Ekoway TL6000 60Ah - Aveiro

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Gearbest Banner

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Estado: Desligado

Re: Ekoway TL6000 60Ah - Aveiro

Mensagem por MVS » sexta mar 11, 2016 9:28 am

Bons pneus ajudam muito à chuva. Tenho instalado MICHELIN 130/60-13 CITY GRIP WINTER 60P REINF.TL R em scooters que circulam habitualmente à chuva e não há comparação possível com aqueles pneus fracos asiáticos de origem.

Neste momento existem boas lâmpadas LED para instalar nas scooters. São muito mais caras do que as lâmpadas de halogéneo de 35W de substituição mas o rendimento luminoso é incomparável. É necessário saber escolher. A focagem do farol fica sempre mais ou menos alterada mas aquela sensação de falta de luz que sentes agora desaparece por completo.

O uso de óculos próprios de lentes amarelas polarizadas para condução nocturna particularmente à chuva é altamente recomendado para alguns. Todo aquele brilho prejudicial do piso molhado desaparece e ficas com muito mais contraste. Aquela dor dentro do olho quando focas os farois de luz muito brilhantes azuis desaparece também.
Última edição por MVS em sexta mar 11, 2016 6:03 pm, editado 2 vezes no total.
Imagem

GoogleAds
Membro
Membro
Registado: sabado jan 01, 2000 00:01 am
Estado:Ligado

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm » sexta mar 11, 2016 10:16 am

luismoura Escreveu:Boa noite,
Nos últimos 4 meses desde o meu ultimo post apenas fiz 1200km de mota. Mantém-se tudo na mesma, continuo com o problema manhoso no carregamento e com a iluminação de origem. Como devem imaginar os poucos km's feitos estão relacionados com o Inverno.Não me inspira confiança andar de mota a chuva, de noite por estradas cheias de buracos(alguns bem perigosos!) que muitas vezes não os vejo ou por causa da iluminação deficiente e/ou por causa da agua. Bastou 2 ou 3 sustos para desistir da ideia de ir para o trabalho de mota nos dias de chuva...
Aí vão dois. Eu também evito ao máximo andar à chuva.
E não tanto por mim. Quando sou apanhado de surpresa pela chuva (e já aconteceu algumas vezes), reduzo a velocidade, aumento as distâncias, não me inclino nas curvas. Mas mesmo assim fico com a sensação que, se houver uma emergência, a nossa capacidade de nos mantermos em cima da moto é reduzida. Qualquer emergência e a ida ao chão é muito mais fácil de acontecer. Assim, tal como tu, eu também evito andar de moto à chuva.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Mensagem por luismoura » sexta mar 11, 2016 6:39 pm

Obrigado pelos conselhos!
MVS os pneus já não os de origem. Esses foram substituídos ainda pelo anterior dono das mota, que também mencionou a fraca qualidade dos mesmos, pelo que optou por me vender a mota com pneus novos da Continental. Quando tiver que substituir os pneus vou optar por uns ligeiramente mais largos pois circulo por estradas muito danificadas e acredito que uns pneus mais largos ajudarão a reduzir o impacto.
As lâmpadas LED já foram escolhidas e compradas, estão apenas a espera de ser colocadas.
Relativamente aos óculos desconhecia da sua existência. Vou investigar :)

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por luismoura » sexta jun 24, 2016 11:36 pm

Finalmente tenho um pouco de tempo livre para actualizar este DB. Nos últimos 3 meses fiz cerca de 2500km, em que a mota atingiu a marca dos 30.000km. Felizmente, e como vem sendo costume, é só carregar e andar, mais uma vez sem qualquer inconveniente. Finalmente já circulo com as luzes led, colocadas na e-mobilidade pelo Jorge Rocha...e posso dizer que passei do 8 ao 80 :D . Neste momento a mota tem 4 lâmpadas led fantásticas que permitem circular a noite com uma visibilidade perfeita. O Jorge também fez uma alteração para os médios não desligarem quando ligo os máximos (de origem eles desligam quando mudava para os máximos) melhorando ainda mais a visibilidade em locais onde não existe um único posto de iluminação.

