Guewer ZWD 406

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico



Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3955
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MRider » sábado set 07, 2013 8:59 am

Jorge Rocha Escreveu:
visitante2 Escreveu:Esse Packs de 12v em células de lítio como tenho na minha são fiáveis ?

As 4 células no interior nunca se irão desbalenciar ?
Com algum trabalho, retiras as tampas, de seguida as células, e ainda aproveitas umas caixas para floreiras! :lol:
Gostei :-D
Live long and prosper!


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am
Localização: Algarve
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » domingo set 08, 2013 10:38 am

Boas

Não sei se vou comprar as de 12V, porque não sei o tamanho das células interiores, visto que o bloco de 12V não iria caber no interior da mota. Assim tava a pensar em comprar as de 3,2V.

Já agora como fazem o balanceamento das celulas manualmente e as medições?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3955
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MRider » domingo set 08, 2013 3:20 pm

Boas
Eu como sou pobre lol comprei um carregador/balenciador daqueles do modelismo.
Fiz uma por uma . E depois da primeira utilização carreguei com o carregador da scooter até ao fim.
Depois fiz novamente o balenciamento cada uma por si.

Depois fiz umas medições periódicas nas cargas e descargas.

Como estava tudo ok . Depois só fazia o balenciamento de 500 em 500 km.

Mas isto é um amador a falar . :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am
Localização: Algarve
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » segunda set 09, 2013 2:38 pm

Como verifico a que tensão o meu carregador deixa de carregar?
Cumprimentos
Ricardo Miguel


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS » segunda set 09, 2013 3:47 pm

rmiguel Escreveu:Como verifico a que tensão o meu carregador deixa de carregar?
Com um multímetro! ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por lopes » segunda set 09, 2013 4:00 pm

Deixas carregar a mota toda até ao fim.
Ligas o multimetro ao pack e deixas estar tudo ligado (incluindo o carregador).
Dás umas acelaradelas de forma a baixar um pouco a tensão e o carregador ligar novamente - até podes aqui anotar também esse valor da tensão a partir do qual ele liga - pode vir a ser necessário no futuro.
De seguida aguarda um pouco pois o carregador irá novamente alcançar o valor máximo em poucos minutos - anota o valor do multimetro no momento antes de o carregador desligar.
Tá feito! ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am
Localização: Algarve
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » segunda set 09, 2013 4:07 pm

lopes Escreveu:Deixas carregar a mota toda até ao fim.
Ligas o multimetro ao pack e deixas estar tudo ligado (incluindo o carregador).
Dás umas acelaradelas de forma a baixar um pouco a tensão e o carregador ligar novamente - até podes aqui anotar também esse valor da tensão a partir do qual ele liga - pode vir a ser necessário no futuro.
De seguida aguarda um pouco pois o carregador irá novamente alcançar o valor máximo em poucos minutos - anota o valor do multimetro no momento antes de o carregador desligar.
Tá feito! ;)
Obrigadão era isso mesmo que queria confirmar ;)
Obrigado mesmo
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3150
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » terça set 10, 2013 1:12 am

rmiguel Escreveu:Não sei se vou comprar as de 12V, porque não sei o tamanho das células interiores, visto que o bloco de 12V não iria caber no interior da mota. Assim tava a pensar em comprar as de 3,2V.
Conforme já referi anteriormente, as células que estão lá dentro são exactamente iguais, e já trazem os ligadores! Qual a parte do "exactamente iguais", não se entende? :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am
Localização: Algarve
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » terça set 10, 2013 10:53 am

Percebi, mas depois de ter respondido... :?
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3150
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » terça set 10, 2013 11:25 am

