SW COBRA em Évora

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

zig Escreveu:vou experimentar o gps, para aferir melhor da velocidade
mas agora tenho andado pouco, as duas questões acumuladas (ondulação sistematica+dureza) castigam-me muito as costas

na oficina perguntam-me logo se podem tirar as rodas e eu "patino" logo, com a roda de trás, sei lá como é que aquilo se tira

tens instruções /manual de manutenção da mota ??

(nao me refiro ao documento de "boas praticas" do Vasco)
Olá zig, realmente muito bonita a tua motinha (é igual à minha só que a minha é cinza, e de menos potencia, 2Kw).

Não te preocupes porque a roda pode sair, ficando sempre agarrada ao cabo que vai ter ao controlador, mas se calhar nem será necessário tirar mais nada que a roda para mudar de pneu. Esses teus pneus são mesmo muito duros por natureza, digo isto porque reparo que as e-max também têm esse defeito, mas dizem que mudando de pneus a coisa muda completamente, e para melhor. Assim passas a saber se o problema é mesmo dos pneus (que eu penso que sim).

Poderás retirar alguma força aos amortecedores, se ainda não o fizeste, mas eu notei que com os kms feitos acaba por ficar mais suave, ou é por eu ter os pneus já muito gastos, logo menos espessura e menos dureza.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

e_bike Escreveu:Tenho encomendado aqui http://www.rodamoto.es" onclick="window.open(this.href);return false;

Na semana passada comprei lá 2 Continental Conti twist sport, têm um preço bom e até agora estou satisfeito.
Tenho usado Michelin, mas duram muito pouco na traseira. :?
ok, outra boa dica, obrigado


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Para melhor documentar a situação presente, fiz umas fotos

http://dl.dropbox.com/u/4213389/mota/amortecedores.html

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

O quadro da mota, pelo menos a forquilha da roda traseira, é muito mais reforçada do que o da minha. Quase parece o de uma e-max que só tem um amortecedor do lado, por ter a roda segura por esse mesmo lado e apenas esse!

Retirar ar a esse pneu também não irá influenciar muito, pois ele parece ser bem duro, que deve segurar a mota mesmo sem ar :)
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Pois, relativamente ao quadro, optimo, ainda bem que este é mais forte que outros, que li aqui no forum que tiveram problemas graves com isso (o civic, penso eu, se a memória não me falha).
Quanto aos pneus, .... pois, são praticamente novos, mas parece que sao mesmo beras, estou a equacionar troca-los. Falei com a SW-Energy, que me recomendou michelin pilot sport, e talvez seja essa mesmo a minha opção, ainda estou a ver preços.
Quanto à regulação do amortecedor, tenho aqui uma ideia para discutir contigo, mas tenho de fazer um desenho para explicar a coisa e agora nao tenho vagar.
mais Logo.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Porreiro!
...quando te der!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

ok, a ideia que me deram também envolve ferro de soldar, e acho que prefiro comprar amortecedores novos, mas lá vai

o amortecedor tem um retentor, nao sei se terá outro do outro lado. Se cortarmos esse retentor e o re-soldarmos mais abaixo, conseguimos retirar tensao à mola e , em principio, ela ficara um pouco menos dura, capaz de amortecer melhor as pequenas irregularidades do piso. Quanto a grandes irregularidades, funciona tudo igual, porque a força da mola está lá ainda.

segue imagem

não faço ideia se isto é exequível, com a segurança desejada (não convem a soldadura partir no meio de um passeio, certo ?)
Anexos
regulador alterado
regulador alterado
regulacao_proposta.jpg (136.3 KiB) Visto 2366 vezes

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Como não sei como é contruido o amortecedor, não sei se resulta soldando, mas os que vêm de origem não são soldados com electrodos, são por pontos de altas correntes a baixissimas tensões numa fracção de segundo (que poderá para não por em risco o que está por dentro).

Podes por aí as medidas dos teus amortecedores, para eu ver se são iguais aos meus?
É que me parecem mais fortes, e a tua mota nem será muito mais pesada que a minha, e a minha já fica dura com seus amortecedores... se os da tua forem mais fortes, posso enviar-te os da minha, para experimentares na tua mota, pode ser que fiquem bem!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

ok
agradeço muito a tua oferta, mesmo que não venha a ser aproveitada por qualquer razão

logo dedico-me à régua e fita métrica


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

ora bem, parece-me que o amortecedor tem, de parafuso de fixação superior a parafuso de fixação inferior, 35 cm
nao fica muito bem medido porque não me pareceu que valesse a pena desmontar, mas penso ser isso
Anexos
amortecedor 35 cm
amortecedor 35 cm
amortecedor_35cm.jpg (148.31 KiB) Visto 2327 vezes


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

Na sequência de uma solicitação nesse sentido do nosso colega t3lmo, dei uma volta pelos pontos de carregamento mobi-e da cidade.
Já lhe comuniquei os resultados e dentro em breve deverão ser incorporados no local adequado

Entretanto quero aqui partilhar, desde já, essa informação convosco, para que saibam que há pontos de carga funcionais na cidade,
venham e apareçam, nessa altura o "zig" ganhará cara e tomaremos um café ou uma imperial (conforme os gostos de cada um(a) )

está disponível on-line, em http://dl.dropbox.com/u/4213389/mobi-e/ ... evora.html" onclick="window.open(this.href);return false;

as fotos também la estão, bem como um file com a localização dos pontos, em formato kml, para quem quiser ver no google-earth

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por jmal »

Não interessa meter a fixação da mota para baixo, no ultimo ponto a mola tá quase solta, pelos menos nas suspensões que conheço, a posição mais comprida costuma ser a da mola só encostada. Mudar a mola para uma mais fraca parece ser a melhor solução.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

jmal, obrigado pelo esclarecimento, se calhar andavamos a mudar o retentor para baixo e a mola nao "distendia" mais

tens ideia de como devo fazer isso que sugeres ?? mudar a mola ??
numa metalurgica, numa loja de peças ?? ou numa oficina de motas ??

se os amortecedores fossem coisas mais ou menos standard, devia ser possivel saber qual é esta mola e mandar vir "de algures" a mola seguinte em termos de força, mas com o mesmo tamanho, não era ??

