EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por serges »

Muito bem...

Força com este projecto pois merece!

A comunidade agradece esta partilha tão importante!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Mais depressa eu me tivesse queixado que o documento nunca mais vinha, e mais depressa ele aparecia... :D

Chegou hoje, e já procedi à alteração da cor no "livrete" - muito fácil e prático de fazer no site do IMTT. Na posse de todos os elementos necessários (BI, documento da viatura), basta aceder ao respectivo site, seleccionar "serviços online", e logar com os dados do portal das finanças. Depois é só seguir os quadros que vão aparecendo.
Este procedimento gera depois uma referência multibanco para o pagamento, que assim que seja recepcionado por parte dos serviços procedem à emissão e envio do novo documento único (espero :) ).

Fiquei espantado com a facilidade do procedimento (embora e ressalvo ainda não tenha o resultado prático da coisa), e só paguei 27€ - confesso que esperava mais...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Bela partilha para quem esteja com ideias para as mudanças de cores :D
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Bela partilha para quem esteja com ideias para as mudanças de cores :D
À pouco fui espeitar o estado do processo no site do imtt e mais uma agradável surpresa... se tivesse a mota pronta já podia circular com ela mesmo sem ter o documento único atualizado, pois eles disponibilizam na área online uma guia para download para juntar aos documentos a comprovar o pedido de alteração. Muito bom este sistema!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por RuFuS »

lopes Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Bela partilha para quem esteja com ideias para as mudanças de cores :D
À pouco fui espeitar o estado do processo no site do imtt e mais uma agradável surpresa... se tivesse a mota pronta já podia circular com ela mesmo sem ter o documento único atualizado, pois eles disponibilizam na área online uma guia para download para juntar aos documentos a comprovar o pedido de alteração. Muito bom este sistema!

E não tens de ir a nenhuma inspecção com a mota?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

RuFuS Escreveu:
lopes Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Bela partilha para quem esteja com ideias para as mudanças de cores :D
À pouco fui espeitar o estado do processo no site do imtt e mais uma agradável surpresa... se tivesse a mota pronta já podia circular com ela mesmo sem ter o documento único atualizado, pois eles disponibilizam na área online uma guia para download para juntar aos documentos a comprovar o pedido de alteração. Muito bom este sistema!
E não tens de ir a nenhuma inspecção com a mota?
Não, pois não se está a alterar nenhuma característica mecânica da mota.
A partir do momento que o documento único corresponda com as características da mota está tudo ok! ;)
Só haveria problema se eu pintasse a mota de branco e continuasse a andar com o livrete a dizer que a cor era vermelha... era mandado parar numa operação stop e havia logo problemas.


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por RuFuS »

lopes Escreveu:
RuFuS Escreveu:
lopes Escreveu:À pouco fui espeitar o estado do processo no site do imtt e mais uma agradável surpresa... se tivesse a mota pronta já podia circular com ela mesmo sem ter o documento único atualizado, pois eles disponibilizam na área online uma guia para download para juntar aos documentos a comprovar o pedido de alteração. Muito bom este sistema!
E não tens de ir a nenhuma inspecção com a mota?
Não, pois não se está a alterar nenhuma característica mecânica da mota.
A partir do momento que o documento único corresponda com as características da mota está tudo ok! ;)
Só haveria problema se eu pintasse a mota de branco e continuasse a andar com o livrete a dizer que a cor era vermelha... era mandado parar numa operação stop e havia logo problemas.
ok!

Pensava que qualquer alteração nas características de um veículo que implicassem alterações no Documento Único obrigassem a uma inspecção...


Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Quero actualizar algumas informações que erradamente dei atrás sobre o processo de alteração da cor.
Lembrei-me de dar mais uma espreitadela no site do IMTT para ver o estado do processo, e tudo na mesma...

Estranhei isso e estranhei também outro pormenor logo de inicio... então eles enviam-me outro documento único (DUA) e depois fico com dois, um a dizer que a mota é vermelha e outro a dizer que a mota é branca? Pois isto não fazia mesmo sentido...

Após mais umas buscas, descobri então mais coisas na área online do site do IMTT - além da guia (QUE NÃO SUBSTITUI O DUA - como erradamente referi atrás), foi gerado também um oficio que devo remeter ao IMTT juntamente com os documentos actuais.

Ou seja, atrasei o processo praticamente 1 semana... :? É o que faz uma pessoa não andar trocar a cor da mota todos os dias, senão já sabia! :lol:
O que vale é que a pintura também está atrasada, senão ainda me ia custar mais ter a mota pronta e parada na garagem. :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

E como sei que gostam de umas fotos... ;)

Durante a manutenção:
Imagem

Aqui dá para ver o braço da roda de trás desmontado para mudar os sinoblocos
Imagem

Os sinoblocos: o primeiro era o existente que não mostra bem o estado dele, e os novos em nylon - na volta de teste não notei que a mota estivesse mais "rija" por causa disso, antes pelo contrário, notei uma condução mais suave e equilibrada.
Imagem

A liberty quase pronta a aguardar que as carenagens venham da pintura...
Imagem

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Não chegaste a verificar se o controlador estava seco por dentro?
O bucim do meu não fazia bem a vedação, deixando entrar por lá a água...
Como estão as baterias? Já estão todas equilibradinhas?

