Diário de bordo Guewer Retroscooter

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Diário de bordo

Mensagem por jmsouto »

Atendendo à curiosidade manifestada, abro este meu "diário de bordo" com a descrição das características da minha Guewer Retroscooter ZWD 2000.
A velocidade é de 45 a 60km/h e a autonomia indicada anda nos 60 km, mas nunca deixei as baterias irem até ao fim. Aliás, procuro colocar à carga, sempre que possível. Veio equipada com 4 baterias de 12V 35Ah, três delas alojadas por baixo do assento e uma sob os pés.
Tem um controlador 48V 2000W, que opera à voltagem de 48V DC e com o limite de corrente de 50A.
O motor é do tipo brushless AC com a potência de 2000 W constante.
É de fabrico checo, imitando um modelo clássico que é comercializado também com motor a gasolina, sendo a maioria das peças comuns entre as duas versões.
Para tentar aumentar a sua autonomia, mandei instalar um jogo portátil de baterias (tipo mala que se retira e se pode pôr à carga em qualquer café), mas foi um fiasco porque só me dá para mais 12 km, julgo que por causa do peso.
Este jogo é constituído por 4 baterias de 12V 12Ah, que pode ser montado por baixo do assento, sobre as baterias originais, mas esperava que desse mais rendimento :cry:

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo

Mensagem por mauri »

Parabéns pela tua Guewer Retroscooter!
Não quererás acrescentar o nome Guewer Retroscooter ao título do teu DB?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de bordo

Mensagem por Mumia »

Boa boa... Parabéns... venham de la fotos da dita e mais aventuras :)
e... de onde és?

Bons e muitos Km's ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo

Mensagem por pafi »

Fotos!
...
Fotos!
...
Fotos!
...

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Diário de bordo

Mensagem por MRider »

Boas umas fotos era porreiro :mrgreen:
Live long and prosper!


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo

Mensagem por jmsouto »

Ok, ok, o problema é que tenho as fotos aqui no computador e não as consigo colocar.São muito pesadas. Amanhã vou tirar outras com o telele para colocar.
pafi Escreveu:Fotos!
...
Fotos!
...
Fotos!
...


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Hoje fiz o tira-teimas à Retroscooter quanto à autonomia real. Fez os 60 km, à velocidade de 45 km/h. Verdade seja dita que nos últimos 20 km já não passava dos 40 km/h e começou a diminuir, até que nos últimos 5 km só passava dos 20 km/h em percurso plano ou a descer. Não a deixei ir mesmo mesmo até à última porque entendi ser desnecessário. Já estavam cumpridos os quilómetros indicados pelo fabricante, e isto em percurso com algumas subidas inclinadas. Parte do percurso foi feito como o peso das baterias suplementares (embora desligadas) para não correr o risco de ficar apeado. Desta experiência resulta uma questão: qual a razão que leva a conseguir fazer os 60 km com as 4 baterias originais de 35 Ah (o que soma 140) e com as 4 baterias de 12 Ah do jogo suplementar só consigo fazer 10 a 12 km? Pelas contas não devia ser assim...Deviam dar para mais km. Alguém sabe uma resposta possível para esta discrepância?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo

Mensagem por mauri »

Se elas são pesadas é melhor tirar algum peso...
Se tiveres dúvidas lê o seguinte tópico Como colocar fotos ou pede a um moderador. Para reduzir utilizar um dos programas xnview ou acdsee.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

foto

Mensagem por jmsouto »

Ufa! Finalmente consegui carregar uma foto da minha Retroscooter. Obrigado.Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: foto

Mensagem por pafi »

Giríssima. Parece ser bem confortável e fácil de conduzir. Há-de ficar bem nos próximos desfiles/encontros ;)
(deves colocar as fotos dentro do teu DB de maneira a que fique um histórico sobre ti e a tua mota :) )
Última edição por Volt em segunda jun 25, 2012 5:15 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Done. ;-).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Hoje a minha Retroscooter esteve quase paradinha... Tive festa de aniversário da minha mãe e passei lá o dia. Tive pena de não me ter encontrado com quem foi ao Glicínias. Já agora, agradeço ao Jorge Rocha que foi quem me meteu nestas andanças, quando há dias, precisamente no Glicínias, me deixou um bilhete com o contacto e a indicação do Forum.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Jorge Rocha »

jmsouto Escreveu:Hoje a minha Retroscooter esteve quase paradinha... Tive festa de aniversário da minha mãe e passei lá o dia. Tive pena de não me ter encontrado com quem foi ao Glicínias. Já agora, agradeço ao Jorge Rocha que foi quem me meteu nestas andanças, quando há dias, precisamente no Glicínias, me deixou um bilhete com o contacto e a indicação do Forum.
Quem semea também colhe! :mrgreen:

Muito bem vindo jmsouto!!! :D

Estava a ver que não tinha novidades do dono de uma mota electrica muito catita. Tenho fotos dela, se permitires posso coloca-las?
Se tiveres fotos coloca para que todos possamos ver essa maquina!