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por jmal »

zig Escreveu:jmal, obrigado pelo esclarecimento, se calhar andavamos a mudar o retentor para baixo e a mola nao "distendia" mais

tens ideia de como devo fazer isso que sugeres ?? mudar a mola ??
numa metalurgica, numa loja de peças ?? ou numa oficina de motas ??

se os amortecedores fossem coisas mais ou menos standard, devia ser possivel saber qual é esta mola e mandar vir "de algures" a mola seguinte em termos de força, mas com o mesmo tamanho, não era ??
Casas de suspensões, aqui em Caldas existe uma empresa que faz molas por medida, mas nunca pedi orçamento para umas com menos força porque também não sei o que pedir....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

jmal Escreveu:
Casas de suspensões, aqui em Caldas existe uma empresa que faz molas por medida, mas nunca pedi orçamento para umas com menos força porque também não sei o que pedir....
ok,obrigado
deixa lá ver o que me dizem por aqui nas oficinas

mas sabes, não tenho sido muito bem recebido, porque se apercebem que isto das electricas, lhes tira muito o negócio, suponho....

vamos ver como corre a coisa

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá zig,
Os amortecedores da minha Flash parecem-me ser bem inferiores, e se eu ainda me queixo, faço ideia com uns mais fortes!
Ficam as medidas por mim tiradas:
Distancia entre centros dos parafusos dos apoios 32,5 cm (no descanso central)
Curso possível do amortecedor 6 cm
Diâmetro da mola 4,0 cm
Diâmetro da verguinha da mola 6 mm
Diâmetro do corpo, excluindo a mola 2,4 cm
Distancia do apoio inferior do amortecedor ao eixo do braço suspenso 42 cm

Relativamente à ideia do jmal, até que seria bem aceitável. A dificuldade será arranjar umas molas mais adequadas.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

hoje lá fui à oficina
a hipotese de compra outros amortecedores nao colheu muito bem, pela dificuldade em conjugar tamanhos/apoios/fixações, e forças

fizeram-me uma sugestão, que nao envolve soldaduras, nem mexe no curso do amortecedor, mas sim no ângulo de trabalho da mola e que me parece que pode ajudar

vou-vos transmitir a ideia com uma imagem, e peço as vossas opiniões

o mecânico sugeriu que como os meus amortecedores estão muito "verticais" reagem muito violentamente ao piso e que alterando o ângulo, se pode tornar o amortecedor menos reativo
faz-se um furo no ferro de suporte superior do amortecedor e muda-se o amortecedor para lá (seria para fazer nos dois lados, claro)

(esta abordagem tem a vantagem de poder "repor" a situação original, caso não de o resultado desejado)

segue uma imagem que penso ser capaz de elucidar a proposta, com a posição do furo a fazer

(a traseira da mota deve descer 1 cm )
Anexos
apoio_superior_do_amortecedor.jpg
apoio_superior_do_amortecedor.jpg (143.15 KiB) Visto 2253 vezes

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por Jorge Rocha »

Começamos a andar de encontro à minha filosofia das alavancas... :D

Mas posso-te dizer que essa diferença não será significativa.

Eu já construi alguns acessórios para tractores, onde no que eles se baseavam era mesmo em alavancas, dai ter alguma voz na matéria!

Um bom Físico (Matemático) é capaz de calcular qual a inclinação necessária do amortecedor para que esse mesmo fique bem dimensionado para a tua mota.

Eu mesmo sem grande formação, e um pouco a olhometro, já tenho alguma percepção... é como o sal na comida, com o tempo já não é preciso provar para que fique bem temperado.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por jmal »

zig Escreveu:hoje lá fui à oficina
a hipotese de compra outros amortecedores nao colheu muito bem, pela dificuldade em conjugar tamanhos/apoios/fixações, e forças

fizeram-me uma sugestão, que nao envolve soldaduras, nem mexe no curso do amortecedor, mas sim no ângulo de trabalho da mola e que me parece que pode ajudar

vou-vos transmitir a ideia com uma imagem, e peço as vossas opiniões

o mecânico sugeriu que como os meus amortecedores estão muito "verticais" reagem muito violentamente ao piso e que alterando o ângulo, se pode tornar o amortecedor menos reativo
faz-se um furo no ferro de suporte superior do amortecedor e muda-se o amortecedor para lá (seria para fazer nos dois lados, claro)

(esta abordagem tem a vantagem de poder "repor" a situação original, caso não de o resultado desejado)

segue uma imagem que penso ser capaz de elucidar a proposta, com a posição do furo a fazer

(a traseira da mota deve descer 1 cm )

Não é só o furo, o amortecedor não vai chegar ao ponto onde tens a indicação de fazer o furo, o apoio da mota é largo e não chega lá.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: SW COBRA em Évora

Mensagem por zig »

o jmal pode ter razão e o amortecedor nao poder ir até lá, por causa da propria barra de fixação.
Tenho de experimentar desaparafusar um e ver até onde consigo subir o amortecedor, para ver se valerá a pena

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”