Na pagina anterior:
Jorge Rocha Escreveu:...Em relação às células e aos ligadores, se comprares 4 conjuntos de 12V (pack´s já formados por 4 células com 3 ligadores incluídos) pouparás muito dinheiro e os materiais são exactamente os mesmos. Ficaria a faltar apenas 3 ligadores (no máximo)....
Estive a reler mensagens anteriores e verifiquei que tinha-te indicado um possível BMS, e alguns posts depois começo a dizer que poderá aquecer um pouco...
Isto deve-se ao facto que no entre tanto estive a aplicar um BMS desse fabricante, mas o de 15 a 30A, e com apenas 8A já estava a aquecer um pouco (mais do que o esperado para meu ver), e fazer-me duvidar que aguentasse os 15A contínuos. Da mesma forma um de 60A, ficaria muito quente com uma descarga continua de 50A, que numa subida a mota dará com facilidade (ou deveria). Claro que isto tudo são suposições, não tendo feito os testes ao conjunto especifico (mota com BMS). Poderá aguentar na perfeição, e eu estar para aqui a especular...
:oops:
Tudo por um mundo mais limpo!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS » terça set 10, 2013 11:34 am

Jorge Rocha Escreveu:Na pagina anterior:
Jorge Rocha Escreveu:...Em relação às células e aos ligadores, se comprares 4 conjuntos de 12V (pack´s já formados por 4 células com 3 ligadores incluídos) pouparás muito dinheiro e os materiais são exactamente os mesmos. Ficaria a faltar apenas 3 ligadores (no máximo)....
Estive a reler mensagens anteriores e verifiquei que tinha-te indicado um possível BMS, e alguns posts depois começo a dizer que poderá aquecer um pouco...
Isto deve-se ao facto que no entre tanto estive a aplicar um BMS desse fabricante, mas o de 15 a 30A, e com apenas 8A já estava a aquecer um pouco (mais do que o esperado para meu ver), e fazer-me duvidar que aguentasse os 15A contínuos. Da mesma forma um de 60A, ficaria muito quente com uma descarga continua de 50A, que numa subida a mota dará com facilidade (ou deveria). Claro que isto tudo são suposições, não tendo feito os testes ao conjunto especifico (mota com BMS). Poderá aguentar na perfeição, e eu estar para aqui a especular...
:oops:
Exacto...os bms's que se vendem por aí não estão preparados para ser usados em veículos eléctricos! ;)

Daí que surjam as complicações com esses bms's chineses e se coloquem outras dúvidas qd algo acontece que nunca existiriam com BMS's devidamente preparados para veículos eléctricos... ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3150
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » terça set 10, 2013 11:44 am

RuFuS Escreveu: Exacto...os bms's que se vendem por aí não estão preparados para ser usados em veículos eléctricos! ;)

Daí que surjam as complicações com esses bms's chineses e se coloquem outras dúvidas qd algo acontece que nunca existiriam com BMS's devidamente preparados para veículos eléctricos... ;)
Os ditos bons BMS, mesmo feitos especificamente para os VE´s também avariam! Conheço alguns casos...
Já agora qual era a tua sugestão???
Tudo por um mundo mais limpo!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS » terça set 10, 2013 12:00 pm

Jorge Rocha Escreveu:
RuFuS Escreveu: Exacto...os bms's que se vendem por aí não estão preparados para ser usados em veículos eléctricos! ;)

Daí que surjam as complicações com esses bms's chineses e se coloquem outras dúvidas qd algo acontece que nunca existiriam com BMS's devidamente preparados para veículos eléctricos... ;)
Os ditBMS, mesmo feitos especificamente para os VE´s também avariam! Conheço alguns casos...
Já agora qual era a tua sugestão???
´
Sim, tudo avaria...a diferença é que uns muito mais e outros muito menos...nos BMS's não há meio-termo!

A diferença é que pelo menos os bons BMS's que conheço ainda que possam avariar têm uma taxa de avaria significativamente (para ñ dizer brutalmente) menor que os chineses...nem queiras comparar!

Quantos BMS's chineses foram vendidos e instalados em motas neste forum e passados uns meses transformaram-se em lixo?
Até nisso os bons BMS's são melhores, pois não se transformam em lixo...são reparados caso haja algum problema!

É tudo uma questão de qualidade...e a qualidade paga-se! Em termos de alternativas, elas estão por aí...é uma questão de procurar...o problema é que geralmente as pessoas preferem o barato e depois a coisa corre mal...