Imagem

Imagem

Imagem

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por luismoura » terça ago 16, 2016 11:44 pm

Neste momento passei os 32.000. E passados 12 mil km's aconteceu-se o primeiro imprevisto!! A fantástica qualidade das estradas por onde circulo juntamente com a boa qualidade dos plásticos chineses fez com que chegasse ao trabalho sem "um bocado!" da mota :D
Sim...os encaixes de um plástico traseiro da mota partiu em andamento, eu ouvi um barulho estranho...mas pensei que tinha passado por cima de algo com a roda e nem parei... Assim que cheguei ao trabalho é que reparei que faltava "algo" e entao ai sim percebi de que seria o barulho que tinha ouvido antes...
Eu sei que eu ter perdido um plástico da mota não é algo muito relevante...mas felizmente para mim o meu DB é algo monótono, pois o dia a dia é só carregar e andar...

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges » quarta ago 17, 2016 8:49 am

Isso é bricolage e dá mais caracter a mota...

Dá lhe kms que ela gosta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha » quarta ago 17, 2016 2:13 pm

Isso é que é andar! Mais de mil quilómetros por mês! Qualquer dia tens uma mota "naked" (assim a perder carnagens pelo caminho...) :lol:
Por estradas entre St. Joana, Azurva, Eixo e Eirol, desviar de um buraco representa acertar logo de seguida em dois! É um desespero!
Estou agora a equipar numa Sanyou uns amortecedores de fabrico nacional, hidráulico com dupla câmara (Tabor) e se resultar num melhor amortecimento, darei a formula!
Continuação de bons Kms!
Tudo por um mundo mais limpo!

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS » sexta ago 19, 2016 11:52 am

Quando a Tabor produzia suspensões há 30 anos era material fracote. Agora analisando o baixo preço dos amortecedores ao consumidor final e o parque de máquinas instalado cheira-me a "rebrand" de material fraco Chinês. A Tabor agora produz realmente selins de qualidade em couro para exportação.
Imagem

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por luismoura » domingo ago 21, 2016 8:13 pm

Jorge Rocha Escreveu:Isso é que é andar! Mais de mil quilómetros por mês! Qualquer dia tens uma mota "naked" (assim a perder carnagens pelo caminho...) :lol:
Por estradas entre St. Joana, Azurva, Eixo e Eirol, desviar de um buraco representa acertar logo de seguida em dois! É um desespero!
Estou agora a equipar numa Sanyou uns amortecedores de fabrico nacional, hidráulico com dupla câmara (Tabor) e se resultar num melhor amortecimento, darei a formula!
Continuação de bons Kms!
Ok Jorge fico ansiosamente a aguardar pelo feedback desses amortecedores. Será a próxima melhoria que irei fazer na mota...pois as minhas costas já tiveram melhores dias (estar grande parte do dia sentado juntando as viagens de mota onde as estradas e amortecedores traseiros ainda pioram a situação...).

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por luismoura » quinta out 06, 2016 7:52 pm

Infelizmente, e pela primeira vez neste DB, trago péssimas noticias...
Tinha notado que a mota estava a ficar ligeiramente mais baixa, mas pensei que seria por causa das magnificas suspensões traseiras que deveriam estar a ceder...mas ignorei e continuei a andar...
Hoje notei alguma instabilidade na condução quando fui para o trabalho, bem como mais umas carenagens estranhamente partidas, pelo que decidi ir ter com o Jorge depois do trabalho para ver o que se andava a passar com as suspensões (pensava eu ser dai o problema).
Por incrível que pareça...(ou nao tendo em conta a origem do material) verificou-se que o quadro da mota partiu, provocando com que esta baixasse uns 3/4 cm's. Devido a isto a caixa onde se encontram parte das baterias também partiu...E a mota continua andar normalmente (nem sei como nada do sistema electrico ficou afectado...).
Posto isto, sinceramente nem sei o que fazer...Só terei noção do verdadeiro estado da mota quando o Jorge a desmontar, estando neste momento na duvida se deva investir mais dinheiro na mesma ou não, pois mesmo soldando o quadro novamente nada impede que volte a acontecer noutra parte do quadro o mesmo...Pois acredito nao ser normal o quadro partir...(penso eu que nao tenho grande contacto com motas).
Anexos
P_20161006_190624.jpg
foto do quadro do lado esquerdo, do lado direito também partiu mas só se consegue ver o estrago depois de desmontar a mota
P_20161006_190624.jpg (90.83 KiB) Visto 793 vezes
P_20161006_190717.jpg
foto da caixa das baterias...
P_20161006_190717.jpg (152.59 KiB) Visto 793 vezes

