EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Primeira viagem oficial da Liberty - BOMBAS DE GASOLINA!!! :lol:

Depois do almoço deparei-me com um dilema... não chovia, e precisava fazer duas coisas urgentes: experimentar a liberty e cortar a minha relva que já parecia uma selva, mas também não tinha gasolina para o corta-relva... toca de carregar o "jerrican" na liberty e ir buscar gasolina à bombas.

E o andamento da mota... uuooooouuuuu! :lol:

Estou sem painel (em modificações) pelo que não pude comprovar a velocidade, mas está a andar bem.
Fiz cerca de 5km quase sempre a direito, e o voltímetro (que ainda não dispensei), foi oscilando um pouco mais do que eu estava à espera, baixando para cerca de 48/47V sempre que puxava mais por ela.

Cheguei a casa, e fui cortar a relva na ideia de ir dar mais uma volta, mas a mulher adiantou-se e quiz ir experimentar... ficou a pé após cerca de 1km, mas felizmente a 50m de casa... voltimetro a marcar 3V. Lembrei-me que o BMS podia ter feito corte e toca de voltar a fazer a "malandrice" para arrancar o BMS, o que resultou - voltimetro passou a marcar 51,7V. Monto na mota e andei cerca de 200m. Assim que arranquei num cruzamento puff, novamente abaixo. Aqui pareceu-me ter visto o voltimetro a marcar 46V e qualquer coisa. Ou seja, foi dos 51,7V(em repouso) aos 46V(em arranque)... será normal tanta oscilação?

Cheguei rapidamente a casa, e fui logo medir as celulas - todas a medir 3,24V - balanceamento 100%.
Reiniciei o BMS novamente e o sistema ficou a marcar 51,7V.
Fico safisfeito por o BMS estar a fazer o respetivo corte por baixo, embora pensasse que fosse mais abaixo, mesmo assim dá uma média de 2,875V por célula se o estiver a fazer aos 46V. Não será cedo demais? Acho que vou ter mesmo que repensar a questão do botão "START" para reactivar o sistema...

É normal tanta oscilação na tensão?
Tendo em conta que já fui buscar as baterias à uma semana e meia (1º carregamento feito nessa noite) e praticamente não foram usadas (nem carregadas) durante todo este periodo.
Será que as baterias apenas estão a precisar de "começar a mexer", ou há por aqui mais algum pormenor que me esteja a escapar?

Entretando e como prometido deixo algumas fotos da instalação! ;)

Imagem

Colocação de disjuntor que a mota não tinha - usei um de 32A.
Também já ali está ao lado do BMS o lugar para o futuro carregador interno.
Imagem

Imagem

Imagem

Abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Entretanto depois do sucedido de há pouco meti à mota à carga e o carregador desligou aos 57V, depois o pack estabilizou nos 55,5V.
Agarrei na mota logo a seguir para mais um teste, fiz um total de 3km e a tensão rapidamente caía para os 49/48V sempre que puxava mais pela mota. Num arranque mais forçado a tensão caiu mais um pouco, e aqui tenho a certesa pois ia de olho no voltimetro - assim que atingiu os 47V o BMS cortou. No final dos 3Km o pack estava a medir 51,5V.

Não estou habituado ao litio, mas até nas baterias de gel eu ia achar estas oscilações estranhas em tão poucos kms...
O BMS também me parece que está a fazer o corte muito cedo...

Sugestões?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Estou a gostar de ver o teu trabalho!!!

Quanto às baterias, não te preocupes assim tanto com o seu abaixamento. São apenas de 40Ah e as minhas de 80Ah (mas com menos uma celula) também baixam a esses valores quando os picos de corrente são de cinquenta e poucos Amperes (nos arranques e nas subidas muito inclinadas), pelo menos quando já estão com uns 65 kms em cima (50% da capacidade).

O que eu acho é que o corte está a acontecer muito cedo, já verificaste de não haverá alguma celula que se esteja a ir mais a baixo, fazendo assim accionar o corte do bms (não pela tensão total, mas pela tensão dessa celula)???

