Guewer ZWD 406

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Jorge Rocha
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » segunda nov 04, 2013 3:16 pm

Muitos parabéns pelo teu trabalho e dedicação.

Esses balanceadores poderão ser muito úteis para ires acompanhando as tensões enquanto as células carregam, e também para poderem fazer o acerto final de balanceamento, quando já todas as células estiverem quase equilibradas. Fora isto, pouco podem ajudar.

Não te esqueças que as células LiFePO4 quando atingem os 98%, sua tensão começa a aumentar quase exponencialmente. Requer sempre uma observação constante (a cada minuto, dependendo um pouco da carga).

Poderias também ter simplificado as ligações se tivesses arranjado uns ligadores para ligar os conjuntos de 4 células umas às outras, ficando a casa mais arrumada e tendo menos perdas também. Se quiseres faço-te uns e envio-tos pelo correio.
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » segunda nov 04, 2013 3:41 pm

Boas Jorge.

Quais são os ajustes de discharge e balance que metes nos balanceadores?
Podias me dar um exemplo de quando os utilizas, tipo carregas até x depois metes na opção de discharge Y até atingir Z, etc

Quanto ás ligações não tinha muito espaço para fazer melhor, tou á espera de um material que ainda não chegou. Podias postar uma foto desses teus ligadores?

Abraço
Cumprimentos
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MRider » segunda nov 04, 2013 4:10 pm

Uma pergunta . Essas baterias foram novas ?
Compraste na GWLPOWER ?
O facto de abrir não afecta a garantia delas ?
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » segunda nov 04, 2013 6:44 pm

visitante2 Escreveu:Uma pergunta . Essas baterias foram novas ?
Compraste na GWLPOWER ?
O facto de abrir não afecta a garantia delas ?
Sim, foram novas, não sei se afecta a garantia :(
Mas eles no site ensinam como abrir, julgo que não deve afectar
Cumprimentos
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por jmal » terça nov 05, 2013 10:29 am

Qual garantia ? se estava tudo bem quando as recebeste ! acabou-se a garantia.
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » terça nov 05, 2013 10:33 am

"Maximum 12 months limited warranty is provided."

"Factory's defects will be repaired free or exchanged for the same or similar goods. All shiping fees must be paid by the customer."
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por jmal » terça nov 05, 2013 10:40 am

rmiguel Escreveu:"Maximum 12 months limited warranty is provided."

"Factory's defects will be repaired free or exchanged for the same or similar goods. All shiping fees must be paid by the customer."
Exacto, maximo.... e troca em caso de defeito, portanto se estava bom quando recebeste, acabou.....
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » quinta nov 07, 2013 4:29 am

rmiguel Escreveu:Boas Jorge.

Quais são os ajustes de discharge e balance que metes nos balanceadores?
Podias me dar um exemplo de quando os utilizas, tipo carregas até x depois metes na opção de discharge Y até atingir Z, etc

Quanto ás ligações não tinha muito espaço para fazer melhor, tou á espera de um material que ainda não chegou. Podias postar uma foto desses teus ligadores?

Abraço
Boas,
Coloco inicialmente o Discharge a 3,50V, e assim quando alguma ultrapassar destes valores, o aparelho começa a descarrega-la.
Quando já estão todas mais equilibradas, passo para os 3,60V e assim posso ir gerindo, mediante a tensão total no final do carregamento.

Costumo ajudar na descarga com uma lâmpada de 55/60W em paralelo (uma lâmpada vulgar de automóvel), colocando na célula que mais tensão tiver, podendo assim mais rapidamente fazer o balanceamento.

Os ligadores que me refiro são feitos em chapa de cobre e adaptados a qualquer medida, promovendo assim a boa organização e condução eléctrica. Qualquer um com uma tesoura de cortar chapa e um berbequim, mais a chapa e a broca, pode fazer os ligadores à medida e com a secção que quiser. Tenho publicado muitas fotos nos meus trabalhos onde aparecem os ligadores, podes por exemplo verificar no meu DB da "Flash 2000 a Swen 4352Wh".
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » sexta nov 08, 2013 2:39 pm

Jorge Rocha Escreveu: Os ligadores que me refiro são feitos em chapa de cobre e adaptados a qualquer medida, promovendo assim a boa organização e condução eléctrica. Qualquer um com uma tesoura de cortar chapa e um berbequim, mais a chapa e a broca, pode fazer os ligadores à medida e com a secção que quiser. Tenho publicado muitas fotos nos meus trabalhos onde aparecem os ligadores, podes por exemplo verificar no meu DB da "Flash 2000 a Swen 4352Wh".
Não sei se tenho espaço para os colocar num lugar acessível...
Tou á espera de umas fichas e umas pegas para as fichas, depois tiro uma foto para veres.
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » terça nov 12, 2013 2:39 pm

Boas.