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 » quinta out 06, 2016 8:01 pm

O quadro partiu-se ou as soldaduras cederam? Se for a primeira, o aço atingiu um ponto de fadiga e não vale a pena arranjar, se for a segunda, é só mau acabamento
Govecs Go S1.4 20A Li 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011- 3000 Kms
Vectrix VX-1 30A LIPO 2014 - 12000 Kms
Fiat 500E - 0 Kms
17500 Kms 100% Eléctricos

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por luismoura » quinta out 06, 2016 8:23 pm

Penso que as soldaduras cederam, pois foi numa zona de soldaduras que ele partiu, pelo menos no lado esquerdo...no lado direito deve ser igual. Ainda vim na mota para casa normalmente, sábado irei levá-la ao Jorge (possivelmente já vai de reboque, não vale a pena arriscar).

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por cuttysark76 » quinta out 06, 2016 8:55 pm

É só má qualidade nas soldaduras, algo que acontece com mais frequência do que o desejado nas motas chinesas. O próprio Jorge, penso que reforça os quadros de algumas chinesas como medida preventiva... É chato e obriga a desmanchar a mota toda, mas vale a pena.
Fiat 500E - 0 Kms

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ » sexta out 07, 2016 8:25 am

O Jorge já reforçou alguns quadros de motas.. por isso não te preocupes que daqui a pouco tens a mota andar e com quadro vitalicio..

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha » terça out 11, 2016 12:05 am

Para diminuir o risco de o mesmo voltar a acontecer, para além de se dever reforçar o quadro com algumas esquadrias, é fundamental que se coloque uns amortecedores capazes de absorver os impactos sem que os mesmos batam no fundo originando pancadas secas no quadro.
Uma mota de 200kg não pode ser mal dimencionada nos seus amortecedores.
Já está receber tratamento. Irá ficar para a vida. E muito mais confortável quando lhe colocar os amortecedores TaborMoto blindado com câmera dupla.
Tudo por um mundo mais limpo!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges » terça out 11, 2016 11:23 pm

Muito bem...

Segurança acima de tudo...

Boa sorte e por favor partilha o estado e desenvolvimento...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por luismoura » quarta out 26, 2016 1:26 pm

A mota já esta a circular novamente desde a semana passada, o Jorge consegui fazer a reparação numa semana.
Quando às diferenças dos amortecedores, não têm nada a ver com os antigos...até posso dizer que finalmente a mota tem amortecedores traseiros...pois os antigos não amorteciam coisa nenhuma. A maior diferença que notei e que a mota ficou mais alta, algo que depressa me habituei...até acho mais segura e estável agora.
Acabou por ser uma melhoria forçada, mas efectivamente as minhas costas agradeceram esta melhoria :D

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por cuttysark76 » quarta out 26, 2016 6:02 pm

Excelente! Sempre a rolar!
Fiat 500E - 0 Kms

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia » quarta out 26, 2016 7:00 pm

boa boa... estás a ver tudo se resolve ehehehe :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 20100Km

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por luismoura » domingo nov 27, 2016 9:48 pm

E cá estou para fazer o update passado um mês.
Neste mes não houve qualquer imprevisto, apesar de circular menos que o habitual devido aos dias em que chove, esta quase a chegar aos 34.000 pois tenho circulado 60/70kms por dia em vez dos habituais 40.
As minhas dores nas costas desapareceram com a mudança dos amortecedores traseiros...sem duvida que sao bem melhores que os anteriores...em contrapartida os amortecedores da frente continuam a perder oleo e não estão a amortecer nada...
Assim que tiver algum tempo livre irei passar pela e-mobilidade para ver se combino com o Jorge uma soluçao definitiva para os amortecedores dianteiros...que já nao e a primeira vez que perdem oleo...que ainda por cima corre para o travao de disco!!! :(

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes