SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
cody2
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 18, 2015 11:37 am

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por cody2 »

serges Escreveu:Assim podes e edeves começar com o DB!

Obrigado

Obrigado a todos, neste momento estou à espera de uma reunião do condominio (dentro de 2 semanas) para me dizerem se autorizam a colocar um contador / tomada fechada no meu lugar de garagem, visto terem retirado todas as tomadas da mesma para evitar consumos abusivos. Caso não consiga, irei ter que me desenrascar de outra forma.

Entretanto a mota está parada durante a semana, ando um pouco apenas ao fim de semana com ela.

Deixo aqui duas fotos entretanto :)
evader3.jpg
evader3.jpg (123.14 KiB) Visto 5730 vezes
evader2.jpg
evader2.jpg (132.33 KiB) Visto 5730 vezes
evader1.jpg
evader1.jpg (124.13 KiB) Visto 5730 vezes
Abraço a todos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por Jorge Rocha »

Uma grande marca para uma scooter com baterias de chumbo.
Vale o motor de pequena dimensão (1,5KW), para nunca puxar muito pelas baterias, em conjunto com alguns factores, tais como a potencia do controlador, o tipo de baterias e a boa gestão do acelerador (velocidades) com os carregamentos em seu tempo correcto.

Poderias explicar detalhadamente como procedeste durante esses quase 16.000Km?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns... Muito bonita ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
cody2
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 18, 2015 11:37 am

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por cody2 »

Jorge Rocha Escreveu:Uma grande marca para uma scooter com baterias de chumbo.
Vale o motor de pequena dimensão (1,5KW), para nunca puxar muito pelas baterias, em conjunto com alguns factores, tais como a potencia do controlador, o tipo de baterias e a boa gestão do acelerador (velocidades) com os carregamentos em seu tempo correcto.

Poderias explicar detalhadamente como procedeste durante esses quase 16.000Km?

Obrigado a todos!

Caro Jorge, a quilometragem foi feita com as baterias de origem, sinceramente não tinha muita experiência em como dar uma boa utilização/manutenção às baterias,

Estes KM foram todos efectuados em cerca de 2 anos (fazia praticamente 40km todos os dias) e sinceramente o que fazia era carregar a mota todos os dias e ficava ligada toda a noite até de manhã a voltar a utilizar.

Lembro-me que lá para os 14 mil KM quando vinha a casa à hora do almoço já a colocava a carregar 1h pois a autonomia já era muito baixa.


Abraço!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por Jorge Rocha »

É uma grande ajuda, toda a informação que nos chega, sobre o tipo de trabalho que umas determinadas baterias podem ser submetidas, em conjunto com a sua durabilidade. Os possíveis métodos mais eficazes para manter a bateria no seu melhor estão ainda em constante crescimento em meu raciocínio e essa foi mais uma ajuda. Grato, muito grato.

Relativamente a algumas dicas, dadas por pessoas com alguma formação, para o aumento da durabilidade deste tipo de química, eu entendo que possam ser dadas de forma ligeiramente diferente...

Mesmo inconscientemente, (no meu ponto de vista actual) acabaste por seguir alguns dos melhores métodos para essa grande durabilidade. Essas descargas quase feitas a 100%, foram uma óptima rodagem para as baterias, principalmente porque nos primeiros kms de utilização de um veiculo, é quando se anda de forma mais calma, diminuindo assim a potencia retirada das mesmas. Dessa forma obriga-se de forma descontraída a que a bateria cresça em capacidade e em fluidez energética. As primeiras descargas são fundamentais...

Continuarei a receber informação dos próprios utilizadores, em conjunto com minhas experiências, para assim apurar algum padrão, e dessa forma poder fazer a melhor recomendação possível para a maior durabilidade das baterias.
Faço-o para todas as diferentes químicas de baterias e vejo sempre suas "personalidades" diferentes.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
cody2
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 18, 2015 11:37 am

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por cody2 »

Jorge Rocha Escreveu:É uma grande ajuda, toda a informação que nos chega, sobre o tipo de trabalho que umas determinadas baterias podem ser submetidas, em conjunto com a sua durabilidade. Os possíveis métodos mais eficazes para manter a bateria no seu melhor estão ainda em constante crescimento em meu raciocínio e essa foi mais uma ajuda. Grato, muito grato.

Relativamente a algumas dicas, dadas por pessoas com alguma formação, para o aumento da durabilidade deste tipo de química, eu entendo que possam ser dadas de forma ligeiramente diferente...

Mesmo inconscientemente, (no meu ponto de vista actual) acabaste por seguir alguns dos melhores métodos para essa grande durabilidade. Essas descargas quase feitas a 100%, foram uma óptima rodagem para as baterias, principalmente porque nos primeiros kms de utilização de um veiculo, é quando se anda de forma mais calma, diminuindo assim a potencia retirada das mesmas. Dessa forma obriga-se de forma descontraída a que a bateria cresça em capacidade e em fluidez energética. As primeiras descargas são fundamentais...

Continuarei a receber informação dos próprios utilizadores, em conjunto com minhas experiências, para assim apurar algum padrão, e dessa forma poder fazer a melhor recomendação possível para a maior durabilidade das baterias.
Faço-o para todas as diferentes químicas de baterias e vejo sempre suas "personalidades" diferentes.

Muito obrigado caro Jorge!

Vamos lá ver como se aguentam estas :)

Um abraço!


Autor do tópico
cody2
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 18, 2015 11:37 am

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por cody2 »

Caros amigos, parece que aconteceu mais um problema :( nas duas ultimas cargas da minha scooter o carregador nao desligou (a luz verde do mesmo nao acendeu) a mota ficou quase 24h a carregar, quando fui ver as baterias estavam extremamente quentes. Aconteceu hj pela segunda vez (tentei duas vezes pois poderia ter sido uma situacao esporadica). Ja alguem passou por isto? Podera ser o carregador que "nao para" quando deveria detectar que as baterias estao carregadas? Desde ja o meu muito obrigado a quem me puder ajudar, um abraco a todos!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por Jorge Rocha »

O mais normal é que as baterias já não admitam a tensão tão alta como quando novas, e assim, começam a aquecer, e o processo nunca mais pára!
Podes pensar em colocar novas baterias, para uma nova etapa da vida da scooter e de tua mobilidade sustentável.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
cody2
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 18, 2015 11:37 am

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por cody2 »

Jorge Rocha Escreveu:O mais normal é que as baterias já não admitam a tensão tão alta como quando novas, e assim, começam a aquecer, e o processo nunca mais pára!
Podes pensar em colocar novas baterias, para uma nova etapa da vida da scooter e de tua mobilidade sustentável.
Obrigado caro Jorge! 3 baterias sao novas, têm um mes. A outra (exactamente igual, esteve 3 anos parada aqui em casa nunca saiu da caixa de origem) e foi agora colocada na mota junto com as outras 3 novas. Podera ser esta bateria que esteja a causar este problema? Abraco e obrigado!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por RuFuS »

Talvez a ideia de colocar baterias de chumbo não tenha sido a mais acertada...tendo aí na sua zona várias pessoas capazes (Jorge Rocha e MVS) de fazer-lhe o trabalho em condições, recomendo recorrer a quem sabe para ficar com a mota a funcionar correctamente.


Autor do tópico
cody2
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda mai 18, 2015 11:37 am

Re: SCOOTER ELECTRICA - EVADER 100S

Mensagem por cody2 »

Sim, e verdade! Mas as 3 baterias ja foram colocadas, novas, talvez numa proxima troca ja se justifique nao colocar baterias de chumbo

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”