Guewer ZWD 406

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rmiguel
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Boas maltinha.

Queria eliminar o "trickle mode" do meu carregador, estava a pensar em usar um relé ligado ao led verde (fim de carregamento), e esse relé cortar a alimentação á bateria. Que relé precisava para isso (valores)?

Carregador tem 58v de tensão à saída.
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Ricardo Miguel

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MRider
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MRider »

Se ligares algo ao led verde vais alterar o funcionamento do carregador.
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Jorge Rocha
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Tens a certeza que esse carregador tem esse modo de manter o carregamento nessa mesma tensão final de carregamento, aos 58V?

Se isso acontecer só terás a ganhar, pois dessa forma poderás manter um balanceamento sempre impecavel, mesmo com um balanceador de 30 ou 40mA.
Também esses carregadores que têm esse modo costumam ter ajuste dessa tensão de final de carregamento, para assim afinares às tuas preferências.
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Emanuel Couto
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Emanuel Couto »

RuFuS Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Sei que a publicidade não é permitida, mas havendo alguma moderação acharia aceitavel, principalmente porque estarias a responder ao que te era pedido e a enriquecer o forum e esta mobilidade! Mas tudo bem, siga!

Estive a ver no vosso site RuFuS, e gostei muito da parte de ser dividido por modulos individuais (que assim evita alguns erros de leitura) e de ter uma descarga de 2A para o balanceamento. Como é que consegue ter um dissipador de 7,2W nesses módulos, deve aquecer muito, não? E se o carregador ainda estiver a bombar mais do que esses 2A nessa fase do carregamento, existe protecção de corte por tensão alta?

Desculpa as perguntas rmiguel, neste teu topico, o objectivo é enriquece-lo.
Não coloquei link, mas indiquei como chegar à informação pretendida...penso que não haja problema.
Que eu saiba, já (há algum tempo) é permitido colocar links de vendedores! (Estarei enganado!??)
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rmiguel
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Quando ligo o carregador em vazio/led verde ligado a tensão aos terminais do carregador é de 58V + ou -.
Se o carregador não tivesse o trickle ia dar 0V á saida, certo?
Também acho que os carregadores de chumbo tem este modo, pelo menos deveriam ter...

Jorge, mas segundo este post http://gwl-power.tumblr.com/post/631443 ... e-used-for o trickle faz mal ás lifepo4...
visitante2 Escreveu:Se ligares algo ao led verde vais alterar o funcionamento do carregador.
Os relés puxam assim tanta corrente???
Cumprimentos
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Jorge Rocha
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Antes de assumir como verdade qualquer informação deveremos analisa-la e compreende-la.
O exemplo que eles colocam descrimina os problemas que possam existir quando os carregadores têm como núcleo um transformador de ferro laminado, o tradicional bobinado com enrolamento primário e secundário.
Quando a tecnologia é electrónica o comportamento é bem diferente.
O que quer dizer é que alguns carregadores de baterias de chumbo acido de 12V não têm sistema de corte de tensão o que faz com que a tensão por vezes chegue aos 15V ou mais, embora que numa corrente muito fraca que para qualquer grande bateria de chumbo seja neutralizada pela sua auto descarga (fazendo uma especie de electrólise onde se forma gás que sairá pelas válvulas de escape).
Na bateria de lítio isso não acontece, e logo danificaria as células com essa elevada tensão.

Terás de identificar a cada segundo o carregamento no final da carga (quando ele passa de Led vermelho para verde), para só assim poderes assumir seus comportamentos e transporta-los para a possibilidade de estar a carregar um pack de 16 células de LiFePO4 em série.
Só assim poderás saber se está com valores correctos de carregamento ou se terá que levar algum ajuste!

(os relés não puxam assim tanta corrente, mas para que isso fosse possível terias uns tantos de trabalhos desnecessários)

Bom trabalho!
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS »

Emanuel Couto Escreveu:
RuFuS Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Sei que a publicidade não é permitida, mas havendo alguma moderação acharia aceitavel, principalmente porque estarias a responder ao que te era pedido e a enriquecer o forum e esta mobilidade! Mas tudo bem, siga!

