SW COBRA em Évora

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

escuta Jorge, quanto à ultima foto que coloquei, é aquele o shunt que queres, certo ?

é que enquanto refaço o esquema, gostava de avançar na resolução do problema e o teste que sugeriste parece-me crucial

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Sim é esse mesmo! Podes verificar que estão ao mesmo potencial (com o voltímetro dará zero volts).
Um desses fios vem do negativo do pack e o outro irá para o controlador (onde está marcado B -).
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

shunt feito !

como queremos sobretudo testar o bms em andamento, e manter a sua capacidade de proteger as baterias durante a carga, lembrei-me de fazer o bypass com um disjuntor

assim, posso activar o bypass para circular, e desactiva-lo para carregar as baterias
shunt-feito.jpg
amanha vai a testes !

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por MRider »

Esse fio é capaz de aquecer um bocadinho
Live long and prosper!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

visitante2 Escreveu:Esse fio é capaz de aquecer um bocadinho
sim, também me ocorreu, mas são deslocações de 3 km, espero que nao aqueça de mais

hoje tenho circulado com o BMS off (shunt activo) e já tive as tais quebras de potencia no arranque, pelo que parece que ainda não demos com a causa desta avaria intermitente

hoje devo fazer ai uns 10 km, tinha as baterias completamente carregadas quando comecei

logo vou medir voltagens, para ver se alguma das baterias está desproporcionalmente mais "vazia" que as restantes


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

bom, ....
nao tive tempo de medir voltagens logo que parei
passado duas horas é que medi

estao todas as baterias a 3.38


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

bom, este fim de semana, estive a "bricolar"
passei fios entre cada bateria e uma régua de ligação, para facilitar as leituras de voltagens
(tive de desmanchar bastante as carenagens, mas depois tudo se montou, sem sobrarem peças nem partir nada, vá lá)

seguem umas fotos do serviço
P1000255-small.jpg
P1000255-small.jpg (73.61 KiB) Visto 3135 vezes
pormenor das reguas
reguas.jpg
reguas.jpg (105.9 KiB) Visto 3135 vezes
no link abaixo referido estão as imagens maiores, para que tiver curiosidade
https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing

acho que escolhi fio com calibre demasiado forte, tornam-se mais dificeis de manejar/enrolar, e não acertei bem nos tamanhos, mas isso corrige-se com tempo e trabalho

quanto ao problema em sim, tudo igual, acho que preciso de apoio profissional

torna-se perigoso circular assim, posso entrar numa situação dificil, na qual preciso que a mota ande, e ela recusar-se a andar a mais de 1 km/hora, e ainda causo um acidente

porque a situação ocorre quer com baterias cheias quer vazias, e com shunt no bms, penso nao tratar-se de nada relacionado com as baterias

outra forma de descrever-vos o problema poderia ser dizer-vos que o motor, quando lhe dá na telha, depois de ir a rotação zero, "fica preso"

partindo de acelerador zero, ao dar acelerador, ele (o motor) começa com um zumbido de fraca intensidade (velocidade de deslocamento equivalente ao caracol, mas existe, o motor puxa), e mantendo o punho enrolado o ruido vai intensificando (velocidade aumenta muito lentamente), intensificando, até que, de repente, volta ao normal e a mota quase pula para a frente

cumprimentos a todos


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

esqueci-me de acrescentar uma coisa

- quem pode dar assistência em Évora ?? estou aberto a propostas
(não estou a pedir trabalho gratuito, atenção, é um serviço como qualquer outro, apliquem-se os custos normais do material e do trabalho, claro)


infelizmente nao tenho reboque nem engate no carro, mas posso pensar em alugar uma carrinha para deslocar a mota para fora do seu raio de alcance

aqui em évora, não conheço ninguem capaz de lidar com esta tecnologia

ps: espero que isto não vá contra as regras do forum, julgo que não, mas se assim for , por favor chamem-me à atenção

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Volt »

Em Évora, não conheço ninguém a dar assistência... Quanto muito, conheço quem tenha carrinha que te possa alugar para transportares a mota, mas isso também conheces. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Já experimentaste desligar os contactos da regenerativa nas manetes de travão?

Isso pode estar a acontecer pelo accionamento da regeneração... por vezes até um mau contacto na lampada dos STOPs pode ser motivo.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Volt Escreveu:Em Évora, não conheço ninguém a dar assistência... Quanto muito, conheço quem tenha carrinha que te possa alugar para transportares a mota, mas isso também conheces. :-).
Obrigado Volt, até a malta da Motodiana me poderia ajudar, são muito prestáveis como sabes, gracias pela dica, vamos ver.


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Jorge Rocha Escreveu:Já experimentaste desligar os contactos da regenerativa nas manetes de travão?

Isso pode estar a acontecer pelo accionamento da regeneração... por vezes até um mau contacto na lampada dos STOPs pode ser motivo.
não, confesso que já me lembrei de ser algo com a regenerativa, mas nao me lembrei de desligar os contactos :oops: , vou ver se consigo

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Nunio »

Por acaso não tens leds nos stops?


