Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por galt »

Qt mais amperes, mais autonomia... o preço tb aumenta. :roll:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

ogadiv Escreveu:
PepeLegal Escreveu:A minha ML5000 é de 60Ah...e já fiz com ela 130kms seguidos uma vez ;-)
A que velocidades?
Ogadiv, tenho isso relatado no meu DB: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... te#p168795

;-)


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Bem, e 2000 kms depois...

Tem sido sempre "carregar e andar" aparentemente sem problemas...no entanto ontem propositadamente, e com a ideia de cumprir as instruções no manual, descarreguei as baterias até ao ponto de acender a luz vermelha de bateria (já há algum tempo que não fazia uma descarga deste tipo). Ao todo a mota fez 84 kms, no "teste" anterior de autonomia, tinha feito cerca de 98kms....menos 14kms de autonomia portanto...

É verdade que fiz percursos em estradas a cerca de 90-100km/h, mas também fiz percursos a 20-30km/h (quando comecei a ficar sem "barras")...pode não ser nada (e provavelmente não é) mas fiquei com a "pulga atrás da orelha" se isto não seria um inicio de problemas com as baterias....(btw, as tensões das células min. e max. com as baterias descarregadas eram de 2,87/3,08v, as temperaturas das baterias eram de 20º)

Alguém tem alguma opinião relativamente isto ou sabe de possíveis indícios que se sintam quando as baterias começam a ficar com os célebres problemas ?

Também tenho duas perguntas que gostaria de fazer a quem souber:
1. Será melhor carregar as baterias apenas quando começarem a chegar às ultimas 2 ou 3 barras, ou, como faço actualmente, carrego todos os dias após 35/40kms feitos ?

2. A utilização frequente da "Regeneração" contribui para reduzir a longevidade das baterias ? eu tento por exemplo não usar quando as baterias estão completamente cheias...mas...não sei se mesmo com algum consumo, o processo de "descarga-carga-descarga" dá alguma saúde às baterias....

Obrigado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por jmal »

Quanto tempo demora uma carga e quanto tempo está a balancear ?

Têm havido alguns (poucos) problemas a nível de balanceamento, em termos de duração, mas nada que não se resolva.

Quanto ás tuas questões, eu sou adepto de que as baterias devem andar sempre o mais carregadas, sempre que possível, mas também é verdade que quando se descarrega mais a fundo, a performance delas é superior, mas isso não lhes traz longevidade a meu ver.

A regeneração contribui (desde que usada com conta e circunstância) para a maior longevidade, isto porque as mantêm em tensões mais elevadas, claro que as altas correntes da travagem também lhes causam algum "stress", por isso deve-se evitar travagens ao máximo da regeneração.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Olá Jmal,

Sinceramente não sei esses tempos de carga e balanceamento. Eu coloquei-a a carregar à meia-noite e no dia seguinte de manhã pelas 08h00 estava toda carregada...portanto não demorou mais que as 8h. Agora, quanto demorou no carregamento e quanto demorou no balanceamento, não consigo saber.

Obrigado pelas tuas respostas. Então achas que se deve carregar sempre que possível, mesmo ao fim de 20kms....isso realmente é o que costumo fazer. Quanto à regenerativa vou tentar minimizar o seu uso, ou pelo menos, usar apenas quando "à espaço" para uma utilização suficiente, e não para qualquer travagem.

Vou estar com mais atenção nos próximos tempos aos valores das células min e max. Mas não sei se será fácil ver alguma coisa que indique algum problema. Hoje, reparei que ao fim de 13kms e 2 "barras" consumidas a diferença entre as células min e max era de 0.06v/0.05v

Mais uma vez, obrigado.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por sugarstorm »

PepeLegal Escreveu: Obrigado pelas tuas respostas. Então achas que se deve carregar sempre que possível, mesmo ao fim de 20kms....isso realmente é o que costumo fazer. Quanto à regenerativa vou tentar minimizar o seu uso, ou pelo menos, usar apenas quando "à espaço" para uma utilização suficiente, e não para qualquer travagem.
Uma coisa importante a reter por toda a comunidade.
Quando um fabricante (honesto) afirma que as suas baterias fazem 2000 ciclos até baixar a sua capacidade a 80%, isso significa 2000 ciclos completos. Carga a 100% e descarga a 100%. Vamos imaginar que um VE com esses 2000 ciclos faria 200.000kms (100 kms por carga).
Se essas baterias forem carregadas sempre que possível e não apenas quando estão completamente descarregadas então é possível extender esses ciclos várias vezes. Ou seja, por exemplo, 6000 cargas de 50%. E assim o mesmo VE já fará 300.000kms com as mesmas baterias.
Por isso, devemos carregar sempre os nossos VE's em todas as ocasiões possíveis, com um ou outra descarga maior para limpar as "memórias".