Estive a ver no vosso site RuFuS, e gostei muito da parte de ser dividido por modulos individuais (que assim evita alguns erros de leitura) e de ter uma descarga de 2A para o balanceamento. Como é que consegue ter um dissipador de 7,2W nesses módulos, deve aquecer muito, não? E se o carregador ainda estiver a bombar mais do que esses 2A nessa fase do carregamento, existe protecção de corte por tensão alta?

Desculpa as perguntas rmiguel, neste teu topico, o objectivo é enriquece-lo.
Não coloquei link, mas indiquei como chegar à informação pretendida...penso que não haja problema.
Que eu saiba, já (há algum tempo) é permitido colocar links de vendedores! (Estarei enganado!??)

Neste caso estaria a fazer publicidade a mim mesmo e tal não é permitido... :P
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Emanuel Couto
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Emanuel Couto »

Gostei desta frase Jorge! ( Antes de assumir como verdade qualquer informação deveremos analisa-la e compreende-la)

Sou um tipo, (que não percebe nada disto)
Por este facto, queria fazer-te duas perguntas!!

Primeira! Achas que os carregadores, mesmo os eletrônicos de boa qualidade, a carregar baterias do tipo lition, (cortam completamente) o carregamento quando as baterias estão carregadas !?

Segunda! Apesar de uma bateria apresentar a (tensão de carregada), quer dizer que na realidade, está mesmo carregada !? Independentemente da corrente que a mesma for carregada !?
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Emanuel Couto »

RuFuS!!!! E não fazes na mesma :)
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS »

Emanuel Couto Escreveu:RuFuS!!!! E não fazes na mesma :)
[off-topic] Não coloco links do site no fórum apesar de estar na assinatura :P [/off-topic]
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Emanuel Couto,
Se poder refazer as perguntas, para que se possa compreender o que pretende aprender.
Também não sei o que são "baterias do tipo lition".

Agradecido

PS- independentemente de ser considerado publicidade, ou não, se isso vai ajudar alguém que pede ajuda, e desde que não se despreze outras possíveis soluções, penso que não haverá problema algum. Muito pior será puxar assunto que não esteja directamente ligado ao tema abordado pelo autor do tópico, enchendo o Diário com intrigas do que se pode e do que não se pode fazer. (se o autor do Diário quiser mandar retirar este meu ultimo paragrafo que nada diz respeito aos seus interesses, sou totalmente de acordo)
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Emanuel Couto
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Emanuel Couto »

Meu caro (Jorge Rocha) !!! Nem sei porque ficaste chateado!!!!!

E como podes considerar o meu comentário como intriguista :shock:
Deves ter interpretado alguma coisa mal!!!

Primeiro, as perguntas que lhe fiz, estão sim relacionadas com o tema em discussão no tópico! (Carregadores/baterias).

E apenas queria saber a tua opinião, a respeito de um assunto, em que muitos têm dúvidas!

E não venhas com esta de não perceber, o que são baterias de (lition) só porque me enganei a escrever, e coloquei um (n) a mais no fim!!
Nunca enganaste-te a escrever!!!! Portanto, são de (Lítio), melhor assim!?

Segundo, a respeito de colocar links no fórum!
Deves ter lido a minha resposta ao contrário!! Quem disse que "achava" que já algum tempo era permitido colocar links de vendedores no fórum, e não ao contrário!

Muito sinceramente não sei o que te vai na cabeça para teres reagido assim!!!
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu de caro não tenho nada! Também não estou chateado com nada ou ninguém!
O meu ultimo paragrafo não era para alguém em concreto, mas para todos, incluindo-me!

