EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:Podes meter aqui a referência deles (mosfets)?
Já deves ter visto em outro lado, mas para juntar à documentação deste tópico, a ref é T470 / BV0Y2E

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu: Isto também não faz sentido, porque o BMS que supostamente diz que aguenta até aos 66A continuos...
O bms pode estar a fazer o corte realmente a um valor mais baixo, mas isso será problema de programação interna do proprio bms.

A minha Flash faz picos de 57A bem medidos (nos arranques e nas subidas muito ingremes).

Se o defeito for esse, podes colocar um relé, que até te vai protejer o bms, para fazer a passagem da corrente, controlado pelo bms!

Queres um esquema?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:
lopes Escreveu: Isto também não faz sentido, porque o BMS que supostamente diz que aguenta até aos 66A continuos...
O bms pode estar a fazer o corte realmente a um valor mais baixo, mas isso será problema de programação interna do proprio bms.

A minha Flash faz picos de 57A bem medidos (nos arranques e nas subidas muito ingremes).

Se o defeito for esse, podes colocar um relé, que até te vai protejer o bms, para fazer a passagem da corrente, controlado pelo bms!

Queres um esquema?
Toda a ajuda é bem vinda. Penso que a tua solução passe por colocar o rele a ser ativado pela saida Powerout- do BMS e a corrente a passar toda pelo rele. Mas julgo que assim o BMS perca a proteção de corte potência a mais, correcto? Mas ira manter a proteção de descarga célula a célula, certo? Era capaz de ser bem pensado...

Podes pegar neste esquema:
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

lopes Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:
lopes Escreveu: Isto também não faz sentido, porque o BMS que supostamente diz que aguenta até aos 66A continuos...
O bms pode estar a fazer o corte realmente a um valor mais baixo, mas isso será problema de programação interna do proprio bms.

A minha Flash faz picos de 57A bem medidos (nos arranques e nas subidas muito ingremes).

Se o defeito for esse, podes colocar um relé, que até te vai protejer o bms, para fazer a passagem da corrente, controlado pelo bms!

Queres um esquema?
Toda a ajuda é bem vinda. Penso que a tua solução passe por colocar o rele a ser ativado pela saida Powerout- do BMS e a corrente a passar toda pelo rele. Mas julgo que assim o BMS perca a proteção de corte potência a mais, correcto? Mas ira manter a proteção de descarga célula a célula, certo? Era capaz de ser bem pensado...

Podes pegar neste esquema:
Imagem
Protecção de descarga ???? não te serve de nada a 2.0v, ficas apenas com equalização funcionar e se é que funciona com essas resistências tão altas.

Já agora não se admirem das características baixas de corrente, uma placa com esse desenho nunca pode trabalhar com correntes altas, o modo como os mosfets estão colocados e até os próprios mosfets (não encontro essa referência), não estão preparados para correntes altas, dai ser barato, os de balanceamento por carga são muito semelhantes em construção e mosfets e temos visto o que acontece a alguns.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu: Toda a ajuda é bem vinda. Penso que a tua solução passe por colocar o rele a ser ativado pela saida Powerout- do BMS e a corrente a passar toda pelo rele. Mas julgo que assim o BMS perca a proteção de corte potência a mais, correcto? Mas ira manter a proteção de descarga célula a célula, certo? Era capaz de ser bem pensado...

Podes pegar neste esquema:
Sim, é isso tudo (se o relé não for muito potente, mas se tiver mais que uma ligação, podes coloca-las todas em paralelo para lhe aumentar a potencia).

Os bms não foram construidos para limitarem a potência (para isso temos os controladores ou os motores), apenas são mais caros quanto para mais capacidade de corrente forem. Deste modo podes colocar um bms como o que compraste a cumprir com a função de um do dobro ou triplo do preço. Poderias até colocar outro relé para as correntes do alimentador (apenas se justificaria se tivesses um alimentador muito potente, que penso não ser o caso).

Parece-me que não será necessário o esquema (pela forma que me parece teres compreendido), mas se achares melhor, não me custa nada (apenas não vou utilizar esse teu desenho, pois não sou muito bom em informatica, mas faço um no paint).

Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
lopes Escreveu: Toda a ajuda é bem vinda. Penso que a tua solução passe por colocar o rele a ser ativado pela saida Powerout- do BMS e a corrente a passar toda pelo rele. Mas julgo que assim o BMS perca a proteção de corte potência a mais, correcto? Mas ira manter a proteção de descarga célula a célula, certo? Era capaz de ser bem pensado...

Podes pegar neste esquema:
Sim, é isso tudo (se o relé não for muito potente, mas se tiver mais que uma ligação, podes coloca-las todas em paralelo para lhe aumentar a potencia).

Os bms não foram construidos para limitarem a potência (para isso temos os controladores ou os motores), apenas são mais caros quanto para mais capacidade de corrente forem. Deste modo podes colocar um bms como o que compraste a cumprir com a função de um do dobro ou triplo do preço. Poderias até colocar outro relé para as correntes do alimentador (apenas se justificaria se tivesses um alimentador muito potente, que penso não ser o caso).

Parece-me que não será necessário o esquema (pela forma que me parece teres compreendido), mas se achares melhor, não me custa nada (apenas não vou utilizar esse teu desenho, pois não sou muito bom em informatica, mas faço um no paint).

Bom trabalho!
Os bms foram construídos para proteger as baterias, coisa que esse não consegue fazer, se limita a potência ou não isso pouco importa, claro que não faz o mesmo que outros mais caros, com esse só vejo uma utilidade, a de balancear (e com uma corrente muito fraca) os elementos individualmente, aconselho-te a usar um carregador lento, caso contrário nem vai conseguir balancear.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
Os bms foram construídos para proteger as baterias, coisa que esse não consegue fazer, se limita a potência ou não isso pouco importa, claro que não faz o mesmo que outros mais caros, com esse só vejo uma utilidade, a de balancear (e com uma corrente muito fraca) os elementos individualmente, aconselho-te a usar um carregador lento, caso contrário nem vai conseguir balancear.
Protege sim a baterias, não deixando os valores minimos ou maximos de referencia serem ultrapassados.
Tanto pelo conjunto do pack como celula a celula.

O balanceamento pode até nem ser feito com um alimentador lento, se este estiver a desligar (pela tensão total do pack)antes dos valores de inicio ao balanceamento (em cada celula, +/- 3,6V) serem atingidos.

Até acho que isso estará a acontecer pois o carregador está a desligar aos 57V (57/16=3,56V), mas isso não é grave, até porque se alguma estiver com um pouco mais de tensão, ultrapassando os 3,6V, ficará o bms a balancea-la até os 3,59V.

Até um balanceador que tenho que me custou 11€, durante uma noite faz o balanceamento em 6 celulas de 80Ah.
Este é regulavel e mostra seus valores em painel digital. Mesmo sendo a dicipação térmica é muito reduzida, é o suficiente.
(mas claro, este é apenas balanceador, não desliga os circuitos, quer do controlador, quer do carregador)
http://www.youtube.com/watch?v=pOGDWOj9 ... re=related" onclick="window.open(this.href);return false;
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Protege sim a baterias, não deixando os valores minimos ou maximos de referencia serem ultrapassados.
Tanto pelo conjunto do pack como celula a celula.
Como ??? se o corte a baixa tensão é feita aos 2 volts ???

Nesse caso não protege nem por corrente nem por tensão, o controlador tem controle de corrente apenas para limitar a corrente que entra no motor e também para proteger da parte de potencia, tem também corte por tensão geral do pack, que está definido para baterias de chumbo. Como sabem as baterias de ferro (estas) durante a descarga vão dando menos corrente em função da tensão que atingem.
Os 3C só se conseguem obter dos 100 % aos 90 % (dependendo da temperatura), e dão essa corrente à tensão mínima, 2.5 volts LiFePo4 e 2.8v LiYpo4, neste caso não se aplica essas correntes, no máximo devem andar pelos 1.5C, o que quer dizer que a descarga é mais lenta, e a queda de tensão ao longo da descarga vai sendo mais linear e lenta a cair, mas chega a um ponto em que cai a pique, até podem ver pelos gráficos, e nessa altura é onde é necessário ter cuidado e não deixar baixar os valores mínimos, porque a resistência interna vai subindo à medida que a capacidade vai descendo. Não sei se compreenderam, mas a parte mais importante e complicada do bms, daí os que a fazem como deve ser terem um preço elevado.