Podes fazer um teste de capacidade às baterias, excluindo o bms, deixando que seja o corte do controlador a limitar a sua carga (que será aos 42V, se for igual à minha Flash).

Conforme vais fazendo os kms, podes, a cada 10 kms, fazer as leituras uma a uma (o mais rapido possivel, após a paragem, para as tensões não terem tempo de normalizarem/subirem).

As baterias deverão fazer 70 kms com facilidade.

Para verificares se o balanceador está a fazer o seu trabalho terias de ter uma tensão total do carregador a desligar aos 58 ou 59V, para que fossem ultrapassados os limites (3,6V) para a iniciação do balanceamento. E do corte se as tenções em alguma das celulas ultrapassasse dos 4V.

Continuação de bons testes... assim vais ficar com mais confiança dos materiais que tens!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Estou a gostar de ver o teu trabalho!!!
Obrigado! ;)
Jorge Rocha Escreveu:as minhas de 80Ah (mas com menos uma celula) também baixam a esses valores quando os picos de corrente são de cinquenta e poucos Amperes (nos arranques e nas subidas muito inclinadas), pelo menos quando já estão com uns 65 kms em cima (50% da capacidade).
Pois, mas estamos a falar apenas de 2 ou 3 kms...
Jorge Rocha Escreveu:O que eu acho é que o corte está a acontecer muito cedo, já verificaste de não haverá alguma celula que se esteja a ir mais a baixo, fazendo assim accionar o corte do bms (não pela tensão total, mas pela tensão dessa celula)???).
Assim que me aconteceu o primeiro corte, em menos de 5 minutos estava a medir, e todas as células marcavam sem excepção 3,24V

Também acho que o BMS está a fazer o corte muito cedo (o voltimetro ia a marcar 47V), pois segundo as características isso devia acontecer quando alguma célula atingisse os 2,30V - o que dava cerca de 37V se todas estivessem a descarregar na mesma proporção. Antes disso já o controlador devia ter cortado, pois acho que o meu também corta aos 42V como o teu.

Estou desdo o inicio com muitas reservas em relação à secção dos fios que ligam a cada célula. Aquilo é finissimo... perdoem-me a expressão mas aquilo é literalmente da espessura de um pintelho! :lol: Não sei se a queda de tensão não possa vir daí, e até mesmo provocar algum erro de leitura nas tensões das células, provocando também o corte do BMS... o que acham? Pode ter influência?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu: Estou desdo o inicio com muitas reservas em relação à secção dos fios que ligam a cada célula. Aquilo é finissimo... perdoem-me a expressão mas aquilo é literalmente da espessura de um pintelho! :lol: Não sei se a queda de tensão não possa vir daí, e até mesmo provocar algum erro de leitura nas tensões das células, provocando também o corte do BMS... o que acham? Pode ter influência?
Em relação aos fios das informações das tensões das celulas, não faz mal que sejam finos, pois durante o andamento não passa por lá corrente nenhuma (o consumo é identico a um voltimetro, que é 0,000...mA), apenas no balanceamento passará alguns mA`s.

Esse bms estará regulado para Li-ion, a fazer o corte aos 3,0V, em vez de LiFePo a 2,6V???
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Já verificaste se o bms aquece enquanto fazes esses 3 kms?

Poderá ele estar a fazer de resinstência, deixando a tensão baixar ainda mais do que os valores que estás a medir (da tensão total)?

Tens as ligações do voltimetro onde?

Deve haver uma razão, pois o material tem sempre razão!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:
lopes Escreveu: Estou desdo o inicio com muitas reservas em relação à secção dos fios que ligam a cada célula. Aquilo é finissimo... perdoem-me a expressão mas aquilo é literalmente da espessura de um pintelho! :lol: Não sei se a queda de tensão não possa vir daí, e até mesmo provocar algum erro de leitura nas tensões das células, provocando também o corte do BMS... o que acham? Pode ter influência?
Em relação aos fios das informações das tensões das celulas, não faz mal que sejam finos, pois durante o andamento não passa por lá corrente nenhuma (o consumo é identico a um voltimetro, que é 0,000...mA), apenas no balanceamento passará alguns mA`s.