Quais foram os bons BMS que apanhaste avariados?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am
Localização: Algarve
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » quinta set 12, 2013 2:53 pm

Quais os limites de tensão das celulas Lifepo4 de 3,2V em vazio e em carga?
Cumprimentos
Ricardo Miguel


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS » quinta set 12, 2013 7:54 pm

rmiguel Escreveu:Quais os limites de tensão das celulas Lifepo4 de 3,2V em vazio e em carga?
2,75-2,8v em vazio e 3,65-3,70v em cheio...

Só com um BMS vais ter garantias que estes parâmetros são respeitados durante a utilização da scooter...sem eles comprometes a durabilidade das baterias e arriscaste a fazer um investimento a fundo perdido...qualquer outro método de "acertar à mão" ou "passar relés" ou o que quer que seja nunca te vai assegurar tal situação...

Tive uma mota com um bom BMS e vendi-a com 23.000km...ainda hoje rola com a mesma autonomia e a mota estava alterada para ter mais potência...desenvolvia melhor que uma vectrix até 40-50km/h...era a BOMBA podes consultar aqui o DB:

viewtopic.php?f=62&t=12228

Depois há outros factores nos bms a ter em consideração...os tais que estão realmente preparados para VE's cumprem as funções e especificações dos fabricantes...os restantes desenrascam até darem o berro e surgirem problemas...depois a culpa é do material quando na realidade o material aplicado não está é preparado para ser usado num VE.

Se fores ver muitos desses bms chineses cortam a 2v ou 2,5v e aí já a célula sofre, para não falar de outros factores...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am
Localização: Algarve
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » sexta set 13, 2013 8:43 am

Consegues me arranjar um DataSheet desse teu BMS ???
Cumprimentos
Ricardo Miguel

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3150
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » sexta set 13, 2013 11:18 am

Sim, seria bom para a toda a comunidade saber todos os seus parametros e possibilidades, exemplos de provas dadas, assim como garantias e preços.
Penso que como "Patrocinador Master" estarás no direito de o fazer.
Antes isso que dizer mal deste ou daquele produto ou até dos métodos utilizados por outros, quando todos deverão ter o mesmo objectivo, que será promover a mobilidade eléctrica, retirando os mitos que os que lucram com as petrolíferas (ou outros) colocaram.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am
Localização: Algarve
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » sexta set 13, 2013 1:23 pm

Concordo
Cumprimentos
Ricardo Miguel


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS » sexta set 13, 2013 1:32 pm

rmiguel Escreveu:Consegues me arranjar um DataSheet desse teu BMS ???
Jorge Rocha Escreveu:Sim, seria bom para a toda a comunidade saber todos os seus parametros e possibilidades, exemplos de provas dadas, assim como garantias e preços.
Penso que como "Patrocinador Master" estarás no direito de o fazer.
Antes isso que dizer mal deste ou daquele produto ou até dos métodos utilizados por outros, quando todos deverão ter o mesmo objectivo, que será promover a mobilidade eléctrica, retirando os mitos que os que lucram com as petrolíferas (ou outros) colocaram.
Claro...sem problema!

Visitem a secção "BMS" no site da FuelFree Motos que têm lá a informação toda...não coloco o link pois aqui não é o local para fazer publicidade e tal ñ é permitido...se tiverem dúvidas passem na secção das páginas amarelas VE's... ;)

Este bms já foi integrado em scooter's eléctricas de várias marcas: berecos, batlight's, SW Predator, Vectrix e até num Citroen Saxo Eléctrico...se dúvidas há quanto à sua fiabilidade e provas dadas penso que possam ficar mais esclarecidos deste modo... :)

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3150
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » sexta set 13, 2013 2:37 pm

Sei que a publicidade não é permitida, mas havendo alguma moderação acharia aceitavel, principalmente porque estarias a responder ao que te era pedido e a enriquecer o forum e esta mobilidade! Mas tudo bem, siga!

Estive a ver no vosso site RuFuS, e gostei muito da parte de ser dividido por modulos individuais (que assim evita alguns erros de leitura) e de ter uma descarga de 2A para o balanceamento. Como é que consegue ter um dissipador de 7,2W nesses módulos, deve aquecer muito, não? E se o carregador ainda estiver a bombar mais do que esses 2A nessa fase do carregamento, existe protecção de corte por tensão alta?

Desculpa as perguntas rmiguel, neste teu topico, o objectivo é enriquece-lo.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”