ecoway - TL6000, 60Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por Mumia »

Bom a diferença de km do verão talvez não seja muito anormal... o frio faz destas coisas e deixa-as mais molengas :)

Quanto ao desligar, se é depois de carga completa e ao regenerares, não será o sistema a salvaguardar-se para que não haja carregamento excessivo às baterias visto estarem carregadas???
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por gbento »

Então já tens novidades?
Isso do desligar não tem haver com o bms ou a falta dele? Não consigo achar a informação se TL tem bms ou não.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por t3lmo »

Mumia Escreveu:Quanto ao desligar, se é depois de carga completa e ao regenerares, não será o sistema a salvaguardar-se para que não haja carregamento excessivo às baterias visto estarem carregadas???
É exatamente isso que está a acontecer, já o constatei em outros modelos.
É necessário ligar ao KellyController e subir o nível da tensão máxima admissivel.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Por vezes o erro de leitura entre o Kelly e o real é de mais de 3V.
Estando a tensão do pack com 85v, com a mais pequena corrente a entrar sendo gerada pela regeneração do controlador, irá ser lida uma tensão um pouco superior à que estamos a ver do pack, e adicionado ao erro de leitura, poderá ultrapassar os 90V, que é a máxima tensão que admite e que corta para se proteger.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Duarte72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sexta dez 28, 2012 3:37 pm

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por Duarte72 »

Obrigado pelos vossos comentários.
Anda não tive oportunidade de levar a moto à Ecocritério para subir o parâmetro da tensão máxima. Entretanto tenho conseguido controlar o efeito de corte do motor com o acelerador, ou seja, não desacelerando.

Tenho assistido, no entanto, a alguns novos comportamentos que me deixam um pouco apreensivo e acerca dos quais gostaria de obter a vossa opinião:

- quando ponho a moto à carga, apesar da bateria descarregada a indicação de estado que obtenho do carregador é que a bateria se encontra carregada, ou seja, dos 5 leds verdes que me dão o estado da carga 4 acendem quase de imediato. No final da carga contabilizo 5,5 kWh;
- com a bateria totalmente carregada, acontece por vezes que na sequência das desacelerações, quando volto a acelerar o motor não responde. É semelhante ao corte de corrente mas sem corte!
- a autonomia da bateria em pouco mais de 8 meses baixou cerca de 35km. Neste período fiz cerca de 15000km. Já fui informado que com temperaturas baixas a eficiência da bateria sai prejudicada mas parece-me demasiado!

Cumprimentos,

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por MVS »

Duarte72 Escreveu:- quando ponho a moto à carga, apesar da bateria descarregada a indicação de estado que obtenho do carregador é que a bateria se encontra carregada, ou seja, dos 5 leds verdes que me dão o estado da carga 4 acendem quase de imediato. No final da carga contabilizo 5,5 kWh;
A resistência interna do pack pode estar agora mais alta fruto do tipo de uso, tensões de carga e da temperatura ambiente. A tensão de carga sobe artificialmente pela injecção de corrente por parte de carregador enganando os LEDs do mesmo.
Duarte72 Escreveu:- com a bateria totalmente carregada, acontece por vezes que na sequência das desacelerações, quando volto a acelerar o motor não responde. É semelhante ao corte de corrente mas sem corte!
Corresponde a um evento de corte do controlador do motor motivado pelo aumento elevado de tensão quando o pack está carregado. O ajuste que vais fazer na Ecocritério ajuda mas isto vai continuar a acontecer.
Duarte72 Escreveu:- a autonomia da bateria em pouco mais de 8 meses baixou cerca de 35km. Neste período fiz cerca de 15000km. Já fui informado que com temperaturas baixas a eficiência da bateria sai prejudicada mas parece-me demasiado!
Parece demasiado. Não sei se tens um BMS de origem que pode não efectuar balanceamentos. Verifica as tensões de balanceamento do pack após uma carga completa quando as tensões das baterias andarem pelos 3,6V. Se a resistência interna do pack estiver elevada limita os consumos no punho na fase final da descarga para poderes aceder aos últimos Ah.

Se não tiveres qualquer BMS deves evitar descargas completas e efectuar balanceamentos manuais quando tal se justificar.
Imagem


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por RuFuS »

A mota está em garantia?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por MRider »

Se ainda está na garantia manda para a ecocriterio o quanto antes.

Se não está em garantia manda fazer uma verificação por quem sabe o quanto antes .
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ecoway - TL6000, 60Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

O MVS já disse tudo, e eu apenas acrescento que, com o frio, o ar se torna mais denso, e por isso, mais atritos provoca, diminuindo a autonomia a qualquer veiculo.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”