O balanceamento em si não é muito importante desde que não se atinjam os valores máximos de tensão e podem verificar em qualquer pack que o elemento mais desbalanceado em novo é sempre o que vai andar sempre mals mal comportado, mesmo que o acertem manualmente, porque nenhum deles é igual, o balanceador serve apenas para compensar as diferenças, tanto a nível de capacidade, tensão e até de comportamento durante a carga e descarga. Nestas baterias de 40 ah, já cheguei a medir diferenças de 2 ah entre elementos completamente descarregados, portanto deve-se evitar ao máximo as descargas profundas, que com esse bms são mais que profundas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu: portanto deve-se evitar ao máximo as descargas profundas, que com esse bms são mais que profundas.
Concordo com esta frase! Penso que o Lopes também saberá o material que tem, e deixará uma margem de segurança.

Se as celulas tiverem a mesma capacidade (ou muito proxima, que não é impossivel de todo, e é facil de se saber), isso nunca irá acontecer, pois o controlador corta aos 42V, ficando cada celula com 2,62V, ainda dentro dos valores de segurança.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu: portanto deve-se evitar ao máximo as descargas profundas, que com esse bms são mais que profundas.
Concordo com esta frase! Penso que o Lopes também saberá o material que tem, e deixará uma margem de segurança.

Se as celulas tiverem a mesma capacidade (ou muito proxima, que não é impossivel de todo, e é facil de se saber), isso nunca irá acontecer, pois o controlador corta aos 42V, ficando cada celula com 2,62V, ainda dentro dos valores de segurança.
Se há coisa que sei ter é cuidado. E como já referi só a pretendo usar nas deslocações para o trabalho e pouco mais (máximo 30Km/dia) - apartir daqui irá ser sempre com atenção redobrada.

É importante referir que se tivesse condição económica suficiente para pôr lá um BMS melhor, nem hesitava. O problema é que esta conversão já ultrapassou largamente o orçamento que tinha disponível, e por isso também se pede uma solução de baixo custo, segura (se não nem metia BMS), mas de baixo custo, de forma a ter o retorno do investimento tão cedo quanto possível. Mesmo assim, e sem contar vir a ter problemas com a mota, e tendo em conta o atual preço do combustível conto ter o retorno do investimento quando fizer 15000Km com a liberty. E penso que o litio dê para bem mais que isso se tiver a devida atenção.

Espero com este projeto também conseguir provar que é possivel ter um veículo eletrico com boa autonomia e durabilidade a custo acessível! ;)

Entretanto o Jorge arranjou-me uma maneira engenhosa e muito simples de o BMS atuar diretamente na ignição da mota. Parece-me simples e eficaz, e "alivia" o BMS, pois deixa de passar por lá toda a corrente de consumo da mota... após implementação e testes, eu ou o Jorge explicaremos melhor. ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Hoje até cheguei a casa a horas decentes e fui tentado a ir experimentar a mota em outras condições.
Liguei diretamente o negativo ao controlador, mas mantive a ligação bat- no BMS para manter o balanceamento. Simplesmente anulei a ligação PowerOut- do BMS.

Para testar fiz o percurso que normalmente faço para o trabalho (1x ida e volta) e ainda dei mais umas voltas. Acho que devo ter feito cerca de 20kms, é que ainda estou sem o painel montado... :P

Saí de casa com o pack a medir 54,5V;

Primeira paragem após 7kms para medições e ver se estava tudo ok:
- Pack 51,5V
- Células todas com 3,22V (sem excepção)

Chegada a casa após os 20kms:
-Pack 51,3V
- Células todas com 3,21V (sem excepção)

Em andamento, o voltimetro nunca baixou dos 47,5V mesmo em subidas. O minimo registado foi 46,5V e foi em arranques. O percurso foi feito sempre com o punho no máximo. E desta vez nem ao fim de 20kms havia cabos quentes, a não ser os do motor e acho que menos do que no domingo ao fim de apenas 2Kms

Não sei se em algum momento o BMS chegou a cortar a tensão no PowerOut-, pois não tinha mais nenhum voltimetro para confirmar. Mais tarde vou precisar dessa ligação para fazer o que o Jorge sugeriu. É que desta vez mesmo que ele fizesse o corte, a mota não ia parar! :lol:

Já agora o que acham destes valores?