Uma pergunta, qual a minima tensão admissivel que uma celula (3,2 LiFePo4) pode atingir sem se danificar, em carga, ou seja imaginando num arranque ou numa subida de punho trancado?
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » terça nov 12, 2013 5:46 pm

rmiguel Escreveu:Boas.

Uma pergunta, qual a minima tensão admissivel que uma celula (3,2 LiFePo4) pode atingir sem se danificar, em carga, ou seja imaginando num arranque ou numa subida de punho trancado?
Querias dizer em esforço! Porque em carga seria o oposto! ;)

Tudo o que descer dos 3,00V já é muito abuso para as células. Tanto pela forte corrente como pela avançada descarga!

Num arranque ou numa subida, com o acelerador a fundo, e tendo um controlador de 50A, este patamar pode ser facilmente atingido quando se vai com mais de 50% de descarga da capacidade total das células. Daí eu recomendar para este tipo de veiculo uma capacidade não inferior a 60Ah.
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » quarta nov 13, 2013 7:47 am

É mesmo em carga que se diz, mas pode gerar confusão visto carga e carregar serem palavras da mesma família e neste caso com os significados bem diferentes lol


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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » terça nov 26, 2013 9:39 am

Boas, estou a pensar em meter 2 sensores de temperatura, em que sitio os devo colocar?
Entre as baterias, um entre baterias outro para a temperatura ambiente, um no motor outro nas baterias,etc?
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha » quarta nov 27, 2013 2:37 am

No motor deve ser dificil!
Nas baterias, sim! O outro como temperatura ambiente.
É que no controlador não dará grande noção de estar tudo bem ou tudo mal, e ele já terá um térmico lá dentro!
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » quarta nov 27, 2013 8:48 am

Então vou meter um sensor entre duas baterias e o outro coloco por baixo dos plásticos da frente, de maneira a que não apanhe "vento" em andamento, certo?
Estou a preparar uma instalação de um monitor de baterias em tempo real.
Assim que o receber e montar coloco as fotos.
Penso que é uma alternativa barata para poder controlar as baterias. Sempre se evita algumas asneiras que poderão acontecer a quem não tem BMS.
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MRider » quarta nov 27, 2013 10:42 am

Qual o monitor que vais instalar ?
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » quarta nov 27, 2013 10:47 am

Um chargery BM16LF
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » segunda dez 16, 2013 11:41 am

Boas malta.

Podem me dizer a diferença destas duas montagens?
http://www.chargery.com/doc/BM16%20conn ... iagram.pdf
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MVS » segunda dez 16, 2013 6:56 pm

Ricardo, tens todo o interesse por questões de fiabilidade em substituir esses ligadores de parafuso por blocos de ligação (de parafuso em terminais cravados, mola ou rápidos) numa calha DIN ou simplesmente por ligações cravadas.

Esses parafusos são uma falsa segurança. O cobre vai cedendo e mesmo sem a vibração do veículo quando menos esperares podes ter uma data de fios soltos...

Tens como exemplo na figura abaixo vários tipos de terminais. Se pretenderes ligar dois fios de forma a que os possas desligar usa "bullet terminals" - procura no google. São o tipo 1 na figura (fêmea como ex.).

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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel » segunda dez 16, 2013 8:46 pm

Boas MVS.
Obrigado pela ajuda.

Eu tenho os do tipo 3 ligados à bateria, que depois vão ligar às barras de junção.
Os fios são rígidos de 2mm se n me engano, irei mudar as barras de junção, isto está só temporário, porque ainda tou em testes e como comprei um dispositivo para ler as baterias em andamento ainda não estudei bem como vai ficar a montagem final.
O Jorge Rocha tb me falou nessas barras, também tenho de ver se ainda sobra espaço para a colocar em sítio acessível.

Por agora e já com 1000 km a lítio sem BMS as baterias continuam balanceadas.

O segredo tem sido carregar até aos 3,5 e carregar aos 3,27
Cumprimentos
Ricardo Miguel

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