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado Sugarstorm. Essa sempre foi a ideia que tive desde o inicio, mas ouvi algumas opiniões que referiam que no caso das baterias Litio da Vectrix que se devia reduzir o número de momentos de carga, por o carregador ser um dos elementos que contribuíam para danificar as baterias e portanto quanto mais vezes fosse utilizado, mais danos provocariam nas baterias....Esse seria até, um dos principais motivos para os célebres problemas que as baterias das Li+ tiveram/(têm?).

A verdade é que tudo isto contribui para criar dúvidas sobre qual o melhor procedimento que se deve ter...

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por MVS »

sugarstorm Escreveu:
PepeLegal Escreveu: Obrigado pelas tuas respostas. Então achas que se deve carregar sempre que possível, mesmo ao fim de 20kms....isso realmente é o que costumo fazer. Quanto à regenerativa vou tentar minimizar o seu uso, ou pelo menos, usar apenas quando "à espaço" para uma utilização suficiente, e não para qualquer travagem.
Uma coisa importante a reter por toda a comunidade.
Quando um fabricante (honesto) afirma que as suas baterias fazem 2000 ciclos até baixar a sua capacidade a 80%, isso significa 2000 ciclos completos. Carga a 100% e descarga a 100%. Vamos imaginar que um VE com esses 2000 ciclos faria 200.000kms (100 kms por carga).
Se essas baterias forem carregadas sempre que possível e não apenas quando estão completamente descarregadas então é possível extender esses ciclos várias vezes. Ou seja, por exemplo, 6000 cargas de 50%. E assim o mesmo VE já fará 300.000kms com as mesmas baterias.
Por isso, devemos carregar sempre os nossos VE's em todas as ocasiões possíveis, com um ou outra descarga maior para limpar as "memórias".
Correcto. Mas os 2000 ciclos costumam ser a 80% DOD (Depth of discharge) e no final dos 2000 ciclos são então garantidos os 80% da carga original. Estes ciclos são também garantidos a um rate máximo de descarga de por exemplo 1C que depende do fabricante e tipo de produto.
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por jmal »

PepeLegal Escreveu:Obrigado Sugarstorm. Essa sempre foi a ideia que tive desde o inicio, mas ouvi algumas opiniões que referiam que no caso das baterias Litio da Vectrix que se devia reduzir o número de momentos de carga, por o carregador ser um dos elementos que contribuíam para danificar as baterias e portanto quanto mais vezes fosse utilizado, mais danos provocariam nas baterias....Esse seria até, um dos principais motivos para os célebres problemas que as baterias das Li+ tiveram/(têm?).

A verdade é que tudo isto contribui para criar dúvidas sobre qual o melhor procedimento que se deve ter...
Não tinha a ver com o numero de cargas ou vezes que era usado, mas sim com parametros pouco favoraveis no final da carga, depois o sw foi mudado e esses problemas ficaram resolvidos, é verdade que ainda existem algumas que se portam mal.

Como já tinha dito antes no fórum, a travagem regenerativa da vectrix é muito forte, já andei em muitos veiculos electricos e nunca verifiquei travagem tão forte (relação peso/potencia), obviamente que sendo forte e tendo um motor muito eficiente a estas rotações, são geradas correntes muito altas, que são armazenadas directamente na bateria, travagens normais chegam a passar os 150 amperes continuos, tendo uma tensão nominal de 128 volts, é facil de calcular que chegam a entrar mais de 20 kwh em alguns segundos. Estes picos de correntes altas tanto aceleração como em regenerativa colocam as baterias no seus limites, para estas a descarga está nos 5C continuos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu: Correcto. Mas os 2000 ciclos costumam ser a 80% DOD (Depth of discharge) e no final dos 2000 ciclos são então garantidos os 80% da carga original. Estes ciclos são também garantidos a um rate máximo de descarga de por exemplo 1C que depende do fabricante e tipo de produto.
Exato, no caso das baterias da li+, são 1500 ciclos a 1C e ficam com 80% de capacidade restante. Qual o DOD para estes dados, não está no pdf, nas nimh é 80%.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Emanuel Couto »

Exactamente Jmal!
As baterias, sejam elas de que tipo foram, não gostam de (cargas\descargas) com muito corrente, que é nos casos das travagens que aproveitam a energia cinética aplicadas ao motor.

