TIAMA 3000W
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Autor do tópico - Membro Gold
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TIAMA 3000W
Na busca de um motor para a minha Evader , acabou por surgir num armazém em Lisboa uma mota cujos marca e modelo são completamente desconhecidos para mim , a marca é TIAMA e o modelo não é igual a nenhum que conheça, embora me pareça que já vi uma a CI idêntica.
Depois de ter chegado , foi toda desmontada e voltada a montar , tem zero kilómetros e nem os plásticos dos faróis foram retirados , a mota foi importada com mais algumas irmãs mas a empresa entretanto faliu, esta era última.
Alguns pormenores:
- É chinesa com baterias de gel
- Motor 3000W
- Travões de disco á frente e atrás
- Sem regenerativa ( por enquanto )
- Jantes 13"
- Pneus 130/60-13
- Espelhos fixos ( o vidro é que é ajustável )
- Espelhos com piscas integrados
- Botão de 4 Piscas ( qual a utilização numa mota? )
- O punho do acelerador tem um botão suplementar, mas que vem desligado.
- Carregador de 6A para chumbo e litio.
- Porta-luvas dianteiro com chave
- Gancho retráctil para sacos.
Hoje experimentei-a , e fiquei muito agradado , em relação á Evader , é maior , mais larga , tem mais espaço para as pernas , a posição de condução é mais alta o que é melhor para os meus rins , já que a Evader como varias vezes disse no DB causava-me dores nos rins ao fim de alguns kilómetros , achei a suspensão um pouco seca , o travão da frente brusco tipo interruptor e o traseiro macio de mais , e a mota é muito gira e tem alguns pormenores engraçados , tem ainda muito espaço debaixo do banco e as baterias estão bem colocadas não havendo aquela horrivel caixa debaixo dos pés que bate nos passeios, o espaço livre debaixo do banco leva-me a crer que esta mota a CI seria equipada com um motor de 125cm3 , ainda bem fico com uma mota com bastante espaço para equipar com um bom pack de litio sem ter que fazer cortes ou alterações.
Em relação á qualidade:
É francamente melhor em relação á Evader comparando-se ás restantes marcas a circular ,algumas fichas foram trocadas por outras que me inspiram mais confiança ( de origem automóvel) os pneus são os chinocas conhecidos , que se não causarem nenhum susto e/ou se não tiverem defeitos vou mantê-los , até porque estou traumatizado com mudanças de pneus.
E agora umas fotos, foram tiradas á noite , deepois coloco algumas de dia.
Depois de ter chegado , foi toda desmontada e voltada a montar , tem zero kilómetros e nem os plásticos dos faróis foram retirados , a mota foi importada com mais algumas irmãs mas a empresa entretanto faliu, esta era última.
Alguns pormenores:
- É chinesa com baterias de gel
- Motor 3000W
- Travões de disco á frente e atrás
- Sem regenerativa ( por enquanto )
- Jantes 13"
- Pneus 130/60-13
- Espelhos fixos ( o vidro é que é ajustável )
- Espelhos com piscas integrados
- Botão de 4 Piscas ( qual a utilização numa mota? )
- O punho do acelerador tem um botão suplementar, mas que vem desligado.
- Carregador de 6A para chumbo e litio.
- Porta-luvas dianteiro com chave
- Gancho retráctil para sacos.
Hoje experimentei-a , e fiquei muito agradado , em relação á Evader , é maior , mais larga , tem mais espaço para as pernas , a posição de condução é mais alta o que é melhor para os meus rins , já que a Evader como varias vezes disse no DB causava-me dores nos rins ao fim de alguns kilómetros , achei a suspensão um pouco seca , o travão da frente brusco tipo interruptor e o traseiro macio de mais , e a mota é muito gira e tem alguns pormenores engraçados , tem ainda muito espaço debaixo do banco e as baterias estão bem colocadas não havendo aquela horrivel caixa debaixo dos pés que bate nos passeios, o espaço livre debaixo do banco leva-me a crer que esta mota a CI seria equipada com um motor de 125cm3 , ainda bem fico com uma mota com bastante espaço para equipar com um bom pack de litio sem ter que fazer cortes ou alterações.
Em relação á qualidade:
É francamente melhor em relação á Evader comparando-se ás restantes marcas a circular ,algumas fichas foram trocadas por outras que me inspiram mais confiança ( de origem automóvel) os pneus são os chinocas conhecidos , que se não causarem nenhum susto e/ou se não tiverem defeitos vou mantê-los , até porque estou traumatizado com mudanças de pneus.
E agora umas fotos, foram tiradas á noite , deepois coloco algumas de dia.
- Anexos
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- DSCF0155.JPG (134.53 KiB) Visto 3568 vezes
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- DSCF0153.JPG (141.01 KiB) Visto 3568 vezes
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- DSCF0152.JPG (127.67 KiB) Visto 3568 vezes
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
Agora o pormenor do botão ( vermelho) no punho do acelerador.
Está desligado mas em breve vai ser utilizado para controlar ou um CB , ou um booster.
Está desligado mas em breve vai ser utilizado para controlar ou um CB , ou um booster.
- Anexos
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- DSCF0157.JPG (138.14 KiB) Visto 3561 vezes
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Re: TIAMA 3000W
Mota nova, aventuras novas. Boa sorte com ela!
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: TIAMA 3000W
parece muito catita!
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
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Re: TIAMA 3000W
Boa! Mota nova!
São boas novidades... vou ficar atento, pois certamente já estarão previstas algumas alterações interessantes!
Boas rodadas!
São boas novidades... vou ficar atento, pois certamente já estarão previstas algumas alterações interessantes!
Boas rodadas!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
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VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
Lopes,
Bem podes ficar atento , pq vais fazer parte das alterações ,
Bem podes ficar atento , pq vais fazer parte das alterações ,
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Re: TIAMA 3000W
Bela máquina aí tens . Tem a mesma potência da minha tens 5 baterias de gel ? Isso ainda é um bocado de peso. Como se porta nas subidas?
Live long and prosper!
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Re: TIAMA 3000W
Ui ... essa quando aparece numa concentração????
vai actualizando o DB
vai actualizando o DB
_________________________
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
ICEM4N
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Re: TIAMA 3000W
Muito bom aspecto, pois claro, é nova!
Boa sorte para os melhoramentos e bons kms!
Já agora, qual a tensão do pack, 48 ou 60V?
Também já estou a visualizar aquele botão vermelho a comandar um CB (tipo Lopes).
Boa sorte para os melhoramentos e bons kms!
Já agora, qual a tensão do pack, 48 ou 60V?
Também já estou a visualizar aquele botão vermelho a comandar um CB (tipo Lopes).
Tudo por um mundo mais limpo!
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
Esta tem 4 baterias de gel , quanto ás subidas , para quem tinha uma de 1500W esta parece uma dragster , ainda só andei cerca de 2kms por isso não tenho ainda grande opinião pq ainda não a levei ás subidas a sério.
Deu para ver é que tem uma boa velocidade de ponta, mas primeiro quero aferir com um GPS.
Deu para ver é que tem uma boa velocidade de ponta, mas primeiro quero aferir com um GPS.
Última edição por tavares em segunda nov 19, 2012 12:16 am, editado 1 vez no total.
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Re: TIAMA 3000W
Hum isso a 48v 3000 w. Anda o que anda . Com 60v fica um avião
Live long and prosper!
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
ICEM4N,
Irei aparecer numa concentração , mas esta mota é mais dificil de meter na minha carrinha pq é mais comprida, mas irei com um reboque.
Irei aparecer numa concentração , mas esta mota é mais dificil de meter na minha carrinha pq é mais comprida, mas irei com um reboque.
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Re: TIAMA 3000W
parabéns pelo "upgrade"
suponho que a imaginação agora está sempre a "magicar" nos melhoramentos !!!!
boas voltas nessa bomba
(((((queremos fotos de dia, claro))))
suponho que a imaginação agora está sempre a "magicar" nos melhoramentos !!!!
boas voltas nessa bomba
(((((queremos fotos de dia, claro))))
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Re: TIAMA 3000W
É ciclomotor ou motociclo?
PS: Há muita gente que critica as motas que não trazem botão de 4 piscas... Para alguns é essencial. Eu, honestamente, acho que pode ser útil para "transgredir" andando nas bermas, mas não é das coisas que mais falta faz... .
PS: Há muita gente que critica as motas que não trazem botão de 4 piscas... Para alguns é essencial. Eu, honestamente, acho que pode ser útil para "transgredir" andando nas bermas, mas não é das coisas que mais falta faz... .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
@ Volt,
A mota é ciclomotor .
Quanto ao botão , este não é dos 4 piscas , é dos 6 piscas , porque acendem 3 de cada lado .
Não tenho andado muito nela , pq tenho andado na minha Quinta de volta dos castanheiros e oliveiras , mas quando chego á noite vou sempre andar um pouco , noto bastante a falta do botão junto ao punho direito que tinha na Evader para travar em regenerativa , o hábito tem-me levado a carregar no desta e claro buzina a apitar que até a mim me assusta.
Desembaraça-se muito bem em estrada e no trânsito , mas a subir parece a minha ex-1500W, leva-me a crer que esta mota tem um motor speed e não um torque , pessoalmente preferia um motor torque , pq daqui em diante passarei a fazer muita montanha , quando passar para as A123 vai levar um controlador diferente e programável.
