Govecs S1.4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S1.4

Mensagem por karamelo »

Acho que só a marina de oeiras é que tem...

Eu já fiz lisboa - biblioteca de oeiras e voltei e ainda cheguei com autonomia.


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

É fácil fazer pirraça com esse pack de 40A!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S1.4

Mensagem por karamelo »

Não era pirraça, era para teres uma ideia que pelo menos a oeiras chegas :)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Govecs S1.4

Mensagem por Mumia »

cuttysark76 Escreveu:Alguém me sabe informar se há postos Mobi.e a funcionar junto à Marginal entre Carcavelos e Cascais? Preciso de fazer um teste de autonomia Lisboa - Cascais com a minha mota.
Bom da ultima vez que verifiquei (não todos é verdade), tens 1 no que está à frente do Casino do Estoril, e o que está ao pé da Camara de Cascais. Os da Parede nao tenho a certeza e da Ponta do Sal tens 1 tomada a funcionar... ;)

dá uma olhadela no electromaps :) se tivesse por aí fazia-te companhia dependendo quando fosses fazer o teste....

P.S.- se houver alguma alteração no estado dos postos indica lá no electromaps ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Não vou conseguir fazer esta viagem de teste antes das férias. Estive a ver o Electromaps e parece que tenho vários pontos de socorro. Acho que vou conseguir chegar a Cascais com uma só carga. Não vai ser muito seguro porque tenho de circular a 30kmh o máximo de tempo possível, já fiz 35km ficando com 3 barras disponíveis nestas velocidades. O importante é fazer arranques muito suaves... A Marginal é relativamente plana.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Por falar em férias, a mota vai ficar parada durante 20 dias. Com que percentagem de carga a devo deixar? Li algures que pode ser conveniente deixar o pack no frigorífico, é verdade? Posso fazê-lo...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Govecs S1.4

Mensagem por sugarstorm »

DEVES deixar o pack a meia carga. Entre os 40 a 50%. É o melhor para não stressar o pack.
Frigorífico? Nunca ouvi tal coisa?!?!?!?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

sugarstorm Escreveu:DEVES deixar o pack a meia carga. Entre os 40 a 50%. É o melhor para não stressar o pack.
Frigorífico? Nunca ouvi tal coisa?!?!?!?
Obrigado! :D
Assim farei!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Fidel Escreveu:Não tens bms neste momento?
As minhas contas da 150 células para fazer 20Ah, ou seja 7paralelos x 21series. Pelo que andei a estudar acho que consigo fazer o pack pelos 3.50€ a célula, ou seja, 525€ +/-. O peso do pack fica abaixo de 10kg, o que o torna transportável.
Eu ainda não recebi nenhuma proposta pela minha moto, como tal, muito provavelmente, irei avançar para um Upgrade do Pack. Sem venda não posso investir numa nova moto.

@"Jorge Rocha" qual é o limite de voltagem do motor da minha Govecs? 84v?
Ou poderia colocar as 21 células em série e chegar 88v? Ou não há nenhuma vantagem nisso?
Qual é o limite em Ah da minha Govecs? Qual é o elo mais fraco, o fusível, o motor ou o controlador?
Há alguma forma de ligar um novo pack ao painel de instrumentos?

Estou a pensar num Pack de 60ah. Estará na ordem dos 1500€, segundo as contas do "Fidel". Se avançar para um Pack deste género, quanto tempo é que necessitas para o construir?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S1.4

Mensagem por karamelo »

Olha que nas Govecs o BMS está sempre a atuar e a consumir, por isso não sei se será boa ideia deixares o pack a 40-50% esse tempo todo. Eles no manual têm umas recomendações, carregar totalmente 1x por mês. Eu no meu caso vou deixar carregada, e deixar o BMS ir tratando do resto...