Uma bateria tem um limite de absorção de energia, assim como de entrega dessa mesma energia, e quando mais vezes "batemos" nestes limites, mais prejudicial se torna para a mesma, aumentado o stress das suas células que funcionam como um todo.
Que tb contribuem para induzir o utilizador em erro (que vai pensar que as suas baterias estão a (100%) de carga, e na realidade nem estão a (70%) dependendo das baterias em questão, e dos exageros de (carga/descarga).

A respeito das repetições das recargas!
Não fiquem por estas tretas que não é saudável para as baterias andar sempre a carrega-las!!!

É precisamente ao contrário!! Sempre que possível, mesmo que a bateria esteja quase carregada (que na realidade pode nem ser o caso) colocam no carregador, se possível com uma carga lenta, só vão contribuir para a sua longevidade...

Claro que periodicamente, convém fazer uma descarga profunda, não só para calibrar as medições, mas tb reavivar os agentes químicos, que de outra forma vão perdendo alguma da sua eficiência, tornando as suas células mais "preguiçosas".
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Mumia »

jmal Escreveu:Como já tinha dito antes no fórum, a travagem regenerativa da vectrix é muito forte, já andei em muitos veiculos electricos e nunca verifiquei travagem tão forte (relação peso/potencia), obviamente que sendo forte e tendo um motor muito eficiente a estas rotações, são geradas correntes muito altas, que são armazenadas directamente na bateria, travagens normais chegam a passar os 150 amperes continuos, tendo uma tensão nominal de 128 volts, é facil de calcular que chegam a entrar mais de 20 kwh em alguns segundos. Estes picos de correntes altas tanto aceleração como em regenerativa colocam as baterias no seus limites, para estas a descarga está nos 5C continuos.
É por estas e por outras que gosto de estar atento qd regenero, e não passar das "2barras" a regenerar como diz o Dr... :) estou certo? :)

E sem duvida... o que faço tb por "ordem" do Dr, é carregar o Cavalo Branco dia sim / dia não, visto por norma fazer viagens mt curtas... qd sao maiores entao leva logo carga que é para andar smp atestado :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

bem, então continuarei a fazer carregamentos frequentes e vou começar a reduzir a forma de usar a regenerativa.

Entretanto vou monitorizando as tensões min e max. Hoje após carregamento completo fiquei com 3.42v-3.47v


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

Bem..acho que tenho más noticias...

Tenho andado nos últimos tempos sempre em "debug mode" e notei que em acelerações moderadas (50 A) o diferencial entre a tensão das células min. a max. é normal (cerca de 0.03v/0.04v). Onde notei maiores diferenciais foi em acelerações fortes (130A/140A), nestes acelerações vi diferenciais de 0.20v por momentos e em recuperação (depois de deixar de acelerar) vinham para os 0.10v/0.07v acabando por momentos depois voltarem aos 0.03v.

Usei muito pouco a regeneração, e quando usei o máximo de corrente que vi foi 16A.

Aquele diferencial em aceleração de 0.20v diz-me que já deve haver algum problema com alguma(s) célula(s)...um diferencial tão grande, significa que há pelo menos uma célula que "vai às cordas" facilmente... :(

Vou continuar a verificar...

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por MVS »

PepeLegal Escreveu:Hoje após carregamento completo fiquei com 3.42v-3.47v
A química é LiFePO4? Houve consumo de corrente após o término do carregamento?
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:
PepeLegal Escreveu:Hoje após carregamento completo fiquei com 3.42v-3.47v
A química é LiFePO4? Houve consumo de corrente após o término do carregamento?
A química é LiFePO4, e carrega até 3.50 v, os valores de final de carga são aceitáveis, essas diferenças já nem tanto, 140 amperes em aceleração é o máximo nas Li, 16 A de regeneração é uma travagem muito suave, 50 A em regeneração é um valor simpático para mim.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

MVS, não houve nenhum consumo (que eu saiba) de corrente após o término do carregamento. Diferenças de 0.04v / 0.05v eram normais de ter desde que tenho a mota. Por aqui não acho que haja algum problema. É durante o andamento e em acelerações fortes que noto um diferencial anormal.

Jmal, a regeneração que fiz foi sempre suave. Vou tentar habituar-me a não esforçar muito a regeneração. Penso que possa ter sido este aspecto que não deve ter dado muita saúde às baterias, sei lá..

Existe alguma coisa que se possa fazer para reduzir/minimizar a deterioração dessas células ?