Estás a colocar a motinha toda nova, ou ainda melhor que nova, parabéns!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Não chegaste a verificar se o controlador estava seco por dentro?
O bucim do meu não fazia bem a vedação, deixando entrar por lá a água...
Como estão as baterias? Já estão todas equilibradinhas?
Realmente tenho-me lembrado do que vi no teu... só ainda não o abri, porque acho que não tenho cá o material certo para o isolar depois. Mas acho que o vou abrir esta semana.

Quanto às baterias não consegui fazer grande coisa quanto ao equilibrio. Nas 4 mais novas medi cerca de 13.1V no dia a seguir à carga, enquanto as 4 de origem foram parar aos cerca de 12.5V.
Optei por montar em cada série: 2 velhas + 2 novas intercaladas entre si.

Não sei se o tratamento dado se vai traduzir em mais quilometros de autonomia, mas da pequena volta de teste que dei com ela, estava com uma diferença enorme em força e velocidade do que quando me chegou às mãos.

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por sergio ferraz »

vais misturar as novas com as velhas?
acho que vais estragar as novas...
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

sergio ferraz Escreveu:vais misturar as novas com as velhas?
acho que vais estragar as novas...
Baterias em série é como uma corrente. Devem estar todos os elos com o mesmo desgaste, e de freferencia sem nenhum desgaste :D
Eu na altuara que comprei a minha, coloquei as 4 melhores em série, e as 4 piores em paralelo com as melhores, de modo a que o conjunto ficasse equilibrado. Por exemplo a que estava melhor das melhores com a pior das piores, e assim sucessivamente... O resultado até que não foi muito mau, ou pelo menos ainda lhe fiz 3000 kms.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:
sergio ferraz Escreveu:vais misturar as novas com as velhas?
acho que vais estragar as novas...
Baterias em série é como uma corrente. Devem estar todos os elos com o mesmo desgaste, e de freferencia sem nenhum desgaste :D
Eu na altuara que comprei a minha, coloquei as 4 melhores em série, e as 4 piores em paralelo com as melhores, de modo a que o conjunto ficasse equilibrado. Por exemplo a que estava melhor das melhores com a pior das piores, e assim sucessivamente... O resultado até que não foi muito mau, ou pelo menos ainda lhe fiz 3000 kms.
Ela já vinha com as 4 velhas numa série e as 4 mais recentes (não novas) na outra série... o resultado prático não era grande coisa pois a mota assim só me fazia cerca de 8/9Km.

Experimentei agora intercalá-las nas duas séries. Ainda não deu para ver autonomias, pois não posso andar com a mota (está desmontada e em processo de mudança de cor), mas após um pequeno teste deu para ver que estava com muito mais força. Acredito que as baterias mais recentes vão sofrer, mas também já não tenho muito a perder, pois preciso mesmo que ela me faça 15km/dia e os 8km iniciais não chegam.

Esta situação serviria para aguentar a mota até ao final do verão onde se prevê a alteração para litio, caso não consiga, estou a ponderar substituir as 4 baterias ainda de origem por outras novas (200€) e juntar às que ainda estão em estado razoável. Com isto podia até adiar a mudança de litio para o próximo ano, mas ainda não sei. Só depois de meter a mota na estrada e começar a fazer quilometros é que posso ver se vai dar para remediar ou não.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Agora fiquei baralhado! :?:

Continuando o processo de mudança da cor da scooter, ontem coloquei no correio os documentos da liberty para devolver ao IMTT, e até me foi confirmado que teria que ser mesmo assim depois de eu ligar para lá ontem de manhã...

O estranho é que hoje tinha eu no correio o novo Documento Único da Liberty... e é oficialmente BRANCA! :lol:

Só falta mesmo a pintura, acho que hoje ou amanhã as peças já vão ficar com aparelho... ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

Não te baralhes... 200€ já te daria para aproximadamente 1/3 do investimento em litio para os 40Ah.

Estamos todos curiosos com irá ficar essa mota em branco.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Não te baralhes... 200€ já te daria para aproximadamente 1/3 do investimento em litio para os 40Ah.

Estamos todos curiosos com irá ficar essa mota em branco.
Acho que ela não me vai é fazer os quilometros que precisava fazer com ela, e o litio secalhar vai demorar... :?
Ainda vou ver se consigo que me deixem carregar no trabalho, porque assim conseguia ir e vir de certeza.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por serges »

Tenta sempre pois assim ganham um empregado feliz... eh eh eh!

Não percebo estes atritos... que chatos só tem a ganhar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Novidades!

Imagem
Ainda não está totalmente montada, mas não resisti a tirar uma foto... peço desculpa pela qualidade, mas assim que esteja pronta, prometo que faço uma reportagem fotográfica decente! :P

Ainda me faltam ajustar os encaixes das "embaladeiras", pois os apoios também sofreram com as quedas.
Depois falta-me também a parte do painel de instrumentos, que à semelhança da Spider também vai sofrer umas PEQUENAS alterações! :lol:

Hoje também não resisti e fui dar uma volta com ela, pois mesmo sem alguns plásticos já passa despercebida na estrada.
Consegui fazer 13Km - praticamente o que preciso fazer diáriamente, mas já muito cansada após os 8/10km.

Felizmente tenho o problema das baterias resolvido. O amigo Humberto vai dar uma mãozinha à "concorrência", e vai-me vender as baterias para a minha liberty. Afinal aqui tão perto e encontrei em tão boas mãos as baterias que andava à procura... amanhã já as vou buscar! ;)

Brevemente tenho a liberty a rodar a 100%!

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por e_bike »

Oh Lopes isso ficou um espectaculo! :D

Até teve direito a autocolantes novos e tudo!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”