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Govecs S1.4

Mensagem por Fidel »

Não te consigo dizer ao certo o tempo, mas imagino que numa semana devo conseguir tratar do pack.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Govecs S1.4

Mensagem por Jorge Rocha »

cuttysark76 Escreveu:
@"Jorge Rocha" qual é o limite de voltagem do motor da minha Govecs? 84v?
Ou poderia colocar as 21 células em série e chegar 88v? Ou não há nenhuma vantagem nisso?
Qual é o limite em Ah da minha Govecs? Qual é o elo mais fraco, o fusível, o motor ou o controlador?
Deves colocar a mesma tensão de origem para que o mostrador indique a capacidade de forma mais correta possível. Nesse caso são 20 células PoLi ou 23 LiFe.

Não existe limite de Ah, pois quanto mais tiveres mais lentamente se irão descarregar, sempre positivo!
O fusível só será o elo mais fraco se forem aumentados os parâmetros da potencia e da velocidade. Com a pouca potencia que tens de origem isso não será muito bom para as células.

O controlador é mais forte que o motor, mesmo sem dissipador, pois aquece muito menos.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Jorge Rocha Escreveu: O fusível só será o elo mais fraco se forem aumentados os parâmetros da potencia e da velocidade. Com a pouca potencia que tens de origem isso não será muito bom para as células.

O controlador é mais forte que o motor, mesmo sem dissipador, pois aquece muito menos.
A minha pergunta era exactamente nesse sentido, alterando os limites de potência e velocidade, qual é o limite em amperes do sistema. Se fosse, por exemplo 60A, poderia dimensionar o pack para 60A sem forçar o pack de baterias a descargas superiores a 1C. Ou para 40A e fazer descargas 1,5C... Caso seja, imaginemos, 90A, alterando o fusível, dimensionaria o pack para 60 ou mais A.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Para 4.4kw andará na ordem dos 60A. 5Kw já serão 70A.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Jorge, o painel de instrumentos da Govecs lê ou recebe informação do BMS ou do controlador?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Preciso de ajuda na escolha de um BMS para a seguinte configuração:
20S20P
18650
Quimica LiPO
4.2 Vmax (LiPO, Cobalt)
Este site ajuda, mas há coisas que não sei o que escolher.
Digital ou Análogo?
Gostava de ter a hipótese de conectar ao PC, ter um GUI ou um mini CB.
http://liionbms.com/php/bms-selector.php

Os BMS da Interflexo são compatíveis? Gostava de comprar nacional!
Obrigado
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Govecs S1.4

Mensagem por Fidel »

Eu pessoalmente so aconcelho o iBMS (da interflexo) sim sao compativeis... eu tenho um e so tenho a dizer maravilhas.


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Escolhido!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Govecs S1.4

Mensagem por Jorge Rocha »

cuttysark76 Escreveu:Jorge, o painel de instrumentos da Govecs lê ou recebe informação do BMS ou do controlador?
Lê a informação do controlador.

cuttysark76 Escreveu:Para 4.4kw andará na ordem dos 60A. 5Kw já serão 70A.
Em dias quentes, motor não aguenta mais de 30A contínuos, pois seu arejamento é insuficiente. Por isso não te adianta muito ter muita disponibilidade de corrente se a não podes usar. A não ser que necessites de muita autonomia a velocidades de 60Km/h, ou menos.
Fidel Escreveu:Eu pessoalmente so aconcelho o iBMS (da interflexo) sim sao compativeis... eu tenho um e so tenho a dizer maravilhas.
Eu também gosto do iBMS, que protege o sistema em muitos outros casos que um outro BMS normal não o faz. Mas sinceramente, para as Govecs, que já estão equipadas com um sistema de relé protegendo a ignição, que também têm uns carregadores de uma qualidade extra, acaba por suas vantagens do iBMS, não fazerem grande trabalho, ou as probabilidades de erro dos restantes componentes da mota serem muito menores.

Se quiseres um BMS igual ao original das Govecs, posso disponibilizar um dos que aqui tenho.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Govecs S1.4

Mensagem por cuttysark76 »

Então é possível configurares o teu controlador de forma a que ele reconheça a capacidade do teu pack de CalbFI, correcto? Por conseguinte, apresentar a capacidade de carga correcta no painel de instrumentos
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”