La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por Mumia »

pois pois... desculpas... :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

Boas,
Já lá vai algum tempo desde a ultima vez que escrevo por aqui :shock:e bem merece um update, mas a vida tem destas coisas, grandes mudanças no meu lado que me obrigaram a mudar as prioridades, mas continuo eléctrico e a La espanholita mantém-se perto de mim, está neste momento com 31 000 kms e destes 20 000kms feitos por mim com a mesma bateria Ni-Mh ainda não noto diferença de nova mas nunca fiz testes de autonomia, apenas posso dizer que com os meus 34 kms diários, as tensões mantêm-se.
Infelizmente nem tudo são boas noticias, um problema nos rolamentos da caixa acabaram por me obrigar a troca da caixa completa, embora nesta altura não garanto que tenha sido imprescindível e esta semana tive um problema grave em que por um pouco que ficava apeado no meio da estrada, e apesar de ainda ter conseguido chegar à garagem, já não saiu mais, o motor aparentava estar "descomandado", ou seja acelerava e fazia ruídos estranhos e parecia que andava para a frente e para trás em simultâneo.
Rapidamente desconfiei do Encoder ou um problema nas fases do motor, fiz a limpeza do encoder (aparentava estar como novo) fiz o alinhamento do mesmo(travão direito+acelerar a fundo+rodar chave) e não parava de tentar alinhar, fiz também o teste das fases (travão esquerdo+acelerador fundo+rodar chave) e a roda girava bem (menos mal).
Comprei um encoder novo,que chegou ontem, montei-o, já fiz o alinhamento que agora termina, mas continua sem estar bem, o processo de montagem não é muito fácil pois parece-me que é preciso um alinhamento manual grosseiro (não vi isso escrito em lado nenhum) que o fiz, e depois o alinhamento fino pela própria vectrix, mas das duas uma ou não estou a fazer o alinhamento manual como deve ser ou algo está mal.
O alinhamento manual passa por alinhar a olho o anel do encoder com a posição do motor, pois por vezes anda para trás, outras não arranca, outras anda com algum ruído enfim, já perdi algumas horas e ainda não atinei com aquilo, consigo coloca-la a rodar para o sitio correcto, mas nem sempre arranca sem um empurrão e está sempre a dar erros de encoder a partir dos 30/40 km/h, sei que com o software é mais fácil pois tem a componente visível, mas infelizmente o Nuno está fora, e não tenho cabo.... enfim fica o desabafo e algumas novidades da Espanholita !!!!


Fiquem bem com muitos e bons kms elétricos.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por Mumia »

:o :o bom fico triste que as noticias sejam estas :/

Sei que é mais fácil falar que estar na pele... mas tenho certeza que isso depressa fica 5 estrelas bem rápido!! Certamente estará a faltar aí algum procedimento ou algo "mal feito" e é a questão...

Certeza que haverá quem te ajude a resolver isso e a deixar a espanholita a rolar novamente...

Vá vá nada de desanimar por mais que às vezes seja difícil ok??
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por Jorge Rocha »

Na VX1 não sei se é igual, mas nas Govecs, esse desajuste é devido a um mau aperto do encoder ao eixo do motor. Manifesta-se depois de o motor apanhar um escaldão, e por suas dilatações criarem folgas, que depois de frio, o eixo fica solto do encoder.
Solucionei já por duas vezes, sendo colocado um selante para roscas ajustado á folga do eixo em aço do motor com o do anel em latão do encoder.
Depois disso é só ir apalpando os limites entre o ponto onde o motor começa a andar em sentido correto, até ao seu extremo, onde já começa a falhar novamente. Neste encoder das govecs, dos 360º existem duas faixas de uns 30º onde é possível andar em sentido correto. Numa dessas faixas o comportamento nunca fica perfeito, mas na outra consegue-se atingir a perfeição, ou muito próximo disso. Foram necessários mais de 20 testes de estrada (acelerações e desacelerações extremas) para apurar o ponto.
Um pouco de trabalho, sorte e muita paciência que tudo se resolve.
Boa sorte
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

Boas Jorge obrigado pela dica e vejo que continuas com uma atitude 5 estrelas sempre pronto a ajudar, és um elemento imprescindivel neste forum, um grande bem aja ! ,
Neste caso eu acho que o motor não sobreaqueceu, e o disco do encoder antigo estava bem apertado.
O aperto é feito com um parafuso cónico e o problema foi eu ter tirado o disco antigo que não necessitava pois acho que estava bem posicionado, e agora estou com dificuldades em arranjar a posição correcta para o novo, pelo menos do que observo pode ser uma ou mais das seguintes hipóteses:
Pode ser disco mau posicionado (Mais provável)
Pode ser que apesar de funcionar melhor o encoder que chegou não está 100%
Pode ser um problema na board
Pode ser um problema no parafuso cónico pois apesar de o disco aparentar estar muito bem centrado, o parafuso oscila de uma forma descentrada.
Entretanto o Nuno vem com ajuda do PC tentar calibrar o encoder n expectativa de que a ajuda visual do sistema ajude a resolver.
Vamos ver....


Fiquem bem!
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por serges »

Bem #zointz caramba eu a espera de milhares de kms e olha...

O Nuno resolve te isso, com calma que a coisa vai ao sitio só precisa de mimos...

Obrigado pela actualização pois boa ou má é necessaria!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zointz »

Boas,

Bom em vez de arranjar umas quantas desculpas por não actualizar este DB passo direto à atualização e novidades.

Relativamente ao problema do descomando e para futuros companheiros com problemas semelhantes, a solução acabou por ser simples e barata com a substituição do encoder e uma ajudinha do Nuno para o ajuste da placa pois apesar de aparentar não ter ajuste nenhum, a verdade é que sem um pequenissimo ajuste o encoder não funcionava. Feita a reparação, até pareceu que ficou mais "macia" e entretanto continuando a rolar está agora com quase 39500km sem mais problemas a relatar exceto a mudança das pastilhas de travões de trás, enfim fica aqui o testemunho.

Quanto às novidades... tive uma evolução na carreira profissional que não interessa nada para aqui mas com isso a La Espanholita já não consegue chegar para as necessidades e procura agora NOVO DONO que a estime e trate bem.
Os pretendentes podem consultar a secção de classificados do forum


Cumprimentos e saudações eléctricas


P.S. Quase me esquecia.... continuo eléctrico agora com uma C Evolution da BMW :) aka GreenOx
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por t3lmo »

A vida é feita de fases e etapas. Venha a nova que esta terá um novo dono que a saiba estimar ;)

E que tal um novo DB 'evolutivo'? :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por serges »

Muito bem fico feliz por ti...

Desejo te sorte neste novo projecto e na nova montada!

Agora DB da mesma sff... obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por Mumia »

ora a mudança é por uma boa razão :) e é caso de dizer que também a La Espanholita vai mudar ;) para um novo dono espero :)

Quanto á mudança pessoal, Parabéns! e clarooo quanto á mudança para a C Evo Parabéns!!!!! que venham de lá muitos e bons Km's sem problemas :)


ahhhhh e clarooooooooooooooooooo onde anda esse DB novoooo :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por zeuz »

Então e a GreenOx não tem direito a diário de bordo ? ;-)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por serges »

Verdade já merecia, com um upgrade desses já merece!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”