:
Em frente ao bar Migalhas, Pegões, outra razia... desta vez nem o vi chegar e passou bem rápido... :?

Após mais 46,7km cheguei ao meu destino.
A tensão total estava nos 127v, a célula mais alta nos 3.20v e a mais fraca nos 3.17v

Imagem

Imagem

Imagem


Coloquei-a novamente à carga,mas desta vez a 500w, e fui tratar o que lá fui fazer...

Quando voltei para junto da catalã, por volta das 13h, vi leituras dos sensores de temperatura a rondarem os 40ºC, apesar de ela estar à sombra! :o
Desliguei-a e molhei o chão em volta, para arrefecer um pouco o espaço.
Como teria que regressar depois das 16h, às ~14h voltei a colocá-la à carga.
Os sensores de temperatura continuavam a marcar de 37ºC para cima... :?


A viagem de regresso já não correu tão bem... :roll:

Começou pela hora da partida... demorei-me nos meus afazeres e por isso acabei por só iniciar viagem às +18h... como tinha jantar marcado para as 21h, não havia muito tempo para fazer a viagem de regresso e ainda preparar-me e deslocar-me até ao restaurante...

Fiz a N4 a velocidades mais próximas dos 70km/h, insistindo nesse ritmo e, tirando os buracos, foi uma viagem tranquila até ao Montijo, com os condutores a darem espaço suficiente nas ultrapassagens. Creio que o facto de ter vestido o colete de sinalização ajudou a esse comportamento, até porque noutras viagens onde o uso, o tratamento que recebo é semelhante.

Chegado ao Montijo, olhei para a tensão total e marcava ~124v, com as células a ~3.15v...

A tal pressa em chegar a casa e os valores que vi, semelhantes ao do ensaio, levaram-me a arriscar continuar a viagem, non-stop, até casa... :oops:

Entrei na ponte, mantendo velocidades perto dos 60km/h e o consumo instantâneo a ~30Ah.
Fui seguindo, com a tensão total a baixar para valores abaixo dos 120v e as células a ~3.00v... quando a ponte começa a ganhar elevação para a parte mais alta é então que vejo a luz... da burrice que tinha cometido! :evil:
Não me recordo do valor exacto da célula quando apareceu a luz, mas seria -2.80v ou ~2.60v
Tentei continuar, na berma, a ~20Km/h, mas sempre que célula mais franca baixava dos 2.50v o acelerador deixava de dar resposta, por mais suave que fosse com ele... acabei por encostar no parque de refúgio para chamar a assistência em viagem, após ~65km de viagem.
Passou um reboque da ponte, sempre prontos para dar uma ajuda, que sinalizou a mota e deu 2 dedos de conversa... "Qual o problema? Falta de bateria! É eléctrica, sabe, e fiquei sem carga. Ah! Se fosse das outras, usavasse o booster... Pois... mas olhe que se ligasse aqui o booster, fazia boom! porque são bem mais que 12v..."
Não demorou muito mais que 30min a chegar o reboque da assistência.
Usando o conhecimento que o Volt partilhou no seu DB, lá indiquei os 2 olhais na frente onde fixar a scooter. Atrás não me recordava dos pontos indicados no manual, mas fixou-se a scooter sem muito stress. Pelo caminho fomos falados de VEs e fui esclarecendo as dúvidas que tinha. Uma delas era julgar que todos os VEs são vendidos com aluguer de bateria... seria assinante da DECO ? :roll:

Mota na garagem, a carregar, e toca a despachar para ir ao jantar... cheguei com um atraso de 1h...



Portanto, já lá vão 2x que fiquei a pé na catalã... :oops: ...será que haverá uma 3x ? Espero que não! :D

Outras conclusões a retirar desta experiência...

Pressa e VEs não combinam!
Ou temos "depósito" suficiente para derreter na pressa ou então temos que ter tempo para fazer a viagem.

A queda de tensão não é linear.
Tal como já tinha aqui mencionado, apartir dos 3.00v a tensão baixa mais rápido, o que significa que quando começo a ver esse valor ou estou perto do destino, imagino que a uns ~15km @ 60Km/h, ou então tenho que começar a pensar onde irei carregar.

A portagem da ponte Vasco da Gama é caríssima!
Só paguei a electricidade correspondente aos 65km do regresso (~0,70€), ao passo que paguei 2.55€ de portagem... :roll:
Última edição por zeuz em sexta jul 03, 2015 6:40 pm, editado 2 vezes no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”