Esse bms estará regulado para Li-ion, a fazer o corte aos 3,0V, em vez de LiFePo a 2,6V???
Acho que estará descoberto o mistério, e poderá ter a ver com o sitio escolhido para a colocação do disjuntor.
Segundo o esquema abaixo, eu coloquei o disjuntor logo à saida do pack - desta forma isolava todo o sistema BMS/Controlador. O Problema é que aquela ligação deve servir também para balanceamento e medição da ultima célula.

Ao que parece, durante uma descarga de 20A, o disjuntor vai provocar uma queda de tensão de cerca de 1V - o que eu desconhecia - logo vai fazer com que o BMS faça uma leitura 1V abaixo daquela célula, provocando o corte.

Imagem

Faz todo o sentido, pois quando ocorreu o corte eu vi no voltimetro 47V, o que equivale a 2,94V por célula. Naquela o BMS vai ler 1,94V o que vai ao encontro das características do BMS: "Over-discharge Detection Voltage 2.00V (1.95V-2.05V)"

O sitio indicado para a colocação do disjuntor será então onde coloquei a bola azul. Amanhã já devo tratar disso, e espero que resolva! ;)
Jorge Rocha Escreveu:Já verificaste se o bms aquece enquanto fazes esses 3 kms?

Poderá ele estar a fazer de resinstência, deixando a tensão baixar ainda mais do que os valores que estás a medir (da tensão total)?

Tens as ligações do voltimetro onde?

Deve haver uma razão, pois o material tem sempre razão!
Aquecer acho que não aquece, mas também não verifiquei.
Ando com um multimetro ligado no mesmo sitio onde liga o voltimetro do painel.
Já agora concordas com a teoria acima da queda de 1V no disjuntor? Se calhar o material tem mesmo razão! :lol:

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Pronto... Misterio resolvido!!!

Muito boa conclusão que tiraste, eu mesmo não faria melhor raciocinio! :D

O material tem sempre razão!!!

Bom trabalho para amanhã!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Pronto... Misterio resolvido!!!

Muito boa conclusão que tiraste, eu mesmo não faria melhor raciocinio! :D

O material tem sempre razão!!!

Bom trabalho para amanhã!
Tenho a agradecer a um user de outro forúm onde pedi ajuda, que me informou da dita queda de 1V no disjuntor (que desconhecia completamente)! ;)
Amanhã já meto a coisa no lugar e logo se vê como se vai portar a máquina...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Mudei o disjuntor de sitio e novos testes... parece que melhorou, mas não resolveu... :?
Estudei um percurso com uma subida (+/- 300m) bem inclinada após 1km e outra subida (+/- 800m) menos inclinada após cerca de 2km.
Agarrei na mota a marcar 53V, depois de ter carregado ontem à noite. Sempre de olho no multimetro, primeira subida bem inclinada e sempre a fundo, tensão baixou até aos 46,5V mas a mota nem se queixou (porreiro pensei eu)... Mais à frente segunda subida e punho sempre no fundo, foi sempre a andar por ali acima com tensão a rondar os 47/48V. Já vinha todo contente da vida, quando exactamente no final da subida e já a reduzir a inclinação... puff foi abaixo e aqui tenho a certesa que o multimetro não baixou dos 47,5V... toca a encostar para voltar a reactivar o BMS... :shock: O regresso a casa já era praticamente a direito e vim a controlar o punho não deixando a tensão baixar dos 48/49V... Ainda antes de chegar a casa parei, rodei o punho ao máximo no arranque e puff novamente...

Cheguei a casa toca de medir tudo outra vez...
Pack: 51,8V
Celulas todas com 3,24V sem excepção.