Pelo que dizes, já deu para ver que tens baterias de gel, o que é uma pena... mas podes sempre mais tarde colocar umas de litio!

Conta lá onde a compraste, e como tudo aconteceu!?

Abraço
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Jorge Rocha »

Não sei é normal, mas acho que este diario de bordo poderia ser acrescentado ao outro, que não tem o titulo completo, mas que é da mesma mota e utilizador. Ou o outro a este...

Algum moderador que passe por aqui e que possa fazer isso, e que apague esta mensagem.

Obrigado
Última edição por Volt em segunda jun 25, 2012 5:18 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Done. ;-).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por zointz »

Boas,

Só uma pequena informação, os testes de autonomia com baterias de chumbo / gel, matam rápidamente as baterias, para garantir alguma longevidade é recomendável que só uses até 50% da carga, e sempre que parares tenta colocar á carga.


As de chumbo/gel não gostam mesmo nada de descargas completas ou quase.


De resto tens uma motita muito peculiar.... 5 estrelas. Bem vinda ao mundo dos electricos.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Não sei é normal, mas acho que este diario de bordo poderia ser acrescentado ao outro, que não tem o titulo completo, mas que é da mesma mota e utilizador. Ou o outro a este...

Algum moderador que passe por aqui e que possa fazer isso, e que apague esta mensagem.

Obrigado
Ok, mas o user que confirme realmente qual é o tópico que deseja que se faça a fusão.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Sendo possível e conforme conselho dado, deve ficar "Diário de bordo Guewer Retroscooter.
jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Não sei é normal, mas acho que este diario de bordo poderia ser acrescentado ao outro, que não tem o titulo completo, mas que é da mesma mota e utilizador. Ou o outro a este...

Algum moderador que passe por aqui e que possa fazer isso, e que apague esta mensagem.

Obrigado
Ok, mas o user que confirme realmente qual é o tópico que deseja que se faça a fusão.
Última edição por Volt em segunda jun 25, 2012 5:18 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Done. ;-).

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por Mumia »

xxiiiiiiiii bem catita mm... conheço-as a gasolina e sao poucas... ui ui se alguem sabe q as ha assim electricas :P
mt louca... venham de la mais fotos e dados dela :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Pois, já tinha ouvido dizer...
Procuro tê-la sempre à carga quando está parada, mas precisei de testar a autonomia para verificar se podia usá-la em serviço em deslocações a Anadia, pelo que ontem fiz essa viagem-teste e deu boa conta de si.
De qualquer das formas obrigado pelo conselho e pelas boas vindas.
zointz Escreveu:Boas,

Só uma pequena informação, os testes de autonomia com baterias de chumbo / gel, matam rápidamente as baterias, para garantir alguma longevidade é recomendável que só uses até 50% da carga, e sempre que parares tenta colocar á carga.


As de chumbo/gel não gostam mesmo nada de descargas completas ou quase.


De resto tens uma motita muito peculiar.... 5 estrelas. Bem vinda ao mundo dos electricos.


Autor do tópico
jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por jmsouto »

Ontem conheci o amigo Jorge Rocha na estrada. Topou-me, apitou e lá fizemos o encosto a conversar e mostrar o que cada um tem.
Ia eu virado a Anadia para ver se a retro conseguia ir de Aveiro e vir. Chegou ainda com bateria para andar, e sem usar as baterias suplementares, que só foram a fazer peso... Fez 68 km.
Apenas "engasgou" ao chegar a Anadia, mas penso que foi o controlador que se dá mal com os solavancos. Depois passou-lhe.
Pelo menos também já tenho a certeza de poder ir ao encontro de Ovar, desde que haja ponto de carga disponível lá.
Percebi logo pela conversa e pela "aparelhagem" que o Jorge é um expert.
E vou aproveitar a sugestão que me deu de trocar as suplementares por baterias de lítio. Já falei onde mas montaram e vão ver se o fornecedor aceita a retoma. Quinta-feira passo lá a saber a resposta.
Jorge Rocha Escreveu:Não sei é normal, mas acho que este diario de bordo poderia ser acrescentado ao outro, que não tem o titulo completo, mas que é da mesma mota e utilizador. Ou o outro a este...

Algum moderador que passe por aqui e que possa fazer isso, e que apague esta mensagem.

Obrigado

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de bordo Guewer Retroscooter

Mensagem por lopes »

Tens ai uma mota muito engraçada que dá bem nas vistas!
E se estás "acompanhado" pelo Jorge Rocha, estás bem entregue! :lol:

Já agora, se ele não te disse ainda, há-de vir a dizer... quando chegar o frio não vais fazer esses quilómetros todos só com o pack de gel...

Abraço e boas rodadas! ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”