Substituindo o "lition" por Lítio (que generaliza os imensos tipos), não consigo entender na mesma...
Mesmo assim vou tentar reformular a pergunta (se tiver interpretado mal, as minhas desculpas):
Primeira! Achas que os carregadores, mesmo os eletrônicos de boa qualidade, a carregar baterias do tipo lition, (cortam completamente) o carregamento quando as baterias estão carregadas !?
Os bons carregadores (electronicos) para Lítio cortam completamente a corrente ao finalizarem a carga?
R: Penso que alguns sim, outros não.
Os que cortam completamente devem ter um final de carga muito lenta (com pouca corrente) para dar tempo para que a(s) célula(s) seja(m) completamente carregada(s) e seu balanceamento feito (para quando em série).
Os que mantêm a carga, mantendo a tensão máxima ajustada ao numero de células e seu tipo, acabam por fazer o mesmo que o referido anteriormente.
No caso de estar mal regulada a tensão final (em qualquer um dos tipos de carregamento), isso pode causar algumas perdas energéticas (pelo descarregamento do bms pelo balanceamento) ou então não carregar na totalidade as células, ficando as com maior auto-descarga com menor capacidade a longo prazo. "cada testo para sua panela"



Segunda! Apesar de uma bateria apresentar a (tensão de carregada), quer dizer que na realidade, está mesmo carregada !? Independentemente da corrente que a mesma for carregada !?
Apresentando uma bateria a tensão máxima por ela suportada, significará que a mesma esteja com os 100% de sua capacidade, independentemente da corrente à qual foi submetida durante a fase de carregamento?
R: Penso que sim, para todos os tipos de células de Lítio (desde que devidamente balanceadas/equilibradas quando em série).
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Emanuel Couto
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha Escreveu:Eu de caro não tenho nada! Também não estou chateado com nada ou ninguém!
O meu ultimo paragrafo não era para alguém em concreto, mas para todos, incluindo-me!

Substituindo o "lition" por Lítio (que generaliza os imensos tipos), não consigo entender na mesma...
Mesmo assim vou tentar reformular a pergunta (se tiver interpretado mal, as minhas desculpas):
Primeira! Achas que os carregadores, mesmo os eletrônicos de boa qualidade, a carregar baterias do tipo lition, (cortam completamente) o carregamento quando as baterias estão carregadas !?
Os bons carregadores (electronicos) para Lítio cortam completamente a corrente ao finalizarem a carga?
R: Penso que alguns sim, outros não.
Os que cortam completamente devem ter um final de carga muito lenta (com pouca corrente) para dar tempo para que a(s) célula(s) seja(m) completamente carregada(s) e seu balanceamento feito (para quando em série).
Os que mantêm a carga, mantendo a tensão máxima ajustada ao numero de células e seu tipo, acabam por fazer o mesmo que o referido anteriormente.
No caso de estar mal regulada a tensão final (em qualquer um dos tipos de carregamento), isso pode causar algumas perdas energéticas (pelo descarregamento do bms pelo balanceamento) ou então não carregar na totalidade as células, ficando as com maior auto-descarga com menor capacidade a longo prazo. "cada testo para sua panela"



Segunda! Apesar de uma bateria apresentar a (tensão de carregada), quer dizer que na realidade, está mesmo carregada !? Independentemente da corrente que a mesma for carregada !?
Apresentando uma bateria a tensão máxima por ela suportada, significará que a mesma esteja com os 100% de sua capacidade, independentemente da corrente à qual foi submetida durante a fase de carregamento?
R: Penso que sim, para todos os tipos de células de Lítio (desde que devidamente balanceadas/equilibradas quando em série).
Só agora vou responder-te porque o tempo está "curto".

Que eu saiba, ainda sei escrever em português, e não era necessário reformulares as perguntas... pois pelos vistos percebeste bem o que te perguntei, só mudaste alguns  termos!

Na verdade podemos englobar as duas perguntas numa só.
(Se os bons carregadores (electronicos) para Lítio cortam completamente a corrente ao finalizarem a carga?)

Sei que há muitos tipos de carregadores, e de baterias, com diferentes composições químicas ...   uns carregadores de melhor ou menor qualidade, mais ou menos corrente de carregamento etc.