A mota é ciclomotor .
Quanto ao botão , este não é dos 4 piscas , é dos 6 piscas , porque acendem 3 de cada lado .
Não tenho andado muito nela , pq tenho andado na minha Quinta de volta dos castanheiros e oliveiras , mas quando chego á noite vou sempre andar um pouco , noto bastante a falta do botão junto ao punho direito que tinha na Evader para travar em regenerativa , o hábito tem-me levado a carregar no desta e claro buzina a apitar que até a mim me assusta.
Desembaraça-se muito bem em estrada e no trânsito , mas a subir parece a minha ex-1500W, leva-me a crer que esta mota tem um motor speed e não um torque , pessoalmente preferia um motor torque , pq daqui em diante passarei a fazer muita montanha , quando passar para as A123 vai levar um controlador diferente e programável.
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Re: TIAMA 3000W
Boas
Porque a tua é ciclomotor e a minha de 3000w é motociclo?
Porque a tua é ciclomotor e a minha de 3000w é motociclo?
Live long and prosper!
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
É ciclomotor porque foi matriculada como tal , chapa amarela , poderia ter sido chapa branca , mas não sei pq não a matricularam assim , se fosse com potencia superior a 4kw , aí sim era motociclo.
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Re: TIAMA 3000W
Se não é indiscrição por quanto ficou a moto?
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
Por aqui tudo mal ou mais ou menos,
Como já disse pouco tenho andado com a mota porque preciso de transportar materias de e para a Quinta , mas no anterior Domingo pensei em levar a mota , e após ter andado 3 kilómetros a mota de repente cortou a potencia e parou , ao empurrá-la tinha a roda traseira presa , e o disjuntor desligou , vi logo que se passava alguma coisa de grave depois de voltar a ligar o disjuntor ao que se seguiu um estoiro lá para os lados do controlador.
Como não tinha chaves comigo , mas tinha um pequeno alicate , e por ter pensado que seria o controlador queimado , cortei os cabos que saiem para o motor , mas a roda continuou presa , pensei ou é o cabo em curto-circuito ou o motor queimou , cortei as braçadeiras que seguram o cabo ao braço da suspensão , puxei os fios um a um até que a roda soltou , era mesmo o cabo , levei a mota para a oficina e depois de desmontar lá estava a fase azul em CC com a fase amarela , mas também o controlador com 8 Mosfets queimados.
O cabo é fácil de resolver , isolando os fios uns dos outros com macarrão de fibra para temperatura, o controlador mandei vir os Mosfets ( P75NF75 ) que me custaram na totalidade de 10, 31,6€ , mas ao desoldá-los vi que a explosão de alguns desintegrou vários componentes que não consigo identificar , pelo que o controlador está inutilizado.
É chato pq continuo a ficar sem mota , mas esta mota esteve sempre para ser uma mota de upgrades constantes e assim começo já pelo controlador , virá a caminho um Kelly com Regen.
A seguir será um pack de A123, lá pela Primavera.
Como já disse pouco tenho andado com a mota porque preciso de transportar materias de e para a Quinta , mas no anterior Domingo pensei em levar a mota , e após ter andado 3 kilómetros a mota de repente cortou a potencia e parou , ao empurrá-la tinha a roda traseira presa , e o disjuntor desligou , vi logo que se passava alguma coisa de grave depois de voltar a ligar o disjuntor ao que se seguiu um estoiro lá para os lados do controlador.
Como não tinha chaves comigo , mas tinha um pequeno alicate , e por ter pensado que seria o controlador queimado , cortei os cabos que saiem para o motor , mas a roda continuou presa , pensei ou é o cabo em curto-circuito ou o motor queimou , cortei as braçadeiras que seguram o cabo ao braço da suspensão , puxei os fios um a um até que a roda soltou , era mesmo o cabo , levei a mota para a oficina e depois de desmontar lá estava a fase azul em CC com a fase amarela , mas também o controlador com 8 Mosfets queimados.
O cabo é fácil de resolver , isolando os fios uns dos outros com macarrão de fibra para temperatura, o controlador mandei vir os Mosfets ( P75NF75 ) que me custaram na totalidade de 10, 31,6€ , mas ao desoldá-los vi que a explosão de alguns desintegrou vários componentes que não consigo identificar , pelo que o controlador está inutilizado.
É chato pq continuo a ficar sem mota , mas esta mota esteve sempre para ser uma mota de upgrades constantes e assim começo já pelo controlador , virá a caminho um Kelly com Regen.
A seguir será um pack de A123, lá pela Primavera.