Diário de bordo Guewer Retroscooter

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Obrigado. Já agora uma dúvida: as baterias de lítio podem ser carregadas em separado, ou têm de ser sempre carregadas em conjunto? Explicando melhor: é possível, com um segundo carregador externo, desmontar o pack de lítio e carregá-lo à parte, por exemplo, num café? É só uma ideia...
Jorge Rocha Escreveu:Muito bom esse passeio!
Com 47Ah "bem contadinhos" poderá ter uma ideia que ainda ficou com uns 10Ah de reserva ((35Ah de gel + 20Ah de litio) - 47Ah = 8Ah, mas sabendo que as regenerações não foram contabilizadas, e tendo em conta a inclinação do terreno, penso que foi regenerado pelo menos 2Ah).
Ainda não temos fotos do seu leitor digital multifunções (Amprs.hora; Amprs.inst.; Volts totais; Watts etc.)!!!

Devido a serem duas baterias diferentes, e sendo as de litio as que se descarregam em primeiro lugar, quando terminou a viagem ainda teria uns 22% de capacidade nas de gel e uns 12,5% de capacidade nas de litio.

Se a deslocação total demorou (2 X 1:15) 2,5 horas, pode-se concluir que em 1 hora se gastou 31.2% da capacidade das de gel (equivalente a uma descarga media de 0,312C), e nas de litio em 1 hora se gastou 39% (equivalente a uma descarga média de 0,39C). Ambos os valores bem soportados pela construção fisica das baterias.

Nota: Todos os valores foram subentendidos por mim tendo em conta os meus conhecimentos/experiencias, podendo não cooresponder exactamente à realidade!

Continuação de agradaveis, ecologicos, poupadinhos e divertidos passeios!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Jorge Rocha »

jmsouto Escreveu:Obrigado. Já agora uma dúvida: as baterias de lítio podem ser carregadas em separado, ou têm de ser sempre carregadas em conjunto? Explicando melhor: é possível, com um segundo carregador externo, desmontar o pack de lítio e carregá-lo à parte, por exemplo, num café? É só uma ideia...
Sim, seria possivel mas só recomendaria em situações muito especificas.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por ICEM4N »

Sera que vai a coimbra???
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Infelizmente tenho compromissos familiares que me impedem de ir, mas devo aparecer pelo Glicínias pelas 10h30/11h para saudar os amigos em trânsito que estão a vir do norte.
Abraço e bom encontro
ICEM4N Escreveu:Sera que vai a coimbra???

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Jorge Rocha »

Não o vimos por lá :(
Foi pena, e para a semana que vem, poderá fazer-nos companhia até à cidade invicta? :)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por MRider »

Boas desculpa a pergunta
Como se comporta a moto nas subidas inclinadas?
Live long and prosper!


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Normalmente porta-se bem. Se a subida for muito íngreme e já estiver a circular há alguns quilómetros (por exemplo, qdo fui a Sever do Vouga), perde velocidade. Se estiver a rodar a 45 km/h, com forte inclinação vem para os 30 km/h.
Carregada vence, sem dificuldade nenhuma, pontões e viadutos sobre o caminho de ferro.
visitante2 Escreveu:Boas desculpa a pergunta
Como se comporta a moto nas subidas inclinadas?


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Pois é: Tenho falhado os últimos encontros, porque tenho a minha mãe em minha casa no fim-de-semana, mas a máquina tem-se fartado de rolar... Já está nos cinco mil quilómetros. E de divulgar as virtudes dos VE.
Numa das deslocações Aveiro/Anadia, fui "apanhado" pelo Jornal da Bairrada que fez extensa reportagem. Resultado: Nas vezes seguintes, ao parar em Sangalhos, no mesmo café onde fazia "escala" para a nata e a bica, passei a ser rodeado de curiosos que me viram nas fotos que o jornal publicou e chuveram perguntas.


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

E a propósito de chuva: não é que a retro me ia deixando ficar mal, em dia de muita chuva? Normalmente faço Aveiro/Anadia/Aveiro sem necessidade de carga e ainda me sobra. Nesse dia chuvoso, regressei a casa a custo. Estava chuva, mas não estava frio. Já tinha lido que com o frio o rendimento das baterias é menor. E com a humidade? Não influencia? Ou foi má gestão do punho? Pode ter sido...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmal »

Qual é a garantia que tens nas baterias ?
Com essa utilização vais precisar dela em pouco tempo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Jorge Rocha »

Isso são muitos km( + de 60), ir a Anadia e vir, acho que está muito bom para esse pack de baterias (20Ah Litio + 35Ah Gel 48V). Com a experiencia acabamos por andar um pouco mais rapido, o que traduz maior consumo. Verificou bem se já tinha terminado a carga quando saiu de casa? É que esse carregador faz um carregameto muito lento nas ultimas horas! Também pelo facto de a estrada estar molhada também há mais atritos. Já verificou a pressão dos pneus? Tudo conta...

Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...