Tenciono aumentar também um pouco a tensão de carga, pois o carregador está a desligar aos 57V e queria levá-lo até aos 58/59V. Já abri o carregador e vi junto à saída uns potênciometros que provávelmente servirão para esses ajustes, mas mais lá para a frente peço a vossa ajuda. ;)

Abraço,

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

Esses valores não estão correctos, baterias não estão carregadas ou então o teu voltímetro/multímetro não mede bem, ao fim de 7 kms com ela carregada e numa mota dessa potência ainda deves ter 3.30v, pelo menos, em cada uma, a essa tensão nem devia fazer mais de 10 kms, portanto creio ser um erro de medição.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:Esses valores não estão correctos, baterias não estão carregadas ou então o teu voltímetro/multímetro não mede bem, ao fim de 7 kms com ela carregada e numa mota dessa potência ainda deves ter 3.30v, pelo menos, em cada uma, a essa tensão nem devia fazer mais de 10 kms, portanto creio ser um erro de medição.
Poderá ser por o carregador estar a desligar aos 57V, que se possa dizer que não existe um carregamento conveniente? Já me disseram que era melhor ele desligar por volta dos 59V... O multimetro pelo menos nunca demonstrou ter problemas, mas nunca se sabe...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

lopes Escreveu:
jmal Escreveu:Esses valores não estão correctos, baterias não estão carregadas ou então o teu voltímetro/multímetro não mede bem, ao fim de 7 kms com ela carregada e numa mota dessa potência ainda deves ter 3.30v, pelo menos, em cada uma, a essa tensão nem devia fazer mais de 10 kms, portanto creio ser um erro de medição.
Poderá ser por o carregador estar a desligar aos 57V, que se possa dizer que não existe um carregamento conveniente? Já me disseram que era melhor ele desligar por volta dos 59V... O multimetro pelo menos nunca demonstrou ter problemas, mas nunca se sabe...
Aos 57v dará uma tensão de 3.56 volts por cada 1, a essa tensão já estão carregadas, não a 100 % mas lá perto, desligar aos 59v dá uma margem para balancear.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:
lopes Escreveu:
jmal Escreveu:Esses valores não estão correctos, baterias não estão carregadas ou então o teu voltímetro/multímetro não mede bem, ao fim de 7 kms com ela carregada e numa mota dessa potência ainda deves ter 3.30v, pelo menos, em cada uma, a essa tensão nem devia fazer mais de 10 kms, portanto creio ser um erro de medição.
Poderá ser por o carregador estar a desligar aos 57V, que se possa dizer que não existe um carregamento conveniente? Já me disseram que era melhor ele desligar por volta dos 59V... O multimetro pelo menos nunca demonstrou ter problemas, mas nunca se sabe...
Aos 57v dará uma tensão de 3.56 volts por cada 1, a essa tensão já estão carregadas, não a 100 % mas lá perto, desligar aos 59v dá uma margem para balancear.
Fiquei sem perceber se aconcelhas que altere o carregamento até aos 59V.
Neste momento o carregador chega aos 57V e pára... 30 minutos ou 1 hora depois, já existe uma queda de tensão e o pack já me está nos 54/55V, mesmo sem ter andado.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