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

luz-travao.jpg
luz-travao.jpg (47.48 KiB) Visto 3050 vezes
Nunio Escreveu:Por acaso não tens leds nos stops?
não, postos por mim, ou mandados por por mim, nao ha

a mota está como me foi vendida pela SW, e acho que não há leds no conjunto original

para que nao haja dúvidas, fui confirmar
segue a foto

a lampada estava bem presa, sem problema aparente de mau contacto ou folga

(para a colocar de volta é que tive de empurrar um bocadito para a poder rodar e algo se soltou, o encaixe onde ela se fixa ficou solto, agora ficou a abanicar o conjunto, (lampada+casquilho)....... material fracote... :mrgreen: )


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Olá a todos
antes de mais, desculpem a longa pausa, mas entre os afazeres e outros interesses, este ficou em pausa.

Este forum foi muito importante para mim, ao logo destes anos, sobretudo ao inicio, quer na "entrada no assunto" e na tomada de decisão da compra da mota eléctrica, quer com as minhas dúvidas iniciais e com os problemas que me foram surgindo.

Não quero portanto deixar de agradecer, e uma forma de o fazer é dar este testemunho, mas quero também dar uma pequena contribuição, neste caso, com a solução que encontrei para o problema da dureza da suspensão.

Como já passaram cerca de 5 anos desde a última intervenção, vamos rapidamente por a matéria em dia.

1. quanto ao assunto do problema de "energia" que tive com a mota, não era das baterias, nem de maus contactos, era do BMS de origem.

Recorri a ajuda profissional, e graças ao excelente apoio da FuelFreeMotos, e a um novo BMS, o assunto ficou resolvido, até hoje.

2. Entretanto, em 2015, já tive um problema adicional, um dos depósitos de óleo de travão estragou-se (o vidro de inspeção partiu). E foi a saga previsível para arranjar um para substituir, porque não é um "standard" habitual e as lojas de peças não têm. Mas lá consegui e ficou resolvido.
avaria_deposito_oleo_travoes.JPG

Nas andanças de monta/desmonta os plásticos vão-se estragando, e lá fui tendo que fazer reparações, com fibra de vidro, já que não consigo comprar substitutos para as peças que se vão estragando.

Bem sei que não está bonito, mas peço a vossa indulgência, foi a minha primeira reparação com fibra.
reparacao_fibra.JPG
Entretanto já tive de fazer mais algumas reparações do mesmo tipo, porque os plásticos se vão mostrando quebradiços, até mesmo com as vibrações normais de circulação ..... paciência.

3. Mas o assunto mais importante que quero partilhar convosco tem a ver com os amortecedores.
Como sabem, estas motas chinesas (jonway e similares), pelo menos as da geração da minha, são muito duras de suspensão. O assunto foi abordado neste forum varias vezes, por vários membros. Nunca cheguei a perceber claramente se alguem tinha conseguido comprar uns amortecedores melhores, penso que não, porque não se encontravam com as dimensoes e forma adequada.
Em 2017, decidi fazer novo esforço e tirei um dos amortecedores traseiros da mota e andei por empresas "da especialidade" aqui na zona sul do país, a tentar arranjar uns para trocar, ou para "personalizar" aqueles, e fazê-los mais macios. Sem sucesso.

Depois mandei-o para o Porto, zona onde a oferta é muito maior, para o meu irmão, e pedi para perguntarem nalgumas casas se conseguiam arranjar amortecedores de marca, decentes, para substituir aqueles originais. Não se arranjava nada, ou por causa do tamanho, ou por causa de ter olhal numa ponta e forqueta noutra (pelos vistos o habitual agora é olhal nas duas pontas). Mesmo no Jorge Amortecedores também não me encontraram solução, a não ser fazer um par à medida, o que ficava "carote".

Acabei por me decidir a fazer uma experiência. Comprei um par de amortecedores vulgares, com olhal nas duas pontas , de dimensão similar aos originais. Não investi muito nos amortecedores, porque não sabia como ia correr a coisa.
Depois foi-se a um serralheiro, sempre com um dos originais ao lado, e mandou-se cortar o olhal inferior, e fez-se uma forqueta de chapa, que se soldou no local.
O resultado foi muito satisfatório, como se pode ver na imagem seguinte.
(cortou-se um pouco abaixo do depósito do óleo, para não estragar o óleo por excesso de calor, ao fazer a soldadura da nova forqueta)
amortecedores_novos.JPG
Temos na imagem um dos amortecedores originais, e o par modificado.

O custo foi cerca de 52 euros (20 euros de serralheiro e 32 dos par de amortecedores)

Tenho usado essa solução até hoje, e estou satisfeito. Melhorei a macieza da circulação.

Para a próxima tentativa, agora que sei que resulta, já posso tentar uns amortecedores bons, eventualmente a gas, que sejam reguláveis.

Espero que com este exemplo, já outros membros se pensem em aventurar-se em solução similar.

Já agora, a motita está com quase 10 mil km, mas ainda não lá chegou.

Cumprimentos a todos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por serges »

Muito bem, bons olhos te vejam...

Parabéns pelos kms e pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Mumia »

elaaaaaaa muito fixe essa alteração aos amortecedores ;) é assim mesmo desistir nunca!!! ha que inventar ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”