Desta vez e a conselho do Humberto fiz medição "em carga", colocando a mota no descanço central e medindo ao mesmo tempo que rodavo o punho ao máximo.
Assim que rodava o punho (estando o motor parado nesse momento) fiz as seguintes medições:
- À saida do pack, à entrada do BMS, e à saida do BMS: 51,5V
- À entrada para o controlador (após disjuntor): 50,9V - lá está a dita queda de tensão.
- Nenhuma das celulas baixou dos 3,17V ao rodar o punho, e desta vez medi diretamente na placa do BMS.

Já agora deixo as características do BMS e parece-me que nenhum parametro está a ser ultrapassado:

Battery Type: LifePo4
Overcharge Detection Voltage: 3.9V (3.87V-3.93V)
Overcharge Release Voltage: 3.8V (3.77V-3.83V)
Balance Activation Voltage: 3.60V (3.57V-3.63V)
Balance Release Voltage: 3.60V (3.57V-3.63V)
Over-discharge Detection Voltage: 2.00V (1.95V-2.05V)
Over-discharge Release Voltage: 2.30V (2.25V-2.35V)
Balance Current: 75mA
Max. Continuous Discharge Current: 66A
Over Current Detection Current: 100A (90A-130A)
Current Consumption In Normal Operation: 10uA
Current Consumption In Over-discharge And Load Not Removed: Less Than 200uA
Current Consumption In Over-discharge Or Load Removed: Less Than 10uA

Aceitam-se novas sugestões... :?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

Revê o aperto de todos os terminais nas baterias e ligações.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:Revê o aperto de todos os terminais nas baterias e ligações.
Também desconfiei que pudesse ser algum mau contacto pelo que já fiz essa verificação, mas também só acontece em esforço. Começo a desconfiar que o BMS não deve estar a jogar com o baralho todo... :?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Depois de verificadas todas as ligações, e reapertados todos os terminais conforme também tinha lembrado o jmal (alguns precisaram de um ligeiro aperto), nova volta de teste e usei o mesmo percurso de cerca de 3/4km. Cortou exactamente a 30/50m do mesmo sitio onde tinha cortado de manhã.

Além tinha perguntado se havia cabos a aquecer, e na chegada a casa fui verificar. Estão a aquecer um pouco os cabos das ligações Bat- e PowerOut- do BMS. Não posso dizer que estivessem muito quentes, mas notava-se o aquecimento. O cabo usado foi de 16mm.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

Sendo assim o bms não está bom, se nem aguenta com o pico de carga dos condensadores do controlador, obviamente não aguenta com a corrente que o motor puxa a subir.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu: Além tinha perguntado se havia cabos a aquecer, e na chegada a casa fui verificar. Estão a aquecer um pouco os cabos das ligações Bat- e PowerOut- do BMS. Não posso dizer que estivessem muito quentes, mas notava-se o aquecimento. O cabo usado foi de 16mm.
Como é possivel os cabos de 16mm aquecerem?
Toda a instalação (coorentes fortes) da minha mota tem fios de 6mm e pouco ou nada aquecem :?:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:
lopes Escreveu: Além tinha perguntado se havia cabos a aquecer, e na chegada a casa fui verificar. Estão a aquecer um pouco os cabos das ligações Bat- e PowerOut- do BMS. Não posso dizer que estivessem muito quentes, mas notava-se o aquecimento. O cabo usado foi de 16mm.
Como é possivel os cabos de 16mm aquecerem?
Toda a instalação (coorentes fortes) da minha mota tem fios de 6mm e pouco ou nada aquecem :?:
Esqueci-me de referir que os 3 fios amarelo, verde e azul que vão do controlador ao motor também estavam um pouco quentes. Lembrei-me entretanto que a mota do civic igual à minha e com o mesmo tipo de instalação, tem um potênciometro limitador de potência ligado ao controlador. A minha tem lá a ficha, mas não tem o dito potênciometro. Será possivel a mota em esforço atingir os 66A limite do BMS por falta desse limitador?