lopes Escreveu:
jmal Escreveu:
lopes Escreveu: Poderá ser por o carregador estar a desligar aos 57V, que se possa dizer que não existe um carregamento conveniente? Já me disseram que era melhor ele desligar por volta dos 59V... O multimetro pelo menos nunca demonstrou ter problemas, mas nunca se sabe...
Aos 57v dará uma tensão de 3.56 volts por cada 1, a essa tensão já estão carregadas, não a 100 % mas lá perto, desligar aos 59v dá uma margem para balancear.
Fiquei sem perceber se aconcelhas que altere o carregamento até aos 59V.
Neste momento o carregador chega aos 57V e pára... 30 minutos ou 1 hora depois, já existe uma queda de tensão e o pack já me está nos 54/55V, mesmo sem ter andado.
Para já deixa estar assim até teres os restantes problemas resolvidos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:Esses valores não estão correctos, baterias não estão carregadas ou então o teu voltímetro/multímetro não mede bem, ao fim de 7 kms com ela carregada e numa mota dessa potência ainda deves ter 3.30v, pelo menos, em cada uma, a essa tensão nem devia fazer mais de 10 kms, portanto creio ser um erro de medição.
Poderão estar corretos, depende do tempo de espera que se dá até fazer as leituras.

Se for logo apos um grande esforço (5 segundos depois pode marcar 3,20V e passados 30 segundos pode marcar 3,35V), é tudo relativo.

Gostava que nos dissesses Lopes, que tinhas feito 70 kms. Aí sim, ficarias com a confirmação da capacidade das baterias, e se alguma estava com menor capacidade que outra!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:Esses valores não estão correctos, baterias não estão carregadas ou então o teu voltímetro/multímetro não mede bem, ao fim de 7 kms com ela carregada e numa mota dessa potência ainda deves ter 3.30v, pelo menos, em cada uma, a essa tensão nem devia fazer mais de 10 kms, portanto creio ser um erro de medição.
Poderão estar corretos, depende do tempo de espera que se dá até fazer as leituras.

Se for logo apos um grande esforço (5 segundos depois pode marcar 3,20V e passados 30 segundos pode marcar 3,35V), é tudo relativo.

Gostava que nos dissesses Lopes, que tinhas feito 70 kms. Aí sim, ficarias com a confirmação da capacidade das baterias, e se alguma estava com menor capacidade que outra!
70Kms! Brincalhão! :lol:
Sobre a medição, foi parar a mota, tirar o assento fora (que até anda desapertado) e começar a medir, coisa de 1 minuto talvez.
O que me quer parecer é que vocês acham que estes valores são baixos... hum... hoje trouxe a mota para o trabalho, visto que passou no teste de ontem. E como vem com o multimetro ligado, e aqui temos oficina de electricidade, daqui a pouco já vou comparar.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:Esses valores não estão correctos, baterias não estão carregadas ou então o teu voltímetro/multímetro não mede bem, ao fim de 7 kms com ela carregada e numa mota dessa potência ainda deves ter 3.30v, pelo menos, em cada uma, a essa tensão nem devia fazer mais de 10 kms, portanto creio ser um erro de medição.
Poderão estar corretos, depende do tempo de espera que se dá até fazer as leituras.

Se for logo apos um grande esforço (5 segundos depois pode marcar 3,20V e passados 30 segundos pode marcar 3,35V), é tudo relativo.

Gostava que nos dissesses Lopes, que tinhas feito 70 kms. Aí sim, ficarias com a confirmação da capacidade das baterias, e se alguma estava com menor capacidade que outra!
???? desculpa, mas a essa tensão nem que esperes 2 meses, ela não vai subir nem mais 0.02, e se subir então as baterias estão com resistência interna muito alta, podem ter a capacidade normal, mas com resistência interna alta.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

Pára tudo!
O jmal pode razão sobre os valores incorrectos. Considerem todos os valores colocados anteriormente como viciádos.

Pedi o multimetro aqui da oficina emprestado e fui comparar... não fiz a comparação célula a célula, mas para o pack total, o meu multimetro estava a marcar 51,9V (3,24V por célula), enquanto este outro já marca 53.1V (3.32V por célula). Uma diferença de 1,2V no pack que pode estar a gerar toda a confusão... (estes valores correspondem a 7Kms de andamento depois de carregada)

E o meu multimetro que até foi comprado na sonigate e que até nem foi dos mais baratos... :?

Mas como o multimetro aqui da oficina também já não tem "aquele aspeto", mais daqui a pouco vou tentar comparar ainda com outro aparelho.

Sendo assim, o meu carregador pode não estar a desligar aos 57V, mas por volta dos 58V. E a mota até pode estar a andar com tensões mais aceitáveis. ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”