Já soube que também foi mostrar as alterações no Stand Aderito, onde a comprou, e o Sr. Aderito até já me chamou para resolver um problema que lá tinha numa quase scooter electrica, e está claro, resolvi! Com estas alterações, embora seja para melhorar a mota, a garantia pode ser anulada, mas eu tenho ideia que esse pack durará bem mais de 1 ano ou até mesmo 2 anos, assim a fazer kms!
Continuação de bons km!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por pafi »

jmsouto Escreveu:... E de divulgar as virtudes dos VE.
Numa das deslocações Aveiro/Anadia, fui "apanhado" pelo Jornal da Bairrada que fez extensa reportagem. Resultado: Nas vezes seguintes, ao parar em Sangalhos, no mesmo café onde fazia "escala" para a nata e a bica, passei a ser rodeado de curiosos que me viram nas fotos que o jornal publicou e chuveram perguntas.
Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...
Também estava a pensar que não me lembrava de ter lido isso. Reforço "toca a mexer" com um toca a digitalizar o artigo e colocá-lo à disposição no tópico das Notícias!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Isso são muitos km( + de 60), ir a Anadia e vir, acho que está muito bom para esse pack de baterias (20Ah Litio + 35Ah Gel 48V). Com a experiencia acabamos por andar um pouco mais rapido, o que traduz maior consumo. Verificou bem se já tinha terminado a carga quando saiu de casa? É que esse carregador faz um carregameto muito lento nas ultimas horas! Também pelo facto de a estrada estar molhada também há mais atritos. Já verificou a pressão dos pneus? Tudo conta...

Essa entrevista tem que ser publicada aqui no seu diário, toca a mexer...

Já soube que também foi mostrar as alterações no Stand Aderito, onde a comprou, e o Sr. Aderito até já me chamou para resolver um problema que lá tinha numa quase scooter electrica, e está claro, resolvi! Com estas alterações, embora seja para melhorar a mota, a garantia pode ser anulada, mas eu tenho ideia que esse pack durará bem mais de 1 ano ou até mesmo 2 anos, assim a fazer kms!
Continuação de bons km!
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???

As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???

As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.
Jmal,
Está mais que visto que as baterias de chumbo não duram muito! Principalmente se forem mal dimencionadas para o seu trabalho (como em qualquer caso de VE`s). Descargas e cargas rapidas diminuem em muito seu tempo de vida.
Um pack extra em litio, em paralelo com o de chumbo, irá fazer com que os picos de corrente sejam suportados pelo de litio e assim, aumentar-lhe, ao de chumbo, seu tempo de vida util (cargas/ descargas)!
Provavelmente se não fosse assim, aquele pack de 35Ah de chumbo já estaria em fim de vida, com os 5000km, ou nem lá chegaria!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
Nâo percebi !!! um pack de lítio a chumbo ????????? qual a vantagem disso ? anular as vantagens do lítio ???

As de chumbo vão tirar eficiência das de lítio, e vão durar o mesmo, mesmo que durem mais por andarem em paralelo, o seu tempo de vida vai continuar curto.
Jmal,
Está mais que visto que as baterias de chumbo não duram muito! Principalmente se forem mal dimencionadas para o seu trabalho (como em qualquer caso de VE`s). Descargas e cargas rapidas diminuem em muito seu tempo de vida.
Um pack extra em litio, em paralelo com o de chumbo, irá fazer com que os picos de corrente sejam suportados pelo de litio e assim, aumentar-lhe, ao de chumbo, seu tempo de vida util (cargas/ descargas)!
Provavelmente se não fosse assim, aquele pack de 35Ah de chumbo já estaria em fim de vida, com os 5000km, ou nem lá chegaria!
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por civic »

As minhas de chumbo duraram 8000 km's e mesmo assim ainda andavam bem, uns 30 km's de autonomia.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.
Devemos utilizar os nossos conhecimentos para melhorar, ou seria soposto... Eu limito-me a faze-lo!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Jorge Rocha »

civic Escreveu:As minhas de chumbo duraram 8000 km's e mesmo assim ainda andavam bem, uns 30 km's de autonomia.
Com 40Ah
O Eduardo de Coimbra já passou dos 16 000 km, mas com 60Ah.
Temos que ver que a Guewer Retroscooter tem apenas 35Ah de baterias e não se pode ir contra as leis da fisica.

Eu espero vivamente que estas ultrapassem dos 20 000 km (embora com a pequena ajuda do pack de litio), e pelo que este camarada anda, não faltará muito tempo (menos de 1 ano).
Pelo menos, enquanto vão durando, têm uma autonomia mais de jeito, e podem assim também utiliza-la sem grandes preocupações (dos 50% nas de chumbo).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
A meu ver vão durar o mesmo, mas já agora ficamos a saber se duram mais ou não.
Devemos utilizar os nossos conhecimentos para melhorar, ou seria soposto... Eu limito-me a faze-lo!
Esse conhecimento já existe, porque essa experiência já foi feita, até mesmo com um bms que controlava cada bateria, e o resultado não foi significativo, não sei de quantos volts é o pack de lítio, mas nas de chumbo, elas não se danfificam por debitarem muita corrente, danificam por não podem ser muito descarregadas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por civic »

No caso das minhas raramente foram aos 50% de descarga, ou seja, raramente passava dos 30 km's sem uma carga, por isso tenho a certeza que elas ainda se aguentariam mais uns 3000 a 5000 km's até berrarem de vez. Os sintomas que denunciaram que não estariam na melhor forma é que na carga nunca chegavam aos +\- 58V, começavam a aquecer e a tensão não subia dos 56V, assim não confiava em deixá-las à carga durante a noite, não fosse aquilo pegar fogo. Até foi esta a razão de mudar mais rapidamente para o lítio.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”