Outra questão... alguém sabe se estes carregadores têm algum tipo de regulação me permita elevar um pouco mais a tensão de carga, ou é necessário alteração fisica?

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por e_bike »

Isso anda azarado! :evil:

Tenta dar uma volta sem o BMS. Talvez ele esteja a cortar por excesso de corrente ou por aquecimento pois é sempre no cimo da subida.

A queda de tensão acentuada também acontece na minha neste dias mais frios. Não sei conheces as subidas para a Barragem de Castelo do Bode vindo de Abrantes? Subo isso quase todos os dias, são mais de 2 kms a subir e sempre com o punho enrolado. Com a mota totalmente carregada, chega a cair dos 80V para os 69V quando puxo por ela nas subidas. Se vier com as baterias quentes da carga desce menos, mas desce sempre. O frio afecta muito estas baterias Thundersky.

Espero que consigas resolver isso depressa.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

e_bike Escreveu:Isso anda azarado! :evil:

Tenta dar uma volta sem o BMS. Talvez ele esteja a cortar por excesso de corrente ou por aquecimento pois é sempre no cimo da subida.

A queda de tensão acentuada também acontece na minha neste dias mais frios. Não sei conheces as subidas para a Barragem de Castelo do Bode vindo de Abrantes? Subo isso quase todos os dias, são mais de 2 kms a subir e sempre com o punho enrolado. Com a mota totalmente carregada, chega a cair dos 80V para os 69V quando puxo por ela nas subidas. Se vier com as baterias quentes da carga desce menos, mas desce sempre. O frio afecta muito estas baterias Thundersky.

Espero que consigas resolver isso depressa.
Pois está complicada a coisa, mas espero resolver a coisa breve, pois ainda por cima está previsto o regresso do bom tempo esta semana e queria meter a mota definitivamente na rua. Sim, conheço essas subidas, e são bem tramadas. Trabalhas para esses lados?

Acredito que esteja a cortar por excesso de corrente que por sua vez também vai provocar o dito aquecimento. O limitador secalhar faz lá falta... digo eu...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

lopes Escreveu:Acredito que esteja a cortar por excesso de corrente que por sua vez também vai provocar o dito aquecimento.
Isto também não faz sentido, porque o BMS que supostamente diz que aguenta até aos 66A continuos, logo o disjuntor ia cortar primeiro pois é de 32A.

Estou agora a ser confrontado com outra questão. Um user está a levantar a questão dos fets usados no circuito não permitirem que o BMS vá alem dos 28A continuos e 41A de pico contrariando as características anunciadas pelo vendedor. Estou a reunir informação sobre isso...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

lopes Escreveu: Isto também não faz sentido, porque o BMS que supostamente diz que aguenta até aos 66A continuos, logo o disjuntor ia cortar primeiro pois é de 32A.
O disjuntor não corta rigorosamente aos 32A, e provavelmente nem aos 66A, depende do tempo que está nessa corrente, estes disjuntores têm 2 modos de actuação, um por corrente (verificar as características do mesmo) e por corrente dependo do tempo que tiver nesse estado, ou seja, ele começa a aquecer e passado algum tempo desliga, o segundo modo é por curto-circuito e nesse caso é instantâneo.
lopes Escreveu:Estou agora a ser confrontado com outra questão. Um user está a levantar a questão dos fets usados no circuito não permitirem que o BMS vá alem dos 28A continuos e 41A de pico contrariando as características anunciadas pelo vendedor. Estou a reunir informação sobre isso...
Isso não faz sentido, os mosfets quando não aguentam a corrente que passa por eles queimam, alias, raramente em aplicação pratica se consegue chegar ao máximo especificado pelo fabricante, em aplicações bem desenhadas, não se deve passar dos 25 % do seu máximo. Ainda assim, com 5 mosfets por mais fracos que sejam não devem ser menos de 40-50 amperes cada 1, estando em paralelo o seu máximo seria 5 vezes mais se estiverem bem excitados, caso não aconteça queimam.

Podes meter aqui a referência deles ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”