Mas de todos os carregadores que me passaram pelas mãos, e que eu testei, não houve um único que cortasse completamente a passagem de corrente, no final da carga! Aliás, nem poderia!  (Ficaria sem uma carga compensatória)

Pois uma bateria, apesar de obter a tensão limite de carga, não quer dizer que a mesma esteja carregada!
A coisa é bem mais complexa do que parece!

Vamos a um exemplo, de vários que poderia citar!
Carrego duas baterias, do mesmo tipo/capacidade, e no fim ao testar as duas com um multimetro, as mesmas apresentam (exatamente) a mesma tensão.
Agora vamos colocar as duas baterias a carga, e noto que uma bateria descarregou mais rápido que a outra! (Porque será?)

Agora vou rever o processo de carregamento envolvido nas duas!
Uma foi carregada com o dobro da corrente que a outra, e mal atingida a tensão nominal, o carregador foi logo desligado da tomada, ficado sem a possibilidade de, em certa forma, estabilizar os agentes químicos. ( já que a carga foi muito rápida)

A outra foi carregada com uma corrente mais lenta, metade da outra, e mesmo depois de ter atingido a tensão nominal, o carregador permaneceu mais um tempo ligado, mas não muito!  Porque parte desta energia, é transformada em calor, e por isso o carregador ligado na tomada, mesmo sem nada a carregar, está a consumir energia.

Sem falar que mesmo depois da bateria estar (realmente) carregada, se a mesma permanecer ligada ao carregador ele vai continuar a fornecer (a carga de manutenção).
Claro, que estas características variam de aparelho para aparelho, componentes empregues na sua arquitetura, etc.
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Este forum não é nenhum concurso de fazer perguntas para se ganhar alguma coisa ou para se verificar quem é o mais sábio.
Se sabe como se processa o carregamento das baterias, óptimo! Partilhe a sua aprendizagem. Para isso não é necessário fazer perguntas, bastava descrever seus conhecimentos, suas experiências!
Se acha que eu disse alguma coisa de errado, então pode-me chamar a atenção, justificando seu ponto de vista!

Muito sinceramente não tinha a certeza que a tradução que fiz estava correta. Como eu nunca fui bom em Português, necessito de que a informação esteja clara e concisa. Da mesma forma tento descrever para que todos possam compreender o meu raciocínio.


Também não estando à espera que me queria fazer um teste, para depois poder dizer a sua resposta, pressupus que não sabia e então expliquei de forma menos complexa.
A quem quer entender com todo o pormenor o funcionamento de alguma coisa que eu saiba, pode contar comigo.
Aos que já sabem tudo eu não dou explicações!

PS- As citações gerais são evitadas quando se responde logo a seguir, por estarem dentro do contexto. Porquê estar a ocupar espaço desnecessariamente?!
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Emanuel Couto »

Quando fiz as perguntas! Não era para fazer qualquer teste a tua sabedoria no assunto!!

Era mesmo para saber (a tua opinião a este respeito) pois apesar de termos as nossas experiências e certos assuntos, por vezes gostamos de saber as experiências dos outros......
Mas nem imaginava o desfecho que a coisa iria tomar!

De um assunto óbvio, de fácil compreensão, (tipo o erro, baterias de lition), respondeste de uma maneira, que parecia que eu não sabia escrever, e ainda por cima, vieste com aquela, de ocupar o tópico dos outros de intrigas, etc.... e claro fiquei lixado...e a coisa foi por aí fora.....
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por serges »

A escrever a malta entende se... Com calma...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Tudo bem Emanuel Couto, as minhas desculpas se ofendi! Vamos focar as ideias no problema que o rmiguel, autor do diário, colocou!
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Emanuel Couto »

Na boa (Jorge Rocha), seguimos em frente.....
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Pessoal tirem-me aqui uma duvida sff

Para reparar um furo num pneu tubless é necessario retirar a roda ou pode ser reparado sem a roda sair?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

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