Obrigado,

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por MVS »

Se os limites de tensão de carga e descarga estiverem a ser cumpridos essa deterioração que falas só pode estar relacionada com os elevados rates de descarga e carga das células para obter as brilhantes acelerações da Vectrix.

Sem um eventual ajuste desses parâmetros resta a possibilidade de fazeres isso mesmo no punho. Podes sempre limitar a aceleração e a travagem regenerativa. Há utilizadores que já o fazem habitualmente. Bem sei que não é fácil pois ela convida sempre a puxar mais um pouco e o ser humano é temperamental.

O que sempre me encantou na química LiFePO4 foi pela primeira vez perder aquela sensação de que estamos sempre a contribuir para o fim da vida baterias ao usar habitualmente o veículo eléctrico. Um pack de qualidade bem mantido com uso regular pode durar qualquer coisa como 12 anos.

Comparo e permitam a latitude as outras químicas ou o uso extremo de LiFePO4 ao uso dos discos de vinil em que os audiófilos limitavam a sua reprodução porque o contacto físico entre a agulha e o disco ia retirando lentamente qualidade á gravação.

Pergunto jmal se é possível a pedido de um utilizador limitares por sw as correntes máximas de regeneração e aceleração (Ex: 50A; 100A)?

Quanto aos valores de tensão obtidos no final da carga. Uma célula LiFePO4 de 42Ah com uma tensão em repouso 3,42V ainda absorve mais 2 a 3Ah. Esta capacidade estaria depois disponível para o processo de descarga com o consequente impacto na autonomia. Um carregamento incompleto da célula deste nível não a prejudica a si mesma mas também não oferece qualquer benefício.
Imagem


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por PepeLegal »

MVS, obrigado pelo teu comentário.

Concordo contigo, eu penso que a deterioração que existe nas baterias é relacionada com as elevadas correntes de descarga na aceleração e de carga na regeneração. De acordo com o Jmal o efeito do carregador já não deve ser um motivo para deteriorar as baterias. O BMS também acho que faz bem o seu trabalho, dado que assim que pode tenta balancear as células (e fá-lo).

Eu, de certa maneira sempre controlei um pouco o punho. Nunca fui de grandes acelerações, tirando um ou outro caso esporádico, claro. Ontem, por exemplo, com o sentido de fazer alguns testes, fiz cerca de 12km gastando apenas a 1ª barra, apenas controlando a aceleração (máx 60A de aceleração, fazendo-a o mais progressiva possível e tentando manter o diferencial entre os 0.04v/0.05v). Antes desta situação gastava sempre 2/3 barras para fazer o mesmo percurso.

Também reparei outra coisa, a partir da 2ª barra, o diferencial entre a célula max. e min. altera-se. Observei diferenciais de 0.07v/0.08v mesmo controlando a corrente debitada entre os 40A-50A. Claro que assim que deixo de acelerar, e após uns momentos, o diferencial volta para os 0.03v.

O que me leva a concluir, que o motor da Vectrix é demasiado potente para as baterias que estão a ser utilizadas. Acho que já não é um problema de SW, a versão actual já é uma versão que limita bastante o poder de aceleração da Vectrix e inclusive limita o "range" de utilização das mesmas para as proteger. Não tenho dúvidas que esta foi uma medida que a Vectrix tomou para tentar prevenir este problema de se agravar.

A minha dúvida neste momento, é saber que decisão tomar. Tentar activar a garantia que tenho delas - sabendo da actual situação da Vectrix e que demonstrar o caso não vai ser fácil, continuar a andar com algumas precauções até que não consiga fazer o percurso que preciso (e nessa altura identificar a melhor forma de resolver o problema) ou tentar arranjar já forma de eventualmente identificar e substituir as células menos boas. Segundo o que andei a pesquisar, o processo de substituir células não é fácil..

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Pergunto jmal se é possível a pedido de um utilizador limitares por sw as correntes máximas de regeneração e aceleração (Ex: 50A; 100A)?

Quanto aos valores de tensão obtidos no final da carga. Uma célula LiFePO4 de 42Ah com uma tensão em repouso 3,42V ainda absorve mais 2 a 3Ah. Esta capacidade estaria depois disponível para o processo de descarga com o consequente impacto na autonomia. Um carregamento incompleto da célula deste nível não a prejudica a si mesma mas também não oferece qualquer benefício.
Sim, é possível.

As baterias da li+ são de 45 ah de capacidade, mas a vectrix escolheu apenas anunciar a capacidade util delas.

De máximo têm 5C de descarga continua, de carga não anunciam.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”